GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Instalando fontes com arquivos .bat

5 participantes

Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Neutral Seg 06 Fev 2012, 11:54

Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:

Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).

Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.

Desenvolvimento:

A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").

Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.

O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.

Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_1

Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_2

IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.

Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_3

Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_4

Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Neutral
Neutral

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Camin Seg 06 Fev 2012, 12:42

mm que legal! Você além de saber os códigos do Game Maker conhece os códigos do Windows.Parabéns pelo tutorial.

desculpem se for uma mensagem sem utilidade mas acho que um comentário desse está tudo bem.
Camin
Camin

Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por vinians Seg 06 Fev 2012, 12:47

Neutral escreveu:Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:

Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).

Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.

Desenvolvimento:

A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").

Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.

O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.

Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_1

Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_2

IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.

Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_3

Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_4

Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Neutral Seg 06 Fev 2012, 13:32

Valeu pelos comment!

Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.
Flws!

Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores) e imagino que não tenha sido o único. Justamente por isso uso arquivos de lotes.
Neutral
Neutral

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Aprovado!(mesmo não sendo exatamente o esperado)

Mensagem por TRFN Qui 01 Mar 2012, 21:41

Depois de uma discução,foi concluído que seu tutorial não é exatamente sobre o game maker,mesmo interagindo com ele.
Sendo assim,ele está sendo movido para a seção de tutoriais diversos.
Mesmo com isso,seu tutorial está muito bom.
TRFN
TRFN

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C + C + C
Data de inscrição : 16/01/2012
Reputação : 70
Número de Mensagens : 1192
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Web Tecnology
  • Javascript
  • Outros


https://site13.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Carlos Mahnke Sex 02 Mar 2012, 10:14

vinians escreveu:Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM [...]
Neutral escreveu:Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores)
Vale lembrar que isso ocorre apenas quando utilizamos fontes que não são padrão no S.O.
avatar
Carlos Mahnke

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : A+B (não colocar conceito)
Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 202
Prêmios : Instalando fontes com arquivos .bat Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos