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Como criar o jogo dos 7 erros
+2
Carlos Mahnke
Sidney FS
6 participantes
Página 1 de 1
Como criar o jogo dos 7 erros
Pessoal, estou iniciando no GM e gostaria de aprender a fazer o jogo do 7 erros.
Já tentei de várias formas e toda vez que dou um click em qualquer parte do room aparece o "X".
Gostaria de saber como difinir o objeto e o espaço do objeto, para que o "X" não aparece em lugar diferente.
Desde já obrigado!!!
Já tentei de várias formas e toda vez que dou um click em qualquer parte do room aparece o "X".
Gostaria de saber como difinir o objeto e o espaço do objeto, para que o "X" não aparece em lugar diferente.
Desde já obrigado!!!
Sidney FS- Data de inscrição : 29/10/2011
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Como vc diz estar iniciando na ferramenta acho que a forma mais simples seria usando objetos contendo as partes erradas da imagem como sprite.
Tais objetos seriam posicionados sobre a imagem completa (usada como background da room) e programados de forma a quando o jogador clicar sobre eles computar um acerto e consequentemente a vitória ao finalizar os 7.
Para o retorno visual ("x" marcado na imagem) vc pode usar o evento draw para desenhar uma outra sprite previamente criada com base na condição de uma variável que seria "true" quando o objeto fosse clicado (jogador encontra o erro).
Enfim, isso é apenas um ponto de partida, não é a melhor forma nem a mais técnica, mas cabe a vc exercitar e aprender.
Tais objetos seriam posicionados sobre a imagem completa (usada como background da room) e programados de forma a quando o jogador clicar sobre eles computar um acerto e consequentemente a vitória ao finalizar os 7.
Para o retorno visual ("x" marcado na imagem) vc pode usar o evento draw para desenhar uma outra sprite previamente criada com base na condição de uma variável que seria "true" quando o objeto fosse clicado (jogador encontra o erro).
Enfim, isso é apenas um ponto de partida, não é a melhor forma nem a mais técnica, mas cabe a vc exercitar e aprender.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Fiz uma engine básica pra você estudar, blz?
https://gmbr.forumeiros.com/t19274-engine-jogo-7erros#144976
https://gmbr.forumeiros.com/t19274-engine-jogo-7erros#144976
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Vlw por retirar a oportunidade do cara se esforçar e aprender por si mesmo fornecendo não só um código pronto como toda uma engineCRP-Max escreveu:Fiz uma engine básica pra você estudar, blz?
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Manolo, não interprete isso que o CRP-MAX fez de forma errada... Olha só, tem determinados assuntos que pra certas pessoas ficam mais fáceis de aprender com uma engine, por que você deve ter um exemplo do funcionamento de algum sistema que você deseconhece. Eu já vi muita engine na minha vida pra poder aprender a fazer certas coisas.
Agora, quando se trata de engines com códigos GML, elas precisam ser bem comentadas. E também depende de como o usuário vai usar ela, se ele simplesmente vai fazer o jogo encima dela (errado), se vai simplesmente copiar e colar o código dela (errado também), ou se ele vai estudar o sistema que ela usa (correto!).
Agora, quando se trata de engines com códigos GML, elas precisam ser bem comentadas. E também depende de como o usuário vai usar ela, se ele simplesmente vai fazer o jogo encima dela (errado), se vai simplesmente copiar e colar o código dela (errado também), ou se ele vai estudar o sistema que ela usa (correto!).
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
É simples mesmo, essa era a ideia, pra quem esta começando drag & drop é a melhor opção.Carlos Mahnke escreveu:Vlw por retirar a oportunidade do cara se esforçar e aprender por si mesmo fornecendo não só um código pronto como toda uma engineCRP-Max escreveu:Fiz uma engine básica pra você estudar, blz?(por sinal pra algo estupidamente simples)
Agora ele tem um ponto de partida.Enfim, isso é apenas um ponto de partida, não é a melhor forma nem a mais técnica, mas cabe a vc exercitar e aprender.
Mesmo sendo pronto para se fazer um algo a mais ele terá que entender o que eu fiz.
Espero que tenha gostado da engine.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Não estou interpretando nada, é fato que a maioria dos usuários viciados em copy-paste são fruto dessa mania de postar códigos prontos e engines editáveis.Lucas Lunar escreveu:Manolo, não interprete isso que o CRP-MAX fez de forma errada...
Estudar engines é sim uma prática válida, porém, é muito mais proveitoso pra alguém que já consegue dar alguns passos sozinho. Ele tinha um desafio a ser superado mas então alguém vem e lhe dá a solução embrulhada pra presente, acha mesmo que ele irá evoluir tanto quanto poderia se estivesse quebrando a cabeça e se virando por conta própria?
Um user que talvez vc conheça chamado Caio Pinheiro dizia o mesmo. Nem todos são iguais e sim, a maioria fica mal acostumada recebendo sempre tudo de mão beijada.Lucas Lunar escreveu:Eu já vi muita engine na minha vida pra poder aprender a fazer certas coisas.
O engraçado é que depois reclamam da comunidade ser (em parte) imatura mas sempre que há a chance de mudar isso parece que preferem ficar amarrados no comodismo.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Quando falei em interpretação, eu quis dizer "não veja o ato do CRP-MAX em fazer engine dessa forma".
Bom, quando eu tava aprendendo a programar, antes de fazer as coisas primeiro eu tinha que entender como as coisas funcionavam no Game Maker. Então o único jeito que me fez REALMENTE aprender o funcionamento do programa foi vendo as engines que vinham junto com ele. Nem tutorial nem nada tava me ajudando, só as engines, depois que eu entendi como funcionava o Sistema D&D ai sim eu consegui fazer minhas próprias coisas e aprendi GML. Mas eu nunca copiei uma engine (nem decompilei executáveis).
PRA MIM foi assim. Se o resto não faz o mesmo uso das engines e se eles preferem só Copy and Paste não é comigo... As dicas foram dadas.
PS.: Sim, eu conheço o Caio Pinheiro. Não duvido que ele esteja entre nós de tanto fake que o cara já fez '-'
Bom, quando eu tava aprendendo a programar, antes de fazer as coisas primeiro eu tinha que entender como as coisas funcionavam no Game Maker. Então o único jeito que me fez REALMENTE aprender o funcionamento do programa foi vendo as engines que vinham junto com ele. Nem tutorial nem nada tava me ajudando, só as engines, depois que eu entendi como funcionava o Sistema D&D ai sim eu consegui fazer minhas próprias coisas e aprendi GML. Mas eu nunca copiei uma engine (nem decompilei executáveis).
PRA MIM foi assim. Se o resto não faz o mesmo uso das engines e se eles preferem só Copy and Paste não é comigo... As dicas foram dadas.
PS.: Sim, eu conheço o Caio Pinheiro. Não duvido que ele esteja entre nós de tanto fake que o cara já fez '-'
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Perfeito, mas o que pra vc é o melhor pode não ser pros demais, e em se tratando de algo público...Lucas Lunar escreveu:PRA MIM foi assim. Se o resto não faz o mesmo uso das engines e se eles preferem só Copy and Paste não é comigo.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Amigo, continue ajudando com suas engines, pois aqui no fórum é comum quem sabe mais ajudar que ainda está aprendendo.CRP-Max escreveu:Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
@Carlos Mahnke Entendo perfeitamente seu ponto de vista e concordo com ele, mas aqui na GMBR já se tornou comum essa prática de criar engines para os iniciantes, por isso não podemos descontar tudo no CRP-Max que só está tentando ajudar.
@Novatos, amigos novatos, estudem as engines que forem feitas pra vocês mas não a usem diretamente no seu jogo, tentem entende-la primeiro, e depois a modifique para que se encaixe no seu jogo. Leiam tutoriais, procurem bastante, perguntem, mas antes de perguntar deem o seu máximo e só depois poste sua pergunta.
Flws!
Re: Como criar o jogo dos 7 erros
E não é esse o objetivo??? Ou as pessoas vem aqui pra ficar eternamente dependentes?CRP-Max escreveu:Então o melhor a fazer é eliminar o tópico de engines, nem responder ou ajudar os iniciantes, talves isso nos torne "maduros".
Se souber ser imparcial na leitura perceberá que a crítica é quanto ao ato (e na referida situação) e não o objeto.CRP-Max escreveu:Cara tem um monte de engine de plataforma, snake, 3D e tantas outras, POR QUE DIABOS você vem reclamar da minha?(seria falta do que fazer?).
Ninguém está te proibindo.CRP-Max escreveu:Se eu quiser distribuir engines de tudo o que eu sei, farei isso.
Irei relevar a sua nítida birra e responder que hoje eu estou nessa condição pois no passado houveram pessoas que me ensinaram de forma correta possibilitando que em certo ponto não fosse mais necessário correr no forum pra cada boberinha que não conseguisse fazer.CRP-Max escreveu:Se você tem essa maturidade toda e não precisa de um lugar pra aprender, ou ganhar alguma coisa, o que faz aqui?
É realmente uma pena que tudo aqui seja levado pro lado pessoal e termine sempre em coitadismo. Tenho certeza que muitos não preferem apenas ouvir o famoso "muito bom nota 10!!!!!111!!!!" pra tudo que aparece, e não é atoa que o estilo linha dura do Adm tenha surtido tanto efeito.
EDIT
Meldels, agora uma simples crítica virou apedrejamento em praça pública. Descontar tudo nele? Fala sério! A crítica surge em dado momento e é óbvio que não se limita nem mesmo é direcionada a uma pessoa ou especificamente ao CRP-Max.vinians escreveu:@Carlos Mahnke Entendo perfeitamente seu ponto de vista e concordo com ele, mas aqui na GMBR já se tornou comum essa prática de criar engines para os iniciantes, por isso não podemos descontar tudo no CRP-Max que só está tentando ajudar.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
INICIANTES, por favor, não interpretem isso errado! O que Vinians quer dizer, NÃO é que você deve simplesmente pegar a engine e diretamente fazer modificações nela.Vinians escreveu:depois a(!) modifique para que se encaixe no seu jogo
Você deve fazer o que ele disse antes, entendam o código dela e então ai você vai saber usar as funções e manipular elas corretamente para se adequar ao seu jogo! E também quem sabe fazer outras coisas baseadas naquilo que entendeu o/
(Só pra previnir)
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Me intrometendo na discussão, de qualquer forma, temos que ser complacentes com os iniciantes; quando eu comecei também não tinha a minima ideia de como usar x e y para movimentar o personagem; olhando algumas engines eu fui aprendendo, então, depois de um tempo, adquirimos raciocínio lógico e assim aprendemos a "criar" sem precisar de engines ou algo parecido.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Só complementando algo que pelo visto não ficou claro antes...
Se alguém posta uma engine qualquer sem que tenha sido "solicitado" ou etc irá despertar o interesse apenas de quem quer estudá-la pra aprender, como o Lucas disse.
Por outro lado, é muito difícil achar que um sistema pronto e funcional pra uma necessidade imediata que um usuário questiona não acabará incentivando o copy-paste.
É unicamente disto que trata a crítica, postada nesta ocasião por mera casualidade, enfim.
Se alguém posta uma engine qualquer sem que tenha sido "solicitado" ou etc irá despertar o interesse apenas de quem quer estudá-la pra aprender, como o Lucas disse.
Por outro lado, é muito difícil achar que um sistema pronto e funcional pra uma necessidade imediata que um usuário questiona não acabará incentivando o copy-paste.
É unicamente disto que trata a crítica, postada nesta ocasião por mera casualidade, enfim.
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Re: Como criar o jogo dos 7 erros
Sidney FS escreveu:Pessoal, estou iniciando no GM e gostaria de aprender a fazer o jogo do 7 erros.
Já tentei de várias formas e toda vez que dou um click em qualquer parte do room aparece o "X".
Gostaria de saber como difinir o objeto e o espaço do objeto, para que o "X" não aparece em lugar diferente.
Desde já obrigado!!!
Bom, então a minha engine tem um desafio pra você.
Tenta altera-lo para aparecer um "X" onde já foi encontrado o erro.
Gostaria, sinceramente de ver o quanto você pode aprender e evoluir a partir desta engine.
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