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Outra dúvida com Tetris...
2 participantes
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Outra dúvida com Tetris...
Agora, o problema é o seguinte, e está me atormentando : minha sprite do tetris tem a mask dela, sendo QUE, no Tetris, nós viramos a peça 90º ao apertar o botão correspondente, certo? Pois então, se ela estiver "virada" a mask dela muda, e a colisão com o chão fica ruim, ou ela não para adequadamente em cima de outras peças, etc, etc. Como resolvo isso? Tô me matando aqui
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Se não me engano, a sprite usada para mask acompanha o image_index do objeto. Outra coisa é checar cada ângulo individualmente, e mudar a mask de acordo com o resultado.
Markituh- Games Ranking :
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Sim mas, se eu mudar a mask, na hora que ele colide com o chão, para por onde a mask está marcada, sem nem o objeto encostar no chão :|
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Outra dúvida com Tetris...
What? Vou tentar explicar melhor:
Entendeu agora? Aí vai o algoritmoNo Step do objeto, faça uma checagem do ângulo do objeto (usando image_angle ou uma variável específica pra isso) e se o resultado for verdadeiro (o ângulo tem o valor daquela condição) muda a mask.
- Código:
Se o ângulo do meu objeto for 0
{
mudar a mask do objeto
}
caso contrário, se for 90
{
também muda a mask
}
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Re: Outra dúvida com Tetris...
E como usa o mask_index?
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Igualzinho a sprite_index:Adriel escreveu:E como usa o mask_index?
- Código:
mask_index = sprite_da_mask
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Valeu Markituh, ainda não consegui, mas obrigado mesmo assim, estou quase lá. Aproveitando o tópico, quero fazer mais uma pergunta sobre tetris : como fazer para que, quando forme uma fileira, ela desapareça?
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Que bom =)
Olha, você pode usar collision_line, mas não iria funcionar muito já que quando isso acontece, os blocos são meio que formados em partículas, e se sobrar um pedaço de uma peça fora do alcance da linha, a peça e divida e o pedaço fica ali. Tem um método mais prático, que é desenhar estas "partículas" separadamente. Não tenho um algoritmo, mas uma ótima aplicação feita pelo vinians:
Olha, você pode usar collision_line, mas não iria funcionar muito já que quando isso acontece, os blocos são meio que formados em partículas, e se sobrar um pedaço de uma peça fora do alcance da linha, a peça e divida e o pedaço fica ali. Tem um método mais prático, que é desenhar estas "partículas" separadamente. Não tenho um algoritmo, mas uma ótima aplicação feita pelo vinians:
Uma engine completa de Tetris. Estude-a e guarde-a com sua vida... Boa sorte.
Markituh- Games Ranking :
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Re: Outra dúvida com Tetris...
Caraca, o vinians exagerou na engine, só código doido, mas está me ajudando
Tipo, tem coisa lá que eu faço com codes menores e mais simples
Mesmo assim, vinians, tu é o cara \o/
Tipo, tem coisa lá que eu faço com codes menores e mais simples
Mesmo assim, vinians, tu é o cara \o/
Adriel- Data de inscrição : 18/07/2009
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