GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Aula 02 - As Funções INI

3 participantes

Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Willy Sáb 05 Nov 2011, 14:12

As Funções INI
Aula 02/03
Na aula anterior, vimos do que consiste um arquivo.ini. Agora, nesta aula, você vai saber para que servem as 10 funções INI existentes. Apenas na próxima aula você irá aprender a usá-las, afinal, devemos saber o que estamos fazendo.

Com essas dez funções, podemos dividi-las em quatro grupos:
1-Abrir e Fechar
2-Carregar e Salvar
3-Checagem
4-Exclusão
Fique tranquilo caso não consiga absorver algumas informações, na terceira aula suas duvidas se dissiparão, pois você verá como usar tais funções.

Grupo 1 - Abrir e Salvar:
É neste grupo que você encontrará funções para abrir ou fechar um arquivo.ini (abrir e fechar não é a mesma coisa que carregar e salvar). Esse grupo é formado por duas funções, sendo que:
ini_open(“arquivo.ini”):
ini_close():

Grupo 2 – Carregar e Salvar:
Este é o grupo que mais será usado. É nele que existem as funções para poder gravar ou carregar dados (do tipo real ou string) no arquivo.ini atualmente aberto. Se você não leu a aula anterior, recomendo que volte e a leia, pois, agora você irá usar os conceitos nela adquiridos. Esse grupo é formado por quatro funções, sendo que:

Para carregar:
ini_read_string(Seção,Chave,Default):
ini_read_real(Seção,Chave,Default):
Para Salvar:
ini_write_string(Seção,Chave,Valor):
ini_write_real(Seção,Chave,Valor):

Grupo 3 – Checagem:
Neste grupo, você encontrará funções que serão usadas para saber se devemos criar ou carregar os valores de uma chave em uma variável. Por exemplo, se no create, declararmos uma variável, e, depois salvá-la no INI, será totalmente inútil, pois, quando iniciarmos o jogo novamente, mesmo que tenhamos salvado e carregado os valores, o create vai agir e inutilizar o que carregamos. Na próxima aula você entenderá melhor o que quero dizer. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
ini_key_exists(Seção,Chave):
ini_section_exists(Seção):

Grupo 4 – Exclusão:
Da mesma forma que criamos seções e chaves, também podemos exclui-las. É tipicamente usado para apagar informações que não usaremos mais, como por exemplo, a de um usuário que por algum motivo quis apagar a sua conta no jogo. Este grupo é composto por duas funções, sendo que:
ini_key_delete(Seção, Chave):
ini_section_delete(Seção):
Agora você já sabe para que servem as 10 funções INI, correto? Porém, você certamente não sabe como usá-las, principalmente as do Grupo 2. Não se preocupe, tudo no seu tempo... Na próxima aula, você será capaz de usar todas essas funções, e, por fim, finalmente criar um sistema de salvar e carregar informações .ini. Duvidas, criticas e elogios são bem vindos.

Espero que tenha gostado!
Até a próxima aula!

blz


Última edição por Willy em Qua 13 Nov 2013, 16:44, editado 2 vez(es)
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Denbs Sáb 05 Nov 2011, 15:09

Oww cara, ta super bem explicado,
principalmente pra mim q num sabia como usar INI, tô ancioso pela próxima aula.

flw
Denbs
Denbs

Data de inscrição : 19/01/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 204
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Dancity Dom 06 Nov 2011, 14:20

Muito legal cara, eu gosto muito quando alguém explica o que cada função faz, isso me ajudou muito na hora de aprender GML. Por isso fico sempre consultando os tópicos da Yoyo Games Wiki.

Parabéns!
Dancity
Dancity

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Willy Dom 06 Nov 2011, 14:36

Muito obrigado pelos comentários, já percebi que tem muita gente com dificuldade em usar os INIs, por isso resolvi criar as aulas. Assim que eu tiver uma oportunidade (e ideia para fazer um novo tutorial/aula) eu posto novos conteúdos.

Nota: Corrigi um erro na aula, tinha uma informação incorreta. Agora, a spoiler "ini_read_string(Seção,Chave,Default)" está da seguinte forma:
ini_read_string(Seção,Chave,Default):

Muito obrigado pelos comentários!
blz
Willy
Willy

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : C + B + A + A
Data de inscrição : 08/06/2009
Reputação : 264
Número de Mensagens : 1890
Prêmios : Aula 02 - As Funções INI Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 2 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 1 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://willy-gmbr.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 02 - As Funções INI Empty Re: Aula 02 - As Funções INI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos