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problema no pulo do personagem
+2
PedroX
eliton perera
6 participantes
Página 1 de 1
problema no pulo do personagem
eu fis uma sprite do pulo tipo quando ele pula e quando ele esta caindo dai ele olha pra baixo
mas quando vo pular la ele fica se mexendo tipo imagem gif
e ñ do jeito q eu quero q ele pule e quando estiver caindo olhe pra baixo
me ajudem por favor
como faço pra ele pular desse jeito
mas quando vo pular la ele fica se mexendo tipo imagem gif
e ñ do jeito q eu quero q ele pule e quando estiver caindo olhe pra baixo
me ajudem por favor
como faço pra ele pular desse jeito
Última edição por eliton perera em Dom 06 Nov 2011, 22:58, editado 1 vez(es)
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
Precisamos saber os sprites que você está usando, se tem sub-imagens em cada um.
Do jeito que você explicou, pode haver vários modos diferentes.
Do jeito que você explicou, pode haver vários modos diferentes.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: problema no pulo do personagem
no create do objeto coloca
- Código:
player = direita //troca para onde ele começa virado
- Código:
if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50
if(keyboard_check_press(vk_up)){
y-=15
sprite_index= // coloca o nome da sprite dele pulando
image_xscale = 1}
if(keyboard_check(vk_left)){player = esquerda image_xscale =1} if(keyboard_check(vk_right)){player = direita
image_xscale =-1
}
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = 1}
if(place_free(x,y+14)) && (player = esquerda) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = -1}
Última edição por tecnologiaesites em Sex 04 Nov 2011, 22:44, editado 2 vez(es)
Re: problema no pulo do personagem
eu fis uma sprite dele pulando para esquerda e outra pra direita
mas explica melhor oq é sub imagem por favor :|
mas explica melhor oq é sub imagem por favor :|
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
mas acontece gente q eu fis a imagem gif no edit sprite
dele pulando e caindo entende
dele pulando e caindo entende
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
Antes de tudo, evite postar duas mensagens seguidas.
É contra as regras.
É o seguinte: sub-imagem é cada parte da animação. VocÊ pode clicar no Sprite e abrir o editor, lá irá aparecer as sub-imagens.
Até mais!
É contra as regras.
É o seguinte: sub-imagem é cada parte da animação. VocÊ pode clicar no Sprite e abrir o editor, lá irá aparecer as sub-imagens.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: problema no pulo do personagem
editei o codigo la o codigo que eu postei mas para o codigo é preciso voce tira de gif tipo separar as sprite dele pulando e caindo
Re: problema no pulo do personagem
mas tipo assim eu fis uam sprite dele se agaixando depois pulando e assim caindo olhando pra baixo,como eu faço nesse caso?
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
neste caso seria melhor vc colocar as sprites dele olhando para baixo em uma sprite separada ai vc pode usar assim:
- Código:
if vspeed>0
{
sprite_index=spr_subindo//troca pelo nome que vc pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
if vspeed<0
{
sprite_index=spr_descendo//troca pelo nome que você pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
Re: problema no pulo do personagem
ñ entendi...e a dele se agaixando e da pulando!onde ponho
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
Tudo isso é no step =] a se agaixando e pulando é onde ta spr_subindo e a outra no descendo
Re: problema no pulo do personagem
porq dá esse erro
Error in code at line 5:
if keyboard_check(vk_up){if place_meeting(x,y+1,obj_block){vspeed=-10}}
poracaso eu tenho q configurar o keyboard primeiro?
Error in code at line 5:
if keyboard_check(vk_up){if place_meeting(x,y+1,obj_block){vspeed=-10}}
poracaso eu tenho q configurar o keyboard primeiro?
eliton perera- Data de inscrição : 04/11/2011
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Re: problema no pulo do personagem
ai esta o codigo que voce tinha me pedido
se voce tem ja o codigo da gravidade coloca assim no step
- Código:
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){ // troca pela a tecla quue voce quer
y-=15 // troca pela a altura que ele pula
}
Se voce não tem o codigo da gravidade coloca esse aqui no step
- Código:
if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50 // troca pelo o valor da gravidade
}
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){ // troca pela a tecla quue voce quer
y-=15 // troca pela a altura que ele pula
}
Re: problema no pulo do personagem
Verdade. Mas tem como postar de novo depois de ter enviado: usar o botão de editar a mensagem. Clique nele e você poderá postar de novo na MESMA mensagem. Isso não só é permitido, como encorajado, caso você tenha escrito alguma bobagem.Pedrø escreveu:Antes de tudo, evite postar duas mensagens seguidas.
É contra as regras.
Quanto à sua dúvida, porque não mostra os códigos que está usando? Fica muito mais fácil pra nós te ajudarmos se soubermos onde você errou e fica muito mais fácil pra você aprender se consertar o código que você mesmo criou.
saim- Games Ranking :
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Re: problema no pulo do personagem
Usa o exemplo do Soul Limaloko separado de qualquer evento, mas que seja no step que vai funcionar, isso se seu pulo for com vspeed.
Falou!
Falou!
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Re: problema no pulo do personagem
Eu acho que você está usando códigos separados do meu tutorial, o que faz dele esse erro, você tem que usar todos os códigos do meu tutorial, tá bem facilzinho é só vc renomear as sprites, criar os dois objetos e copiar e colar o código nos eventos certos ;D Flws
Re: problema no pulo do personagem
agora ta dando esse erro
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player 3:
Error in code at line 12:
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
^
at position 29: Unknown variable player
olha so estou usando esse codigo ve se tem algo de errado nele por favor:
ele fica no step
if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){
y-=15
sprite_index= // coloca o nome da sprite dele pulando
image_xscale = 1}
if(keyboard_check(vk_left)){player = esquerda image_xscale =1} if(keyboard_check(vk_right)){player = direita
image_xscale =-1
}
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = 1}
if(place_free(x,y+14)) && (player = esquerda) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = -1}
if vspeed>0
{
sprite_index=spr_pulo//troca pelo nome que vc pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
if vspeed<0
{
sprite_index=spr_descendo//troca pelo nome que você pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
}
la ñ acusa nenhum erro mas na hr q vai abri o jogo ele da isso ja troquei os nomes tudo mas mesmo assim da o erro
EDIT:
acho q ja sei o problema caso for o q to pensando dou edit kkkkkkkk
EDIT:
DEU ERRO DENOVO
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player 3:
Error in code at line 12:
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
^
at position 29: Unknown variable player
OQ QUEREM DIZER COM ISSO JA TENTEI ARRUMAR DE TODOS OS JEITOS MAS MESMO ASSIM PERSISITI
[b]ME AJUDEM POR FAVOR
___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player 3:
Error in code at line 12:
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
^
at position 29: Unknown variable player
olha so estou usando esse codigo ve se tem algo de errado nele por favor:
ele fica no step
if(place_free(x,y+1)){
gravity = 0.50
if(keyboard_check_pressed(vk_up)){
y-=15
sprite_index= // coloca o nome da sprite dele pulando
image_xscale = 1}
if(keyboard_check(vk_left)){player = esquerda image_xscale =1} if(keyboard_check(vk_right)){player = direita
image_xscale =-1
}
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = 1}
if(place_free(x,y+14)) && (player = esquerda) {
sprite_index = // coloca o nome da sprite dele caindo para direita
image_xscale = -1}
if vspeed>0
{
sprite_index=spr_pulo//troca pelo nome que vc pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
if vspeed<0
{
sprite_index=spr_descendo//troca pelo nome que você pôs
image_index+=1
if image_index>=10 {image_index=10} //suponhamos que vc tenha 10 subimages a subimage 0 conta como 1 então vc verá que a ultima será image 9
}
}
la ñ acusa nenhum erro mas na hr q vai abri o jogo ele da isso ja troquei os nomes tudo mas mesmo assim da o erro
EDIT:
acho q ja sei o problema caso for o q to pensando dou edit kkkkkkkk
EDIT:
DEU ERRO DENOVO
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ERROR in
action number 1
of Step Event
for object obj_player 3:
Error in code at line 12:
if(place_free(x,y+14)) && (player = direita) {
^
at position 29: Unknown variable player
OQ QUEREM DIZER COM ISSO JA TENTEI ARRUMAR DE TODOS OS JEITOS MAS MESMO ASSIM PERSISITI
[b]ME AJUDEM POR FAVOR
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