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[Ajuda] Como fazer parede em jogos de plataforma.

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[Ajuda] Como fazer parede em jogos de plataforma. - Página 2 Empty Re: [Ajuda] Como fazer parede em jogos de plataforma.

Mensagem por saim Qui 12 Jan 2012, 19:50

Não vi, no código, a parte que faz ele parar na parede. Se vspeed > 0 e colide no chão no step seguinte, ele vai pro chão, isso eu vi.
Mas e se vspeed = 0 ou vspeed < 0?
E se not place_free(x+hspeed, y)?

O que está faltando no seu código é prever esses casos.
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Mensagem por RodrigoOak Qui 12 Jan 2012, 19:58

o mais chato disso,e que...
ninguem sabe o que fazer,poderiam pelo menos posta aqui sei la,o modo que vcs poem para o personagem não travar a parede,da forma de vcs =/

pois esta dificil.
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Mensagem por PedroX Qui 12 Jan 2012, 20:08

/*
Apague esses comentários depois se quiser:
tecla = 0 quando nem direita nem esquerda
tecla = +1 quando direita
tecla = -1 quando esquerda
3 é a velocidade
*/

tecla=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
x+=tecla*3*place_free(x+3*tecla, y); //faz uma conta e move

Pronto, agora ele deve não travar.

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
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Mensagem por RodrigoOak Qui 12 Jan 2012, 20:36

Pedrø escreveu:/*
Apague esses comentários depois se quiser:
tecla = 0 quando nem direita nem esquerda
tecla = +1 quando direita
tecla = -1 quando esquerda
3 é a velocidade
*/

tecla=keyboard_check(vk_right)-keyboard_check(vk_left);
x+=tecla*3*place_free(x+3*tecla, y); //faz uma conta e move

Pronto, agora ele deve não travar.

ja fiz isso e ele continua travando no ar =/
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Mensagem por saim Sex 13 Jan 2012, 10:06

Se ele só trava no ar é porque o código está dentro de uma condição (if vspeed > 0). Tire ele dessa condição e ele passará a funcionar em todo lugar.
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Mensagem por RodrigoOak Sex 13 Jan 2012, 12:29

mais eu não uso if vspeed>0

entendeu,ele sempre trava quando estou em movimento no ar .
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Mensagem por saim Sex 13 Jan 2012, 12:33

RodrigoOak escreveu:eu uso para movimentaçao esse codigo:
keyboard_check(vk_left/right) {hspeed = -1/1}

na colisão com a parede/chão (obj_bloco):

if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
noar = 0// variavel,que faz não permitir que o personagem usem a certa skill no chão.


Agora a gravidade:
gravity = 1 // gravidade igual a 1
gravity_direction = 270 // direção da gravidade igual a 270

so isso que tem aver com a colisão do personagem ao bloco(parede ou chão).


acho que dessa vez eu expliquei melhor =/

RodrigoOak escreveu:mais eu não uso if vspeed>0

entendeu,ele sempre trava quando estou em movimento no ar .
Você disse que usava. Como estão seus códigos nesse momento?
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Mensagem por RodrigoOak Sex 13 Jan 2012, 21:00

saim escreveu:
RodrigoOak escreveu:eu uso para movimentaçao esse codigo:
keyboard_check(vk_left/right) {hspeed = -1/1}

na colisão com a parede/chão (obj_bloco):

if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed){//***se a velocidade vertical for maior do que 0 e não tiver o mesmo valor da vel vertical abaixo...
move_contact_solid(direction,vspeed)//mover na direção do bloco, na direcçao e com a vel.vertical
}
vspeed = 0//***velocidade vertical = a 0(esta no chao)
noar = 0// variavel,que faz não permitir que o personagem usem a certa skill no chão.





Agora a gravidade:
gravity = 1 // gravidade igual a 1
gravity_direction = 270 // direção da gravidade igual a 270

so isso que tem aver com a colisão do personagem ao bloco(parede ou chão).


acho que dessa vez eu expliquei melhor =/

RodrigoOak escreveu:mais eu não uso if vspeed>0

entendeu,ele sempre trava quando estou em movimento no ar .
Você disse que usava. Como estão seus códigos nesse momento?


no movimento estao assim:
if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y){sprite_index=spr_mov hspeed = -3 image_xscale = - 1 }
if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y){sprite_index=spr_mov hspeed = 3 image_xscale = 1 }
if keyboard_check(vk_up) and noar=0{if not place_free(x,y+1) noar = 1 sprite_index = spr_jump{ vspeed = -12 } }
if keyboard_check(vk_nokey) and noar = 0 { sprite_index = spr_Akio hspeed = 0} else
if keyboard_check(vk_nokey) and noar = 0 {hspeed = 0}

uso o hspeed para movimento e o place_free para pulo n o vspeed =/

os outros codigos sao os mesmos.
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