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[Curso Gm 3D] Aula1: INICIANDO NO MODO 3D

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Mensagem por Mr.Brum Seg 30 Jan 2012, 16:16

ENGINE: Game Maker
NÍVEL: intermediário
TEMA: Game Maker, modo 3D .
PRÉVIA: Neste artigo eu pretendo abordar o tema , mas sem usar códigos, por enquanto, quero apenas passar os conceitos iniciais, para que nos próximos artigos da série ,vocês já tenham uma noção de como funciona o 3D no Game Maker..

INTRODUÇÃO

  Se você nunca teve experiência com 3D no Game Maker, poderá parecer um pouco complicado pra você,criar um jogo 3D nele.Mas depois de estudos e treinos , tudo se tornará bem claro,e intuitivo, e te tornará possível,fazer seu jogo sem complicações.
   O Game Maker foi criado para fazer jogos, mas tendo total foco no 2D. A parte 3D é como que um bônus inserido de última hora pelo tio Overmars. Por isso muita gente diz que não dá pra se fazer bons jogos 3D nele, eu desminto,e digo que com um pouco de esforço você consegue sim fazer bons jogos nele.


A TERCEIRA DIMENSÃO

   A terceira dimensão é indicada em muitos locais como o eixo Y,porém no Game Maker o eixo é representado por  Z:





   As coordenadas 2D do GM são representadas pelas variáveis x e y por padrão, porém quando iniciamos a programação 3D nele, a variável z não é criada automaticamente, temos que criá-la manualmente.E este é
um dos primeiros erros de muitos makers que iniciam o 3D no GM. Portanto é de essencial importância,que você esteje sempre atento para essa variável, assim como está para x e y nos seus jogos 2D.
   Outro ponto importante a se considerar é que a coordenada y ficará invertida neste novo modo.
Em seus jogos 2D você poderá perceber que a origem do y(0,0) fica no canto esquerdo superior da sua tela,mas ao iniciar o modo 3D, esta origem vai passar para o canto esquerdo inferior, porém é uma coisa que às vezes passa batido por nós, já que a coordenada y,é que nos parece a nova coordenada.


A CÂMERA

   A parte essencial dos jogo 3D com certeza é a câmera,no GM a câmera é chamada de projeção,e é através dessa projeção que será renderizado o seu jogo,caberá ao Maker configurá-la e adaptá-la ao seu jogo. Uma regra que ele não pode esquecer jamais, é que todos os objetos do jogo deverão ter depths menores que o da câmera. Isso é nescessário para que sejam vistos corretamente.Isso ocorre porque o depth irá definir a camada de desenho na tela, e quando mais de um objeto estiver alinhado na tela, somente o de menor depth será visto, portanto se seu objeto tiver um depth menor que o da câmera, isso garante que ele será visualizado corretamente.


POTENCIAL

   Quando estamos em busca do aprendizado, uma coisa que nos estimula muito é ver o potencial que teremos ao fim dos estudos,portanto vou apresentar uma lista com as funções que o GM3D pode fazer:
Modelar formas básicas: ( Blocos,Elipsoids,Cones,Cilindros,Paredes,Solos.)
Modelar polígonos: (através de faces triangulares.)
Aplicar transformações: (rotação,posição,escala.)
Texturizar: (usa as backgrounds e até sprites para texturizar os modelos.)
Criar Neblina: (é um efeito visual que o GM usa para embaçar a visão mais distante.)
Criar iluminação: (criar efeitos de iluminação no jogo.)
Usar modelos: (criar,carregar e salvar modelos.)
Visão ortográfica: (é uma projeção 2D que pode ser usada para desenhar sprites ou texto na tela.)


REFERÊNCIAS

   Então pra deixar você com água na boca,e ancioso pelos próximos artigos,aqui vai algumas screens,de jogos 3D feitos no Game Maker:










FONTE:  http://mrbrumgames.blogspot.com/


Última edição por Mr.Brum em Sáb 21 Fev 2015, 00:59, editado 1 vez(es)
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Mensagem por irlansn Sex 03 Fev 2012, 17:19

Muito bom seu tutorial! Parabéns! Happy
Quando terá uma segunda aula?
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Mensagem por Mr.Brum Sex 03 Fev 2012, 19:57

@IRLANSN vlw,que bom que gostou!
Ainda essa semana devo postar a segunda!
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Mensagem por CLT Sex 03 Fev 2012, 21:34

Excelente, quero ver a segunda parte, porque quero começar a aprender a criar jogos em 3D.

Aquele jogo ao estilo G.T.A. é seu?
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Mensagem por Neutral Sex 03 Fev 2012, 23:07

Ótimo tutorial, parabéns!

A terceira dimensão é indicada em muitos locais como o eixo Y,porém no Game Maker o eixo é representado por Z

Na verdade depende muito do software. O Blender por exemplo, também tem a terceira dimensão indicada pelo Z.

Na verdade trabalhar com o terceiro eixo no GM é um saco danado (xD), visto que mesmo o jogo sendo 3D, o desenvolvedor continua trabalhando em um espaço 2D (no caso o editor de rooms).

Aquele jogo ao estilo G.T.A. é seu?

Pelo que sei, pelo menos a última screen é do Crime Life (mais especificamente o terceiro), um dos jogos mais famosos feitos no Game Maker. O jogo mostra que o GM também tem bastante potencial pra jogos 3D, apesar de não ser o foco da ferramenta.

Outro bom tutorial pra quem quer aprender a programar jogos 3D no GM é o tutorial oficial de FPS's da Yoyo Games, encontrado na lista de tutoriais da mesma: http://sandbox.yoyogames.com/make/tutorials
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Mensagem por Mr.Brum Sex 03 Fev 2012, 23:19

Aquele jogo ao estilo G.T.A. é seu?
Aqueles jogos tipo GTA, são respectivamente:
Crime Life 2 e 3.
Produzido pelo Sakisa da GMC, o Crime Life,é um jogo baseado no GTA,e só a versão 2 já tem mais de meio milhão de Plays na GMC,sendo considerado o melhor jogo independente feito no GM.
Quanto ao tutorial,a segunda parte sairá aqui na gmbr, logo,logo!
(Ainda essa semana!)
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Mensagem por Markituh Sáb 04 Fev 2012, 00:30

Tutorial aprovado
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  • Texto: OK!
        Bem explicado, sem muita poluição de informação.
  • Formatação: OK!
        Leve, bem destacada, sem exagero.
  • Ilustração: OK!
        Além de ilustrar o plano cartesiano, também mostrou algumas referências de jogos. Gostei.


Bom tutorial Sr.Brum. Explicou de forma simples e direta o que demorei um certo tempo pra aprender Laughing Mas não vou trabalhar com 3D ainda, preciso aprimorar bastante meu 2D Smile
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Mensagem por ajudande de papai noel Sáb 04 Fev 2012, 01:05

mrbrum22

muito bem explicado cara , quando eu começar a me aventurar com o 3d , vou procurar seus tutos , flw

ressaca
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Mensagem por Itibere10 Sáb 04 Fev 2012, 11:05

@COMMENT:
Com certeza, o Sakis 25 merece bastante reconhecimento pelo Crime Life, sem dúvida, o jogo 3D Mais bem trabalhado da GMC...
A, quem quiser dar uma olhada no blog do Criador de Crimelife, clique no link abaixo:
http://www.sakis25games.blogspot.com/

@TÓPICO:
Bom trabalho "mrbrum22", seu Tutorial está bem explicado, e, boa iniciativa de criá-lo, pois o 3D é uma das áreas mais complexas e que mais pessoas querem ajuda no GM...
Boa sorte com esse projeto...

flw... flw
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Mensagem por Kaique_Staff Sáb 04 Fev 2012, 13:43

Ele tem ótimos tutoriais no blog dele mrbrum é d+
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