GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


[Resolvido] Other pede vida em animation end?

5 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Ter 24 Jan 2012, 12:12

Pessoal eu coloquei no animation end do meu objeto assim:

Código:
if atacando=1
other.vida-=forca

Que era para tirar vida de quem ele colidisse.Mais tira vida dele mesmo ? Na colisão ta assim o:

Código:
sprite_index=(spr_sold3_tac)
alarm[0]=-1
alarm[0]=2
hspeed=0
atacando=1

Ajuda é urgente.


Última edição por pinpi em Qui 26 Jan 2012, 01:11, editado 2 vez(es)
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por saim Ter 24 Jan 2012, 12:23

No animation_end, "other" não tem sentido algum.
Acho que você fez uma confusão com o que eu falei no outro tópico, mas não estou achando o outro tópico. O que houve com ele?
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Ter 24 Jan 2012, 17:08

Eu deletei pois não tinha resposta alguma, e achei que tinha resolvido ai virou outro bug. Então como posso definir o objeto que estou colidindo no animation end ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por saim Ter 24 Jan 2012, 17:18

Não pode.

Quer dizer, o evento não te diz nada. Mas em qualquer evento você pode usar funções de colisão.
Veja esse tutorial do Pedrø.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Ter 24 Jan 2012, 17:33

então é pra eu checar se ele colide no animation end
Tipo:
Código:
if colide com obj and atacando=1
{
other.vida-=forca
}
?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Markituh Ter 24 Jan 2012, 18:32

O negócio é o seguinte:
No evento Animation End, other não quer dizer nada. Ele significa alguma coisa no Collision porque este evento armazena na variável other a id da instância a qual o objeto está colidindo - mas APENAS para o escopo de colisão.
O que você pode fazer é criar uma variável para armazenar a instância:
Código:
ultimaInst = noone; // Noone é uma keyword própria para objetos indefinidos (nulos/inexistentes)
E no evento de colisão, armazenar nessa variável o valor de other:
Código:
ultimaInst = other;
E finalmente, no animation end:
Código:
if atacando = 1
ultimaInst.vida -= forca;
Entendeu o esquema?
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Ter 24 Jan 2012, 22:19

Ok ainda não da certa continua dando o ataque em mim mesmo ! Não sei por que. Se puderem me ajudar posso mandar o gmk por mp, é meio que urgente. Já tentei de tudo
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Thyago Qua 25 Jan 2012, 00:08

coloque em create;
Código:
outro=id;

.coloque na colisao;
Código:
outro=other;
sprite_index=(spr_sold3_tac)
alarm[0]=-1
alarm[0]=2
hspeed=0
atacando=1


no animetion end

Código:
if (atacando=1 and outro=id=false)
{
outro.vida-=forca
outro=id
}

.No momento da colisao voce salva a id do inimigo na variavel outro e depois usa no animation end
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Qua 25 Jan 2012, 00:26

Cara d boa eu nun so lesado, eu soube montar direitinho os codigos do Markituh, e o que vc mostrou é a mesma coisa.Não vai adiantar nada.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Thyago Qua 25 Jan 2012, 01:04

.realmente testei e nao deu certo,mas deu certo por alarm.

.faça o seguinte,veja quantas subimages tem no seu personagem e coloque assim na colisao com o inimigo;

Código:
with(other)
{
energia_a_ser_tirada=forca
//o alarm abaixo vai ativar junto com o seu animation end
//numero de subimages e image_index do player nao do inimigo
alarm[5]=(numero_de_subimages-image_index)/image_speed
}

e no alarm[5] do inimigo

Código:
energia-=energia_a_ser_tirada



Última edição por Thyago em Qua 25 Jan 2012, 01:35, editado 1 vez(es)
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Qua 25 Jan 2012, 01:12

Vou tenta amanha. Não seria / ao invez de * ?
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Thyago Qua 25 Jan 2012, 01:36

.Tem razao,e / arrumei la em cima
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por saim Qua 25 Jan 2012, 08:35

No evento animation end, você verifica se tem alguma colisão. Havendo, executa uma ação com o objeto colidido.
Algo assim:
Código:
outroObjeto = instance_place(x, y, nomeDoObjeto); //pega a id do objeto colidido (ver tutorial)
if (outroObjeto != noone){ //se existe algum colidido
with (outroObjeto){ //o código a seguir será executado com o outro objeto
vida -= alguma coisa;
}
}
Note que se você quiser que "alguma coisa" seja uma variável de dentro do objeto em que o código está escrito, você terá um probleminha, porque dentro de uma declaração "with", é como se seu código estivesse realmente dentro da outra instância - com as variáveis locais DA OUTRA INSTÂNCIA.
Conheço duas formas de se contornar essa questão. A mais simples vai te deixar um pouco bravo. É usando other.
"Mas você não disse que não existe other no animation end?"
Mais ou menos. É que dentro de um declaração "with", other significa "a instância em que esse código está realmente escrito".

Então, se você quiser que "alguma coisa" seja a força da instância cuja animação está terminando, você vai usar:
Código:
outroObjeto = instance_place(x, y, nomeDoObjeto); //pega a id do objeto colidido (ver tutorial)
if (outroObjeto != noone){ //se existe algum colidido
with (outroObjeto){ //o código a seguir será executado com o outro objeto
vida -= other.força;
}
}
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Qua 25 Jan 2012, 21:12

Saim e Thyago não cheguei a testar pq to na casa da minha vó, mas ao ver acho que os dois vão funcionar, mais vou usar do saim por que se não vai vira uma cambiara quando eu mecho com alarms. Valeu se nenhum desses funfa eu desisto XD.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por RodrigoOak Qui 26 Jan 2012, 01:09

Bem.... , não seria no evento other/animation end
ai vc botaria la (VARIAVEL DO SANGUE -= UM NUMERO)?
RodrigoOak
RodrigoOak

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/09/2011
Reputação : 12
Número de Mensagens : 231
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Lukbebalduke Qui 26 Jan 2012, 01:11

não, talvez se tivesse lido o topico saberia porque. Bom em fim, valeu saim consegui.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : [Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Other pede vida em animation end? Empty Re: [Resolvido] Other pede vida em animation end?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos