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Aula 3 - Nossas primeiras linhas
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Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Ola galera!!! Quero frisar que é importante seguir a ordem das aulas porque estarei falando coisas que provavelmente quem não acompanhou as aulas anteriores não entenderá porque eu disse isso ou mostrei por riso quem não leu elas peso, por favor, que para e elas. Obrigado.
Nesta aula já estou avisando não irei usar tantas imagem como na aula anterior estão por favos prestem bastante atenção no que eu escrever porque as explicações vão estar ali.
Perguntas e mais perguntas.
Galera, nesta aula iremos falar um pouco sobre um conceito de inteligência, sim, a inteligência que o GM usa para fazer os jogos. Ela é baseada em uma estrutura de pergunta e resposta que é bem simples e fácil de ser compreendida.
Um exemplo disso seria assim:
Bom foi feito a pergunta e se for confirmado que sim vai aparecer à frase “Meu carro é vermelho!”, mas se por acaso não for? Pode ser fito assim:
É um conceito fácil de ser entendido. Primeiro a pergunta depois resposta confirmada e por ultimo a resposta alternativa.
Bom claro que no GM se você fosse fazer isso ele não entenderia nada porque existem os comandos certos para cada coisa estão vamos traduzir:
Se = if (do inglês: se)
Se não = else (do inglês: se não)
Refazendo a freasse ficaria assim:
Se você fizer assim lá no GM vai dar certo.
Quando se faz perguntas podemos usar meios de comparação diferente e eles são:
Podemos então fazer a seguinte comparação:
Podemos testar mais de uma variável de uma vez só com duas outras palavras E e OU.
No GM usa se:
Estão vamos comparar os dois de cima juntos:
Usando and:
Usando or:
Pra quem conhece isso é lógica booleana não precisa ser um mestre no assunto, mas é bom ter uma noção para não ficar boiando.
Agora que já conhecemos um pouco sobre o IF vamos utilizar a aula passada e vamos fazer a mesma coisa, mas com GML.
Primeiro abra a aula anterior e ela deve estar assim:
Delete tudo apertando DELETE em baixo e confirme em YES, e deixe assim:
Logo após vamos adicionar o que vamos precisar, iremos precisar do evento STEP e da lib EXECUTE CODE da aba CONTROL.
Evento step ele e um evento que é executado em todo o “ciclo” e é isso que iremos precisar.
Execute code é a lib que iremos precisar porque é nela que iremos escrever nosso código.
Então faça o seguinte:
Aparecera uma tela assim:
Agora escreva isso:
Aula que vem eu explico o que esta escrito ali.
Nesta aula já estou avisando não irei usar tantas imagem como na aula anterior estão por favos prestem bastante atenção no que eu escrever porque as explicações vão estar ali.
Perguntas e mais perguntas.
Galera, nesta aula iremos falar um pouco sobre um conceito de inteligência, sim, a inteligência que o GM usa para fazer os jogos. Ela é baseada em uma estrutura de pergunta e resposta que é bem simples e fácil de ser compreendida.
Um exemplo disso seria assim:
Se cor_do_carro = vermelho {frase = Meu carro é vermelho!}
Bom foi feito a pergunta e se for confirmado que sim vai aparecer à frase “Meu carro é vermelho!”, mas se por acaso não for? Pode ser fito assim:
Se cor_do_carro = vermelho {
frase = Meu carro é vermelho!}
se não{
frase = Meu carro não é da cor que eu queria.}
É um conceito fácil de ser entendido. Primeiro a pergunta depois resposta confirmada e por ultimo a resposta alternativa.
Bom claro que no GM se você fosse fazer isso ele não entenderia nada porque existem os comandos certos para cada coisa estão vamos traduzir:
Se = if (do inglês: se)
Se não = else (do inglês: se não)
Refazendo a freasse ficaria assim:
if cor_do_carro = vermelho {
frase = “Meu carro é vermelho!”}
else{
frase = “Meu carro não é da cor que eu queria.”}
Se você fizer assim lá no GM vai dar certo.
Quando se faz perguntas podemos usar meios de comparação diferente e eles são:
= | igual |
> | maior |
< | menor |
!= | diferente |
>= | maior ou igual |
<= | menor ou igual |
Podemos então fazer a seguinte comparação:
if valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra meu carro”}
else{
frase = “Ainda não tenho dinheiro suficiente”}
Podemos testar mais de uma variável de uma vez só com duas outras palavras E e OU.
No GM usa se:
E = and |
OU = or |
Estão vamos comparar os dois de cima juntos:
Usando and:
if cor_do_carro = vermelho and valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Vou compra o carro que eu quero”}
else{
frase = “Só to dando uma olhada”}
Pergunta 1 | Pergunta 2 | Resposta |
Verdade | Verdade | 1º resposta |
Verdade | Falso | 2º resposta |
Falso | Verdadeiro | 2º resposta |
Falso | Falso | 2º resposta |
Usando or:
if cor_do_carro = vermelho or valor_do_carro <= 1000 {
frase = “Gostei desse carro”}
else{
frase = “Desse eu não gostei”}
Pergunta 1 | Pergunta 2 | Resposta |
Verdade | Verdade | 1º resposta |
Verdade | Falso | 1º resposta |
Falso | Verdadeiro | 1º resposta |
Falso | Falso | 2º resposta |
Pra quem conhece isso é lógica booleana não precisa ser um mestre no assunto, mas é bom ter uma noção para não ficar boiando.
Agora que já conhecemos um pouco sobre o IF vamos utilizar a aula passada e vamos fazer a mesma coisa, mas com GML.
Primeiro abra a aula anterior e ela deve estar assim:
Delete tudo apertando DELETE em baixo e confirme em YES, e deixe assim:
Logo após vamos adicionar o que vamos precisar, iremos precisar do evento STEP e da lib EXECUTE CODE da aba CONTROL.
Evento step ele e um evento que é executado em todo o “ciclo” e é isso que iremos precisar.
Execute code é a lib que iremos precisar porque é nela que iremos escrever nosso código.
Então faça o seguinte:
Aparecera uma tela assim:
Agora escreva isso:
- Código:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}
Aula que vem eu explico o que esta escrito ali.
tutorial feito por RedDragon
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Boa reddragon aula super fantastica .
e eu pensando que sabia o basico de GML mais ainda faltava algumas coisas,
e eu pensando que sabia o basico de GML mais ainda faltava algumas coisas,
felipecastro- Data de inscrição : 22/01/2009
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
cara eu diria para vc ensinar a gurizada de uma forma mais formal, preparando-as para uma linguagem de alto nivel, dicas:
== | igual
colocar checagens dentro de (), e ; após uma linha de comando e uma identação um poco mais correta exemplo:
== | igual
colocar checagens dentro de (), e ; após uma linha de comando e uma identação um poco mais correta exemplo:
- Código:
if (cor_do_carro == vermelho and valor_do_carro <= 1000) {
frase = "Vou compra o carro que eu quero";
}
else {
frase = "Só to dando uma olhada";
}
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
felipecastro e Gusba faleu ai pelos posts
felipecastro valeu pelo elogio.
Gusbavaleu pela critica, mas não menosprezando sua opinião quero dizer que isso é pelo estilo do maker.
Usar () é bom eu mesmo já tive de usar em um script mas era uma situação muito complexa.
E eu nunca vi diferença em usar == ou = se você souber posta ai q fica uma explicação complementar na minha aula
felipecastro valeu pelo elogio.
Gusbavaleu pela critica, mas não menosprezando sua opinião quero dizer que isso é pelo estilo do maker.
Usar () é bom eu mesmo já tive de usar em um script mas era uma situação muito complexa.
E eu nunca vi diferença em usar == ou = se você souber posta ai q fica uma explicação complementar na minha aula
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Muito boa a aula mesmo,bem explicado e claro!
Phillipe- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
cara, a diferença entre '=' e '==', no GM nao é visivel, mas em uma linguagem de alto nivel, como C
'=' é para vc atribuir valores, exemplo:
'==' e para comparar valores exemplo:
se vc nao seguir essa regra, o compilador de C apresentara erro, ou nao, mas seu script nao funcionara mesmo q o compilador nao apresente erro.
fora isso o tuto está muito bem explicado cara, parabens!
'=' é para vc atribuir valores, exemplo:
- Código:
vida = 0;
'==' e para comparar valores exemplo:
- Código:
if (vida == 0) {
morto = true;
}
se vc nao seguir essa regra, o compilador de C apresentara erro, ou nao, mas seu script nao funcionara mesmo q o compilador nao apresente erro.
fora isso o tuto está muito bem explicado cara, parabens!
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
ei pessoal tenho um duvida
eu sei um pouco de inglês e tipo o significado pelo oq eu entendo:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}
1- if é para ativar o script
2- keyboard é o teclado ou tecla q vai ser usada
3- check vai checar a tecla q vai usar ?
4- esse "vk" podem me da o significado ?
4- quando é a hora certa de usar as chaves e os parenteses?
5- up, down, left, rigth eu sei q é cima baixo direira e esquerda claro
6- o x e y é claro q é o local ou velocidade tipo assim
7- eu aprendi nem faz pouco tempo de -= e += q -= é menos ou igual e += é mais ou igual
alguem pode ler e me responder ?
eu sei um pouco de inglês e tipo o significado pelo oq eu entendo:
if keyboard_check(vk_up){y -= 5}
if keyboard_check(vk_down){y += 5}
if keyboard_check(vk_left){x -= 5}
if keyboard_check(vk_right){x += 5}
1- if é para ativar o script
2- keyboard é o teclado ou tecla q vai ser usada
3- check vai checar a tecla q vai usar ?
4- esse "vk" podem me da o significado ?
4- quando é a hora certa de usar as chaves e os parenteses?
5- up, down, left, rigth eu sei q é cima baixo direira e esquerda claro
6- o x e y é claro q é o local ou velocidade tipo assim
7- eu aprendi nem faz pouco tempo de -= e += q -= é menos ou igual e += é mais ou igual
alguem pode ler e me responder ?
cabritox- Data de inscrição : 27/09/2008
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
1 - ...
2 - ...
3 - check acho q significa isso
4 - vk usa quando o nome da tecla tem mais de duas letras, quando tiver só uma, aí se usa ord
5 - as chaves servem para iniciar um comando
6 - ...
7 - ...
ajudei?
2 - ...
3 - check acho q significa isso
4 - vk usa quando o nome da tecla tem mais de duas letras, quando tiver só uma, aí se usa ord
5 - as chaves servem para iniciar um comando
6 - ...
7 - ...
ajudei?
Wallacy Sebastian- Data de inscrição : 11/12/2008
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
cara eu fico boiando só de ve presiso estudar mais
DDaniel- Data de inscrição : 03/05/2009
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
muito boa aula
kikloplop- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
nem fiquei ancioso dessa vez
meu inngles ajudo da pa saber o q ta ali mas bom tuto vlwzao! to acompanhando todas hehe
meu inngles ajudo da pa saber o q ta ali mas bom tuto vlwzao! to acompanhando todas hehe
Zerei- Data de inscrição : 04/08/2009
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
To chegando meio atrasado mais, to prestando atenção thanks, reddragon...
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Nossaaaaa ! Eu sempre quiser aprender essas coisas, mas sempre achei muito complicado. Você acabou de me provar o contrário, achei bem simples ! Ótima aula !
nextopan- Data de inscrição : 31/10/2009
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
olha não sei enquanto aos outros mas estou achando essa aula aki não as outras, essa aki meio complicada...
não sei se sou eu q sou burro....
não sei se sou eu q sou burro....
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Respondendo à pergunta 7 do Cabritox (se ainda não conseguiu resposta):
variáveis servem para armazenar valores, por exemplo:
Vamos supor que declaremos uma variavel com o nome de"num".
Para ela receber um valor segue-se abaixo:
num=1; (aqui num tem armazenado nele 1)
se você atribuir outro valor à variável "num", este valor vai sobrepor ao valor anterior e esta passará valer o novo valor atribuido:
num=2;(aqui num passa a valer dois)
Se você quiser somar um valor em uma variável ao invés de simplismente jogar o valor nela faça assim:
num=1+2;
desta forma "num" passará a valer 3. Esta mesmo procedimento pode ser feito assim:
num =1; (aqui num recebe 1)
num+=2; (aqui num soma 2 com o valor já existente na variável é o mesmo que num= 1+2;)
num agora passa a valer 3.
Ok?!
Espero ter contribuído : )
variáveis servem para armazenar valores, por exemplo:
Vamos supor que declaremos uma variavel com o nome de"num".
Para ela receber um valor segue-se abaixo:
num=1; (aqui num tem armazenado nele 1)
se você atribuir outro valor à variável "num", este valor vai sobrepor ao valor anterior e esta passará valer o novo valor atribuido:
num=2;(aqui num passa a valer dois)
Se você quiser somar um valor em uma variável ao invés de simplismente jogar o valor nela faça assim:
num=1+2;
desta forma "num" passará a valer 3. Esta mesmo procedimento pode ser feito assim:
num =1; (aqui num recebe 1)
num+=2; (aqui num soma 2 com o valor já existente na variável é o mesmo que num= 1+2;)
num agora passa a valer 3.
Ok?!
Espero ter contribuído : )
neo- Data de inscrição : 31/05/2010
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Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Boa a aula, parabéns...
Mas um detalhe, é melhor usar == (para igual) e = (para atribuição)... Por que? Na maioria das linguagens, o = é de atribuição... O Game Maker aceita ele para comparar, porém para evitar erros ao compilar, é indicado usar == para comparar...
E outra, o código fica mais compreensível para programadores e amadores...
carro = 1 // Atribuição
carro == 1 // Comparação (precisa-se de uma condicional ou laço de repetição)
Se não existisse esse padrão, "diferente" seria apenas ! (negação) e não != (negação da igualdade)...
Mas, parabéns...
Continue assim, ajuda bastante os iniciantes...
Mas um detalhe, é melhor usar == (para igual) e = (para atribuição)... Por que? Na maioria das linguagens, o = é de atribuição... O Game Maker aceita ele para comparar, porém para evitar erros ao compilar, é indicado usar == para comparar...
E outra, o código fica mais compreensível para programadores e amadores...
carro = 1 // Atribuição
carro == 1 // Comparação (precisa-se de uma condicional ou laço de repetição)
Se não existisse esse padrão, "diferente" seria apenas ! (negação) e não != (negação da igualdade)...
Mas, parabéns...
Continue assim, ajuda bastante os iniciantes...
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Para o pessoal que está perdido:
frase += 2
É o mesmo que
frase = frase + 2
"Frase" recebe ela e mais o valor 2...
E é diferente de
frase = 2
Onde, "frase" recebe 2 substituindo o valor antigo...
frase += 2
É o mesmo que
frase = frase + 2
"Frase" recebe ela e mais o valor 2...
E é diferente de
frase = 2
Onde, "frase" recebe 2 substituindo o valor antigo...
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
giosepeluiz
Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado
Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
Mystery_boy_maker escreveu:giosepeluiz
Evite duple post se voce esqueceu de algum detalhe use o botão editar ! no topo da mensagem, Alertado
Ouch... Eu não esqueci... Postei duplicado com intenção...
Um item eh diferente do outro, não gosto de misturar explicações...
Mas valeu pelo aviso...
Re: Aula 3 - Nossas primeiras linhas
BOA NOITE GENTE SOU NOVO NO GAME MAKER MAS MEU MAIOR PROBLEMA E A LINGUAGEM GAME MAKER MEU PROBLEMA E A FORMA DE ESCRITA
POR EXEMPLO SE EU ESTIVER TENTADO CRIAR UM JOGO DE TIRO E QUISER COLOCAR ASSIM
CLICK NO MAUSE DIREITO PARA DISPARAR
COMO EU ESCREVO ISSO EM GML
POR EXEMPLO SE EU ESTIVER TENTADO CRIAR UM JOGO DE TIRO E QUISER COLOCAR ASSIM
CLICK NO MAUSE DIREITO PARA DISPARAR
COMO EU ESCREVO ISSO EM GML
BRUNO VICIANA- Data de inscrição : 29/06/2010
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