Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido]Problema Colisão Top Down
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Problema Colisão Top Down
Fala galera da GMBR! Fazia tempo q eu não postava aqui heim?! Bom, mais uma vez preciso da ajuda do pessoal ai:
Estou fazendo um jogo top down, bem simples, tratase de labirintos e o jogador vai controlar uma bolinha com o mouse. Fiz uma engine super basica pro jogo com dois blocos, só pra testar alguns comandos. Ficou assim:
1º Bloco: Player
Step
OBS: Peguei ese codigo em uma engine de sniper, achei o movimento legal pro meu jogo e adaptei. Se possivel, gostaria de aproveitar e pedir que me expliquem o que esse codigo faz na realidade. Não quero só dar um Ctrl+C e Ctrl+V.
Colisão com a parede:
Aqui todos os codigos que testei o player ficava travando na parede. Como poderia fazer pra isso não acontecer?
2º Bloco: Parede
Ja esta marcado "Solid"
Como sei que os caras do forum são parceria, desde já agradeço. FLW
Edit: Já sofri com esse problema outras vezes, tenho algum problema com colisões, aff. A resposta vai me ajudar em outros projetos tbm, inclusive de plataforma
Estou fazendo um jogo top down, bem simples, tratase de labirintos e o jogador vai controlar uma bolinha com o mouse. Fiz uma engine super basica pro jogo com dois blocos, só pra testar alguns comandos. Ficou assim:
1º Bloco: Player
Step
- Código:
motion_set((point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)),(point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14);
OBS: Peguei ese codigo em uma engine de sniper, achei o movimento legal pro meu jogo e adaptei. Se possivel, gostaria de aproveitar e pedir que me expliquem o que esse codigo faz na realidade. Não quero só dar um Ctrl+C e Ctrl+V.
Colisão com a parede:
Aqui todos os codigos que testei o player ficava travando na parede. Como poderia fazer pra isso não acontecer?
2º Bloco: Parede
Ja esta marcado "Solid"
Como sei que os caras do forum são parceria, desde já agradeço. FLW
Edit: Já sofri com esse problema outras vezes, tenho algum problema com colisões, aff. A resposta vai me ajudar em outros projetos tbm, inclusive de plataforma
Última edição por mateus luz em Qua 18 Jan 2012, 13:45, editado 2 vez(es)
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
motion_set(dir,speed) define uma direção e uma velocidade. Seria o mesmo que escrevermateus luz escreveu:
- Código:
motion_set((point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)),(point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14);
OBS: Peguei ese codigo em uma engine de sniper, achei o movimento legal pro meu jogo e adaptei. Se possivel, gostaria de aproveitar e pedir que me expliquem o que esse codigo faz na realidade. Não quero só dar um Ctrl+C e Ctrl+V.
- Código:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
speed = (point_distance(x,y,mouse_x,mouse_y))/14;
Hmm... certamente você já tentou o move_contact_solid. Eu também já tive desses problemas com top-down. Aliás, foi isso que me levou a largar mão das variáveis built-ins e começar a tomar o código em minhas mãos.mateus luz escreveu:
Colisão com a parede:
Aqui todos os codigos que testei o player ficava travando na parede. Como poderia fazer pra isso não acontecer?
A solução que eu encontrei é um pouco complexa, porque refaz a engine de speed e direction e eu crio meu próprio sistema de colisão.
Acho mais eficiente você mostrar suas tentativas e elaborarmos algo a partir dela.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
ok, muito obrigado pela resposta. Por mais que não goste de D&D, pois acho limitado, usei o seguinte:
Aba Move>>Move Fixed e marquei o ponto do meio, o quadrado. Não marquei relative. O problema continuou, o player trava na parede.
Também tentei usar o move_contact_solid, de umas 300 maneiras diferentes que encontrei no forum, não funcionou em nenhuma.
Voltando ao D&D usei o Move to Contact, mas esse não sei usar direito, e também não funcionou. Se puder ajudar, fico agradecido. Enquanto isso estou pesquisando um pouco sobre colisões pra ver se encontro alguma coisa.
Aba Move>>Move Fixed e marquei o ponto do meio, o quadrado. Não marquei relative. O problema continuou, o player trava na parede.
Também tentei usar o move_contact_solid, de umas 300 maneiras diferentes que encontrei no forum, não funcionou em nenhuma.
Voltando ao D&D usei o Move to Contact, mas esse não sei usar direito, e também não funcionou. Se puder ajudar, fico agradecido. Enquanto isso estou pesquisando um pouco sobre colisões pra ver se encontro alguma coisa.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
O problema é que eu também nunca me dei bem com essas fuções de colisão. Drag'n'drop, então, piorou. Não tenho cacife pra te ajudar com as técnicas tradicionais, mas vou te mostrar o que eu costumo fazer. Eu sempre faço o seguinte:
1 - Defino direção e velocidade como variáveis não-built-in (uso outros nomes diferentes de direction e speed). Eu sei, isso é inventar a roda, mas só assim eu consigo me dar bem.
2 - Movo o personagem usando o step event e códigos do tipo
Parece que inverti os passos 2 e 3 mas é assim mesmo que eu faço, primeiro testo se a movimentação está ok pra depois me preocupar com colisão (o que muitas vezes acaba me fazendo mudar a movimentação toda).
Tem gente que fica muito confortável com essas funções de movimentação e colisão do game maker. Eu, infelizmente, não fico.
1 - Defino direção e velocidade como variáveis não-built-in (uso outros nomes diferentes de direction e speed). Eu sei, isso é inventar a roda, mas só assim eu consigo me dar bem.
2 - Movo o personagem usando o step event e códigos do tipo
- Código:
x += lengthdir_x(velocidade, direção);
y += lengthdir_y(velocidade, direção);
- Código:
if (not place_meeting(x + lengthdir_x(velocidade, direção))){
x += lengthdir_x(velocidade, direção);
}
//idem pro eixo y
Parece que inverti os passos 2 e 3 mas é assim mesmo que eu faço, primeiro testo se a movimentação está ok pra depois me preocupar com colisão (o que muitas vezes acaba me fazendo mudar a movimentação toda).
Tem gente que fica muito confortável com essas funções de movimentação e colisão do game maker. Eu, infelizmente, não fico.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
.tente isso
edit
.Arrumei o código
- Código:
velocidade=distance_to_point(mouse_x,mouse_y)/14
mp_linear_step((mouse_x,mouse_y,velocidade,0)
edit
.Arrumei o código
Última edição por Thyago em Qua 18 Jan 2012, 10:39, editado 2 vez(es)
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Thyago:
Obrigado pela ajuda, mas não sei porque meu GM não tem esta função, mp_potential_linear. Mas pelo que eu notei isso so faria o objeto segui o mouse né? Isso eu ja consegui fazer, o problema é na colisão com a parede solida. Ou trava ou fica bugado, mas mesmo assim obrigado pela ajuda.
Saim:
Tentei fazer um sistema parecido com isso, porem mais simples, usei place_meeting pra checar se havia colisão com a parede, funciona em parte, mas fica meio bugado, tipo o player ao invés de travar só quando encosta na parede, ele tra uns 5 a 6 pixel antes. e gruda por assim dizer. Mas obrigado a todos que estão tentando ajudar.
Obrigado pela ajuda, mas não sei porque meu GM não tem esta função, mp_potential_linear. Mas pelo que eu notei isso so faria o objeto segui o mouse né? Isso eu ja consegui fazer, o problema é na colisão com a parede solida. Ou trava ou fica bugado, mas mesmo assim obrigado pela ajuda.
Saim:
Tentei fazer um sistema parecido com isso, porem mais simples, usei place_meeting pra checar se havia colisão com a parede, funciona em parte, mas fica meio bugado, tipo o player ao invés de travar só quando encosta na parede, ele tra uns 5 a 6 pixel antes. e gruda por assim dizer. Mas obrigado a todos que estão tentando ajudar.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Essa funçao faz ele para se tiver um obstaculo no caminho.
eu errei é assim o certo
eu errei é assim o certo
- Código:
mp_linear_step
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Agora entendi, o unico problema é que não encontro essa função no GM, se digito ele da ela como inexistente. Obrigado pela ajuda.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
.Estava errado ,cara,verifique que eu arrei agora
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Funcionou, porem continua bugado, ele trava uns pixel antes de encostar na parede. Já to começando achar que é coisa do GM. Afff, poruqe todos os codigos que vocês me passaram e os que eu testei deveriam estar funcionando. Massss. Agradeço a ajuda de todos até agora. Vo continuar tentando, se alguem souber de mais alguma coisa...agradeço de antemão
Edit:
Tirei uma print pra vocês verem o problema:
Print do Problema
O bloco preto menor é o player, ele esta distante da parede, porém ja esta travado! e não é problema com o sprites nem mask, tudo esta normal.
So lebrando que essa print eda room de teste do game, serve so pra testar os codigos e comandos, se funcionarem,coloco no jogo.
Edit:
Tirei uma print pra vocês verem o problema:
Print do Problema
O bloco preto menor é o player, ele esta distante da parede, porém ja esta travado! e não é problema com o sprites nem mask, tudo esta normal.
So lebrando que essa print eda room de teste do game, serve so pra testar os codigos e comandos, se funcionarem,coloco no jogo.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Amigo, no evento de colisão do Player com a Parede tente isso:
Flws!
- Código:
move_contact_solid(direction, 15);
speed = 0;
gravity = 0;
Flws!
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Vlw vinians, porem ainda não funcionou. Não adicionei gravidade pois o jogo é top Down, neste caso o player segue o mouse. Como disse não são os codigos que estão errados, é alguma outra coisa. Esse seu codigo em teoria deveria funcionar perfeitamente, assim como os outros, porém, não sei porque diabos não funciona. Fica bugado. Pelo jeito vou ter que mudar o modo de jogo e passar a usar o teclado, ja que usando movimentação nas coordenadas x e y não da problema de colisão. Que pena, vai ser 70% da jogabilidade jogada fora... Mas se alguem souber de mais alguma coisa pf diga, ainda há tempo de salvar o mundo meu jogo. kkkk obrigado a todos.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
ok, so lembrando que é uma engine de teste. vou upar e te passo por mp
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Ok amigao, vou dar um bizoi
edit:O DropBox é show de bola pra isso, so uso ele agora....
Flws
edit:O DropBox é show de bola pra isso, so uso ele agora....
Flws
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Obrigado pelo toque, não conheço o dropbox, outra hora vo testar ele, upei no mediafire.com, gosto bastante dele. Fico agradecido desdejá
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Amigão eu vi como estava o problema la e é o seguinte, estas funções de movimetação automáticas do GM são boas, nos limitam um pouco quando queremos um controle mais apurado, assim eu substitui o seu STEP por esse codigo e funcionou perfeitamente, veja:
(substitua o STEP completamente por esse abaixo)
Flws!
(substitua o STEP completamente por esse abaixo)
- Código:
dt = distance_to_point(mouse_x, mouse_y);
direction = point_direction(x, y, mouse_x, mouse_y);
speed = dt / 10;
Flws!
Re: [Resolvido]Problema Colisão Top Down
Nossa mano, agora ficou perfeito, graças a vc meu jogo esta a salvo. Nem sei como agradecer, e obrigado a todos os outros tambem que ajudaram. Podem Trancar o topico.
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
Reputação : 6
Número de Mensagens : 340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [resolvido] Problema com background na colisão
» [Resolvido] Colisão com problema
» [Resolvido]Problema na Colisão
» [Resolvido]Problema com colisão
» [resolvido] Problema com colisão de plataforma
» [Resolvido] Colisão com problema
» [Resolvido]Problema na Colisão
» [Resolvido]Problema com colisão
» [resolvido] Problema com colisão de plataforma
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos