GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Gravidade, movimentação e image_angle

4 participantes

Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por irlansn Qua 22 Fev 2012, 17:53

oi galera, basicamente o que quero fazer e um método de movimentação similar a esse, feito pela yoyogames:
http://html5.yoyogames.com/tntbf_lite/index.html

A gravidade consegui assim:
Código:
gravity_direction=point_direction(x, y, obj_centro_de_gravidade.x, obj_centro_de_gravidade.y)
gravity=1
E o image_angle:
Código:
image_angle=point_direction(x, y, obj_centro_de_gravidade.x, obj_centro_de_gravidade.y)+90

Mas não consigo fazer a movimentação! Já tentei de todos os jeitos, por favo, me ajudem!
GMK:http://www.4shared.com/file/ojaPo1Uc/teste_gravidade.html

Agradeço desde já
flw


Última edição por irlansn em Qua 22 Fev 2012, 23:10, editado 2 vez(es)
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por luiz_eldorado Qua 22 Fev 2012, 18:22

Voce quer que ele se mova "rodando", entendi. Voce tem que fazer algo assim:
Código:
if keyboard_check(vk_left) {
x+=lengthdir_x(velocidade,image_angle+angulo) //angulo é a direcao: 0=direita, 90=cima... No caso seria 180
//mesma coisa com o y
Só dei a ideia, nao tenho a ideia de um code concreto.
Até mais!
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por PedroX Qua 22 Fev 2012, 18:37

Basicamente, você precisa colocar a direção da gravidade para o objeto mais próximo.

Depois, ao pular, você precisa ver o ângulo.

Pela lógica seria assim:

Angulo 0º: pular em 180º
Angulo 90º: pular em 270º
Angulo 180º: pular em 0º
Angulo 270º: pular em 90º (seria o normal dos jogos)

Percebeu algum padrão?

Ele deve pular num ângulo 180º maior/menor (tanto faz).

Então, ao pular:

vspeed = sin(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
hspeed = cos(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;

A gravidade fará voltar ao normal, então não precisa fazer ele 'cair'.

Agora, precisamos movimentar.

Se eu apertar esquerda:

direction = direcao_gravidade-90;
x-=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;

Se eu apertar direita:
direction = direcao_gravidade+90; //imagine ou desenhe para entender
x+=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;

Acho que está concluido.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por irlansn Qua 22 Fev 2012, 19:00

luiz_eldorado escreveu:Voce quer que ele se mova "rodando", entendi. Voce tem que fazer algo assim:
Código:
if keyboard_check(vk_left) {
x+=lengthdir_x(velocidade,image_angle+angulo) //angulo é a direcao: 0=direita, 90=cima... No caso seria 180
//mesma coisa com o y
Só dei a ideia, nao tenho a ideia de um code concreto.
Até mais!

Não, não é andar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.

Pedrø escreveu:Basicamente, você precisa colocar a direção da gravidade para o objeto mais próximo.

Depois, ao pular, você precisa ver o ângulo.

Pela lógica seria assim:

Angulo 0º: pular em 180º
Angulo 90º: pular em 270º
Angulo 180º: pular em 0º
Angulo 270º: pular em 90º (seria o normal dos jogos)

Percebeu algum padrão?

Ele deve pular num ângulo 180º maior/menor (tanto faz).

Então, ao pular:

vspeed = sin(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;
hspeed = cos(degtorad(direcao_gravidade+180))*vel_pulo;

A gravidade fará voltar ao normal, então não precisa fazer ele 'cair'.

Agora, precisamos movimentar.

Se eu apertar esquerda:

direction = direcao_gravidade-90;
x-=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;

Se eu apertar direita:
direction = direcao_gravidade+90; //imagine ou desenhe para entender
x+=cos(degtorad(direction))*vel;
y+=sin(degtorad(direction))*vel;

Acho que está concluido.

Até mais!
Não deu certo, quando ele anda, ele pula também. E não conheço os códigos cos, sin e degtorad então não pude entender o que esta errado confused
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por luiz_eldorado Qua 22 Fev 2012, 19:10

@ irlansn
irlansn escreveu:Não não é adar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.
É isso mesmo que eu quis dizer. É a mesma coisa que andar na Terra - voce nao vai cair ao ir ao outro lado da terra. Voce testou o codigo? O que deu de errado?
@ Pedr\o\
Acho que as funcoes sin e cos fazem o mesmo que lengthdir. xD
Cara esvazie sua caixa de entrada, acho que esta cheia. E nao excluiram minha barra de warning. E porque a minha barra de alerta ta diferente da de warning? E...
luiz_eldorado
luiz_eldorado

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 30/07/2011
Reputação : 47
Número de Mensagens : 928
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizpontes.tk/

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por irlansn Qua 22 Fev 2012, 21:52

luiz_eldorado escreveu:@ irlansn
irlansn escreveu:Não não é adar girando, é andar em um objeto que é o centro da gravidade.
É isso mesmo que eu quis dizer. É a mesma coisa que andar na Terra - voce nao vai cair ao ir ao outro lado da terra. Voce testou o codigo? O que deu de errado?

testei, ele nen se meche nervoso


vou mandar o .gmk, espera ai que edito...

EDITE:


http://www.4shared.com/file/ojaPo1Uc/teste_gravidade.html
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por William Lima Qua 22 Fev 2012, 22:42

Aqui, achei uma engine na YOYO games.

http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine

Acho que você queria se basear no jogo "MARU" ou "They need to be fed", o criador desses games que criou esta engine!
William Lima
William Lima

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C+A+A+B+A
Data de inscrição : 10/09/2010
Reputação : 10
Número de Mensagens : 434
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 2.0
  • Tululoo Game Maker
  • Javascript


https://konsole.studio

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por irlansn Qua 22 Fev 2012, 23:10

williammustaffa escreveu:Aqui, achei uma engine na YOYO games.

http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine

Acho que você queria se basear no jogo "MARU" ou "They need to be fed", o criador desses games que criou esta engine!

Obrigado!!! Happy


ps: podem trancar o tópico...
irlansn
irlansn

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B+D
Data de inscrição : 18/01/2011
Reputação : 5
Número de Mensagens : 482
Prêmios : gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

gravidade - Gravidade, movimentação e image_angle Empty Re: Gravidade, movimentação e image_angle

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos