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[Dúvida] Desenvolvendo um projeto futuro para Android

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Mensagem por Adriano Heartless Ter 03 Jan 2012, 20:45

Ola gamemaniacos LOL
Estou aqui pra debater sobe um assunto muito sério ehehehe
Como bem já sabem o game maker apois sua evolução para o 8.1 começou os boatos de que essa nova versão poderia desenvolver jogos não so para PC mais também para o sistema operaciona Android e até mesmo o IOS ( sistema operacional da app para iphones e ipad).

O que parecia um sonho tao facil. Era apenas colocar dessa forma

os_device = os_android

e prontinho já rodava no android.

Bom agora sabemos que só quem tem direito de utilizar esses recorsos é a propria Yo yo games por isso nos eparamos com alguns games que somente ela pode colocar em outros sistemas alem de um vídio mostrando o desenvolvimento.
O que foi dito é que nesse ano seria lançado um novo game maker chamado de "Game Maker Studio" o qual teria a capacidade real de desenvolvimento para todas essas plataformas.

tem até um vídio mostrando um projeto

https://www.youtube.com/watch?v=Izq3w2azcY4




Agora vem a minha dúvida! =D

Eu e meu amigo estamos pensando seriamente em desenvolver um projeto no game maker para rodar no sistema Android. Primeiramente tentamos varias outras enginers (varias mesmo) porem todas elas requer pelo menos 1 ano de estudo de programação e queriamos fazer algo simples e rapido. Como já temos um certo conhecimento em GML estamos em dúvida de começar a desenvolver no game maker e quando lançar a nova versão seja totalmente diferente e tera sido tempo perdido =/

Começamos a desenvolver logo no game maker esperando o lançamento do game mkaer studio que de acordo com a yoyo games vai ser lançado ainda esse ano?

Ou esquecemos esse projeto e começamos a aprender outra linguagem e enginer pra desenvolver do zero novamente? =/

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Mensagem por Markituh Ter 03 Jan 2012, 21:08

Bom, eu recomendaria você fazer no GM, já que tem mais conhecimento. Se no auge do projeto o GMStudio já tiver lançado, e possuir o desenvolvimento para Android, sorte grande! Mas acredito sim que vá ter, dificilmente a empresa desistiria de tal oportunidade de lucro. (mesmo que a SDK do Android seja grátis, mas os caras até merecem um dinheirinho pela força de vontade)

Mas se não sobrar alternativas, não custa nada perder um pouco mais de tempo e estudar as outras engines.
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Mensagem por GameMakerTutoriais Qua 04 Jan 2012, 00:07

Uma coisa bacana é o Game Maker Html5, é um caminho interessante se você pensar do ponto de vista da portabilidade! Como é uma linguagem que já é suportada em praticamente qualquer SO e qualquer navegador, acho que vale muito a pena investir pelo menos um pouco nela.

Não sou "expert" em Html, mas já fiz algumas brincadeiras nela e testei em celulares e pda, e rodam numa boa. A desvantagem é que não é tão rápido e seguro quanto um executável, mas cada caso é um caso!

Abraços!
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Mensagem por Kaznak Qui 26 Jan 2012, 17:08

Eu tenho essa mesma dúvida.

A semanas estava procurando por Engines, todas elas com quesitos diferenciados, o tal do HTML5 e afins.

Pratiquei GML, gostei! Montei um projeto demo.

Mas e agora, no próprio site da YoYo têm informações sobre o GameMakerStudio. Porém sem data ainda.

Alguém têm mais informações sobre este caso?
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Mensagem por vinians Qui 26 Jan 2012, 17:51

Eu estou fazendo esta pesquisa a muito tempo. Sou usuário registrado do GMHTML justamente por isso. Estou criando vários jogos teste com telas projetadas especificamente para rodar nos dispositivos android e IOs. Tenho feito isso para me habituar à criação de aplicativos para dispositivos móveis. Muita coisa pode ser criada para HTML5, alias o ultimo aplicativo que fiz (vide assinatura) foi feito para ser utilizado em smartphones com android ou IOS, tudo isso é teste para futuros desenvolvimentos mais sérios.
Creio que o novo GM vai ser um exportador para plataforma Java, o que seria otimo pois podemos programar em GM criando jogos rapidamente sem ter que passar por toda complexidade do Java, ou seja ganhamos produtividade. Provavelmente o GM Studio vai gerar o Java e chamar automaticamente o JDK compilando para o APK final.
Na internet hoje existe um serviço que compila HTML5 para APK e outros formatos o serviço chama Phone Gap, da uma pesquisada na internet, é muito interessante e estou usando para criar aplicativos nativos para android usando o GMHTML5... show né?
Flws!
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Mensagem por Mundo Game Maker Qui 26 Jan 2012, 18:20

Nossa!fazer um jogo para Android não deve ser moleza, pena que não vou poder ter no meu celular, porque ele eh iOS xD(eh um iPhone, por isso)
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Mensagem por cascavelo Qui 26 Jan 2012, 20:31

Alguém já conhece estes daqui:
http://www.appgamekit.com/
http://download.cnet.com/IG-Maker/3000-20416_4-10925245.html?tag=mncol
O IGmaker eu baixei, mas ele não funciona no Win7 64, só com uma gambiarra, funcionou por dois dias e não roda mais. Parece interessante pois dá pra portar os jogos para Flash e para Xbox 360. Isto me interessa. Se alguém ja usou me diz se vale a pena, gostei muito do GM, mas tó a fim de uns vôos mais altos.
Agora sobre este tal de AGK app não sei nada, mas se for pela página do site é uma maravilha, alguém conhece este?

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