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[Tutorial] Parâmetros

3 participantes

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[Tutorial] Parâmetros Empty [Tutorial] Parâmetros

Mensagem por luiz_eldorado Sex 06 Jan 2012, 15:21

Parâmetros

Nome: Parâmetros
Descrição: Tutorial sobre os parâmetros do Windows
Nível de dificuldade: Mediano/Avançado
Requerimentos: 8 Lite
Desenvolvimento: Abaixo...

Você sabe como funciona os parametros (ou argumentos) do Windows? Eles podem ser muito úteis na hora de fazer um programa. Os parametros são como argumentos para os scripts. Existem 2 funções para isso:
Código:
parameter_count()
parameter_string(n)
O primeiro parametro (parametro 0) é o caminho e nome do executável que está rodando agora. O de numero 1 é o arquivo que foi aberto com ele (se nenhum outro parametro for especificado.). Isso significa que você pode abrir arquivos no Game Maker. Por exemplo, você fez um editor de imagens, e que que quando abrir uma imagem, abra ela no programa. Isso é bem útil.

No creation code da room inicial, podemos por isto:
Código:
if parameter_string(1)!=""
{arquivo_aberto=parameter_string(1)}
Alem disso, você pode fazer algo como, um cheat, que tivesse que abrir o arquivo com o jogo pra ativar.

Mas os parametros não se limitam a isso. Vamos fazer um teste: Abra o GM, crie uma room, um objeto, coloque ele lá na room, no objeto ponha no draw:
Código:
for(i=0;i<10;i+=1) {draw_text(0,i*16,parameter_string(i))}
Crie um executavel, e crie um atalho pra ele. Vá nas propriedades, onde tem o "Destino" não tem o caminho e nome do executável que está rodando agora? Então este, na verdade, é o parametro 0! Então pra fazer os outros parametros é só dar um espaco e colocar mais coisas (cada argumento entre aspas) e teste. Veja que o que você escreveu está lá! Assim você pode usar cheats tambem.

FIM

Ta bom, eu sei que isto é muito desse cara aqui, mas ainda não terminou, pois tem a pergunta de alguem ainda.

E o parameter_count()???
Hmmm, não sei o que ele faz. Diz no manual do GM que ele conta quantos parametros tem, mas eu testei no degub e sempre dá 0, mesmo eu tendo feitos as coisas acima. Acho melhor testar se o parametro não é "". Pra ficar mais pratico, coloca isso aqui:

Código:
for(i=0;parameter_string(i)!='';i+=1)

FIM

Agora acabou mesmo...

Mas quanto ao negócio de não ter dó dos tutos, poder ter dó até negativa. Com certeza.

Até mais!

EDIT: Se alguém não falar nada... Evil or Very Mad
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[Tutorial] Parâmetros Empty Re: [Tutorial] Parâmetros

Mensagem por Lucas 5293 Sex 06 Jan 2012, 18:25

Ótimo tutorial.
Tava precisando de como fazer o abrir como...
FLWS e continue assim!
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[Tutorial] Parâmetros Empty Re: [Tutorial] Parâmetros

Mensagem por Lauro Sex 06 Jan 2012, 18:36

Desculpe, eu li e re-li e não entendi muito bem... só entendi a introdução.
Gostaria que re-escrevesse um tutorial mais "mastigado"
luiz_eldorado escreveu:Hmmm, não sei o que ele faz. Diz no manual do GM que ele conta quantos parametros tem, mas eu testei no degub e sempre dá 0, mesmo eu tendo feitos as coisas acima. Acho melhor testar se o parametro não é "".
Degub?
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[Tutorial] Parâmetros Empty Re: [Tutorial] Parâmetros

Mensagem por luiz_eldorado Sex 06 Jan 2012, 18:47

@ Lucas 924514215: Valeu.
@ Lauro: Eu tentei mas ta duro de mastigar. Se vc nao entendeu pra que serve, é basicamente fazer o seu programa abrir arquivos. Degub... quando chegar numa lanhouse eu arrumo, e isto vai demorar bastante... E nao me lembro de ter feito uma introducao. '__'
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[Tutorial] Parâmetros Empty Re: [Tutorial] Parâmetros

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