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Mensagem por RAUL619 Sex 24 Fev 2012, 22:08

oi gente eu estou fazendo um fan game do sonic eu queria uma ajudinha é q eu estou com dificuldade em fazer o spindash e queria saber se vcs poderiam me ajudar com isso

Obrigado.
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Mensagem por Markituh Sex 24 Fev 2012, 22:24

Isso envolve pressionamento de tecla e troca de sprites básico. É chato responder algo que já foi perguntado várias vezes, então vai ser comum te dizer pra procurar pelos tutoriais do fórum Happy

Lembre-se de que: Game Maker não é MMF ou RPG Maker. Você cria tudo do zero, tendo total liberdade, como se estivesse fazendo um trabalho qualquer em C++, Java ou C#.

Leia isso aqui, vai te ajudar bastante:


Umas dicas: enquanto o jogador pressiona o botão de spindash, deixe a sprite do objeto como a dele rolando. Quando ele soltar, coloque a do Sonic correndo e finalmente faça ele correr. Pra ficar perfeito, obviamente você vai aplicar conceitos de Física - se não me engano, no fórum tem uma engine de Sonic, só não achei pra te mostrar.
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Mensagem por Super Maker Sex 24 Fev 2012, 22:37

Se spindash for aquela paradinha que ele faz quando pressionamos pra baixo, acho que um código adequado seria...
Criar uma variável no evento create é claro.
Exemplo:
Código:
spin_dash = false;
E usar ela quando pressionar pra baixo por exemplo:
Código:
if keyboard_check(vk_down){
spin_dash = true;
}
if spin_dash = true{
sprite_index = spr_spindash;
}
if keyboard_check_released(vk_down){
spin_dash = false;
motion_set(dir,speed);
}
Claro que pra acontecer tudo direitinho teria que ser criadas mais algumas variáveis pra ajudar. Só to te dando uma base do que poderia ser feito.
Até mais!
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Mensagem por RAUL619 Dom 26 Fev 2012, 18:02

e poderia me dizer quais as outras variaveis Laughing
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Mensagem por Super Maker Ter 28 Fev 2012, 18:40

Não amigo eu só to tentando abrir a sua mente pra entender o funcionamento desse processo, você mesmo é quem tem que desenvolver, pois, se nós dermos tudo pronto pra você, você não vai aprender a fazer nunca. Então tenha como base o que passamos aqui pra você.

Não existe variaveis próprias pra isso, o próprio desenvolvedor é quem tem que as criar conforme as suas nessecidades.
Exemplo:
Código:
meu_dimheiro=500;
A var acima eu nomeei pra informar que tenho quinhentos em dinheiro. Pra um jogo que eu fosse usar dinheiro em alguma loja, no evento eu colocaria:
Código:
meu_dimheiro-=15;
15 é o preço do produto e eu ficaria com 485 em dinheiro.
Entendeu?
Até mais!
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Mensagem por RAUL619 Qua 07 Mar 2012, 18:51

Ótimo eu entendi lol! hehe valeu
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