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[Ideia] Um criador de jogos!

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[Ideia] Um criador de jogos! Empty [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por luiz_eldorado Dom 30 Out 2011, 19:29

Olá pessoasl, eu tive uma ideia que não é tão dificil assim de fazer. Um criador de jogos. Primeiro, estava pensando que o criador faria assim:
- Criaria um arquivo para adicionar o projeto.
- Escreveria um code dentro dele.
- Para atualizar o code, seria excluído este arquivo e criado um novo com o novo code.
- Para executar o arquivo, teria um outro programa que executaria o projeto.
Neste outro programa, ele:
- Executaria (com o execute_file) o arquivo.
É claro que, nós iriamos querer adicionar sprites, objetos, tem uma interface gráfica. Isso poderia ser feito, colocando códigos "secretamente" no projeto, como object_add(), sprite_add(), etc..
E aí, quem gostou da ideia? Ninguém

Até mais!

PS: Pensei que o tópico seria um pouco maior...
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[Ideia] Um criador de jogos! Empty Re: [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por Thyago Dom 30 Out 2011, 19:37

.Acho que não é uma boa idéia usar um criador de jogos para criar um criador de jogos.Pra isso que existe o game maker,mas boa sorte no seu projeto.
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[Ideia] Um criador de jogos! Empty Re: [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por Lauro Dom 30 Out 2011, 21:59

Já existem vários assim manolo, e fazer uma maker num maker além de ruim ficará limitado =/
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[Ideia] Um criador de jogos! Empty Re: [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por PedroX Dom 30 Out 2011, 22:08

E aí, quem gostou da ideia?
Eu não acho uma boa ideia. Aliás, não é uma boa ideia.
Fazer um maker no Game Maker é fácil, mas é lento, limitado, 'compila' um 'executável' pesado.
Se o Game Maker já tem pouca performance em relação às linguagens de programação, imagina um 'maker' feito nele. Acredite, eu já vi vários do tipo e nenhum foi pra frente.

Até mais!

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[Ideia] Um criador de jogos! Empty Re: [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por Licht Dom 30 Out 2011, 22:12

Certo. Você quer fazer. E quem ia usar? Eu concerteza SEM CHANCE.

"Um maker feito dentro de outro Maker bastante limitado em relação à linguagens de programação".

Eu gosto de fazer projetos sérios, sendo assim, pra esse tipo de tarefa eu não usaria um programa desses só pra "quebrar as espectativas".

Pedro Henrique escreveu:Se o Game Maker já tem pouca performance em relação às linguagens de programação, imagina um 'maker' feito nele. Acredite, eu já vi vários do tipo e nenhum foi pra frente.
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Mensagem por vinians Dom 30 Out 2011, 22:14

Se quizer fazer um maker faça um maker real em C/Delphi/C++ etc, mesmo poque isso não seria um maker verdadeiro já que quem vai executar tudo no final seria o Game Maker. Mas pra quem quer criar um maker do zero de verdade, saiba que não tem nada de simples não, a começar por uma linguagem de scripts e depois todo gerenciamento de recursos, memoria dinamica entre outros....
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[Ideia] Um criador de jogos! Empty Re: [Ideia] Um criador de jogos!

Mensagem por luiz_eldorado Dom 30 Out 2011, 22:43

Obrigado pelos comentários! xD (sarcastic_mode=false)
Tá bom, não pensei que não fosse uma boa ideia...
Mas não queria criar um super criador pra que todo mundo veja e baixe e que eu ganhe milhões e milhões.
Só queria testar o GM pra ver até onde ele vai...
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Mensagem por Licht Dom 30 Out 2011, 22:48

Pra saber isso é só ver o maker do Victor Follador (Vikintor), o EPC (Easy Platform Creator).

Você ia perder um belo de um tempo da sua vida tentando criar outro Maker no Game Maker.

Se quiser fazer um Maker, faça como o Vinians disse e aprenda uma Linguagem de programação.
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Mensagem por GALAXY GAMES Seg 31 Out 2011, 13:03

Cara, criar um criador de jogos em um programa que cria jogos, além do programa sair simples e limitado, pode sair também com várias falhas, pois o game maker serve para criação de jogos e não de softwares, tente fazer com outra plataforma (c, Visual Basic, Delphi...)
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Mensagem por mrHarris Seg 31 Out 2011, 15:58

Não estou tentando te desmotivar, cara, mas fazer um maker em outro maker é furada. Já tentei fazer isso, até postei o projeto aqui. Quase vendi minha alma para resolver uns problemas de excesso de variáveis, e para cada problema resolvido, surgiam 2.

Faça como a galera falou e aprenda um linguagem de programação.
Se ainda quiser fazer isso com o GM, dê uma estuda nos três makers mais famosos aqui do forum: EPC, Programmer e Game Builder.
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Mensagem por Fireheaddew Seg 31 Out 2011, 18:57

Hmm...
Tá bom, ele já sabe que não é boa ideia e que ele deve aprender outra linguagem, e blá blá blá, e não vou repetir.
Tenta criar um software que faça algo simples. Digo, um programa que tire fotos da tela e que já salve, gerencie, edite, etc., ou um que fizesse animações GIF. Mas, não gosto de fazer softs no GM porque tem que carregar, e todos os jogos demoram cerca de um minuto para abrir, também precisa ter driver de video, mesmo que o jogo só tenha um room cinza vazia. Ouvi dizer que a cada versão o GM aumenta o tamanho dos .EXE, que na versão 8.1 do Gaymaker (foi assim que vi quando fui baixar o 8.1 Pro, vi o nome no título e não gostei daí voltei pro 8.0) um EXE pesa no mínimo 4MB.
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Mensagem por Tedi Ripper Seg 31 Out 2011, 19:04

aff, cara, todo mundo te desencoraja, mas olha só:
-é algo super facil de fazer
-vc aprende muito fazendo isso
-é algo muito legal de fazer, da um gás quando vc acaba

cara, n desiste, se der vontade, posto uns tutoriais sobre isso.
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Mensagem por CRP-Max Seg 31 Out 2011, 21:06

luiz_eldorado escreveu:Obrigado pelos comentários! xD (sarcastic_mode=false)
Tá bom, não pensei que não fosse uma boa ideia...
Mas não queria criar um super criador pra que todo mundo veja e baixe e que eu ganhe milhões e milhões.
Só queria testar o GM pra ver até onde ele vai...
Como você disse não seria um grande programa comercial, mas como aprendizado seria um enorme avanço.
Acho muito valida essa ideia, você poderia por exemplo criar um editor de jogos de plataforma já com gravidade, ataque, plataformas fantasmas, etc.
E o usuário só teria o trabalho de desenhar e montar os cenários. What a Face
Assim a galera mais nova já começaria a aprender logica e um pouco de level designer (que por sinal muitos "experientes" não tem a menor noção de level designe).
E assim como muitos jogos lançados aqui no fórum, que só ganham uns "legal, 10, continue assim", seu projeto estaria na media.
Eu mesmo ainda não tenho ideia de como fazer um editor no GM, com um desafio assim, ja teria muita informação nova.
Enfim, se você quer somente aprender vai em frente. felicidade
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Mensagem por luiz_eldorado Ter 01 Nov 2011, 10:16

...
Bem, é claro que não ai postar aqui sem já ter um começo. Eu já tenho como criar um jogo, pois, é só a pessoa digitar o código e pronto. Mas não é isso que eu quero. Eu quero que se adicione Sprites, Objetos, Rooms... mas isso é feito "escondido" num código, pra facilitar a vida da pessoa.
Mas, esta muito dificil, vou chamar um equipe pra eles fazerem pra mim acho que nem vou continuar. Ou talvez continuar depois. O problema está em, apos digitar o código, poder excluir parte dele. Tipo, eu adiciono uma sprite, mas depois quero deletá-la, seria muito difícil deletá-la.
Olha o que já tem:
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Mensagem por Itibere10 Sex 02 Dez 2011, 10:34

Mano, isso eh muito difícil, além de ser em GML, fazer um criador de jogos dentro de um, eh Muuuito limitado, como disse o amigo acima, e isso vai lhe custar muito até programar as funções dos botões, Códigos, Efeitos, Imagens,ETC... Se quiser fazer isso, tem que pensar bem antes, e, se quiser seguir adiante com essa ideia, eu recomendo uma linguagem mais complexa, como C ou C++, mas boa sorte com seu projeto... Happy
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Mensagem por Davichococat Sáb 31 Dez 2011, 17:28

Sim, estão todos falando:

"Não faça isso! É muito díficil! É muito limitado!"

Mas quem disse que o propósito seria fazer um criador de jogos? Olhem pelo outro lado, o aprendizado. Ele poderia lançar o .gmk, seria extremamente útil para qualquer um, não pelo fato de ser um criador de jogos, é claro. Imaginem o que podiamos aprender. É como elevar o Game Maker ao seu limite. Usar todas as funções, varíaveis. Tudo.

Extremamente útil para qualquer um. Você iria aprender tudo o que pode sobre o Game Maker. Só não tente fazer esse projeto sozinho, porque é algo muito díficil para vários. Imagine para um só.

Ou seja, como CRP-Max disse: Vá em frente!

Eu poderia ajudar, mas mal consigo fazer um joguinho, imagine um criador de jogos... Dentro de um criador de jogos. De qualquer forma, se precisar de gráficos, eu posso tentar ajudar.

Offtopic:
Spoiler:
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 31 Dez 2011, 17:47

Droga de spoiler! Nao abre em celulares!
Poderia "abrir" o spoiler pra mim? Estou tendo problemas.
Sim, eu sei que nao é dificil, eu ja fiz algo do tipo, mas nao esta bom. QUEM SABE eu faco isso no mes 2.
To curioso com o spoiler Happy
Feliz ano novo!!! xD
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Mensagem por Davichococat Sáb 31 Dez 2011, 18:03

Eu coloquei umas piadinhas no spoiler, nada demais Laughing
Mas como você está curioso, aqui vai:
"Yo dawg, I've heard you like game makers, so I a game maker into yours game maker, so you can make games while you make games.

Criar um criador de jogos dentro de um criador de jogos? CHALLENGE ACCEPTED"

Ah, e uma dica: Se o "quote" funcionar em celulares, e só você dá um quote na minha mensagem e ver o que está dentro Very Happy
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 31 Dez 2011, 18:23

CHALLENGE ACEPTED? Duvido
Seria uma coisa muito louca. So um louco faria isso (tipo eu)
Mesmo que eu desse o quote, o meu celular tem limite de 511 caracteres (nao é aleatorio, pois 511 contando com o 0 da 512, 512*2 = 1024, e esse é o numero padrao para contagem de bytes!)
E de novo:
Feliz 2012!!! xD
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Mensagem por GALAXY GAMES Sáb 31 Dez 2011, 20:01

Olhando por esse lado... Bateu uma lógica aqui na minha cabeça de sistema de linguagem de programação onde você pode criar a sua propria, testei e funcionou, quer saber, boa sorte e vá em frente!
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