GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Outra dúvida com Tetris...

2 participantes

Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Adriel Ter 03 Jan 2012, 13:28

Agora, o problema é o seguinte, e está me atormentando : minha sprite do tetris tem a mask dela, sendo QUE, no Tetris, nós viramos a peça 90º ao apertar o botão correspondente, certo? Pois então, se ela estiver "virada" a mask dela muda, e a colisão com o chão fica ruim, ou ela não para adequadamente em cima de outras peças, etc, etc. Como resolvo isso? Tô me matando aqui Mad
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Markituh Ter 03 Jan 2012, 13:41

Se não me engano, a sprite usada para mask acompanha o image_index do objeto. Outra coisa é checar cada ângulo individualmente, e mudar a mask de acordo com o resultado.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Adriel Ter 03 Jan 2012, 13:43

Sim mas, se eu mudar a mask, na hora que ele colide com o chão, para por onde a mask está marcada, sem nem o objeto encostar no chão :|
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Markituh Ter 03 Jan 2012, 13:57

What? Vou tentar explicar melhor:
No Step do objeto, faça uma checagem do ângulo do objeto (usando image_angle ou uma variável específica pra isso) e se o resultado for verdadeiro (o ângulo tem o valor daquela condição) muda a mask.
Entendeu agora? Aí vai o algoritmo
Código:
Se o ângulo do meu objeto for 0
{
    mudar a mask do objeto
}
caso contrário, se for 90
{
    também muda a mask
}
Lembrando que a variável da mask é mask_index;
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Adriel Ter 03 Jan 2012, 14:03

E como usa o mask_index?
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Markituh Ter 03 Jan 2012, 14:12

Adriel escreveu:E como usa o mask_index?
Igualzinho a sprite_index:
Código:
mask_index = sprite_da_mask
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Adriel Ter 03 Jan 2012, 14:53

Valeu Markituh, ainda não consegui, mas obrigado mesmo assim, estou quase lá. Aproveitando o tópico, quero fazer mais uma pergunta sobre tetris : como fazer para que, quando forme uma fileira, ela desapareça?
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Markituh Ter 03 Jan 2012, 15:03

Que bom =)

Olha, você pode usar collision_line, mas não iria funcionar muito já que quando isso acontece, os blocos são meio que formados em partículas, e se sobrar um pedaço de uma peça fora do alcance da linha, a peça e divida e o pedaço fica ali. Tem um método mais prático, que é desenhar estas "partículas" separadamente. Não tenho um algoritmo, mas uma ótima aplicação feita pelo vinians:
Uma engine completa de Tetris. Estude-a e guarde-a com sua vida... Laughing Boa sorte.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Adriel Ter 03 Jan 2012, 15:47

Caraca, o vinians exagerou na engine, só código doido, mas está me ajudando Very Happy

Tipo, tem coisa lá que eu faço com codes menores e mais simples Laughing

Mesmo assim, vinians, tu é o cara \o/
Adriel
Adriel

Data de inscrição : 18/07/2009
Reputação : 2
Número de Mensagens : 924
Prêmios : Outra dúvida com Tetris... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Outra dúvida com Tetris... Empty Re: Outra dúvida com Tetris...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos