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Problema com projéteis
2 participantes
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Problema com projéteis
Oia eu denovo haha, e ae galera beleza, bom eu to trabalhando num novo
projeto aqui, e até que ta ficando massa, mas tipo, eu fiz o personagem lançar o projétil normal, com gravidade 0 até ai tudo certo, mas quando atiro, por exemplo parado eu atiro parado o projétil vai pra direita, ai se eu viro e atiro pra esquerda sai um projétil pra esquerda, só que o que eu tinha atirado pra direita ele volta e vai pra esquerda . Se alguem puder da uma mão. Meu carinha parece que ta com poder psiquico haeheah.
projeto aqui, e até que ta ficando massa, mas tipo, eu fiz o personagem lançar o projétil normal, com gravidade 0 até ai tudo certo, mas quando atiro, por exemplo parado eu atiro parado o projétil vai pra direita, ai se eu viro e atiro pra esquerda sai um projétil pra esquerda, só que o que eu tinha atirado pra direita ele volta e vai pra esquerda . Se alguem puder da uma mão. Meu carinha parece que ta com poder psiquico haeheah.
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Problema com projéteis
:/ Acho q vc inverteu as coisa. Acho q vc botou gravidade, 1 por exemplo, e eskeceu de mudar a direção, cujo o padrão é 0. Se gravity_direction for igual a zero o projetil deveria ir para direita -> e não para esquerda <- a menos é claro q gravity < 0
Código para gravidade fique para baixo:
Código para gravidade fique para baixo:
- Código:
gravity_direction = 270
Re: Problema com projéteis
Fala Lap, ai tu de novo me ajudando haehaehae vlw mesmo ae, cara tipo cada objeto tem a gravidade declarada no create certin, cada objeto ta com gravity=0.74, eu vo colocar aqui o código do Step do meu char, nesse código vai ta por exemplo se o personagem ta virado pra frente ele vai atacar pra frente, se ta virado pra traz ataca pra traz. Acho que tu vai entender vo posta hahha:
//if !(instance_exists(obj_pedra)) Apenas um comentario pra eu nao esquecer do codigo
if distance_to_object(obj_pedra)>80
if (keyboard_check(ord('F')))
//DEFINICÕES DE SPRITE!
{if var_penochao= true
{
if var_parado= false
{
if (var_direita= true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
else
{
if (var_direita= true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
}
else
{
if vspeed < 0
{
if (var_direita = true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra) hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
else
{
if (var_direita = true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
}
}
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Re: Problema com projéteis
Nuss! Cara pra q tudo isso! Tudo a msm coisa. Vc muda a condição mais o código continua o msm :/ Se o cara tá parado ou não o código é o msm, se tá penochão ou não o código é o msm :S
Cara é o seguinte. Vc botou gravidade no projetil?(No case pedra)
Se vc colocou vai ta tipo assim
Cara é o seguinte. Vc botou gravidade no projetil?(No case pedra)
Se vc colocou vai ta tipo assim
- Código:
gravity = 0.74
- Código:
gravity = 0.74
gravity=270
Re: Problema com projéteis
haeheahea malz o código grande, tem como diminuir ele? ser mais claro nele ?
se tiver me ajuda porque ai meu jogo fica menos pesado com tanto código. Vo coloca a direcao da gravidade la, ja posto pra ve se deu hehe
Não sei se tu entendeu bem, tipo o projétil sai pra direção certa mas se eu viro pra atira pra outro lado o que eu ja tinha lancado vai pro lado que eu atirei por ultimo. . Muito estranho haha
se tiver me ajuda porque ai meu jogo fica menos pesado com tanto código. Vo coloca a direcao da gravidade la, ja posto pra ve se deu hehe
Não sei se tu entendeu bem, tipo o projétil sai pra direção certa mas se eu viro pra atira pra outro lado o que eu ja tinha lancado vai pro lado que eu atirei por ultimo. . Muito estranho haha
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Problema com projéteis
é q vc vai, eu acho né, trocar algumas coisas aew pra sprite muda. Mas vo t dá um conselho pra simplifica um poko, inves de usar coisas kinem:
Otra coisa. Teu código naum vai funfar.
- Código:
if x=true
if x=false
- Código:
if x
if not x
Otra coisa. Teu código naum vai funfar.
- Código:
instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9
- Código:
instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9
- Código:
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9
Re: Problema com projéteis
eu acho que é ai mesmo que ta o erro, nessa parte que tu falo pra eu corrigi, porque se eu to virado pra direita e atiro o tiro vai pra direita "hspeed=9" mas se viro pra esquerda e atiro sai outra pedra so que a outra volta porque o da esquerda ta "hspeed-9". Tem como lançar pra ambos os lados sem um seguir a ultima direção? E valeu pelas dicas pra deixa menor o código acho que por isso que da tanto erro aqui, eu coloco esses código depois até eu me confundo heaheahaeh
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Re: Problema com projéteis
//if !(instance_exists(obj_pedra)) Apenas um comentario pra eu nao esquecer do codigo
if distance_to_object(obj_pedra)>80
{
if keyboard_check(ord('F'))
//DEFINICÕES DE SPRITE!
{
if var_penochao
{
if not var_parado
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}else if vspeed < 0
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}
}
if distance_to_object(obj_pedra)>80
{
if keyboard_check(ord('F'))
//DEFINICÕES DE SPRITE!
{
if var_penochao
{
if not var_parado
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}else if vspeed < 0
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}
}
Re: Problema com projéteis
Aeeee agora os projéteis tomaram os rumos certos haehaeh, velho tem como eu fazer o projétil destroir quando passar o limite do view da tela, não são as extremidades da fase não, só a parte que a camera foca no personagem?
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Re: Problema com projéteis
Claro. Clica duas vez no objeto. Clica em ADD EVENT, depois em OTHER, depois em VIEWS, e depois em OUTSIDE VIEW 0 (Ou a view q vc estiver usando). E coloca instance_destroy() ou akela lixerinha pra destruir o objeto.
Re: Problema com projéteis
Po valeu mesmo ae cara, se nao fosse tu pra me ajuda aqui nao sei quem ajudaria hahah.
Eu to aprendendo aos poucos cara logo eu posto um projeto, bom agora vo te que criar os inimigos. Se caso eu quiser eu posso usar este mesmo código para outros projéteis?, claro mudando o nome do objeto?
Eu to aprendendo aos poucos cara logo eu posto um projeto, bom agora vo te que criar os inimigos. Se caso eu quiser eu posso usar este mesmo código para outros projéteis?, claro mudando o nome do objeto?
CyberTrox- Data de inscrição : 05/01/2009
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Re: Problema com projéteis
Claro. Esse código não é interativo, ele não interage com outros objetos, logo qualquer objeto que você colocar instance_destroy() no evento Outisde View 0 vai destruir o objeto caso ele saia da room.
Se vc tiver algum problema ou dúvida qndo vc estiver fazendo os inimigos, não tenha medo de perguntar ;)
Se vc tiver algum problema ou dúvida qndo vc estiver fazendo os inimigos, não tenha medo de perguntar ;)
Re: Problema com projéteis
eu tava falando do código que tu conserto ali emcima =D, aproveitando sua boa vontade, haha, é muito difícil fazer uma IA no inimigo, algo diferente de andar pros lados como to acostumado fazer haha?
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Re: Problema com projéteis
Olha mano, tem gente que se liga muito nessa coisa de AI. O AI costuma ser mais usado em jogos de estrategia onde a maquina oponente precisa mesmo pensar. Outros generos como plataforma, shooters, arcades e essas coisas costumam mandar tudo pro aleatório mesmo.
Se vc botar bastante inimigos ai vai ficar legal msm se eles forem burros feito uma porta. Tipo assim, eles só vão prestar pra ficar na frente do personagem mas vão contar muitos pontos na jogabilidade em geral. As raras ocasiões em que você podera precisar de AI, e um bem básico tipo chegar a distancia do player ou a direção, são em mestres ou inimigos especiais.
Se vc botar bastante inimigos ai vai ficar legal msm se eles forem burros feito uma porta. Tipo assim, eles só vão prestar pra ficar na frente do personagem mas vão contar muitos pontos na jogabilidade em geral. As raras ocasiões em que você podera precisar de AI, e um bem básico tipo chegar a distancia do player ou a direção, são em mestres ou inimigos especiais.
Re: Problema com projéteis
tem como eu usar o reverse horizontal/vertical direction em gml?
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Re: Problema com projéteis
hspeed*=-1 //horizontal
vspeed*=-1 //vertical
Denovo, nois dois, um tópico. Deve ser o destino XP
vspeed*=-1 //vertical
Denovo, nois dois, um tópico. Deve ser o destino XP
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