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Movimentação real
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Movimentação real
Aew galera estou com uma dúvida que na minha opinião é algo dificílimo tanto de eu explicar como fazer. Já pesquisei e não achei nada, mas se for muito complicado para explicar alguém poderia me indicar um tutorial?
É o seguinte:
Quria fazer um jogo em que os objetos possuissem uma movimentação real. Exemplo:
Se eu coloco uma barra horizontal em cima de um pequeno ponto sólido, ela não se equilibrará e cairá para um dos lados, ao mesmo tempo que muda seu ângulo. Pretendo fazer isso num jogo em que eu darei uma base (exemplo: um retâncgulo comprido na horizontal) para o player ir colocando diversas formas geométricas na tela e equilibrar tudo, sem deixar cair. Tirei essa ideia de um jogo chamado addictive balance, para Iphone. Agradeço a ajuda.
Aproveitando o tópico, também estou com uma dúvida num jogo atual que estou fazendo em que você ajusta um ângulo e atirar um canhão, como aqueles jogos do clickjogos. Você seleciona um ângulo e atira um projétil. Na step do projétil coloquei:
image_angle=direction
if place_free(x,y+1)
gravity=0.1
na colisão com o chão, coloquei:
vspeed=0
Porém, ao atingir o chão, o projétil para. Como faço para que ele continue escorregando no chão até parar?
É o seguinte:
Quria fazer um jogo em que os objetos possuissem uma movimentação real. Exemplo:
Se eu coloco uma barra horizontal em cima de um pequeno ponto sólido, ela não se equilibrará e cairá para um dos lados, ao mesmo tempo que muda seu ângulo. Pretendo fazer isso num jogo em que eu darei uma base (exemplo: um retâncgulo comprido na horizontal) para o player ir colocando diversas formas geométricas na tela e equilibrar tudo, sem deixar cair. Tirei essa ideia de um jogo chamado addictive balance, para Iphone. Agradeço a ajuda.
Aproveitando o tópico, também estou com uma dúvida num jogo atual que estou fazendo em que você ajusta um ângulo e atirar um canhão, como aqueles jogos do clickjogos. Você seleciona um ângulo e atira um projétil. Na step do projétil coloquei:
image_angle=direction
if place_free(x,y+1)
gravity=0.1
na colisão com o chão, coloquei:
vspeed=0
Porém, ao atingir o chão, o projétil para. Como faço para que ele continue escorregando no chão até parar?
rafarubim- Data de inscrição : 20/01/2011
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Re: Movimentação real
Cara,a primeira coisa,é pura fisica,da pra fazer com o GM,mas aconselho a fazer com DLL's,porque vai facilitar muito.Tem um site de dlls,chamado GMToolBox,na tem dll de tudo,inclusive de fisica,mas aconselho a Extreme Phisics.
A segunda,oque você quer dizer com escorregar?para baixo e afundar no chao ou ir diminuindo a velocidade na horizontal ao chegar no chao?Se for a segunda coisa,use fricçao.
A segunda,oque você quer dizer com escorregar?para baixo e afundar no chao ou ir diminuindo a velocidade na horizontal ao chegar no chao?Se for a segunda coisa,use fricçao.
Luca$- Games Ranking :
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Re: Movimentação real
eu sei que devo usar a fricção, mas eu não sei usar direito, e na colisão com o chão, o projétil para, e não escorrega.
Sobre a física, eu não sei usar dlls, será que poderia me passar um tutorial?
(especialmente sobre dlls de física)
EDIT: se não precisar do dll e tiver como usar códigos, melhor ainda, porque aumento meu conhecimento
Sobre a física, eu não sei usar dlls, será que poderia me passar um tutorial?
(especialmente sobre dlls de física)
EDIT: se não precisar do dll e tiver como usar códigos, melhor ainda, porque aumento meu conhecimento
rafarubim- Data de inscrição : 20/01/2011
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Re: Movimentação real
Cara,sobre a fricçao,é muito fácil.
A unica coisa que você tem que fazer,é no create do projetil,colocar:
O valor que você por,será reduzido por step.
Exemplo:
Velocidade atual:2
Fricçao: 0.5
Resultado: Em quatro steps o objeto irá parar totalmente.
Mas se você quiser apenas reduzir a velocidade horizontal,axo melhor nao utilizar fricçao.Use um modo que to usando no meu projeto.
No evento que você quer que ocorra o "escorregamento"(Ex: Colisao com o Chao),coloque o seguinte código:
Pode modificar os valores como quiser.
Já sobre as dll's de fisica,eu nao sei usar,pois nunca utilizei,indiquei a Extreme Phisics,pois é a melhor que conheço.
E se você ainda nao sabe utilizar dll's,vc deve ser iniciante,entao axo melhor nao começar com um projeto tao dificil assim,pois usará fisica.
Se quiser só aprender a utilizar dll's,e outras coisas,pode me adicionar no msn.
A unica coisa que você tem que fazer,é no create do projetil,colocar:
- Código:
friction=valor//substitua valor pelo valor numérico
O valor que você por,será reduzido por step.
Exemplo:
Velocidade atual:2
Fricçao: 0.5
Resultado: Em quatro steps o objeto irá parar totalmente.
Mas se você quiser apenas reduzir a velocidade horizontal,axo melhor nao utilizar fricçao.Use um modo que to usando no meu projeto.
No evento que você quer que ocorra o "escorregamento"(Ex: Colisao com o Chao),coloque o seguinte código:
- Código:
if hspeed<0
{
hspeed+=0.2
}
if hspeed>0
{
hspeed-=0.2
}
Pode modificar os valores como quiser.
Já sobre as dll's de fisica,eu nao sei usar,pois nunca utilizei,indiquei a Extreme Phisics,pois é a melhor que conheço.
E se você ainda nao sabe utilizar dll's,vc deve ser iniciante,entao axo melhor nao começar com um projeto tao dificil assim,pois usará fisica.
Se quiser só aprender a utilizar dll's,e outras coisas,pode me adicionar no msn.
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