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sprite travado e mais uma duvida

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Mensagem por patoki Qui 22 Jan 2009, 15:54


durante o movimento direita-esquerda o personagem fica travado ao fazer a animaçao, ou seja, o personagem fica travando no terreno, ficando as vezes parado. tambem me acontece algo semelhante durante o salto mas ai o personagem se afunda no terreno e nao sai mais


o segundo problema e que quando consigo saltar se carregar nas teclas esquerda-direita ele faz a animaçao do movimento enquanto salta.

Alguem me pode ajudar a resolver este problema???
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Mensagem por vinians Qui 22 Jan 2009, 16:25

Bom para resolver o problema nº 1 tem 2 maneiras:

1ª - Va la na Propriedade do Sprite e desmarque a opção "Precise Collision Checking" e depois em "Bounding Box" marque "Manual" e define igual para Todos os sprites de cada animção do mesmo Objeto.
2ª - Define um sprite que será usado como mascara e em "Objetct Properties" defina a Mask

2º Problema
Evento CREATE
Código:

pulando = false;
Evento STEP
Código:

if pulando
  image_speed = 0;
else
  image_speed = 0.3; //coloque aqui a velocidade do seu image_speed
Quando vc apertar a tecla de Pular define pulando = true e quando o terminar o pulo defina pulando = false
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Mensagem por patoki Sex 23 Jan 2009, 15:49

inda n consegui a segunda parte... pode explicar de novo???
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Mensagem por Gusba Sex 23 Jan 2009, 15:53

cara, na segunda parte seu problema é outro, coloca isso com a colisao com o chao

Código:
move_contact_solid(direction,16);
vspeed = 0;
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Mensagem por patoki Sex 23 Jan 2009, 16:01

enganei me nao e na segunda parte mas sim no segundo problema, o problema 2, o voce estava referindo era o problema 1.2
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Mensagem por Lap1994 Sex 23 Jan 2009, 16:09

Vinians e Gusba naum sakaram o segundo problema então sobro pra mim.
Na hora de trocar a animação da sprite para andando pra direita ou pra esquerda adicione uma condição se o personagem esta ou naum no pulando.
Código:
if pulando = false sprite_index=andando
esse pulando não precisa ser necessariamente "pulando". Você pode já ter uma variavel lembrando se o personagem esta ou não no ar ou usar a função place_free(x,y+1).
Código:
if !place_free(x,y+1) sprite_index=andando
Esse codigo vai assegurar que você não ande fora do chão. Troque sprite_index=andando pela sprite correta.
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Mensagem por patoki Sex 23 Jan 2009, 16:23

xii, hoje ando mm problematico!!!
tou cuma rabanada na cabeça pk inda n sakei ond ponho isso:
meu codigo e assim:

Código:
//a gravidade
if place_free(x,y+1) {
    gravity = 0.7
}else{
    gravity = 0
}


//o salto
if !place_free(x,y+1) and keyboard_check_pressed(vk_up) and keyboard_check(vk_right){
    vspeed=-8
    sprite_index=personagem_salto_direita
}else{
if !place_free(x,y+1) and keyboard_check_pressed(vk_up) and keyboard_check(vk_left){
    vspeed=-8
    sprite_index=personagem_salto_esquerda
}else{
    if !place_free(x,y+1) and keyboard_check_pressed(vk_up){
    vspeed=-8
    sprite_index=personagem_salto_esquerda
}}}

talvez assim seja mais facil de ajudar
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Mensagem por Lap1994 Sex 23 Jan 2009, 16:36

Não é ai. é onde o personagem anda não onde ele pula.
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Mensagem por patoki Sex 23 Jan 2009, 16:44

e mm da rabanada:

Código:
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+1,y) {
    hspeed=6
    sprite_index=personagem_go_direita
}else{
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-1,y) {
    hspeed=-6
    sprite_index=personagem_go_esquerda
}}

como devia ficar???
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Mensagem por Lap1994 Sex 23 Jan 2009, 16:46

Código:
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+1,y) {
    hspeed=6
    if not place_free(x,y+1) sprite_index=personagem_go_direita
}else{
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-1,y) {
    hspeed=-6
    if not place_free(x,y+1) sprite_index=personagem_go_esquerda
}}
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Mensagem por patoki Sex 23 Jan 2009, 16:51

xii finalmente...

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