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Ajuda para jogo de plataforma

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Mensagem por GuuhRauber Sáb 14 Jan 2012, 22:15

qeria criar um joglataforma q vc tem q atravessar a fase passando por tds os obstaculos antes do tempo acabar e qeria q alguém ae me ajudasse :|
se alguem esta disposto deixa o msn abaixo Very Happy
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Mensagem por Mannoroth Sáb 14 Jan 2012, 22:49

Sou programados, mas...como eu posso ajudar? nao quer que a gente dê os codigos prontos ne?
vai fazendo se tiver duvida a gente ajuda.
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Mensagem por Thyago Sáb 14 Jan 2012, 22:57

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Mensagem por GuuhRauber Dom 15 Jan 2012, 10:35

Obrigado pela ajuda de vcs..
Mannoroth, n quero os codigo prronto n, quero q me ensinem os codigos e diferente Smile
GuuhRauber
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Mensagem por Markituh Dom 15 Jan 2012, 11:04

Fala brother! Vou contribuir com uma lógica de time trial: (nem é tão difícil codar, só exige o básicão de GML)
Eu preciso de um objeto para controlar o tempo da fase. Ele podia ser meu objeto de controle, que eu uso para passar de fase e gerenciar minhas variável globais etc. Então, acho que vou ter que criar uma variável chamada tempo, e ela irá servir para guardar o tempo até o fim da fase.

Usando matemática simples, vou fazer o tempo. Sei que em aplicações o tempo é contado em milisegundos, e que numa room_speed de 30 steps, 30 é o valor aproximado de 1 segundo, e que o valor real é 33. (1000/30 = 33). Então, a cada 33 steps, será executado um alarm que retirará o valor da variável tempo.

Não disse, mas esta variável será contada em milisegundos. Por que? Porque assim não precisa fazer muitos cálculos e separar hora, minuto e segundo em variáveis distintas. Então, no Create, eu vou chamar o alarm 0 e definir sua temporização para 33 steps.

No Alarm, farei a seguinte condição: se o tempo for maior que 0, diminuir o tempo, caso contrário, avisar ao jogador que o tempo acabou. Parece engenhoso.

Agora, no Draw, irei desenhar o valor da variável. Mas antes, vou definir umas vars para agilizar o processo. Lembro-me de ter que definí-las depois da definição da variável tempo, visto que estas novas variáveis trabalharão diretamente com ela. Chamarei-as de h, m e s. Em cada uma, farei os cálculos necessários para obter cada seção do tempo a quais estas pertencem: hora, minuto e segundo, respectivamente.

Sei que 1000 milisegundos é um segundo. E que 60 segundos forma um minuto, e 60 minutos uma hora. Então, ficará assim:
  • s = time/1000
  • m = (time/1000)/60
  • h = (time/1000/60)/60

Eu poderia ainda aproveitar as variáveis anteriores à seção em específico:
  • s = time/1000
  • m = s/60
  • h = m/60

Bem mais prático, não? Agora sim, eu vou poder desenhar no Draw! Sei que a função de desenho é draw_text, e que eu preciso concatenar cada seção do tempo a um dois-pontos (":"), para separá-las. Então usarei o seguinte algoritmo:
Código:
to_string(h) + ":" + to_string(m) + ":" + to_string(s)
Onde to_string seria a função string(), do Game Maker. Agora sim, posso dizer que ficou jóia!
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Mensagem por GuuhRauber Dom 15 Jan 2012, 11:13

Obrigado pela ajuda!
Vou procurar ler tudo com mais calma!
Vlw!
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Mensagem por kirax10 Sáb 28 Jan 2012, 22:13

olá alguem poderia me ajudar numa coisa que to querendo por no meu jogo, eu queria fazer que quando meu personagem caisse e voltasse pro ultimo ponto antes de cair. Obrigado! =)
kirax10
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