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X não para inteiro

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X não para inteiro Empty X não para inteiro

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 05 Nov 2011, 20:08

O x do meu inimigo tem uma hora que não fica inteiro. Ele fica 48.00 , mais pq ele não fica só 48 ? Ai eu coloco assim

If obj_ini.x = x
{
//algo
}

e o meu x é 48 e o dele é esse 48.00 não funfa.
Então eu queria saber se tem uma função que aredonde o x dele ?
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por MatheusReis Sáb 05 Nov 2011, 20:12

floor() arredonda para baixo
ceil() arredondda pra cima
round() meio a meio.(maior que 0.5 pra cima, o resto é para baixo.
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 05 Nov 2011, 20:16

Não funcionou. Eu cloque assim no step

Código:
round(x)

e o x dele continuou 48.00
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 05 Nov 2011, 20:22

Você cometeu um equívoco. Essas funções não alteram o valor da variável, elas retornam o valor arredondado.

Ou seja, escrevendo assim:
> round(x)
Você está pegando o valor de x arredondado e simplesmente não fazendo nada com ele.

Por exemplo, em:
> num_arredondado = round(num);
Você não está alterando o valor da variável num, você está pegando o valor dela arredondado (que é o que round() retorna) e atribuindo-o à variável num_arredondado.

Então, o certo é você fazer:
> x = round(x);
Ou:
> if (round(obj_ini.x) == x)
> ...
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 05 Nov 2011, 20:25

Mais tem como alterar valor arredondando ?

EDIT

Quem quiser tentar descobrir pq o x dele buga ta aqui o download

http://www.4shared.com/file/0YFb5u5a/teste.html
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Igor KinGamer Sáb 05 Nov 2011, 20:33

Como eu escrevi no final do meu outro post, você pode fazer de dois jeitos.
Igor KinGamer escreveu:> x = round(x);
Ou:
> if (round(obj_ini.x) == x)
> ...
Se você usar:
> x = round(x);
O round calcula o valor arredondado de x, e atribui à própria variável x. Em outras palavras, você "arredonda a variável x".

Se você fizer do outro jeito:
> if (round(obj_ini.x) == x)
> ...

Você não altera o valor de x, apenas usa o valor dele arredondado para a comparação.
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Lukbebalduke Sáb 05 Nov 2011, 20:38

Valeu agora entendi.

Eu fiz assim:

Código:
if x=round(obj_policia.x)

E funfou
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Fireheaddew Sáb 05 Nov 2011, 22:55

Estou usando uma hud para indicar o x e y do player mas mesmo usando
Código:
x=round(x)
y=round(y)
no create do player o hud continua mostrando 16.00 numa posição e 260 na outra.O que pode ser?
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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por PedroX Sáb 05 Nov 2011, 23:38

16.00 = 16

Não é esse o erro.

O erro é que o X não coincide com o outro na colisão.
Suponha que um esteja em 98 e o outro esteja em 100, se aquele anda 4, já passa do 100 sem coincidir com ele.

O certo seria:

Código:
if distance_to_object(outro_objeto)<4
{
//código
}

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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X não para inteiro Empty Re: X não para inteiro

Mensagem por Lukbebalduke Dom 06 Nov 2011, 12:23

Código:
O erro é que o X não coincide com o outro na colisão.
Suponha que um esteja em 98 e o outro esteja em 100, se aquele anda 4, já passa do 100 sem coincidir com ele.

Na verdade coincide sim pois eu deixa o carinha andando de 1 em 1 assim ele nunca vai errar. Mais em fim já esta resolvido.
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