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CQ#10 - Página 7 Empty Re: CQ#10

Mensagem por SIGILOSO Ter 10 Jan 2012, 23:07

Aí sim, não me incomodo se forem ver o .gmk (da mesma forma que não me incomodo que vejam meu quarto, um chiqueiro), mas a forma de programar varia de pessoa a pessoa e não acredito que deva ser julgado. Sei que existem formas muito mais simples pra eu criar os sistemas que faço, porém já estou adaptado ao meu modo e desenvolvo melhor assim. Obviamente que sempre estarei disposto a aprender novas técnicas de pessoas mais experientes e optimizando sempre que possível, mas ainda sim, dentro da minha forma de raciocinar CQ#10 - Página 7 31640
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Mensagem por Golpe Baixo Ter 10 Jan 2012, 23:33

Por que não avaliam da mesma forma que os CQs anteriores? Não teve essa de disponibilizar o .gmk, simplesmente os avaliadores baixaram os jogos, jogaram e atribuíram a nota final. Simples e eficaz.

Não sei o motivo para precisar do código-fonte para ver se existe algum bug, joguem o jogo, acho que é bem melhor. Se for para ver como os códigos são organizados pelo programador, é uma coisa inútil - o que isso vai interferir na nota final? Dificilmente alguém entenderá a minha forma de programar, até mesmo com comentários, o que importa é o resultado final.




Até! CQ#10 - Página 7 31640
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Mensagem por fonetico Ter 10 Jan 2012, 23:45

Uhum isso é verdade, entender, por mais que esteja bem organizado, arrumado e explicado é praticamente impossível saber como o outro programador programou (rs), e também porque os avaliadores não têm saco o suficiente pra ficar lendo todos os códigos, vendo todas as sprites e tudo mais... Eu já fui avaliador de concurso e admito que olhar o gmk, é uma das coisas que tentei evitar ao máximo, mas olhei de toda forma...

Mas também não sei pra que reclamar tanto a respeito de mostrar o gmk. Como se vocês fossem fazer um super jogo que todo mundo iria jogar (como minecraft) e os avaliadores iriam roubar sua idéia. E mesmo se isso fosse possível, você não iria mostrar um jogo tão inovador num simples CQ ao invés de mostrar pra um empresário ne heuheuehu. Espero que tenham entendido.
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Mensagem por thundercats Qua 11 Jan 2012, 00:00

fonetico
entendi muito bem Smile

eu disponibilizarei o gmk dessa vez :| , mesmo não achando correto da parte dos organizadores, mais eles sendo experts, como são, não precisão pegar códigos de ninguém, não tem necessidade.
tema de terror seria legal Smile
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Mensagem por CRP-Max Qua 11 Jan 2012, 00:01

@ Galera Geral
A ideia de pedir o GMK, é basicamente para ver todas as fases dos jogos, e teremos mais um item que teremos que analisar, e dai só com o GMK mesmo, a forma de programar é pessoal, e eu não me sinto com capacidade(e paciência) para avaliar os códigos dos jogos, talvez o Saim.

@ Golpe Baixo
Não iremos procurar os bugs no Gmk, e sim jogando, e não avaliaremos a organização nem a forma que o jogo foi programado, podem usar D&D, GML ou os dois juntos, o máximo que faremos com os GMKs, é mudar a ordem das roons, e verificar se a norma do concurso foi seguida, no meu caso depois de avaliado eu irei apagar todos os jogos do meu computador, pois não terão mais nenhuma utilidade.
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Mensagem por MatheusReis Qua 11 Jan 2012, 00:07

Essa mensagem não tem nada de importante, mas me senti na obrigação de fazer algo do tipo:

CQ#10 - Página 7 Jotonpower
R: Acho que não...

Até.


Última edição por MatheusReis em Qua 11 Jan 2012, 02:06, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Anderson3d Qua 11 Jan 2012, 00:16

off: Matheus se eu fosse rico te presentearia com uma mesa digitalizadora dessas aqui para ver até onde chega seu talento hehehehe...
CQ#10 - Página 7 Ctl470l
on: não me importo em verem o gmk.
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Mensagem por Markituh Qua 11 Jan 2012, 00:21

Sobre a questão do Gmk, foi uma má interpretação da minha parte. O motivo da requisição foi o dito pelo CRP.

@MatheusReis
Simplesmente... INCRÍVEL Laughing Gostei da forma que você representou os avatares (o CRP-Max ficou HILÁRIO) Razz
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Mensagem por CLT Qua 11 Jan 2012, 00:50

Eu também não me importo por verem o gmk do meu projeto, mas eu perguntei só para saber para que era útil. Smile
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Mensagem por Mannoroth Qua 11 Jan 2012, 02:25

pessoal, pra quem indaga sobre necessidade de mostrar o gmk, ha temas que devido às suas regras é impossivel de saber se o membro fez conforme as regras sem ver o .gmk, como aquele concurso de jogo infinito, lembram? onde o participante podia muito bem criar 200 fases sendo assim o jogo finito, daí nenhum avaliador teria saco pra chegar no nvl 200 entao sem ver o gmk nao daria pra dizer se algum jogo seria infinito ou não. É so um exemplo. Ha temas em que e possivel não necessitar ver o gmk, poderiam bolar os temas pensando já nisso, ja q metade nao gosta de mostrar o .gmk. Talvez haja qm nao participe por nao querer mostrar o gmk.
Eu nao boto nenhum codigo de super bomba atomica pra destruir o mundo nos .gmk dos meus jogos, entao nao tem problema se os avaliadores verem o meu, os avaliadores ja conhecem todos os codigos q a mairia aqui usa galera, afinal aprenderam vendo o forum principalmente, ou estou enganado?
Quanto a alguns desistirem, todos ja sabem como funcionam os concursos, quem quiser desistir (não participar) tem o direito, revelar o tema antes da hora é q nao pode, ou o concurso não seia quinzenal, os cara ja começariam a programar desde agora.
Se for individual mesmo e se tiver q ter graficos originais eu to fora. Pra participar e ganhar uma boa posição tem q ser alguem multifuncional que saiba programar, fazer bons graficos e sons. Eu só programo. Meus graficos quebram galho mas nao valem grande coisa.
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Mensagem por Klior Qua 11 Jan 2012, 09:59

Tem razão existem casos que são necessário ver o source do jogo, como ainda não sabemos o tema não da para dizer se este é o caso, mais também não me importo em liberar o código do jogo, com 15 dias não da para fazer algo extraordinário.
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Mensagem por SIGILOSO Qua 11 Jan 2012, 10:31

Desde que, para futuros concursos, a maneira de se criar o jogo não seja julgada, se for necessária a avaliação interna do game, como no CQ #003, não vejo problemas em liberar o .gmk também. Isso é relativo quanto ao tema.
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Mensagem por saim Qua 11 Jan 2012, 10:51

Vou tentar explicar o motivo sem soltar nenhuma dica...

Nesse caso já posso adiantar que o pedido do .gmk é apenas pra garantir que tudo que o jogo tiver a oferecer será visto, não importa o quanto ele seja difícil.
Estamos esperando um grande número de inscritos. Se tivermos que jogar cada jogo até o final pra ver tudo o que existe, o resultado não sai antes de março - ainda mais com o enrolado do saim na equipe ¬¬'.
Ou então poderíamos dar uma jogadinha rápida em cada jogo e sermos injustos com aqueles desenvolvedores que escolhem manter o suspense, sem mostrar tudo o que são capazes de fazer logo no primeiro minuto de jogo.

Todos os concursos que eu for participar da avaliação terão essa regra.
Mas eu não vou avaliar todos os concursos...
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Mensagem por Mannoroth Qua 11 Jan 2012, 10:56

Comentando o que o saim disse agora, opino que tenham em mente que se a media de jogadores nao puder visualizar determinadas coisas deveria perder pontos, pois jogos devem ser feitos pra uma comunidade e não uma nata de jogadores expert. É o que eu penso.
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Mensagem por MatheusReis Qua 11 Jan 2012, 11:07

Cara... depende muito do gosto do jogador e do programador. É uma questão de publico alvo mesmo. O jogo pode ser para o concurso, sim, mas ele pode tentar usar fora, daí vem que tipo de jogador ele quer alcançar. No entanto, o jogo apresentar uma boa introdução ao modo de jogar e um grau evolutivo de dificuldade no seu desenrolar pesam.
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Mensagem por saim Qua 11 Jan 2012, 11:37

Além disso, o fato de uma parte do jogo ser difícil de ser acessada não implica no fato dela ser impossível de ser acessada. Há jogadores hardcore que adorariam um desfio maior. Mas a equipe avaliadora não tem tempo pra ficar tentando ver tudo (sem falar que alguém pode querer colocar easter-eggs, que não seriam encontrados MESMO).
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Mensagem por SIGILOSO Qua 11 Jan 2012, 11:46

Nesse ponto eu devo concordar... Visualizando o source é possível ver parte do trabalho que o criador teve trabalho pra fazer e que pode não ser nem avaliado. No Gun Block, por exemplo, acredito que pouquíssimas pessoas viram algum level a partir do 20. Praticamente metade inteira do game é desconhecida por muita gente sendo que tive um trabalho enorme pra fazer.
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Mensagem por Luiz A. Oliveira Qua 11 Jan 2012, 11:48

Eu particularmente não tenho nada a esconder em minhas engines.
Possíveis motivos por não gostarem:
-Não quer revelar como fez tal coisa.
-Não sabe programar e usou uma engine, mas não quer revelar.
Vantagens:
-Mostra seu potencial aos avaliadores.
-Deixa seu jogo ás regras do concurso, daí você pode participar Happy

Agora duas perguntas:
Alguém vê mais vantagens?
Por que você não quer postar o source?
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Mensagem por Convidad Qua 11 Jan 2012, 12:13

Luiz,estás muito certo!
Quem tem medo de mostrar o source e porque é convencido (as vezes é até desatualizado e tem medo de ser ultrapassado) ou senão usa o trabalho dos outros.Eu particularmente não vejo problema algum em mostrar o source.
As vezes mostrando o source o jogo é mais valorizado.Um exemplo é como é difícil fazer uma rampa que presta.Parece que é fácil,mas na hora de programar...É um "deus nos acuda" !

Mas uma coisa que apoio é que os source's fiquem apenas com os avaliadores.Com isso, ninguém alem deles deve ter acesso.
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Mensagem por Mr.Brum Qua 11 Jan 2012, 12:24

Eu acho que quem não quer mostrar o source, tem seus motivos, e a gente tem que respeitar!
A regra faz parte do concurso,quem não concorda tem o direito de não participar, mas para que não houvesse descontentamento de ambos os lados, eu proponho o seguinte:
-Que os organizadores passem a colocar normas para se embutir no jogo, como obrigatoriedade .
Exemplo: É obrigatório colocar a tecla X para passar de room,e a tecla Z para voltar a room.
e/ou
Ao apertar C ,ele deve mostrar quantos objetos ou instancias existem no jogo.

Algo assim!
Que dispensaria o .gmk e proporcionaria ao avaliador,uma avaliação mis exata da área desejada.
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