Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Operadores booleanos
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Operadores booleanos
Muita gente naum sabe usar os operadores booleanos ou o q eles são. Bem eu vou explicar um pouko sobre eles ;)
Um valor booleano equivale a 1 ou 0 e é geralmente usado como verdadeiro(1) ou falso(0)
Um exemplo dos booleanos:
if 1=1
"=" ou "==" é um operador booleano. Ele retorna se o q esta do lado esquerdo equivale ao q esta do lado direito e vice versa. o IF(condição) só prossegue qndo a condição é verdadeira(1)
Operadores e funções booleanas:
A=B : Qndo A for igual a B o valor retornado é verdadeiro
A>B : Qndo A for maior q B
AA<=B : Qndo A for menor ou igual a B
A>=B : Qndo A for maior ou igual a B
A!=B : Qndo A não for igual a B
A && B ou A and B : Qndo A e B forem verdadeiros
A || B ou A or B: Qndo A ou B forem verdadeiros ou os dois forem verdadeiros.
!A: Retorna o valor oposto a A. Se A for verdadeiro retorna falso.
Um exemplo de uso de AND e OR
Não existe booleano no GM, só reais e strings. Então um valor booleano é real, se você alterar o valor para 8 ou 45820 as funções booleanas não iram funcionar mais.
Um valor booleano equivale a 1 ou 0 e é geralmente usado como verdadeiro(1) ou falso(0)
Um exemplo dos booleanos:
if 1=1
"=" ou "==" é um operador booleano. Ele retorna se o q esta do lado esquerdo equivale ao q esta do lado direito e vice versa. o IF(condição) só prossegue qndo a condição é verdadeira(1)
Operadores e funções booleanas:
A=B : Qndo A for igual a B o valor retornado é verdadeiro
A>B : Qndo A for maior q B
AA<=B : Qndo A for menor ou igual a B
A>=B : Qndo A for maior ou igual a B
A!=B : Qndo A não for igual a B
A && B ou A and B : Qndo A e B forem verdadeiros
A || B ou A or B: Qndo A ou B forem verdadeiros ou os dois forem verdadeiros.
!A: Retorna o valor oposto a A. Se A for verdadeiro retorna falso.
Um exemplo de uso de AND e OR
- Código:
if( (keyboard_check(vk_up) OR keyboard_check(ord("W")) AND place_free(x,y-4))y-=4
- Código:
checkbox= !checkbox
Não existe booleano no GM, só reais e strings. Então um valor booleano é real, se você alterar o valor para 8 ou 45820 as funções booleanas não iram funcionar mais.
Re: Operadores booleanos
O tuto ta legalzim ;
essa parte de "=", "==" "<",">" são atributos de comparação;
"!","||","&&" são comandos logicos assim com if e o else;
e um valor verdadeiro em variavel do tipo bool é qualquer numero diferente de 0(Segundo c++);
eu só acho que vc deveria ter explicado um pouco melhor essa parte dos atributos ;);
eu não sou muito bom com GML e talvez possa esta enganado no que eu estou dizendo, se; estiver me desculpem;
o/;
essa parte de "=", "==" "<",">" são atributos de comparação;
"!","||","&&" são comandos logicos assim com if e o else;
e um valor verdadeiro em variavel do tipo bool é qualquer numero diferente de 0(Segundo c++);
eu só acho que vc deveria ter explicado um pouco melhor essa parte dos atributos ;);
eu não sou muito bom com GML e talvez possa esta enganado no que eu estou dizendo, se; estiver me desculpem;
o/;
Fernando- Data de inscrição : 11/05/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 60
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» operadores humanos
» Expressões matemáticas, funções e operadores
» Usando condições e operadores
» [Carlos - Tutorial] Operadores Relacionais.
» [Carlos - Tutorial]Operadores Aritméticos.
» Expressões matemáticas, funções e operadores
» Usando condições e operadores
» [Carlos - Tutorial] Operadores Relacionais.
» [Carlos - Tutorial]Operadores Aritméticos.
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos