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Problema com projéteis

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Problema com projéteis Empty Problema com projéteis

Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 21:06

Oia eu denovo haha, e ae galera beleza, bom eu to trabalhando num novo
projeto aqui, e até que ta ficando massa, mas tipo, eu fiz o personagem lançar o projétil normal, com gravidade 0 até ai tudo certo, mas quando atiro, por exemplo parado eu atiro parado o projétil vai pra direita, ai se eu viro e atiro pra esquerda sai um projétil pra esquerda, só que o que eu tinha atirado pra direita ele volta e vai pra esquerda affraid . Se alguem puder da uma mão. Meu carinha parece que ta com poder psiquico haeheah.
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 21:11

:/ Acho q vc inverteu as coisa. Acho q vc botou gravidade, 1 por exemplo, e eskeceu de mudar a direção, cujo o padrão é 0. Se gravity_direction for igual a zero o projetil deveria ir para direita -> e não para esquerda <- a menos é claro q gravity < 0

Código para gravidade fique para baixo:
Código:
gravity_direction = 270
Atenção: Gravidade é uma variavel própria não global. Logo, cada objeto tem uma gravidade diferente. Criar um controlador e botar nele gravity = x num vai faer os projeteis irem para baixo. Vc tem q colocar o código de gravidade no evento create do objeto q tem gravidade.
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 21:17

Fala Lap, ai tu de novo me ajudando haehaehae vlw mesmo ae, cara tipo cada objeto tem a gravidade declarada no create certin, cada objeto ta com gravity=0.74, eu vo colocar aqui o código do Step do meu char, nesse código vai ta por exemplo se o personagem ta virado pra frente ele vai atacar pra frente, se ta virado pra traz ataca pra traz. Acho que tu vai entender vo posta hahha:

//if !(instance_exists(obj_pedra)) Apenas um comentario pra eu nao esquecer do codigo
if distance_to_object(obj_pedra)>80

if (keyboard_check(ord('F')))
//DEFINICÕES DE SPRITE!
{if var_penochao= true
{
if var_parado= false
{
if (var_direita= true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
else
{
if (var_direita= true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
}
else
{
if vspeed < 0
{
if (var_direita = true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra) hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
else
{
if (var_direita = true) {sprite_index = spr_Sparker_atirando; image_xscale=1;instance_create(x+40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=9} else {sprite_index = spr_Sparker_atirando_e; image_xscale=1;instance_create(x-40,y+40,obj_pedra);with (obj_pedra)hspeed=-9}
}
}


}
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 21:27

Nuss! Cara pra q tudo isso! Tudo a msm coisa. Vc muda a condição mais o código continua o msm :/ Se o cara tá parado ou não o código é o msm, se tá penochão ou não o código é o msm :S

Cara é o seguinte. Vc botou gravidade no projetil?(No case pedra)
Se vc colocou vai ta tipo assim
Código:
gravity = 0.74
No create ou no step de cara pedra. Vc eskeceu de coloca pra q lado fica a gravidade.
Código:
gravity = 0.74
gravity=270
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 21:30

haeheahea malz o código grande, tem como diminuir ele? ser mais claro nele ?
Happy se tiver me ajuda porque ai meu jogo fica menos pesado com tanto código. Vo coloca a direcao da gravidade la, ja posto pra ve se deu hehe
Não sei se tu entendeu bem, tipo o projétil sai pra direção certa mas se eu viro pra atira pra outro lado o que eu ja tinha lancado vai pro lado que eu atirei por ultimo. Shocked . Muito estranho haha
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 21:40

é q vc vai, eu acho né, trocar algumas coisas aew pra sprite muda. Mas vo t dá um conselho pra simplifica um poko, inves de usar coisas kinem:
Código:
if x=true
if x=false
Use
Código:
if x
if not x
Sako? Num precisa coloca COISA = TRUE no if. nem = FALSE, é só bota if not COISA.

Otra coisa. Teu código naum vai funfar.
Código:
instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9
Isso num vai presta cara. with obj_pedra vai pegar a primera instancia de obj_pedra, ou seja, a pedra mais antiga. Trocas os lugar onde tá
Código:
instance_create(x-40,y+40,obj_pedra); with (obj_pedra)hspeed=-9
Por
Código:
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9
Aew já vai direto na pedra q vc kbou de criar ;)
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 21:44

eu acho que é ai mesmo que ta o erro, nessa parte que tu falo pra eu corrigi, porque se eu to virado pra direita e atiro o tiro vai pra direita "hspeed=9" mas se viro pra esquerda e atiro sai outra pedra so que a outra volta porque o da esquerda ta "hspeed-9". Tem como lançar pra ambos os lados sem um seguir a ultima direção? E valeu pelas dicas pra deixa menor o código acho que por isso que da tanto erro aqui, eu coloco esses código depois até eu me confundo heaheahaeh
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 21:55

//if !(instance_exists(obj_pedra)) Apenas um comentario pra eu nao esquecer do codigo
if distance_to_object(obj_pedra)>80
{
if keyboard_check(ord('F'))
//DEFINICÕES DE SPRITE!
{
if var_penochao
{
if not var_parado
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}else if vspeed < 0
{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}else{
if var_direita
{
sprite_index = spr_Sparker_atirando;
image_xscale = 1;
with (instance_create(x+40,y+40,obj_pedra))hspeed=9;
}else{
sprite_index = spr_Sparker_atirando_e;
image_xscale=1;
with (instance_create(x-40,y+40,obj_pedra))hspeed=-9;
}
}
}
}
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 22:05

Aeeee agora os projéteis tomaram os rumos certos haehaeh, velho tem como eu fazer o projétil destroir quando passar o limite do view da tela, não são as extremidades da fase não, só a parte que a camera foca no personagem?
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 22:08

Claro. Clica duas vez no objeto. Clica em ADD EVENT, depois em OTHER, depois em VIEWS, e depois em OUTSIDE VIEW 0 (Ou a view q vc estiver usando). E coloca instance_destroy() ou akela lixerinha pra destruir o objeto.
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 22:12

Po valeu mesmo ae cara, se nao fosse tu pra me ajuda aqui nao sei quem ajudaria hahah.
Eu to aprendendo aos poucos cara logo eu posto um projeto, bom agora vo te que criar os inimigos. Se caso eu quiser eu posso usar este mesmo código para outros projéteis?, claro mudando o nome do objeto?
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 22:19

Claro. Esse código não é interativo, ele não interage com outros objetos, logo qualquer objeto que você colocar instance_destroy() no evento Outisde View 0 vai destruir o objeto caso ele saia da room.
Se vc tiver algum problema ou dúvida qndo vc estiver fazendo os inimigos, não tenha medo de perguntar ;)
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 22:21

eu tava falando do código que tu conserto ali emcima =D, aproveitando sua boa vontade, haha, é muito difícil fazer uma IA no inimigo, algo diferente de andar pros lados como to acostumado fazer haha?
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 22:31

Olha mano, tem gente que se liga muito nessa coisa de AI. O AI costuma ser mais usado em jogos de estrategia onde a maquina oponente precisa mesmo pensar. Outros generos como plataforma, shooters, arcades e essas coisas costumam mandar tudo pro aleatório mesmo.
Se vc botar bastante inimigos ai vai ficar legal msm se eles forem burros feito uma porta. Tipo assim, eles só vão prestar pra ficar na frente do personagem mas vão contar muitos pontos na jogabilidade em geral. As raras ocasiões em que você podera precisar de AI, e um bem básico tipo chegar a distancia do player ou a direção, são em mestres ou inimigos especiais.
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Mensagem por CyberTrox Sáb 10 Jan 2009, 22:50

tem como eu usar o reverse horizontal/vertical direction em gml?
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 22:59

hspeed*=-1 //horizontal
vspeed*=-1 //vertical

Denovo, nois dois, um tópico. Deve ser o destino XP
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