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Aula 2 - vamos começando a andar
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GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Aula 2 - vamos começando a andar
Bem vindos à segunda aula de GM, é muito importante seguir o cronograma e quem ainda pelo menos não viu a primeira aula veja porque estarei adiantando uns passos e não quero ter de explicar novamente.
Meu foco dessas aulas será o GML (Game Maker Language) a linguagem que o GM usa na construção de seus jogos, já soube que ela é parecida com outras linguagens como o PHP, mas como eu não sei PHP não posso confirmar nada.
Mas nesta aula vamos brincar um pouco com as libs só pra aprender.
Diferentes de outros programas o GM não tem uma biblioteca com alguns sprites pré feitos então é necessária começarmos a adicionando nossos sprites.
Faça como na imagem a baixo.
O endereço da imagem da imagem é ...\game maker\Sprites\various
Nomeia ele sempre desta forma para spr_”nome” para facilitar saber o que é o que em seu database.
Agora podemos montar nosso primeiro object (chamarei de obj para simplificar).
Nomeio de obj_bola pelos mesmos motivos do sprites.
Tudo que tiver no seu jogo provavelmente vai ser um obj porque eles que interagem no ambiente do jogo para realizar tudo que você programou desde seu herói ate seus inimigos passando pelos itens NPCs e o menu provavelmente tudo isso será objs.
X e Y
Se você já passou pela 6º serie e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Quanto maior o número no eixo X mais pra direita esta, isto continua a mesma coisa, e quanto maior o número no eixo Y mais baixo ele estará, isso mudou porque ele toma referencia o canto direito superior da tela para posicionar seus objs e para não ficar com um número positivo e outro negativo eles resolveram inverter o eixo Y, agora na pra posicionar seus objs na tela tenha muito cuidado porque quanto mais alto na tela você os quer, menor o número que deve usar.
Movimentando a nossa bola.
Vamos definir nosso obj com a imagem da bola, faça o seguinte:
Antes de começar a sair colocando comandos é importante definir bem o que você quer fazer para não se atrapalhar e criar uma confusão e comandos inúteis no seu script. Estão pra começar vamos definir o seguinte: quero fazer a bola andar nas quatro direções, direita, esquerda, cima e baixo usando as setas do teclado.
Bom vamos então colocar os eventos das setas para podermos usar:
Agora que você aprendeu a colocar o primeiro coloque os outros três deve ficar assim:
Como meu foco não é mexer com as libs eu as desconheço em sua maioria por isso vamos somente usar uma:
Jump to Position
Coloque uma em cada botão que você acabou de fazer, assim:
Após ter colocados em todas vamos configurá-las agora, primeiro o LEFT (esquerda):
Quando se quer deslocasse para esquerda estamos movimentando na horizontal no eixo X, para tanto faça o seguinte.
Repare que o valor (-5,0) porque deve se descontar se você quer ir para esquerda, não se esqueça de marcar o relativo porque se não a bola ira parar no canto direito superior da tela quase fora do jogo.
Agora vamos configurar o UP (cima) lembre se que o eixo Y é invertido então devemos colocar o valor (0,-5)
Bom agora que você já aprendeu a configurar, configure os outros dois, RIGHT (direita) com o valor de (5,0), e DOWN (baixo) com o valor (0,5).
ROOM
As ROONS são uma parte importante de seu jogo porque é nela que seu campo será construído e todos os seus objs vão interagir.
Vamos criar uma agora.
Bom após termos criado a nossa ROOM vamos colocar nela nosso obj bola e testa La para ver como esta.
Aperte as setas de seu teclado para ver o que acontece, se você ficou admirado em andar na diagonal sem tem sequer pensado em fazer isso parabéns, pois você é um bom observador.
E chega ao fim mais uma aula. Ufa!!! Canso essa, ate a próxima galera, quando vamos começar a usar script par valer.
Demo da aula.
Meu foco dessas aulas será o GML (Game Maker Language) a linguagem que o GM usa na construção de seus jogos, já soube que ela é parecida com outras linguagens como o PHP, mas como eu não sei PHP não posso confirmar nada.
Mas nesta aula vamos brincar um pouco com as libs só pra aprender.
Diferentes de outros programas o GM não tem uma biblioteca com alguns sprites pré feitos então é necessária começarmos a adicionando nossos sprites.
Faça como na imagem a baixo.
O endereço da imagem da imagem é ...\game maker\Sprites\various
Nomeia ele sempre desta forma para spr_”nome” para facilitar saber o que é o que em seu database.
Agora podemos montar nosso primeiro object (chamarei de obj para simplificar).
Nomeio de obj_bola pelos mesmos motivos do sprites.
Tudo que tiver no seu jogo provavelmente vai ser um obj porque eles que interagem no ambiente do jogo para realizar tudo que você programou desde seu herói ate seus inimigos passando pelos itens NPCs e o menu provavelmente tudo isso será objs.
X e Y
Se você já passou pela 6º serie e teve aula de matemática você deve ter ouvido falar em plano cartesiano com suas formulas e linhas, isto é, gráficos, um exemplo básico é esse:
Quanto maior o número no eixo Y mais alto ele esta e quanto maior o numero e no eixo X mais pra direita ele estará. Tudo isso é valido na matemática porque nos computadores não é bem assim que funciona, veja como ficaria o plano cartesiano no computador:
Quanto maior o número no eixo X mais pra direita esta, isto continua a mesma coisa, e quanto maior o número no eixo Y mais baixo ele estará, isso mudou porque ele toma referencia o canto direito superior da tela para posicionar seus objs e para não ficar com um número positivo e outro negativo eles resolveram inverter o eixo Y, agora na pra posicionar seus objs na tela tenha muito cuidado porque quanto mais alto na tela você os quer, menor o número que deve usar.
Movimentando a nossa bola.
Vamos definir nosso obj com a imagem da bola, faça o seguinte:
Antes de começar a sair colocando comandos é importante definir bem o que você quer fazer para não se atrapalhar e criar uma confusão e comandos inúteis no seu script. Estão pra começar vamos definir o seguinte: quero fazer a bola andar nas quatro direções, direita, esquerda, cima e baixo usando as setas do teclado.
Bom vamos então colocar os eventos das setas para podermos usar:
Agora que você aprendeu a colocar o primeiro coloque os outros três deve ficar assim:
Como meu foco não é mexer com as libs eu as desconheço em sua maioria por isso vamos somente usar uma:
Jump to Position
Coloque uma em cada botão que você acabou de fazer, assim:
Após ter colocados em todas vamos configurá-las agora, primeiro o LEFT (esquerda):
Quando se quer deslocasse para esquerda estamos movimentando na horizontal no eixo X, para tanto faça o seguinte.
Repare que o valor (-5,0) porque deve se descontar se você quer ir para esquerda, não se esqueça de marcar o relativo porque se não a bola ira parar no canto direito superior da tela quase fora do jogo.
Agora vamos configurar o UP (cima) lembre se que o eixo Y é invertido então devemos colocar o valor (0,-5)
Bom agora que você já aprendeu a configurar, configure os outros dois, RIGHT (direita) com o valor de (5,0), e DOWN (baixo) com o valor (0,5).
ROOM
As ROONS são uma parte importante de seu jogo porque é nela que seu campo será construído e todos os seus objs vão interagir.
Vamos criar uma agora.
Bom após termos criado a nossa ROOM vamos colocar nela nosso obj bola e testa La para ver como esta.
Aperte as setas de seu teclado para ver o que acontece, se você ficou admirado em andar na diagonal sem tem sequer pensado em fazer isso parabéns, pois você é um bom observador.
E chega ao fim mais uma aula. Ufa!!! Canso essa, ate a próxima galera, quando vamos começar a usar script par valer.
Demo da aula.
tutorial feito por RedDragon
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Daohra cara , gostei da aula ;D
Vai ajudar bastante
Obrigado
Meus Projetos:
Pokémon Pendant - Online Pokémon Game (4%)
Meu Site:
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Vai ajudar bastante
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leocurvelo- Data de inscrição : 16/03/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
opa tamo progredindo mas n chego na parte code ainda [ancioso]
Zerei- Data de inscrição : 04/08/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Po cara, achei mto bacana, eu so muito burro nesse game maker, me ajudou mesmo. Só tem uma coisa, qdo vc ensinou como configurar os movimentos da bola vc disse "Bom agora que você já aprendeu a configurar, configure os outros dois, RIGHT (direita) com o valor de (5,0), e DOWN (baixo) com o valor (0,5).
" no DOWN, aonde eu colo 0,5 ? No X ou no Y ? Por que ? Obrigado !!
" no DOWN, aonde eu colo 0,5 ? No X ou no Y ? Por que ? Obrigado !!
nextopan- Data de inscrição : 31/10/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
coloca o 0 no x e o 5 no y
vlw
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ieu- Data de inscrição : 26/09/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
é bem parrecido com PHP.. pelo menos a sintaxe...
Gabreel- Data de inscrição : 02/10/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Finalmente estou aprendendo criei meu mini game,quando eu terminar completamente eu posto para todos avaliarem.
make- Data de inscrição : 23/11/2009
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Reddragon, parabéns pelos tuto, mas uma dúvida:
na primeira imagem ao criar a sprite, vc nos pede para clicarmos no botão "center", o que muda a origin do sprite para : X=16 e Y=16.
Tem alguma diferença se não clicarmos no "center"?
pelo que eu entendi é apenas a posição em que a sprite fica na Room, certo?
na primeira imagem ao criar a sprite, vc nos pede para clicarmos no botão "center", o que muda a origin do sprite para : X=16 e Y=16.
Tem alguma diferença se não clicarmos no "center"?
pelo que eu entendi é apenas a posição em que a sprite fica na Room, certo?
Craig Hellsing- Data de inscrição : 15/06/2010
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Ei minha bola ta andando para direita bunito.Mais quando eu aperto para esquerda ela continua indo para a direita!Pq oq fiz de errado?
renanzin123- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Talvez você tenha colocado 5 ao invés de -5renanzin123 escreveu:Ei minha bola ta andando para direita bunito.Mais quando eu aperto para esquerda ela continua indo para a direita!Pq oq fiz de errado?
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
renanzin123 escreveu:Ei minha bola ta andando para direita bunito.Mais quando eu aperto para esquerda ela continua indo para a direita!Pq oq fiz de errado?
Veja se vc colokou no da esquerda - ao envez de + ou seja -5
recri- Data de inscrição : 30/12/2010
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
ae joao vitor jv você acertou soque do lado dos aveço!
renanzin123- Data de inscrição : 25/06/2011
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Mais um bom tutorial Reddragon
Eu aprendi mais um pouco sobre o GM8 (O Oito é igual)
Eu aprendi mais um pouco sobre o GM8 (O Oito é igual)
Comple_Sonic- Data de inscrição : 26/06/2011
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Cara... Meus parabéns pelo tutorial! ;)
Eu tinha ouvido falar uma vez de game maker, mas nao achava ninguem que soubesse algo.
Só com essa parte, já estou empolgado para continuar.
Mais uma vez... Parabéns pelo tutorial Reddragon!
Eu tinha ouvido falar uma vez de game maker, mas nao achava ninguem que soubesse algo.
Só com essa parte, já estou empolgado para continuar.
Mais uma vez... Parabéns pelo tutorial Reddragon!
pedr0023- Data de inscrição : 27/09/2011
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Gostei muito desta aula, sou novo e me ajudou muito.
Murilocs45- Data de inscrição : 12/12/2011
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Muito obrigado, sou novo nesse assunto, e nunca conseguia movimentar em diagonal o objeto.Muito obrigado.
Editado por joton
Se você não notou o tópico é de 2009, só post em caso de duvida.
Editado por joton
Se você não notou o tópico é de 2009, só post em caso de duvida.
Leandro 17- Data de inscrição : 10/02/2012
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
Já fazia um tempo que tenho o GM no meu mac e procurava ajuda pra iniciar, encontrei até um gurizin no youtube ensinando horrivelmente e ai fiquei com raiva e parei...mas seus tutoriais estão bem claros, muito bom.
Parabéns e Obrigado!
Parabéns e Obrigado!
tiaguinhofs- Data de inscrição : 17/02/2014
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Re: Aula 2 - vamos começando a andar
As imagens não posso ver, uso crhome, já tentei abrir este topico no microsoft edge e no internet explorer, não resolveu.
santos100- Games Ranking :
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Data de inscrição : 18/10/2012
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