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Mensagem por PedroX Seg 30 Jan 2012, 16:03

Desafio I - Inteligência Artificial


Duração: 30/01/2012 - 02/02/2012


Descrição

O tema desse desafio será Inteligência Artificial. É um tema divertido, mas pouco trabalhado no fórum.

Regras / FAQ


  • Deve ser feito no Game Maker. Qualquer versão.
  • A jogabilidade é o principal item de avaliação.
  • O gmk não precisa ser enviado.
  • O jogo precisa ser jogável, ou seja, não basta ter apenas IA.
  • Você só pode participar com um projeto.
  • A ideia tem que ser nova, o jogo não pode ter sido publicado anteriormente.
  • O jogo deve ser feito individualmente.
  • Você NÃO PODE usar extensões/scripts/DLL de outras pessoas.


Avaliação

  • Jogabilidade (30/50): será avaliado como o jogo atinge o objetivo do concurso, o desenvolvimento da IA, as fases, dificuldade, inimigos, movimento do player.
  • Criatividade (10/50): será avaliada a criatividade do criador, a ideia, o tipo de jogo, a inovação na IA.
  • Recursos (10/50): será avaliada a originalidade dos recursos, a combinação dos mesmos com o tema.


Resultados

1º Crystal Breakers (kabeção)
2º Last Man Standing (vinians)
3º Tira vs Ninja (saim)
4º Resident Evil Jill's Mission (Leon e Chris)
5º Descriatividade (Lauro)

Avaliações: Aqui (txt)

Jogos: Aqui (zip)

Prêmios serão adicionados imediatamente.
Crystal Breakers vai para o Hall of Fame.

GMBR


Última edição por Pedrø em Dom 05 Fev 2012, 19:23, editado 4 vez(es)

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

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Mensagem por PedroX Dom 05 Fev 2012, 19:29

Acabou a avaliação.
Parabéns a todos que participaram.
A nota está no arquivo de texto.

até mais!

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Mensagem por vinians Dom 05 Fev 2012, 21:27

Bom, estou feliz por ter participado deste concurso e ainda ter conseguido uma medalinha. Esses concursos rápidos são bem desafiantes e nos fazem colocar a cuca pra funcionar e dá até uma adrenalina nos momentos finais.
Parabéns a todos os participantes e vamos aguardar um novo Concurso Relâmpago!
FLws!
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Mensagem por Joton Dom 05 Fev 2012, 21:36

Desculpa Leon e Chris e Lauro, mas já sabia que ficaria os três entre os campeões, fiquei frustrado comigo mesmo por não ter uma ideia boa para participar desse concurso, arrancar uma posição desses três monstros, teria sido bom demais Twisted Evil

Prometi para mim mesmo participar do próximo concurso que haver, mas só os de programação, arte gráfica não.

Parabéns aos campeões o/
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Mensagem por Tedi Ripper Dom 05 Fev 2012, 21:49

cara, to frustrado com esse desafio, eu achava que teria que fazer uma super maquina pra vencer esses ai, achei que seria super jogos, cara, eu tenho uma engine no pc aki que eu fiz em uns minutos, cara, poderia ter enviado que ganhava uma boa nota kkk
flws e "a espera do desafio 2"
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Mensagem por Mannoroth Dom 05 Fev 2012, 23:11

vinians escreveu:Bom, estou feliz por ter participado deste concurso e ainda ter conseguido uma medalinha. Esses concursos rápidos são bem desafiantes e nos fazem colocar a cuca pra funcionar e dá até uma adrenalina nos momentos finais.
Parabéns a todos os participantes e vamos aguardar um novo Concurso Relâmpago!
FLws!
vc escreveu concurso relampago com letra maiuscula, por acaso esta insinuando q o titulo deste concurso é 'concurso relampago', se fosse isso seria um equivoco pois ja existe forum sobre game maker que possui concurso com esse nome (concurso relampago), não vamos nos empolgar e plagiar. No

minha opiniao sem querer ofender ou desmerecer ninguem:
o de tetris é legal, o resto faltou muita coisa, desde criatividade, até mesmo esforço, e graficos, e mesmo falta de sons(ate o de tetris). O tempo curto e a galera q acabara de participar do CQ10 claro q ia ter pouca gente. A media foi de qualidade muito ruim, se eu tivesse participado teria ganho medalha, mas com esses concorrentes seria facil ate demais, a medalha perderia ate o valor pra mim. Em algum(ns) casos o jogo nem era jogavel, merecia era desclassificação, e alguns nao tinha instruções e foi dificil descobrir os comando principalmente pq pelo menos um não foram botoes usuais (usuais: espaço, ctrl, enter), e sem instruçoes aí quebra as perna do jogador ne.
Bom, a IA q eu ia participar era mais divertida e mais bem acabada que todos aí (exceto o de puzzles), e criativa (com ações originais) foi uma pena os sites nao uploadaram meus arquivos. Gostei tanto q poderei usar em um jogo.
Da minha experiencia acho q nao vou mais tentar participar de concurso definitivamente, nunca mais deu certo, sempre dá erro, e há inflexibilidade quanto ao prazo de entrega, se ocorre algum imprevisto (principalmente quanto ao upload) o esforço é jogado fora. Então não tá valendo a pena pra mim. Boa sorte aos q ainda curtirem os concursos.
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Mensagem por vinians Dom 05 Fev 2012, 23:46


vc escreveu concurso relampago com letra maiuscula, por acaso esta insinuando q o titulo deste concurso é 'concurso relampago', se fosse isso seria um equivoco pois ja existe forum sobre game maker que possui concurso com esse nome (concurso relampago), não vamos nos empolgar e plagiar. No
Não escrevi insinuando nada, de onde você tirou isso?

minha opiniao sem querer ofender ou desmerecer ninguem:
o de tetris é legal, o resto faltou muita coisa, desde criatividade, até mesmo esforço, e graficos, e mesmo falta de sons(ate o de tetris). O tempo curto e a galera q acabara de participar do CQ10 claro q ia ter pouca gente. A media foi de qualidade muito ruim, se eu tivesse participado teria ganho medalha, mas com esses concorrentes seria facil ate demais, a medalha perderia ate o valor pra mim. Em algum(ns) casos o jogo nem era jogavel, merecia era desclassificação, e alguns nao tinha instruções e foi dificil descobrir os comando principalmente pq pelo menos um não foram botoes usuais (usuais: espaço, ctrl, enter), e sem instruçoes aí quebra as perna do jogador ne.
Bom, a IA q eu ia participar era mais divertida e mais bem acabada que todos aí (exceto o de puzzles), e criativa (com ações originais) foi uma pena os sites nao uploadaram meus arquivos. Gostei tanto q poderei usar em um jogo.
Da minha experiencia acho q nao vou mais tentar participar de concurso definitivamente, nunca mais deu certo, sempre dá erro, e há inflexibilidade quanto ao prazo de entrega, se ocorre algum imprevisto (principalmente quanto ao upload) o esforço é jogado fora. Então não tá valendo a pena pra mim. Boa sorte aos q ainda curtirem os concursos.
Os concursos de 48 horas são rapidos mesmo e desde que as regras valem para todos não sei realmente do que vc esta reclamando, regras são regras ou vira uma bagunça pois todos vão querer ter o direito de entregar depois da hora, além do mais o curto espaço de tempo também é um desafio neste tipo de concurso.
Quanto a qualidade um projeto feito em 48h acho que os jogos ficaram até legais (presumindo que eles foram feitos realmente em 48h, o que acho sim que foram).
Quanto ao seu projeto ser melhor seria melhor você participar sim, pois entre falar algo e mostrar algo realmente pronto (no prazo estipulado) há uma distância bem grande.
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Mensagem por Mannoroth Seg 06 Fev 2012, 00:29

vinians escreveu:

vc escreveu concurso relampago com letra maiuscula, por acaso esta insinuando q o titulo deste concurso é 'concurso relampago', se fosse isso seria um equivoco pois ja existe forum sobre game maker que possui concurso com esse nome (concurso relampago), não vamos nos empolgar e plagiar. No
Não escrevi insinuando nada, de onde você tirou isso?
eu disse 'se fosse', entao sei q nao foi, só nao quero q algum admin ache interessante a denominação q vc usou e passe a usar. Procurei a melhor forma de dizer, nao sei se saiu bem claro.
[quote="vinians"]

Os concursos de 48 horas são rapidos mesmo e desde que as regras valem para todos não sei realmente do que vc esta reclamando, regras são regras ou vira uma bagunça pois entre falar algo e mostrar algo realmente pronto (no prazo estipulado)
eu nao estou reclamando, só comentando, por isso q disse q nao e pra ofender ninguem, às vezes se a gente fala algo ja criticam a opiniao da gente. Nao precisa acreditar no q eu falo, nao estou aqui pra convencer ninguem, o fato de ser verdade já me basta, nao deu pra mostrar pq o site nao hospedava só dava erro, eu nem precisava já veriam por si. Não sei se foi o site ou a minha internet, pois depois tentei no 4shared pra ficar la (ja depois do fim do concurso, apenas pra mostrar mesmo, e geralmente o 4shared funciona aqui) e tbm nao deu.
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Mensagem por Kabeção Seg 06 Fev 2012, 02:45

Nossa, mas que exagero assim do nada. Eu ein... [Desafio #001] Resultado 529873
Poderia até levar como uma crítica normal mas ta parecendo que tá só descontando a frustração na gente.

Ta ai o que o desafio te ensinou, imprevistos acontecem.

Eu gostei desse desafio porque no meu Mega Drive a muito tempo atrás, ainda não sabia nada de programação, enquanto jogava Columns ficava pensando como diabos a CPU sabia o melhor lugar para colocar uma peça e sempre fazer mais pontos que eu nos níveis mais difíceis. Foi bem legal tentar recriar aquilo no GM com um bom resultado em pouco tempo.


vinians, eu não consegui jogar o seu, quando clico em Play o jogo simplesmente para de responder e tenho que força o fechamento. Estou usando o Windows 7.
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Mensagem por vinians Seg 06 Fev 2012, 09:18

Mannoroth escreveu:
eu nao estou reclamando, só comentando, por isso q disse q nao e pra ofender ninguem, às vezes se a gente fala algo ja criticam a opiniao da gente. Nao precisa acreditar no q eu falo, nao estou aqui pra convencer ninguem, o fato de ser verdade já me basta, nao deu pra mostrar pq o site nao hospedava só dava erro, eu nem precisava já veriam por si. Não sei se foi o site ou a minha internet, pois depois tentei no 4shared pra ficar la (ja depois do fim do concurso, apenas pra mostrar mesmo, e geralmente o 4shared funciona aqui) e tbm nao deu.
Criticar é uma coisa, mas menospresar o trabalho dos outros é outra bem diferente, mas se você acha que está certo, não vou ficar discutindo com você mesmo porque não vai adiantar.
Quanto a enviar no 4shared eu ainda não sei porque algumas pessoas insistem neste serviço sendo que você tem hoje o Dropbox que é excelente e não tem nenhum dos problemas que vc encontra no 4shared e similares.


Kabeção escreveu:Nossa, mas que exagero assim do nada. Eu ein... [Desafio #001] Resultado 529873
Poderia até levar como uma crítica normal mas ta parecendo que tá só descontando a frustração na gente.

Ta ai o que o desafio te ensinou, imprevistos acontecem.
Será que ele aprende ehheheh

Eu gostei desse desafio porque no meu Mega Drive a muito tempo atrás, ainda não sabia nada de programação, enquanto jogava Columns ficava pensando como diabos a CPU sabia o melhor lugar para colocar uma peça e sempre fazer mais pontos que eu nos níveis mais difíceis. Foi bem legal tentar recriar aquilo no GM com um bom resultado em pouco tempo.
Também achei muito interessante, embora não tenha dado tempo para criar mais estados e assim fazer o personagem ficar mais intelignte, até que ficou legal!

vinians, eu não consegui jogar o seu, quando clico em Play o jogo simplesmente para de responder e tenho que força o fechamento. Estou usando o Windows 7.
Estranho, eu já testei no vista e no windows 7 e funfou perfeitamente! Nao sei oque pode ser....
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Mensagem por saim Seg 06 Fev 2012, 09:44

Caramba, eu ganhei uma medalha!!!

Confesso que participei só porque seria uma vergonha ter "IA" em "especialidade", no perfil, e não participar desse concurso.
A entrada foi totalmente desenvolvida no tempo livre do serviço, em casa eu estava usando meu tempo pras avaliações do CQ#10 (embora eu tenha que confessar que perdi algum tempo fazendo os desenhos - mas só uns minutinhos, juro!).
Assim, o jogo foi todo codificado fora do game maker. Tanto que eu nem tive tempo de importar tudo e acabei mandando tudo em arquivos externos mesmo, não sei se foi feita a importação pra disponibilizar os jogos ao público. Se não foi, vocês podem abrir os arquivos que não são imagens usando o bloco de notas e verificar que:
- Estava prevista a possibilidade de se defender (mas não houve tempo de elaborar).
- Há diferença no dano causado por cada ataque de cada personagem (uma pista pra mostrar que o jogo previa a inclusão de diversos personagens diferentes, mas não consegui fazer a IA depender do personagem escolhido).

Abrir os arquivos não vai mostrar que eu também pensei em todas as críticas apresentadas, só não consegui implementar a tempo:
- A possibilidade de se esconder atrás de caixotes que, ao serem destruídos, liberariam itens como munição ou vida.
- Inclusão de efeitos sonoros dando algum feedback para o jogador (que, no momento, depende demais da HUD pra saber o que se passa).
- Inclusão de backgrounds a serem escolhidos aleatoriamente em cada luta - um ringue, um gramado, uma zona pós-guerra e uma rua

Pensei em aumentar a room, também, mas o jogo foi desenvolvido nessa room pequena. Fiquei com medo de aumentar o cenário implicar em alteração (pra pior) da jogabilidade.

Não tenho como reclamar do prazo. Estou apresentando um monte de justificativas fundamentadas no prazo, mas não estou RECLAMANDO dele. Se o prazo fosse maior, o jogo seria completamente diferente, não haveriam tiras, ninjas nem gráficos feitos com formas geométricas.


Mudando de assunto, espero que esse concurso seirva de lição pro pessoal que fica com medo de participar. O pior que pode acontecer é não ganhar. Eu só ganhei porque muita gente ficou com medo.
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Mensagem por Lauro Seg 06 Fev 2012, 17:22

Joton, não precisa se desculpar não, sei que não sou um ótimo maker xD
Quanto á avaliação, não concordo com todos os itens, creio que falte mais especificações e esclarecimentos, mas não discordo da nota. Creio sim que o jogo não ficou muito bom. Como aliás, no próprio LEIA-ME do jogo vem a explicação que o jogo foi feito em pouquíssimo tempo, menos de 20 horas. Sabia que não ia ser lá aquelas coisas.
Jv justino, po, vc num entendeu a história??
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