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Instalando fontes com arquivos .bat
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Instalando fontes com arquivos .bat
Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:
Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).
Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.
Desenvolvimento:
A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").
Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.
O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.
Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:
Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:
IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.
Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:
Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:
Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:
Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).
Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.
Desenvolvimento:
A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").
Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.
O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.
Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:
Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:
IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.
Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:
Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:
Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Neutral- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
Re: Instalando fontes com arquivos .bat
mm que legal! Você além de saber os códigos do Game Maker conhece os códigos do Windows.Parabéns pelo tutorial.
desculpem se for uma mensagem sem utilidade mas acho que um comentário desse está tudo bem.
desculpem se for uma mensagem sem utilidade mas acho que um comentário desse está tudo bem.
Camin- Data de inscrição : 26/03/2011
Reputação : 9
Número de Mensagens : 101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Instalando fontes com arquivos .bat
Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.Neutral escreveu:Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:
Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).
Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.
Desenvolvimento:
A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").
Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.
O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.
Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:
Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:
IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.
Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:
Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:
Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Flws!
Re: Instalando fontes com arquivos .bat
Valeu pelos comment!
Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores) e imagino que não tenha sido o único. Justamente por isso uso arquivos de lotes.
Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.
Flws!
Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores) e imagino que não tenha sido o único. Justamente por isso uso arquivos de lotes.
Neutral- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 16/10/2011
Reputação : 7
Número de Mensagens : 268
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 1 x 0
Aprovado!(mesmo não sendo exatamente o esperado)
Depois de uma discução,foi concluído que seu tutorial não é exatamente sobre o game maker,mesmo interagindo com ele.
Sendo assim,ele está sendo movido para a seção de tutoriais diversos.
Mesmo com isso,seu tutorial está muito bom.
Sendo assim,ele está sendo movido para a seção de tutoriais diversos.
Mesmo com isso,seu tutorial está muito bom.
Re: Instalando fontes com arquivos .bat
vinians escreveu:Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM [...]
Vale lembrar que isso ocorre apenas quando utilizamos fontes que não são padrão no S.O.Neutral escreveu:Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores)
Carlos Mahnke- Games Ranking :
Notas recebidas : A+B (não colocar conceito)
Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 202
Prêmios :
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