GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


GMBR - Futuro obscuro?

+13
SIGILOSO
Luan Maia
saim
JV Justino
PedroX
CRP-Max
Tiago Lima
GALAXY GAMES
vinians
Super Games
Mr.Brum
Lukbebalduke
rafasgb
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por rafasgb Ter 03 Jan 2012, 08:25

Olá pessoas.
Alguém ainda lembra de mim?
Quem não me conhece, vou fazer uma breve introdução. Participo de fóruns de criação de jogos desde... 2005? Por aí. Aprendi muita coisa nesse tempo e vi muitas comunidades fortíssimas nesse ramo virem e irem embora.
Alguns daqui me conhecem por ser o fundador da tão considerada "máfia", "grupo extremista", "grupo secreto"....Covil dos Criadores. Outros me conhecem por ser o inventor de algumas mudanças radicais no fórum e por implementar competições igualmente estranhas como os Concursos Quinzenais.

Mas não vim falar sobre isso hoje. E como eu conheço você, caro pimpolho da GMBR , sei que você não vai ler tudo e vai vir me atirar pedras.... Eu sei disso, mas mesmo assim vou tentar passar essa mensagem.
Esse texto vai servir mais como uma reflexão. Quero que você perca um pouco do seu tempo para refletir comigo.
(tenho muita coisa para falar, mas vou tentar ser conciso)

Sabem algo que sempre me intrigou em comunidades como a GMBR? A falta de perspectiva. Vejo um fluxo GIGANTESCO de pessoas que entram em saem dos fóruns. Me impressiona como a cada mês a quantidade de nomes novos que surgem e a quantidade igualmente grande que desaparece. Ja perceberam isso? As pessoas não ficam na comunidade mas o ignorante de tudo isso é que as que ficam normalmente ficam estagnadas.

Se deste fórum sairam bons programadores? Tenho como contar nos dedos. Se esse fórum inspirou alguém a seguir carreira na área de computação? Talvez alguns mais.

Crianças normalmente de 10~13 anos entram no fórum mas somem em pouco tempo e saem por se perderem. O problema é que muitas dessas, sem preparo nenhum aos poucos foram dominando o fórum. A falta de preparo da maioria da "população" foi nivelando por baixo a gmbr.
E é justamente o que eu vejo, uma comunidade que se nivelou por baixo. Vejam os projetos... Temos 1787 projetos postados na GMBR. Olhem a qualidade da maior parte. Será que tudo está bom? NÃO, 99% dos projetos são descartaveis. E uma gigantesca parte dos projetos são o famoso "meu primeiro jogo".

"Meu primeiro jogo"
Eu acho que ai que tudo começa a se perder. É ai que o nível começa a abaixar . É ai que o senso crítico desaparece. É ai que o tesão de programar some. É ai que o desafio se perde.

O cara vem, faz um joguinho e antes mesmo de terminar posta.
Fala que é o primeiro jogo e pronto.... A maior parte dos comentários são: "NOSSA PARABÉNS" , "PARA UM PRIMEIRO JOGO TA BEIN LEGAL CHAMPZ" , "LEGAL!!!!", "SUPER!" , "HIPER MEGA LEGAL", "NOTA 9/10".
E pronto. ACABA. O cara se sente sou f-o-d-a , e nem quer terminar o jogo por que ja está satisfeito com os comentários. Para ele aquele jogo foi "MISSÃO CUMPRIDA" aquele nível se torna seu limite, não se tem mais vontade de ultrapassa-lo.

O brilho vai se perdendo, a graça se vai por que o cara vai criar mais 20 jogos iguais. Depois que ele enjoar vai pegar um novo desafio. SEEE ele continuar na área de jogos, vai pegar algo impossível de se fazer. Por que? Simples, por que nos últimos 20 jogos ele foi chamado de gênio. Ele se convenceu de que é inteligente, vai la pegar o jogo difícil pra fazer e vai... desanimar. OU vai ficar postando milhões de dúvidas que vão mal e mal ser respondidas.

Enfim... ele vai continuar no fórum. Sem PERSPECTIVA NENHUMA. Sem DESAFIO. SEM BRILHO. E esse cara vai ficar como peso morto. Vai criar joguinho medíocre até enjoar de vez. Só que isso é um ciclo. O cara do jogo medíocre vai la e estimula a mediocridade para os outros novos usuários. Ele vai la e fala que o "PRIMEIRO JOGO" do novato é excelente e o novato cai na trama de ficar no nível baixo.

DAI O MESMO CARINHA VAI LA E FAZ TUTORIAL PARA FAZER BONEQUINHO CAIR NO CHÃO. Depois o que acontece? Vão la e falam: "EXCELENTE TUTORIAL CHAMPS".

E nível baixo desanima MODERADOR, desanima COLABORADOR,desanima ADMINISTRADOR.

E sabe o mais irônico disso?
Com o nível abaixando quem realmente está se esforçando vai receber os MESMOS comentáros de quem está com o joguinho lixo. E esses comentários não AJUDAM EM NADA o cara que está estudando e se esforçando para melhorar. E o que esse cara, que deveria ser precisoso para o fórum faz? Sai, desanimado e desiludido... Se o cara não estiver bem estabelecido ele desiste de vez de criar jogos.

E com isso temos a trama perfeita para o futuro obscuro.

Mas o f-o-d-a é que isso não ta acontecendo só na GMBR, isso é reflexo do que está acontecendo no mundo. As pessoas se contentam com o medíocre. As pessoas não querem ser desafiadas, não querem ser críticas e auto-críticas, não querem crescer e ficam la.

1 - ORGANIZEM O CONTEÚDO. Não DEIXEM qualquer um publicar tutorial. DELETEM SEM DÓ os tutoriais repetidos e sem qualidade. Tutoriais aprovados? Tristemente isso não funcionou. A seção está lotada. E TODOS OS TUTORIAIS ESTÃO APROVADOS. Para que separar então? -_- Quem é que vai achar alguma informação no meio de 650 tópicos? ME DIZ. QUEM?

2- ORGANIZEM AS DÚVIDAS. Tem bilhões de dúvidas iguais. DELETEM as repetidas. Quem é que vai achar alguma informação no meio de 8025 tópicos? Busca? HA HA HA me conta outra. Muito mais fácil criar um novo tópico e falar que não achou nada.

3- SEJAM CRÍTICOS. Primeiro jogo? Excelente! Agora é a hora de ensinar o cara, de desafiar ele, de botar defeito em tudo para ele tentar consertar. Mas sempre.... óbvio, sempre sendo sensato. Não aperte muito os limites dele se não ele sai.

4- NÃO SE CONTENTEM COM JOGO MEDÍOCRE. Não compare seu jogo com os jogos deste fórum. Compare com os de um fórum de nível superior tipo http://tigsource.com

5- Não ensine pela milésima vez algo que ja foi ensinado.

6- ESTIMULE as competições. Os melhores jogos saem das competições. Criem competições de programação, de engines, de algoritimos

7- ESTIMULE o desafio. Não deixem o novato se contentar com o "primeiro jogo". Estimule ele a evoluir cada aspecto do jogo até ele chegar ao ponto.

8- FAÇA o novato PENSAR. De que adianta você dar a resposta pra ele, se ele nem vai pensar? Não de o peixe, indique aonde ele pode pescar.Ao invés de dar os códigos. Fale os conteúdos que ele pode estudar para resolver.

9-Preserve quem pode fazer algo pela comunidade. Mantenha o espaço mais agradavel para eles, não para os de menor nível. Sim, estou falando basicamente para elitizar a comunidade. MAS não vale de nada fazer uma comunidade elitizada sem ter espaço para os novatos que querem crescer, crescerem.

10-Tenham senso de comunidade. Muitas vezes passo pela GMBR e não sinto que exista esse senso. Parece que cada um aqui está contra o outro, não querem se ajudar. Comparando com comunidades gringas, todos são muito unidos para um ajudar o outro.

Eu quero abrir essa dicussão com vocês.Qual é a SUA opinião? Vamos fazer algo para mudar essa paronama que se repete a MUITO tempo no game making brasileiro. Querendo ou não essa ainda é a maior comunidade de game maker do Brasil, isso implica que vocês são os responsáveis por nossa imagem aos gringos.

OFF: Sério que tão tirando 25% e censurando "palavrões" pesadíssimos e mal criados como "f-o-d-a"? E sério que tão trocando palavrões por uma coisa tão infatil quanto sou noob -_-" Por favor né.
rafasgb
rafasgb

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Convidad Ter 03 Jan 2012, 09:16

Ola rafasgb,aposto que tambem vocÊ nunca ouviu falar de mim,vi falar de você quando era um novato,é francamente me lembro o quão legal era esse fórum ano retrasado(2010).

Quanto aos comentários sárcasticos,acho que essa generalização ocorre devido a DÓ .

Mas afinal o que dsse ? Simples : VocÊ vê um novato,que cria um jogo tão ruim e fala : "ah cara,melhora um pouquinho que tu consegue" ou "Ta quase lah" ....
Acredito em parte que isso ocorra para animar,mas como nem tudo dá certo,tem muita gente de baixo nível em programação (como eu ) que acha que sabe alguma coisa....Coitado de mim para saber metáde do que o saim sabe,o pedro....
O que sei é o básico é um pouco de batch,que quebra,é muito meu galho.
Eu me conformei a muito tempo que seria um desafio e tanto ser o melhor maker,é por isso procurei -primeiro aprender antes de desenvolver um jogo.
O tempo se passou,tentei ser alguem "roubando no jogo" é me ferrei,é ainda mais : virei motivo de risos é até pensam as vezes que sou um monstro (vocÊ acredita ? eu não).

Sabe o que tenho a dizer sobre tudo isso que estou eu diante ? Nada.Simplismente nada.

Mas devo lhe dizer que ta na hora dessa comunidade voltar ao que era em 2010,não a staff em si,mas os bons e sinceros membros.


Sobre as "dicas" propostas :

Boas dicas,pois acho que os membros devem ser sinceros...Mas também acredito que deva ter um meio de campo,apenas sendo sincero,mas tendo cuidado com o que vai falar.Pode se dizer até mesmo que se entristese uma pessoa falando ue ela é um lixo.

Uma dica que deixo é ao usar frases ,se for sincero,ao invés de usar a fraze "seu jogo é um lixo,rala daqui" use "Procure aprender mais antes de querer postar um jogo." .Só essa frase já está de bom tamanho.



avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Lukbebalduke Ter 03 Jan 2012, 10:01

EDIT - Acho que havia escrito coisas sem sentido, entao apaguei tudo com um edit, só gostaria de dizer que o topico foi bem interesante, e que todos aqui deviriam ler.


Última edição por pinpi em Ter 05 Fev 2013, 21:32, editado 1 vez(es)
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Mr.Brum Ter 03 Jan 2012, 10:09

oi rafasgb...
Concordo em muitas coisas que você disse.

A falta de perpesctiva da GMBR é o que deixa o fórum estagnado e abaixa o nível.É incrível como os verdadeiros membros são apaixonados pelo fórum, quando a gente(pelo menos eu) abre o navegador e sem perceber já vamos direto pra GMBR. Estamos sempre curiosos pra saber o que se passa,esperando que a qualquer momento você vai carregar a página e ver lá um Súper Concurso ou um grande evento sendo anunciado!
Mas infelizmente,não é isso o que ocorre!
Um fórum com 57000 membros cadastrados,e uma gama de conteúdo específico como temos aqui, não pode ficar tão parado.
Há algum tempo eu já acompanhava a GMBR, então resolvi me cadastrar,porque o outro fórum de onde eu vim não dava muito espaço ao Game Maker,fiquei surpreso com esse mundo novo,interatividade,desafios,aprendizado...
Mas quando eu fui amadurecendo no fórum,comecei a reparar os detalhes do fórum,percebi que tem muita coisa "morta" por aqui...
Os concursos,que são o que estimulam a disputa no fórum,estão sendo mal organizados ,são realizados como se fossem a obrigação da staff de fazê-los... e por isso não atingem o objetivo final,que é o estímulo a produção de bons jogos. As premiações já estão perdendo seu valor...Antigamente você via um membro com uns 2troféus e pensava, o cara é 7hoDa...,Porque eram concursos disputados,esperados e de grande nível,hoje o cara ganha um troféu num concurso de fim de semana,e pronto já se iguala aquele que ganha um prêmio de jogo do ano.
Como podem ver,os outros fóruns geralmente tem uma Magazine,e toda semana eles tem um bom e novo conteúdo pra colocarem, mas o nosso,tem que levar uns 6meses pra surgir algo bom...
Tem muito conteúdo repetido no fórum,já está ficando monótono,todo dia as mesmas perguntas[ajuda para iniciante]...
Sugiro:
- que os tutoriais sejam analisados por uma comissão da staff,e que unifiquem os melhores de mesmo assunto,pegando as melhores partes.
Depois criar um índice e destacar pra que todo iniciante possa tirar suas dúvidas diretamente neles.
-colocar o link desses tutos e das regras na MP de boas vindas.
-Organizar um calendário de concursos bem planejados e estimulantes.
-Criar pelo menos uns 3eventos anuais diferentes.
-reorganizar toda a estrutura e o conteúdo do fórum.
-remodelar o conceito de premiação.
-permitir o post de tutoriais apenas pela staff(se o membro quiser postar um tuto,ele envia à staff para análise).
-remodelar a GMBR magazine(com ediçõe mensais.)
-criar um canal de vídeo no youtube para a GMBR.
-Criar a seção: Primeiro Projeto.

Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Super Games Ter 03 Jan 2012, 10:13

Custei lê, é um texto bem grande mas creio que conta muitas coisas verdadeiras.
Creio que você me conhece, e muito!Lembra do Covil?Já estive naquela grupo, e de "Criadores" lá tem é quase nada.
Enquanto ao tópico, concordo bastante com o que escreveu, mas devemos também não criticar tanto com os primeiros jogos, não é?Só porque pode ser ruim devemos, sim, falar o que achou, mas não exagerar dizendo porcarias para só perder o tempo.
Outra coisa, existia fóruns de Game Maker "grandes" antes da GMBR?O_O, fiquei impressionado, eu só conheço no máximo aquela tal de...eu esqueci o nome, mas é um fórum de 2007 que eu registrei no final de 2009, e era um deserto, custo acreditar que tem muitos tópicos e respostas lá.
Olha, se eu vejo um "Primeiro jogo", eu sigo o que o Fonetico respondeu para o Slayck 1, ele fez analisou por completo o jogo, mesmo com a nota, estava feliz, eu não iria desistir de alcançar grandes jogos da época como o Cubo e Action Robot, dois exemplos de grandes jogos que sempre serão lembrados, ou pelo menos por min.
Olha Rafasgb, concordo com tudo que escreveu, principalmente o fato que comentários tipo "Seu jogo é um lixo, desisti" não ajuda em nada, mas nada mesmo, porque isto ao em vez de motivar a pessoa a aperfeiçoar seus projetos, irá fazer ele desistir de seus projetos, algo errado.
E enquanto ao OFF, achei até meio engraçado, "sou noob", mas está também certo disso.
Está e minha opinião.


Até!(Agora que eu sou re-conhecido) flw
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por vinians Ter 03 Jan 2012, 10:22

E ae @rafasgb tudo blz ? Lembro de você sim, como vão as coisas? Programando muito?
Eu li a sua crítica/sugestão e acho interessante esse ponto de vista. Mas isso não tem nada a ver com a GMBR em si, pois o fórum é feito por pessoas e reflete o pensamento dessas pessoas. Se ele está como está, bom ou ruim é exatamente a consolidação do pensamento do pessoal que o frequenta.

Para que haja mudanças é necessário que se mudem o pensamento. Para isso precisa-se convencer as pessoas de que esse rumo está ruim e dar soluções de como mudar esse rumo. Se você observar a recente "história" do fórum vai ver que pessoas tentaram muda-lo, pra melhor ou pior ? Não sei, mas a ultima tentativa feita pelo nosso amigo @fuzenrad estava até mudando um pouco o funcionamento do fórum, mas acho que devido ao excesso de regras e rigidez a corda arrebentou....

Esta questão sobre avaliação dos projetos já foi discutida bastante aqui, e já foram tentadas diversas maneiras de resolver o problema, como a criação do cargo de avaliador, a avaliação dos tutoriais entre outras coisas, mas ainda não achamos o ponto exato que cause uma mudanaça real nas pessoas.

Vamos discutir isso, e colocar propostas como a que você colocou para que possam ser avaliadas. Criamos uma votação do tipo:

""Você acha que as avaliações de projetos e tutoriais devem ser mais rígidas?""

a) Sim eu acho, pois isso faz com que as pessoas se esforcem mais.
b) Não sei ainda vou pensar sobre isso.
c) Não eu acho que assim está bom pois qualquer coisa que eu faço todos adoram.

Então, depois da votação, caso as pessoas optem mais pela opção A vamos poder dizer que a maioria quer isso e vamos cobrar melhores avaliações.

Bom, basicamente é isso, tem mais coisa pra falar mas agora estou sem tempo depois eu posto mais. Bem vindo ao fórum novamente!
[/b]Flws
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por GALAXY GAMES Ter 03 Jan 2012, 11:12

Em concordo com tudo que você disse mano! As pessoas em dó dos novatos e alivia a barra com eles! O carapode ter feito um jogo de um bonequinho onde ele teve pegar 5 moedas em um cenario tamanho 100x100 que vai ter um que vai falar "Jogo muito bom!" As pessoal tem dó dos novatos e não aceitam criticas e acaba "poluindo" o forum se é que me entendem! Se o jogo é uma droga devemos ser cinseros mesmo as pessoas sendo novatas! Outra coisa que eu vejo muito é jogo plagiado! Já repararam que 30% dos jogos aqui são iguais? Que o decompiler aqui estar correndo solto? O nivel de criatividade da galera estar disminuindo rápidamente, e fica olhando jogos mais antigos aqui no forum para plagia-los, ou seja, pouco dos jogos aqui são originais, a pessoa sentou em uma cadeira, pegou uma folha e uma caneta e começou a escrever o jogo, roteiro, personagens e etc... São poucas as pessoas que fizeram isso! Concordo com a parte dos tutoriais! São todos aprovados mesmo sendo uma droga! Já vi tutoriais aqui no forum que mostra a como se usar o Move Fixed, cara! Quem não sabe usar o Move Fixed? Aff! Tem vários tutorias repetidos realmente! Basta dar uma olhadinha! Outra coisa sobre tutoriais são aqueles tutoriais de membros já banidos! Pra que? Se a pessoa tiver alguma dúvida sobre o tutorial do cara, como ele vai perguntar se o cara já foi banido? Acho que deveriamos refletir realmente sobre essas coisas citadas pelo rafa! Outra coisa é a revista do forum, sobre ela uma palavra basta: "Cadê?" Vocês deveriam na minha opnião criar uma equipe para refazer a revista e muito melhor do que ela já era! Se quiserem ajuda estou dentro. Outra coisa são os tópicos nem um pouco lógico e sem informações como:

"Qual o código para fazer o objeto rodar usando o image_angle?" :| Para quer pergutar isso se o cara ja mesma já respondeu a propria pergunta?
GALAXY GAMES
GALAXY GAMES

Games Ranking : Nota E

Notas recebidas : D+E+E
Data de inscrição : 03/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 439
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Tiago Lima Ter 03 Jan 2012, 11:45

Bom dia pessoas, beleza?

Gostei do que você disse, tem muita coisa interessante na sua opinião.

Acho que até certo ponto as atitudes dos usuários de um fórum reflete como e oque acontece nele. Uma prova foram as ações do Fuzenrad, que até certo ponto estavam mudando os hábitos dos membros pra melhor, porem chegou a um nível que passou a ser sufocante e deu no que deu, resumindo, os membros podem reagir bem ou mal as mudanças da staff, mas reagem. Atualmente noto a GMBR funcionando como uma espécie de helpdesk, "você pergunta e nós respondemos", acho muito difícil alguém com uma duvida ficar sem uma resposta pronta só no ponto de usar, porem, os novos não buscam crescer, e algo que você falou eu achei interessante, ao invés de quem chega ter de crescer é quem já está que se rebaixa a eles. Como assim? Lembro que assim que a GMBR começou era mais difícil aprender Game Maker, havia uns poucos tutorias e o resto era o usuário ralando, fuçando o Help do GM pra conseguir o que queria, isso nos forçava ou a tentar ou desistir, hoje tá tudo mastigado aí só no ponto de engolir, e ironicamente isso desestimula os novatos, pois eles não precisam se esforçar.

Os fóruns gringos geralmente tem pouco conteúdo para iniciante, é só mais conteúdo avançado. Por que? Assim o fórum fica um nível mais alto, como você disse, ele fica etilizado, assim, se os novatos quiserem acompanhar o andar da carruagem tem de se esforçar.

Quanto as avaliações, eu voto na opção A do vinians. Espero que minhas proximas palavras não causem briga, meu objetivo não é esse.

Eu fui avaliador durante duas semanas, e cheguei a fazer duas avaliações. Uma delas e provavelmente a mais marcante do fórum foi a do jogo X vs O do usuário Fuzenrad, o qual eu avaliei com um conceito B. O jogo Estava muito bem feito, com uma programação impecável e aparência bonita, porem o game-play não agregava novidades, muitas pessoas concordaram comigo que o jogo deveu em criar uma experiencia nova, porem o Fuzenrad falou algo em sua defesa que dá o que pensar, o fórum tem muitos outro jogos com conceito B que não chegam aos pés do dele. Então o que estava errado, o jogo dele estava sendo rebaixado por receber um mal conceito ou tem muito jogo por aí sendo super valorizado? Eu acho que as avaliações devem refletir a realidade do mercado, devem se preocupar com o que o público se preocupa, jamais um cara vai conseguir ser reconhecido além do fórum com o jogo do bonequinho que cai, e creio que o nosso objetivo seja progredir até conseguir ganhar o público além do daqui.

Mas a verdade é que a maioria das pessoas se prende demais ao fórum, não só o pessoal daqui, mas em vários fóruns. Eu achei interessante um comentário de um usuário do Mundo RPG Maker, a maioria do pessoal quer fazer jogos só pra ser reconhecido em uma comunidade se apegando demais a ela, as vezes chega a ponto de seus amigos e sua família serem os membros do fórum se esquecendo que há um mundo inteiro alem dele. Se cada um de nós se esforçar em fazer a nossa parte individual e além do mundo GMBR, ajudar o todo irá acontecer naturalmente.

Quero parabenizar os esforços de quem tenta tornar esse fórum um lugar melhor e mais avançado, e seria vendar os olhos dizer que a staff não se esforça. Acho que todos nós aqui estamos aprendendo não só a usar o GM, mas também lições de convivência, aprendendo que lidar com o ser humano é difícil e que ele nunca está satisfeito. Desejo realmente que esse fórum não seja dizimado, assim como todos os outros que ficaram preocupados quando ouve o "grande blackout".

Até mais pessoal.
Tiago Lima
Tiago Lima

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 14/07/2008
Reputação : 17
Número de Mensagens : 199
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://www.youtube.com/user/CanalNexteLevel

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por CRP-Max Ter 03 Jan 2012, 11:55

Também acho os concursos um grande incentivo, mas imaginem duas situações:
Este é pra ser refletido.

Novato: Jogo com pouca qualidade (por falta de conhecimento mesmo), concorrendo com jogos de membros experientes, tem duas situações, ou o cara se toca e tenta correr atras ou desiste. (Na opinião de vocês, a desistência deste membro vai prejudicar o fórum?).

Veterano:Se esforça e faz um jogo incrível, mas o que fica em segundo é um lixo, voltamos a duas situações, desiste de participar? Ou se sente um exemplo para os demais?.(Na opinião de vocês, a desistência deste membro vai prejudicar o fórum?).

Agora eu não consigo entender o porque da mudança do fórum pois:

Realmente me lembro dos concursos de 2010 onde perdi para esses membros:

1º - Vinians – H.E.R.O em O Virus do Armagedom: 243/250 = 97,2%
2º - Sigiloso – Gun Block: 235/250 = 94%
3º - Fuzenrad – Yuugou: 232/250 = 92,8%
4º - Kabeção – Mayo: 226 = 90,4%
5º - Alex FC – Bear Quest: 220/250 = 88%

6º - CRP-Max - CRP-Snake: 214/250 = 85,6%
7º - Hatzo enkiri - Rage-X: 175/250 = 70%
8º - Luan_Maia - Deu a louca nos jogos: 165/250 = 66%
9º - Dark Maker – BW Arkanoid: 160/250 = 64%
10º - primz - Tareco no nivel 1: 150/250 = 60%
11º - Kyuubi - Alien maze: 147/250 = 58,8%
12º - Kakarilr - Star Ship: 143/250 = 57,2%
13º - Thiago_o_programador - Super Arkanoid X: 121/250 = 48,4%
14º - Diegorodriguesc - É um barato: 108/250 = 43,2%
15º - Rincewind - Sangue!: 103/250 = 41,2%
16º - Super Games - Mini-Mario Bros: 96/250 = 38,4%
17º - Jimkim000 - Air Force Missions: 61/250 = 24,4%
Notem que neste caso, tanto experientes quanto novatos tiveram seu trabalho avaliado pelos organizadores, e isto fazia os concursos serem disputados, divertidos e de qualidade.

Ou seja, a maioria destes usuários ainda esta aqui, minha duvida é: POR QUE NÃO PODE SER COMO ANTES?

Quem esteve aqui desde 2008 viu o crescimento do fórum até o final de 2010, com um concurso anual disputadíssimo, seria os problemas de 2011 que tiraram o foco do fórum?
A ideia do administrador em fazer (mesmo que a força) o fórum amadurecer, e no final virou uma verdadeira bagunça, seria todo o problema?
Bom todos ainda estamos aqui, a grande diferença é que perece que cruzamos os braços, vamos nos esforçar este ano para voltarmos a evoluir, vamos criar jogos!!!

@Vinians: Voto na opção A, mas os avaliadores tem a obrigação de informar o que pode melhorar e não somente criticar.

Desculpem mas foi mais um desabafo. u.u
CRP-Max
CRP-Max

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por PedroX Ter 03 Jan 2012, 12:14

Primeiro mandamento escreveu:1 - ORGANIZEM O CONTEÚDO. Não DEIXEM qualquer um publicar tutorial. DELETEM SEM DÓ os tutoriais repetidos e sem qualidade. Tutoriais aprovados? Tristemente isso não funcionou. A seção está lotada. E TODOS OS TUTORIAIS ESTÃO APROVADOS. Para que separar então? -_- Quem é que vai achar alguma informação no meio de 650 tópicos? ME DIZ. QUEM?
Uma vez eu sugeri fazermos uma limpeza no fórum, mas isso não aconteceu. Não estou dizendo que a culpa é de alguém ou alguns. É uma boa sugestão.
2- ORGANIZEM AS DÚVIDAS. Tem bilhões de dúvidas iguais. DELETEM as repetidas. Quem é que vai achar alguma informação no meio de 8025 tópicos? Busca? HA HA HA me conta outra. Muito mais fácil criar um novo tópico e falar que não achou nada.
Outra boa sugestão. Agora que há um tópico para as regras da seção de perguntas e respostas, esperamos que os membros não repitam, mas se repetirem teremos mesmo que excluir (arquivar).

3- SEJAM CRÍTICOS. Primeiro jogo? Excelente! Agora é a hora de ensinar o cara, de desafiar ele, de botar defeito em tudo para ele tentar consertar. Mas sempre.... óbvio, sempre sendo sensato. Não aperte muito os limites dele se não ele sai.
Acho que por parte dos avaliadores isso não acontece. Os conceitos definem o jogo muito próximo do que ele é. O problema é que os avaliadores avaliam alguns jogos como 'um pouco ruins, tendo muito o que melhorar' e outros membros chegam lá dizendo que o jogo é muito bom. Só um incentivo já serve. Eu acho que essas pessoas não baixam o jogo e só comentam para ganhar posts, ou então têm dó.

4- NÃO SE CONTENTEM COM JOGO MEDÍOCRE. Não compare seu jogo com os jogos deste fórum. Compare com os de um fórum de nível superior tipo http://tigsource.com
Seria bom fazermos isso. Apesar de existirem jogos bons nesse fórum, jogos simples da comunidade oficial estão ganhando de alguns jogos chamados de 'muito bom'.

5- Não ensine pela milésima vez algo que ja foi ensinado.
Essa serve diretamente para mim. É um vício meu. Um dia eu largo.

6- ESTIMULE as competições. Os melhores jogos saem das competições. Criem competições de programação, de engines, de algoritimos
É o que tentaremos fazer esse ano.

7- ESTIMULE o desafio. Não deixem o novato se contentar com o "primeiro jogo". Estimule ele a evoluir cada aspecto do jogo até ele chegar ao ponto.
Só tenho que concordar.

8- FAÇA o novato PENSAR. De que adianta você dar a resposta pra ele, se ele nem vai pensar? Não de o peixe, indique aonde ele pode pescar.Ao invés de dar os códigos. Fale os conteúdos que ele pode estudar para resolver.
Também concordo.

9-Preserve quem pode fazer algo pela comunidade. Mantenha o espaço mais agradavel para eles, não para os de menor nível. Sim, estou falando basicamente para elitizar a comunidade. MAS não vale de nada fazer uma comunidade elitizada sem ter espaço para os novatos que querem crescer, crescerem.
Essa é uma questão mais complexa, mas é possivel fazer isso.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por JV Justino Ter 03 Jan 2012, 12:23

Eu concordo plenamente com tudo que você disse.

Muitos que vem aqui só usam o desenvolvimento de jogos como um hobby, nada mais do que isso. Daí eles fazem um joguinho podre, com gráficos malfeitos, sem sons, músicas, sem história, sem absolutamente nada! A maior parte dos projetos aqui do fórum se resumem em um player que anda sem rumo, sem um objetivo e ainda por cima cheio de bugs. Aí eles usam a desculpa de que é o primeiro jogo, e vêm os bobões de plantão comentando:
Nossa, para um primeiro jogo está m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!
Daí na hora da avalição, o avaliador leva em conta que é o primeiro jogo e dá um D --\'

Eu mexo no Game Maker há pouco mais de 3 anos, e só completei meu primeiro jogo há alguns meses. Sabe por que? Porque eu quis ter certeza de que meu conhecimento era suficiente. Sim, já era o suficiente. Mas não foi só disso que eu precisei. Também precisei de muita dedicação. Dias fazendo, refazendo, errando, consertando... até que eu o completei, postei no fórum, e tive a honra de receber uma nota A.

Agora eu vejo os grandes criadores do GMBR: Joton, com o Chão Brazin, SIGILOSO, com seus vários jogos... e penso: é de usuários assim que o GMBR precisa. Usuários que trabalham arduamente em seus projetos, nos deixam acompanhar o desenvolvimento, até que enfim os terminam. Não precisamos de alguém que faz um joguinho podre feito em 1 hora sem nem saber o que é uma variável.

O problema dos avaliadores, ou até dos membros comuns, é a generosidade. Tentar não magoar alguém é uma coisa, agora ser falso para agradar alguém, isso é muito errado. Tem horas que precisamos ouvir a verdade, e aceitá-la. Se for pra ficar elogiando algo que não merece, é mais fácil ficar quieto.

Eu me preocupo muito com o fórum, tento ajudar o máximo que posso, tenho o direito de errar, mas não abuso dele. Mas agora ter de aturar isso, ninguém merece!

Se quiser desenvolver jogos, estude bastante, pratique, e não leve na brincadeira. Quem acha que isso é brincadeira, tem que jogar jogos, e não criar.

Já recebi o cargo de avaliador uma vez, só que não deu certo. Agora, recebi outro convite, e desta vez eu recusei logo de cara. Se eu fosse avaliador, eu faria uma avaliação sincera nos projetos, mas eu temo que fiquem revoltadinhos por causa da nota que receberam... então, deixa pra lá ;)

O mesmo que eu disse dos jogos é valido para tutoriais. Eu daria um tiro no próximo que fizesse um tutorial de jogos de plataforma! O fórum possui uma grande quantidade de tutoriais repetidos, a maioria com temas comuns e fáceis de se fazer. E o que mais me irrita, é quando um usuário cria um tópico para pedir algo que se encontra facilmente usando o sistema de busca Evil or Very Mad
Há 3 anos atrás, quando eu comecei a usar o Game Maker, eu não conhecia o GMBR, então tive de aprender procurando na internet, lendo os tutoriais do tio Mark, e fuçando as ações. Dois anos depois, eu conheci esse fórum, e consegui aperfeiçoar meu conhecimento de GML. Se eu aprendi com facilidade o GM, sem precisar perguntar milhões de coisas para outras pessoas, por que outros também não poderiam?

Bom, esse foi meu pequeno comentário sobre o assunto. Espero que esse ano as coisas melhorem, e que o fórum cresça bastante antes que o mundo acabe Very Happy

flw
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por saim Ter 03 Jan 2012, 12:39

Não sei exatamente o que dizer. Tem muita coisa que é criticada no fórum que não me incomoda, enquanto tem coisa que eu acho supervalorizada.

Os concursos são bacanas, estimulam o pessoal a produzir, mas não ensinam nada. Vejo eles como um brinquedo, não uma ferramenta de aprendizagem. Um brinquedo divertidíssimo, é verdade, mas algo pra hora do recreio, não pra sala de aula.

As perguntas repetitivas são inevitáveis. Podemos sugerir ao cara usar a busca sem explicar como usá-la? Eu mesmo não sei usar! sempre que preciso procurar alguma coisa, vou na google e digito os termos procurados + "site=gmbr.forumeiros.com". A ferramenta de busca do fórum é ruim.
A forma como se costuma sugerir a busca, também, é agressiva. Pouca gente diz "olha, já perguntaram isso antes, dê uma olhada nesse link, pode ser útil". O normal é "Pô, achei no primeiro resultado da busca, LEIA AS REGRAS". E ninguém lembra que a cortesia e educação também são mencionadas nas regras. Isso gera um sentimento de repulsa. O membro novo evita fazer novas perguntas com medo de ser agredido novamente e acaba indo embora.
Quanto à mania de se dar o código de mão beijada, isso deve ser combatido. Não sei como combater essa mania, principalmente porque acho difícil avaliar quando um pouco de código é necessário pra ilustrar, mas há de se combater esse hábito.

A vontade de ajudar, aqui, existe sim, e é muito forte. Às vezes vontade de aparecer é confundida com vontade de ajudar, mas é inegável que muitos - MUITOS - aqui querem genuinamente contribuir para o crescimento uns dos outros, como desenvolvedores.
Na comunidade da yoyogames, as perguntas eram respondidas de forma mais didática, mas isso é reflexo da maturidade dos membros. Lá, a idade média dos membros parece ser de uns 25 anos. Aqui, não passa dos 13 (e olha que eu puxo muito pra cima essa idade...). Não dá pra exigir a mesma maturidade. Podemos dar uma força pra moçada, explicar quais as criancices que eles estão fazendo e até punir aqueles que demoram demais a aprender, mas não acho correto exigir que os membros mais novos tenham a mesma atitude daqueles que estão aqui a muitos anos.
Temos algumas provas vivas de que é possível deixar de ser um crianção. Tenho certeza que esses membros ainda virão a nos surpreender. Alguns já surpreendem.

Os tutoriais, realmente, estão sendo aprovados sem muito critério, mas se me pedissem pra aprovar um tutorial, eu ficaria sem-graça de reprovar um trabalho elaborado no intuito de ajudar o fórum. Sei que isso é condescendente, mas eu ficaria sem graça. O que já fiz e sigo fazendo é, ao ver um tutorial meia-boca, dar sugestões de como o elaborador poderia se aprofundar no assunto, sempre partindo do princípio que ele SABE como fazê-lo. No caso de tutoriais repetidos, sugiro que algum bom samaritano comente, apresentando o link do tutorial anterior, pra que seja feita a comparação. Talvez o jeito de explicar a mesma coisa seja tão diferente que valha a pena manter os dois.
Outra coisa que acontece muito é a confusão de uma explicação com uma engine. Eu não sei exatamente a diferença entre um tutorial e uma engine. Engine é um tutorial com arquivo .gmk? Se eu tivesse que definir, diria que um tutorial é uma explicação teórica do funcionamento da linguagem e engine é uma aplicação prática de conceitos.

Acho que a GMBR pode ter um futuro brilhante se dermos o exemplo do que queremos que os outros membros façam.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Luan Maia Ter 03 Jan 2012, 12:42

Eai rafasgb?! Você, o Sigiloso e muitos outros aqui sempre foram alguém de respeito por mim, sempre foram pessoas em que me inspirei, os concursos quinzenais eram o modo pelo qual eu usava para evoluir no GM e gostaria que eles voltassem, como já disseram a STAFF está ótima assim e acho que consegue voltar a realizar os concursos quinzenais! O rafasgb foi um dos melhores moderadores daqui, na verdade todos que estavam na época que eu comecei aqui na GMBR eram ótimos, era a melhor STAFF que a GMBR teve (na minha opinião). Mas alguns tiveram que sair por problemas pessoais, como Cyrax e etc.
Quanto as sugestões, são ótimas! A STAFF devia criar mais concursos em minha opinião, isso estimula o crescimento, a evolução, mas ela não pode mudar o pensamento dos usuários do fórum, só quem pode mudar são os próprios.
Muitos ligam o Funzerad a algo ruim. Eu não acho isso, ele ajudou e muito o fórum, mas como disseram, teve uma hora que passou dos limites, porém melhorou!

Tomara que as avaliações de jogos sejam mais rígidas e haja mais concursos! Não me importo em receber um D ou E ou ter rank C, D ou E, o que me importa é receber o conceito certo para saber como realmente o jogo está!

EDIT:
Só peço que não descartem esse tópico como os outros que foram criados para tentar melhorar o fórum!

flw
Luan Maia
Luan Maia

Games Ranking : Sem avaliações

Notas recebidas : D+C+C+D
Data de inscrição : 01/07/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 404
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por rafasgb Qui 05 Jan 2012, 00:21

Demorei para responder D:
Gostei bastante de como meu tópico gerou uma boa discussão. Vou por partes.

@TRFN

Bom, apesar do desabafo , concordo no ponto de "isso serve para tentar animar". Mas ocorre justamente o oposto. Ocorre o conformismo e isso simplesmente deixa o cara achando que sabe tudo
O quanto cada um sabe ou deixa de saber só é separado pela quantidade de esforço que cada um faz.
Concordo e muito que da saudades da gmbr em 2008~2010. Mas aquela época só foi um prelúdio para a situação atual. De lá para ca pouca coisa foi feita. O modelo de fórum pequeno do Ramon não se aplica mais ao contigente de pessoas que visitam o site, nem a quantidade de material. Precisamos organizar.

@pinpi

Poderiamos separar os vencedores do concurso por ranks. [Vencedor rank A-B] [Vencedor B-C] [Vencedor rank D-E] para evitar que sempre as mesmas pessoas fiquem em primeiro lugar.
Os dois concursos quinzenais por mes é simplesmente o que o nome indica... mas não está sendo aplicado

@mrbrum22

Você entendeu exatamente o ponto que eu quero chegar. O fórum está monótono e repetitivo. Não tem mais brilho.

Para mim, a coisa só funcionaria com os tutoriais se unificassem, fizessem o tão sonhado guia unico de GM e deletassem o resto dos tutoriais.

Reorganizar a estrutura do fóum também é completamente válido.

Seção primeiro projeto? Explique-se.

@Super games (tsualgumacoisaquejuroquenãomeimporta)
Fofinha sua indireta sobre o covil, vou fingir que me atingiu. Ai , meninho mal-criado, vire sua boca para lá!


@vinians
Opa! Eae cara?
Bom, esse texto que eu fiz justamente foi para expor minha opinião e experiências passadas. Muitos fóruns ja seguiram o mesmo caminho que a gmbr está tomando e antes de fecharem as portas completamente muitos tinham essa ilusão de que está "tudo bom".

Realmente, não é meu primeiro tópico sobre o assunto... mas como gosto bastante da gmbr venho fazer mais uma tentativa.

O Fuzenrad foi bem visionário nas suas pretenções de mudanças (talvez não a última tentativa, mas enfim) mas talvez o jeito que ele chegou não tenha sido o melhor. Digo que muitas das coisas que ele pensou poderiam facilmente ser aplicadas.

Gosto da ideia das votações. Mas de que adianta votar se ainda não temos apoio da administração.

@Galaxy Games

Evitar as criticas mais sensatas polui o fórum realmente. E não é nada prazeroso navegar em um fórum como a gmbr, justamente por que está completamente poluído.
Um espaço desorganizado também diminue a produtividade e criativdade, como você disse.

VOU CONTINUAR A ESCREVER MAIS TARDE.
Continuem a discussão, não deixem o tópico morrer
Att. rafas
rafasgb
rafasgb

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Mr.Brum Qui 05 Jan 2012, 00:36

A seção Primeiro Projeto, poderia ser um local onde o maker postaria seu primeiro jogo, seria meio que uma apresentação do maker, mostrando suas habilidades ao fórum! Evitaria você abrir a seção de projetos todo dia e ver um jogo com o título: Meu primeiro jogo!, isso me cansa!!
sobre o conteúdo da GMBR, tá horrível!!
Uma verdadeira bagunça! Tem muito material bom, mas que acaba se perdendo por causa dos materiais ruíns!
Sugiro, que a gente una a galera que realmente quer o bem do fórum,e que tem competência, e criemos o tal do Guia do GM, façamos algo semelhannte ao help do gm, mas com imagens,engines,textos e até vídeos se nescessário for! Mas que seja bem explicado,completo,e fácil de entender! Capaz de sanar as dúvidas básicas de todo iniciante!

Criem um evento , por favor!
A staff está perdendo o período de férias, que torna os concursos bem atrativos,e daqui a alguns dias vem o período de sufoco, início dos trabalhos e aulas!

Acho que Concursos mais bem feitos,podem substituir os Concursos quinzenais, que só estimulam a produção de jogos pequenos e apressados, além de não serem muito bem aceitos, por causa dos temas que são escolhidos!

São algumas sugestões, que podem ser analisadas,para o bem da GMBR!
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por SIGILOSO Qui 05 Jan 2012, 03:05

Grande rafas. Sábias palavras!
Quando entrei aqui na GMBR, em 2009, as coisas eram bem diferentes. Confesso que bate um descontentamento muito grande ao entrar ultimamente por aqui, passei longos períodos longe do forum e sei que não devo ter perdido nada.

O pessoal fala que eu sou bom programador, né? Bem, se alcancei esse "nível" foi graças aos Concursos Quinzenais que esse rapaz criou. A pressa, correria, determinação, esforço e empenho em desenvolver um projeto instantaneamente evoluem sua capacidade em todas as áreas.

Porém, de que adianta concursos, prêmios, se não há dedicação? A staff está sumindo (pelo menos ao meu ver), e estou um tanto quanto insatisfeito com o trabalho de alguns membros atuais. Digo isso pelo fato de que, em uma discussão sobre floods, o usuário Super Games foi completamente protegido do banimento, logo após dizerem que "mais um flood e ele será banido.
Acompanhem a data e hora dos posts que vou mostrar nas screens a seguir:

O Pedro discutindo a situação do Super Games entre a staff:
GMBR - Futuro obscuro?  01

O moderador Joton afirmando sua rigidez quanto ás futuras atitudes do Super:
GMBR - Futuro obscuro?  02

O cidadão flooda mais uma vez depois de uma fileira de posts no tópico do jogo Onde Estou?:
GMBR - Futuro obscuro?  03

E vejam o que ficou resolvido:
GMBR - Futuro obscuro?  05
GMBR - Futuro obscuro?  04


Só podem estar brincando, né? A staff fala de limpeza mas passa a mão na cabeça de usuários que não colaboram. E isso tira a vontade de participar do forum, pois você sabe que não encontrará usuários sérios, trabalhos sérios.
Por onde anda o Fuzenrad, ein? Ele pelo menos era justo.
afro
SIGILOSO
SIGILOSO

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A+A+A+A+A+A
Data de inscrição : 06/06/2009
Reputação : 39
Número de Mensagens : 2267
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 4 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por The Wizard Qui 05 Jan 2012, 03:21

concordo com tudo rafasgb,e é verdade,os usuarios ''pegam leve ''com o novato,as vezes o usuario fez um jogo horrivel e o povo dá 10 pelo fato de ser iniciante no game maker,isso faz ele pensar que é o top da balada

enquanto ao SIGILOSO:
falou e disse SIGILOSO a staff fala de limpeza mas passa a mão na cabeça de usuários que não colaboram,já vi muitos casos aqui no GMBR que o usuario tinha que ser banido mas não foi,Super Games e o maior exemplo deles.

P.S: SIGILOSO não sabia que você era vascaino *-*
The Wizard
The Wizard

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por rafasgb Qui 05 Jan 2012, 08:42

@mrbrum

A ideia é meio válida, mas ela só está jogando a sujeira debaixo do pano. Os comentários continuariam e o problema só passaria de um tópico a outro.


@tblima123

Exatamente. Pegou perfeitamente meu ponto! Antigamente para aprender precisava se esforçar muito, logo as pessoas ficavam melhores pois a medida que iam se esforçando, iam vendo resultado e se re-estimulando para aprender mais. Isso não está acontecendo.

A questão das notas é também um problema. O que serviria para melhorar o nível da GMBR, estimular os melhores não está ajudando. Está colocando jogos nem tão bom aos níveis dos MELHORES jogos ja feitos pela gmbr.

A questão de se apegar a comunidade é algo importantissimo. Muitos pegam a GMBR como ideal e se focam tanto em participar dela que esquecem-se de que o fórum é apenas um meio de compartilhar experiências NA CRIAÇÃO de jogos.  Por isso também os concursos são tão uteis. Eles focam as pessoas a criar jogos e não a responder tópicos.

@CRP-Max

Eu concordo plenamente. As duas situações são ruins. A situação do jogo muito bom para uma média ruim e a do jogo muito ruim para uma média boa. Precisamos voltar aos concursos divertidos do passado. Vi muito concurso quinzenal ai ser abandonado. Precisamos PARAR o fórum para o concurso e não PARAR o concurso para o fórum.


@Pedro

Você é administrador, cara.
Você tem o poder. Vejo que você concorda com algumas dicas mas parece que tem medo de aplicar alguma coisa. Vá na onda, siga o que os membros estão comentando. Não tenha medo da mudança =]

@JV Justino

Cara, você compreendeu exatamente onde eu queria chegar. Fico muito contente que compartilho as opniões com você. o/

@saim

Sua opnião sobre concursos é interessante. Eu concordo que pode não ensinar tudo, mas ensina valores importantíssimos. Lidar com tempo e pressão, criar algo completo (ter senso de começo meio e fim) e simplesmente ter espirito competitivo e de comunidade. São coisas importantes, mas realmente .... não é tudo.
Para outros ensinamentos realmente os tutoriais e dúvidas são essenciais mas...necessita-se de conteúdo organizado.

A repulsa é e sempre foi um grande problema da GMBR. Muitas vezes não é a comunidade que melhor introduz os novatos. Mas isso é realmente, como você disse... muito da maturidade.

A questão dos tutoriais é complicada também. Tanto quanto você, concordo que é dificil recusar um tutorial que a pessoa fez com intuito de ajudar. Mas é aquela velha história de mais atrapalha que ajuda, sabe? Temos que de vez em quando preservar a organização mais do que a pena. Podemos negar um tutorial de uma forma que não agrida o usuário.

@Luan Maia

Opa cara, valeu pelos elogios. o/
Realmente a staff da minha época inicial era muito legal de se trabalhar. Gostava bastante daquela turma. Pena que aos poucos foi se desfazendo, sinto falta...
Eu concordo que de vez em quando existe um ódio exarcebado pelo Fuzen. Ele foi duro mas queria ajudar o fórum e acredito se não fosse ele nunca teriamos visto tantas mudanças.


@Sigi o/

Grandeeee Sigi o///
Eu tenho exatamente a mesma sensação que você. Evito entrar para não ficar mau e não lembrar de como o fórum era bom =/

Me deixa muito feliz saber que os CQ's te ajudaram. Você realmente sempre foi o exemplo da vanguarda dos CQ's =]

A falta de dedicação me irrita bastante também. Mas vamos ver o que acontece, nunca se sabe... as vezes esse post pode mudar algo  =]

@Guga Games

Opa, fico alegre em saber que compartilhamos opnião!
rafasgb
rafasgb

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Luiz A. Oliveira Qui 05 Jan 2012, 09:12

LOL ainda com o banner do concurso que poderia ser o maior sucesso!!!
Realmente a GMBR está em uma época que só vem decaindo, desde a qualidade dos jogos até no número de usuários ativos...

De começo, os que fazem o "meu primeiro jogo" se acham, e não quero me gabar, mas não deixei me levar por isso. Quando vi os seus exemplos de comentários me lembrei de como comentaram meu primeiro jogo:
"Muito legal"
"Nota 9/10"
"Manooo, nota 10!!!"
Comentários e mais comentários assim, recomecei o projeto e pedi para deletarem o tópico.

Quanto a época decadente, os concursos quinzenais eram muito bons no inicio. Como alguns membros já sabem que é o Math ou o Sigi que vão ganhar pensam: "Não tenho chance? OK u.u". O sigi ja disse que em vez de fazerem isso ou babar ovo pra eles(Math e SIGI) deveriam se empenhar mais no seu progresso...
Os concursos Quinzenais estimularam muito o meu conhecimento, sendo que fiquei em 5º nos dois que participei

A GMBR AGORA tem muito influência sobre você para NÃO fazer jogos, e as vezes não aprender, só na mesma mesmice repetitiva. Eu quando tenho uma dúvida só tenho 3 opções: Saim, Pedro e GMC. Se eu postar dúvidas sobre trigonometria, A* e IA mais ninguém vai me responder e acaba que eu envio uma MP e a informação fica só para mim.
Concurso Anuais? Desse jeito não teremos mais um como o de 2010

Acho que a combinação de Fuzen + Pedro + Você na administração traria mais conhecimento aos pimpolhos da gmbr.

Acho que era só isso que tinha que falar
Luiz A. Oliveira
Luiz A. Oliveira

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D-B-C
Data de inscrição : 08/09/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 914
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://luizgm.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por saim Qui 05 Jan 2012, 10:16

luiz_100juizo escreveu:Eu quando tenho uma dúvida só tenho 3 opções: Saim, Pedro e GMC. Se eu postar dúvidas sobre trigonometria, A* e IA mais ninguém vai me responder e acaba que eu envio uma MP e a informação fica só para mim.
Errado. Volta-e-meia eu tenho dúvidas que acho que ninguém vai responder. Sempre tem alguém que responde.

É verdade que muita gente fala bobagem, e também que normalmente são sempre os mesmos a responderem, mas às vezes, eu me surpreendo.

E não limite "os bons" da comunidade. Você se esqueceu de muitos nomes, aí. Tem o Ninja8086 e o Vinians, só pra citar alguns. Se eu fosse citar todos os talentos que existem aqui, ia acabar esquecendo e sendo injusto com algum.

E, de fato, fazer perguntas por MP deixa a informação só pra você, o que é ruim. Mas tem outro aspecto ruim relacionado ao tópico: isso diminui o nível das perguntas. Faz parecer que só tem perguntinha boba, aqui, que ninguém quer saber de códigos mais elaborados.

Eu ia mandar esse texto via MP, mas achei importante mencionar isso aqui. Porque acabou se relacionando com o assunto.
saim
saim

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios : GMBR - Futuro obscuro?  Empty

Medalhas x 1 Tutoriais x 6 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 3

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

GMBR - Futuro obscuro?  Empty Re: GMBR - Futuro obscuro?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos