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Probleminha com o jogo do Mario

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Probleminha com o jogo do Mario Empty Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 16:56

Ae galera beleza, to com um problema aqui que to ficando doido Mad
tipo, no jogo do mario que to criando eu ja criei o Mario pequeno e o Grande
coloquei o cogumelo pra que quando o pequeno pegasse ficasse grande e talz, mas tipo quando o Mario pequeno pisa em um inimigo ele da um pequeno pulo pra cima, mas quando eu estou na forma Grande quando eu
vo pisar no inimigo, o inimigo morre mas o mario volta pra forma pequena.
Olhem o Código de colisão do Mario Grande com o inimigo:

OBS: obj_mario = Mario pequeno

"if vspeed >= 0 with (obj_goomba) {instance_destroy()} else sleep(1000)instance_change(obj_mario,0)view_object[0]=obj_mario"

se puderem me dar uma mão ficaria grato, pois ja to ficando doidao haheah
vlw ae. Very Happy
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 17:15

É simples. Acho q vc fez o mario grande ficar com velocidade 0 antes de acertar o goomba, aew ele vira obj_mario q tah com o código certo e o mariozin mata o goomba já ele ainda tá emcima do goomba e começa a cair por causa da gravidade.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 17:37

Mas o que eu devo mudar no código entao? seria na gravidade do mariozin?

Pra você entender a minha dúvida melhor vo posta o código de colisão do mario pequeno (obj_mario):

"if vspeed > 0 with (obj_goomba) {instance_destroy()} else {instance_change(mario_morrendo,0)}lives-=1
vspeed=-7
"

Nesse código o mario pequeno ele pula no goomba, o goomba morre e ele da um salto. Ai que eu nao to entendendo porque ta o mesmo código no mario grande só muda o "instance_change". confused

Mano uma outra pergunta, olha tipo quando eu passo de uma fase pra outra, eu coloquei um objeto pra quando colidir trocar de room, só que tipo se eu passar de fase como eu faço para criar o objeto na próxima room, para se caso eu passar de fase com o mario pequeno ou grande, por que se eu apenas colocar o Mario grande na outra room se eu passar com ele pequeno na outra room ele vai ser grande, ai fica bizarro haha.
Se souber ficaria grato mano. Cool
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 18:34

Cara vc num entendeu. Se deu problema no mario grande é o código dele q vc tem q postar.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 18:45

Então cara o primeiro código que postei no tópico é do mario grande.
É quando ele colide com o goomba ta aquele código. Eu coloquei a do mario pequeno só pra você ver que ta o mesmo código do grande, mas o grande quando pula no goomba fica pequeno e mata goomba.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 18:56

Olha eu troquei velocidade por bbox pra ver se funfa. Tb troquei goomba por OTHER. OTHER é com qm vc colidiu.
Mario pequeno
Código:
if bbox_bottom<other.bbox_bottom with (other) {instance_destroy()} else {instance_change(mario_morrendo,0)}lives-=1
vspeed=-7

E esse pro mario grande
Código:
if bbox_bottom<other.bbox_bottom with (other) {instance_destroy()} else sleep(1000)instance_change(obj_mario,0)view_object[0]=id

Eu to achano q vc mata o goomba errado :/ Tenta esse os códigos acima. Se naum funfa me avisa ;)
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 19:11

mano o mario quando está grande ele continua ficando pequeno quando pisa no goomba, esse código que você passo funcionou legal, mas não entendi muito esse trem de bbox hahahahah.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 19:17

Então a culpa é da sprite :/ Ou do goomba.
bbox ou bounding box é uma caixa imaginaria onde fica delimitado os cantos onde uma colisão pode acontecer. bbox_bottom é onde devia fica o pé do goomba e do mario, ou seja o lugar "colidivel" no canto extremo inferior.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 19:21

mas o que é estranho é que o mario pequeno pisa no goomba pula normal, já o grande que ta com o msm codigo fica pequeno, sendo que está com ELSE antes de ele virar mario pequeno. Mano uma outra pergunta, sei que ja to enchendo o saco haha, mas é que to quebrando a cabeca aqui, pra passar um objeto pra outra room colidindo com outro sem ter que colocar o objeto na outra room tem como. Tipo Mario fica grande pega a estrela passa pra outra room grande ou seja do jeito que ele estava.
Mais uma vez vlw atenção e paciência sua hehe
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 19:39

Código:
globalvar status;
Status é uma variavel global, como eu defini acima. Ela fica no jogo pra sempre em todas as rooms. Antes de vc passa de room coloque na estrela um with(other) ou no mario dependendo de onde você colocou a colisão. O importante é q o mario execute o seguinte código:
Código:
status = object_index;
Aew na otra room qndo o mario nascer coloque esse código
Código:
instance_change(status,0)

Status é só um exemplo vc pode colocar o nome que quiser e qualquer objeto pode acessar essa variavel.
Agora mano o código do mario tá ficano enrolado :/
Talvez tenha um código no goomba ou no mario q tá matano ele. A sprite naum é pq vc usou bbox então num tem nem como.
Verifica os evento step e colisão do goomba e do mario grande pra ver se tem alguma coisa q num devia. Talvez pode ser até no evento destroy do goomba se tiver algum.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 20:49

O código que está no Step do goomba é esse Lap:

if place_free(x,y+1)
{
var_penochao=false
gravity= 0.75
}
else
{
var_penochao=true
gravity=0
}


Será que seria a gravidade? =(
Esse globalvar status; precisa estar no Script do projeto?
Se caso eu coloca-se para selecionar entre dois personagens esse código global serviria pra começar o jogo com um personagem ou outro?
Eita noobisse minha hahah liga não to aprendendo aos poucos haha
Eu coloquei esse código global mas quando vou verificar se está correto da um erro Assigment heahae, eu to perdido kkk
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 21:22

O do Mario era só akilo q vc me mostrou? :/ Se for aew fica feia a coisa pq já num tem mais lógica alguma.

globalvar status; ou o nome q vc quiser precisa estar no começo do jogo. Aew fica declarado. Se vc tenta usar uma váriavel global q naum existe ou naum foi declarada ainda vc vai ganhar erros de addigment msm ;)
Coloca no começo do jogo ou no evento create da estrela q tem pega pra passa de room
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Ter 06 Jan 2009, 21:30

Então cara eu to ficando pirado já, aquele código que eu passei era só de colisão com o goomba, mas o mario tem gravidade, movimento, tudo certo, é só esse bendito goomba que ta problemático, tu ja deve ta hahah comigo, eu olhei no goomba e la ele so tem esse de gravidade e os de movimento. Trem ta feio nunca pensei que fosse tao difícil matar um inimigo com outro personagem hahaha
Esse código que tu passo do global é só exemplo? porque eu copiei do jeito que tava ae e joguei nó código de um objeto ai quando verifico se o código ta certo clicando naquele botão fala que ta errado.
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por Lap1994 Ter 06 Jan 2009, 23:17

Código:
globalvar status;
Ele funfa aki.
Então cara, a coisa tá estranha né. O código de colisão tá certo mas num tá funfano :/
Faz o seguinte, procura otro forum pq parece Q AKI SÓ TEM EU PRA AJUDA TU OUVIU COMU FORGA!!!??? XP É mano parece q num tem mais ngm disposto a te ajuda :/ A meu ver o codigo tá certo mas o GM num foi com o meu ver e diz q ta errado :/
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Probleminha com o jogo do Mario Empty Re: Probleminha com o jogo do Mario

Mensagem por CyberTrox Qua 07 Jan 2009, 00:24

Liga não cara, já valeu muito tua atenção velho, tu me ajudo a pensa mais aqui haha, eu andei lendo uma matéria aqui no forum sobre variável global cara, ai fui tenta faze no meu jogo deu No , ai resolvi fechar o jogo e fazer um outro so pra testa a variavel global, tipo joguinho simples meche um objeto e pega itens. Mano eu fiz o jogo e advinha, eu fui usar a variável global e deu certo, eu aprendi a usar hahah, eu conseguir até criar o objeto na outra room quando eu colidia com um objeto. lol! . Valeu a ajuda mesmo ae se não fosse tu eu ia ta até agora quebrando a cabeca nisso haha, agora já ate sei como vo fazer no jogo heaheah. A e a respeito do Mario haha, eu tirei o "instance change" do codigo, ele nao muda mais pro pequeno, ele mata e talz o goomba, só que ele também não morre kkkkkkkkkkkkkkk. Mas valeu atenção. Cool
Assim que eu termina esse mini jogo eu até posto aqui, explicando certin cada coisa, para a galera que tinha dúvida em variáveis globais como eu, passem a entender. Laughing
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