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Instalando fontes com arquivos .bat

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Instalando fontes com arquivos .bat Empty Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Neutral Seg 06 Fev 2012, 11:54

Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:

Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).

Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.

Desenvolvimento:

A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").

Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.

O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.

Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_1

Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_2

IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.

Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_3

Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_4

Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
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Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Camin Seg 06 Fev 2012, 12:42

mm que legal! Você além de saber os códigos do Game Maker conhece os códigos do Windows.Parabéns pelo tutorial.

desculpem se for uma mensagem sem utilidade mas acho que um comentário desse está tudo bem.
Camin
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Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por vinians Seg 06 Fev 2012, 12:47

Neutral escreveu:Nome: Instalando fontes com arquivos .bat
Nível de dificuldade: Mediano
Requerimentos: Qualquer versão do GM para Windows
Descrição:

Nesse tutorial vou ensinar como instalar uma fonte automaticamente no sistema quando seu jogo for executado, ao invés de ter que ser instalada manualmente pelo usuário. Para isso, usaremos um arquivo de lotes do Windows (.bat).

Tutorial por Bruno Vieira (Neutral), agradecimentos a Carlos Mahnke.

Desenvolvimento:

A primeira coisa a fazer é abrir um editor de textos (costumo usar o bloco de notas) e criar um novo arquivo. Na primeira linha do arquivo digite "echo off" (sem aspas). Isso vai desativar a mensagem de confirmação do Windows ("Tem a certeza que deseja executar o aplicativo?").

Na próxima linha digite "copy %cd%\NOMEDAFONTE.ttf %systemdrive%\windows\fonts/y" (sem aspas), substituindo NOMEDAFONTE pelo nome de sua fonte e .ttf pelo formato da mesma.

O comando copy vai copiar a fonte da pasta do jogo para a pasta "Fonts" do Windows e o comando /y, no final da linha impede que o Windows exiba uma mensagem de autorização.

Por fim, na próxima linha digite "exit" (sem aspas) para finalizar o .bat. Deverá ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_1

Agora basta ir em Arquivo > Salvar Como, colocar um nome de sua preferência (com .bat no final) e em Tipo selecionar "Todos os Arquivos", como mostra a imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_2

IMPORTANTE: O .bat deve obrigatoriamente ficar na pasta onde está o jogo, assim como a fonte do mesmo.

Agora abra o editável de seu jogo no Game Maker, e crie um objeto com um nome de sua preferência. Neste mesmo objeto adicione um evento Other > Game Start. Agora vá na aba Control e adicione uma ação do tipo Execute Code, como mostra na imagem abaixo:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_3

Por último, basta digitar no editor o código "execute_shell(working_directory + 'tutorial_fonte.bat', 0);" (sem aspas), substituindo "tutorial_fonte.bat" pelo nome que você deu a seu arquivo bat. a função execute_shell vai executar o .bat assim que o jogo for iniciado e working_directory é uma váriavel do GM que indica em que pasta o jogo está localizado. Deve ficar assim:

Instalando fontes com arquivos .bat Tut_font_4

Agora a fonte será instalada automaticamente no computador de todos que jogarem o jogo.
Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.
Flws!
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Instalando fontes com arquivos .bat Empty Re: Instalando fontes com arquivos .bat

Mensagem por Neutral Seg 06 Fev 2012, 13:32

Valeu pelos comment!

Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM. Basta ir em Resource->Included Files depois cliar em Add, selecionar a fonte que você deseja enviar para o jogador. Depois escolha a opção "Export to the following folder" e coloque a pasta destino.
Flws!

Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores) e imagino que não tenha sido o único. Justamente por isso uso arquivos de lotes.
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Instalando fontes com arquivos .bat Empty Aprovado!(mesmo não sendo exatamente o esperado)

Mensagem por TRFN Qui 01 Mar 2012, 21:41

Depois de uma discução,foi concluído que seu tutorial não é exatamente sobre o game maker,mesmo interagindo com ele.
Sendo assim,ele está sendo movido para a seção de tutoriais diversos.
Mesmo com isso,seu tutorial está muito bom.
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Mensagem por Carlos Mahnke Sex 02 Mar 2012, 10:14

vinians escreveu:Seu tutorial está bem feito mas isso já esta disponível no próprio GM [...]
Neutral escreveu:Sim, conheço essa utilidade mas já tive problemas com ela (simplesmente não instalava o arquivo em outros computadores)
Vale lembrar que isso ocorre apenas quando utilizamos fontes que não são padrão no S.O.
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