Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Ideia] Um criador de jogos!
+11
CRP-Max
Tedi Ripper
Fireheaddew
mrHarris
GALAXY GAMES
vinians
Licht
PedroX
Lauro
Thyago
luiz_eldorado
15 participantes
GMBR :: Projetos :: Idéias e Enredos
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
[Ideia] Um criador de jogos!
Olá pessoasl, eu tive uma ideia que não é tão dificil assim de fazer. Um criador de jogos. Primeiro, estava pensando que o criador faria assim:
- Criaria um arquivo para adicionar o projeto.
- Escreveria um code dentro dele.
- Para atualizar o code, seria excluído este arquivo e criado um novo com o novo code.
- Para executar o arquivo, teria um outro programa que executaria o projeto.
Neste outro programa, ele:
- Executaria (com o execute_file) o arquivo.
É claro que, nós iriamos querer adicionar sprites, objetos, tem uma interface gráfica. Isso poderia ser feito, colocando códigos "secretamente" no projeto, como object_add(), sprite_add(), etc..
E aí, quem gostou da ideia?Ninguém
Até mais!
PS: Pensei que o tópico seria um pouco maior...
- Criaria um arquivo para adicionar o projeto.
- Escreveria um code dentro dele.
- Para atualizar o code, seria excluído este arquivo e criado um novo com o novo code.
- Para executar o arquivo, teria um outro programa que executaria o projeto.
Neste outro programa, ele:
- Executaria (com o execute_file) o arquivo.
É claro que, nós iriamos querer adicionar sprites, objetos, tem uma interface gráfica. Isso poderia ser feito, colocando códigos "secretamente" no projeto, como object_add(), sprite_add(), etc..
E aí, quem gostou da ideia?
Até mais!
PS: Pensei que o tópico seria um pouco maior...
Re: [Ideia] Um criador de jogos!
.Acho que não é uma boa idéia usar um criador de jogos para criar um criador de jogos.Pra isso que existe o game maker,mas boa sorte no seu projeto.
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Já existem vários assim manolo, e fazer uma maker num maker além de ruim ficará limitado =/
Lauro- Games Ranking :
Notas recebidas : C+D
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu não acho uma boa ideia. Aliás, não é uma boa ideia.E aí, quem gostou da ideia?
Fazer um maker no Game Maker é fácil, mas é lento, limitado, 'compila' um 'executável' pesado.
Se o Game Maker já tem pouca performance em relação às linguagens de programação, imagina um 'maker' feito nele. Acredite, eu já vi vários do tipo e nenhum foi pra frente.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Certo. Você quer fazer. E quem ia usar? Eu concerteza SEM CHANCE.
"Um maker feito dentro de outro Maker bastante limitado em relação à linguagens de programação".
Eu gosto de fazer projetos sérios, sendo assim, pra esse tipo de tarefa eu não usaria um programa desses só pra "quebrar as espectativas".
"Um maker feito dentro de outro Maker bastante limitado em relação à linguagens de programação".
Eu gosto de fazer projetos sérios, sendo assim, pra esse tipo de tarefa eu não usaria um programa desses só pra "quebrar as espectativas".
²Pedro Henrique escreveu:Se o Game Maker já tem pouca performance em relação às linguagens de programação, imagina um 'maker' feito nele. Acredite, eu já vi vários do tipo e nenhum foi pra frente.
Licht- Games Ranking :
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Se quizer fazer um maker faça um maker real em C/Delphi/C++ etc, mesmo poque isso não seria um maker verdadeiro já que quem vai executar tudo no final seria o Game Maker. Mas pra quem quer criar um maker do zero de verdade, saiba que não tem nada de simples não, a começar por uma linguagem de scripts e depois todo gerenciamento de recursos, memoria dinamica entre outros....
Flws
Flws
Obrigado pelos comentários! xD (sarcastic_mode=false)
Tá bom, não pensei que não fosse uma boa ideia...
Mas não queria criar um super criador pra que todo mundo veja e baixe e que eu ganhe milhões e milhões.
Só queria testar o GM pra ver até onde ele vai...
Mas não queria criar um super criador pra que todo mundo veja e baixe e que eu ganhe milhões e milhões.
Pra saber isso é só ver o maker do Victor Follador (Vikintor), o EPC (Easy Platform Creator).
Você ia perder um belo de um tempo da sua vida tentando criar outro Maker no Game Maker.
Se quiser fazer um Maker, faça como o Vinians disse e aprenda uma Linguagem de programação.
Você ia perder um belo de um tempo da sua vida tentando criar outro Maker no Game Maker.
Se quiser fazer um Maker, faça como o Vinians disse e aprenda uma Linguagem de programação.
Licht- Games Ranking :
Reputação : 34
Número de Mensagens : 1217
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Cara, criar um criador de jogos em um programa que cria jogos, além do programa sair simples e limitado, pode sair também com várias falhas, pois o game maker serve para criação de jogos e não de softwares, tente fazer com outra plataforma (c, Visual Basic, Delphi...)
GALAXY GAMES- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+E
Reputação : 1
Número de Mensagens : 439
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Não estou tentando te desmotivar, cara, mas fazer um maker em outro maker é furada. Já tentei fazer isso, até postei o projeto aqui. Quase vendi minha alma para resolver uns problemas de excesso de variáveis, e para cada problema resolvido, surgiam 2.
Faça como a galera falou e aprenda um linguagem de programação.
Se ainda quiser fazer isso com o GM, dê uma estuda nos três makers mais famosos aqui do forum: EPC, Programmer e Game Builder.
Faça como a galera falou e aprenda um linguagem de programação.
Se ainda quiser fazer isso com o GM, dê uma estuda nos três makers mais famosos aqui do forum: EPC, Programmer e Game Builder.
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 265
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Hmm...
Tá bom, ele já sabe que não é boa ideia e que ele deve aprender outra linguagem, e blá blá blá, e não vou repetir.
Tenta criar um software que faça algo simples. Digo, um programa que tire fotos da tela e que já salve, gerencie, edite, etc., ou um que fizesse animações GIF. Mas, não gosto de fazer softs no GM porque tem que carregar, e todos os jogos demoram cerca de um minuto para abrir, também precisa ter driver de video, mesmo que o jogo só tenha um room cinza vazia. Ouvi dizer que a cada versão o GM aumenta o tamanho dos .EXE, que na versão 8.1 doGaymaker (foi assim que vi quando fui baixar o 8.1 Pro, vi o nome no título e não gostei daí voltei pro 8.0) um EXE pesa no mínimo 4MB.
Tá bom, ele já sabe que não é boa ideia e que ele deve aprender outra linguagem, e blá blá blá, e não vou repetir.
Tenta criar um software que faça algo simples. Digo, um programa que tire fotos da tela e que já salve, gerencie, edite, etc., ou um que fizesse animações GIF. Mas, não gosto de fazer softs no GM porque tem que carregar, e todos os jogos demoram cerca de um minuto para abrir, também precisa ter driver de video, mesmo que o jogo só tenha um room cinza vazia. Ouvi dizer que a cada versão o GM aumenta o tamanho dos .EXE, que na versão 8.1 do
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
Número de Mensagens : 235
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
aff, cara, todo mundo te desencoraja, mas olha só:
-é algo super facil de fazer
-vc aprende muito fazendo isso
-é algo muito legal de fazer, da um gás quando vc acaba
cara, n desiste, se der vontade, posto uns tutoriais sobre isso.
flw
-é algo super facil de fazer
-vc aprende muito fazendo isso
-é algo muito legal de fazer, da um gás quando vc acaba
cara, n desiste, se der vontade, posto uns tutoriais sobre isso.
flw
Tedi Ripper- Games Ranking :
Reputação : 25
Número de Mensagens : 777
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Como você disse não seria um grande programa comercial, mas como aprendizado seria um enorme avanço.luiz_eldorado escreveu:Obrigado pelos comentários! xD (sarcastic_mode=false)
Acho muito valida essa ideia, você poderia por exemplo criar um editor de jogos de plataforma já com gravidade, ataque, plataformas fantasmas, etc.
E o usuário só teria o trabalho de desenhar e montar os cenários.
Assim a galera mais nova já começaria a aprender logica e um pouco de level designer (que por sinal muitos "experientes" não tem a menor noção de level designe).
E assim como muitos jogos lançados aqui no fórum, que só ganham uns "legal, 10, continue assim", seu projeto estaria na media.
Eu mesmo ainda não tenho ideia de como fazer um editor no GM, com um desafio assim, ja teria muita informação nova.
Enfim, se você quer somente aprender vai em frente.
CRP-Max- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Reputação : 29
Número de Mensagens : 822
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
...
Bem, é claro que não ai postar aqui sem já ter um começo. Eu já tenho como criar um jogo, pois, é só a pessoa digitar o código e pronto. Mas não é isso que eu quero. Eu quero que se adicione Sprites, Objetos, Rooms... mas isso é feito "escondido" num código, pra facilitar a vida da pessoa.
Mas, esta muito dificil,vou chamar um equipe pra eles fazerem pra mim acho que nem vou continuar. Ou talvez continuar depois. O problema está em, apos digitar o código, poder excluir parte dele. Tipo, eu adiciono uma sprite, mas depois quero deletá-la, seria muito difícil deletá-la.
Olha o que já tem:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/sdfiw.png
Bem, é claro que não ai postar aqui sem já ter um começo. Eu já tenho como criar um jogo, pois, é só a pessoa digitar o código e pronto. Mas não é isso que eu quero. Eu quero que se adicione Sprites, Objetos, Rooms... mas isso é feito "escondido" num código, pra facilitar a vida da pessoa.
Mas, esta muito dificil,
Olha o que já tem:
https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/696/sdfiw.png
Mano, isso eh muito difícil, além de ser em GML, fazer um criador de jogos dentro de um, eh Muuuito limitado, como disse o amigo acima, e isso vai lhe custar muito até programar as funções dos botões, Códigos, Efeitos, Imagens,ETC... Se quiser fazer isso, tem que pensar bem antes, e, se quiser seguir adiante com essa ideia, eu recomendo uma linguagem mais complexa, como C ou C++, mas boa sorte com seu projeto...
Itibere10- Data de inscrição : 01/12/2011
Número de Mensagens : 86
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Sim, estão todos falando:
"Não faça isso! É muito díficil! É muito limitado!"
Mas quem disse que o propósito seria fazer um criador de jogos? Olhem pelo outro lado, o aprendizado. Ele poderia lançar o .gmk, seria extremamente útil para qualquer um, não pelo fato de ser um criador de jogos, é claro. Imaginem o que podiamos aprender. É como elevar o Game Maker ao seu limite. Usar todas as funções, varíaveis. Tudo.
Extremamente útil para qualquer um. Você iria aprender tudo o que pode sobre o Game Maker. Só não tente fazer esse projeto sozinho, porque é algo muito díficil para vários. Imagine para um só.
Ou seja, como CRP-Max disse: Vá em frente!
Eu poderia ajudar, mas mal consigo fazer um joguinho, imagine um criador de jogos... Dentro de um criador de jogos. De qualquer forma, se precisar de gráficos, eu posso tentar ajudar.
Offtopic:
"Não faça isso! É muito díficil! É muito limitado!"
Mas quem disse que o propósito seria fazer um criador de jogos? Olhem pelo outro lado, o aprendizado. Ele poderia lançar o .gmk, seria extremamente útil para qualquer um, não pelo fato de ser um criador de jogos, é claro. Imaginem o que podiamos aprender. É como elevar o Game Maker ao seu limite. Usar todas as funções, varíaveis. Tudo.
Extremamente útil para qualquer um. Você iria aprender tudo o que pode sobre o Game Maker. Só não tente fazer esse projeto sozinho, porque é algo muito díficil para vários. Imagine para um só.
Ou seja, como CRP-Max disse: Vá em frente!
Eu poderia ajudar, mas mal consigo fazer um joguinho, imagine um criador de jogos... Dentro de um criador de jogos. De qualquer forma, se precisar de gráficos, eu posso tentar ajudar.
Offtopic:
- Spoiler:
Yo dawg, I've heard you like game makers, so I a game maker into yours game maker, so you can make games while you make games.
Criar um criador de jogos dentro de um criador de jogos? CHALLENGE ACCEPTED
Poderia "abrir" o spoiler pra mim? Estou tendo problemas.
Sim, eu sei que nao é dificil, eu ja fiz algo do tipo, mas nao esta bom. QUEM SABE eu faco isso no mes 2.
To curioso com o spoiler
Feliz ano novo!!! xD
Eu coloquei umas piadinhas no spoiler, nada demais
Mas como você está curioso, aqui vai:
"Yo dawg, I've heard you like game makers, so I a game maker into yours game maker, so you can make games while you make games.
Criar um criador de jogos dentro de um criador de jogos? CHALLENGE ACCEPTED"
Ah, e uma dica: Se o "quote" funcionar em celulares, e só você dá um quote na minha mensagem e ver o que está dentro
Mas como você está curioso, aqui vai:
"Yo dawg, I've heard you like game makers, so I a game maker into yours game maker, so you can make games while you make games.
Criar um criador de jogos dentro de um criador de jogos? CHALLENGE ACCEPTED"
Ah, e uma dica: Se o "quote" funcionar em celulares, e só você dá um quote na minha mensagem e ver o que está dentro
CHALLENGE ACEPTED? Duvido
Seria uma coisa muito louca. So um louco faria isso (tipo eu)
Mesmo que eu desse o quote, o meu celular tem limite de 511 caracteres (nao é aleatorio, pois 511 contando com o 0 da 512, 512*2 = 1024, e esse é o numero padrao para contagem de bytes!)
E de novo:
Feliz 2012!!! xD
Seria uma coisa muito louca. So um louco faria isso (tipo eu)
Mesmo que eu desse o quote, o meu celular tem limite de 511 caracteres (nao é aleatorio, pois 511 contando com o 0 da 512, 512*2 = 1024, e esse é o numero padrao para contagem de bytes!)
E de novo:
Feliz 2012!!! xD
Olhando por esse lado... Bateu uma lógica aqui na minha cabeça de sistema de linguagem de programação onde você pode criar a sua propria, testei e funcionou, quer saber, boa sorte e vá em frente!
GALAXY GAMES- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+E
Número de Mensagens : 439
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 2 • 1, 2