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[ajuda] colocar vidas

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Mensagem por matheus870 Sáb 14 Jan 2012, 15:11

não to conseguindo botar vidas no meu jogo, eu queria botar 3 vidas só que o marcador de vidas não anda junto da tela e quando o personagem morre as vidas não diminuem alguem da uma ajuda ou mostra um tutorial ai
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Mensagem por CLT Sáb 14 Jan 2012, 15:17

Para seguir a tela coloque no Draw:

draw_text(view_xview+16,view_yview+16,lives)

E para perder vida depende de como você está fazendo.

Se o jogador ter health:

Coloque no evento No More Health:

lives-=1

E se não tiver health coloque no evento Destroy:

lives-=1

Até mais.
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Mensagem por matheus870 Sáb 14 Jan 2012, 15:32

ficou uma maravilha só que deu 2 problemas

1 as vidas ainda não diminuem

2 o personagem sumiu, ele ficou invisível mas a healthbar e o resto continua só que o personagem ficou invisível confused
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Mensagem por CLT Sáb 14 Jan 2012, 15:35

matheus870 escreveu:ficou uma maravilha só que deu 2 problemas

1 as vidas ainda não diminuem

2 o personagem sumiu, ele ficou invisível mas a healthbar e o resto continua só que o personagem ficou invisível confused

Para o jogador aparecer coloque no Draw:

draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y)

Mas você colocou para o jogador começar com 3 vidas, se não colocou, coloque em Game Start:

lives=3
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Mensagem por matheus870 Sáb 14 Jan 2012, 15:45

é botei para iniciar com 3 vidas mas quando o player morre elas não diminuem

vlw o player apareceu agora só falta a questão das vidas
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Mensagem por Tedi Ripper Sáb 14 Jan 2012, 15:51

quando o player morre, vc tem que usar Lives -=1

MAS

vc n pode colocar no create do player: lives=3
pq toda vez que inicia a fase, o player fica com 3 vidas, faz assim: na primeira room do jogo, abre ela, vai em Settings, depois vai em Creation Code, ai coloca lá:
Lives=3

pronto, o player vai começar com 3 vidas.
flw
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Mensagem por CLT Sáb 14 Jan 2012, 15:53

matheus870 escreveu:é botei para iniciar com 3 vidas mas quando o player morre elas não diminuem

vlw o player apareceu agora só falta a questão das vidas

Siga esta engine que eu fiz:

http://www.baixa.la/arquivo/7913115
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Mensagem por GALAXY GAMES Sáb 14 Jan 2012, 15:56

Create:
Código:
lives=3

Colisão com o objeto que faz ele perder vida:
Código:
lives-=1
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Mensagem por CLT Sáb 14 Jan 2012, 16:00

GALAXY GAMES escreveu:Create:
Código:
lives=3

Colisão com o objeto que faz ele perder vida:
Código:
lives-=1

Não pode ser colocado no Create, porque toda vez que a fase começar o jogador terá 3 vidas.
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Mensagem por GALAXY GAMES Sáb 14 Jan 2012, 16:01

Game Start então!
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Mensagem por matheus870 Sáb 14 Jan 2012, 16:52

+1 problema agora o personagem não vira, ele está parecendo o michael jackson fazendo os seu passos para trás, como resolve?
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Mensagem por RodrigoOak Sáb 14 Jan 2012, 17:40

no movimento apenas ponha xscale = -1 se for para a esquerda (se ele estiver como o padrão dele para a direita)
e xscale = 1 para direita.
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Mensagem por Mundo Game Maker Sáb 14 Jan 2012, 20:03

Cria uma sprite para cada lado!
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Mensagem por matheus870 Sáb 14 Jan 2012, 22:23

RodrigoOak escreveu:no movimento apenas ponha xscale = -1 se for para a esquerda (se ele estiver como o padrão dele para a direita)
e xscale = 1 para direita.

aonde eu ponho isso?
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Mensagem por Mannoroth Sáb 14 Jan 2012, 22:42

qual o code que vc ta fazendo pra o jogador morrer qd perde o health?
Espero q nao esteja usando game_restart, pq senao ele nunca vai perder vidas mesmo, pois sempre vai reiniciar, ou seja, se começou o jogo com 3, sempre vai q fizer restart vai ser com 3.
Não tem problema botar no create lives=3. Quando o player morrer tu não dá game_restart não, tu só tem que alterar a localização dele e botar lives-=1. Olha só:
Código:
if health=0 {lives-=1;health=100;x=20;y=300}

quando a saúde dele chegar a 0, o player perde uma vida e a saúde dele enche de novo pra 100, e ele vai começar na posição x=20 y=300, tu altera esses valores como quiser, será a posição inicial dele na room quando morrer. Aí tu tem q botar pra qd lives=0 e healthbar=0, aí sim é que reinicia a room (ou diminui 1 continue, se teu jogo tiver isso).
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