GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

3 participantes

Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Ritton Qui 27 Out 2011, 18:51

Olá pessoal!Venho ensinar a técnica que utilizo para criar minhas sprites de chão em perspectiva cavaleira ou, como eu gosto de chamar, 3D falso.Apesar do Paint não oferecer muitos recursos, usando apenas a critividade, é possível fazer grandes pixel arts.Abaixo eu ensinarei passo-a-passo da técnica que utilizo para criar minhas sprites nessa perspectiva:

1º Passo: Para começarmos, abra o Paint e redimensione a tela de criação para o tamanho de 32x32.Vocês podem usar qualquer tamanho, mas de preferência e para melhor resultado, utilizem sempre valores correspondentes, ou seja, valores iguais para o comprimento e altura.

2º Passo: Selecione uma cor qualquer e pinte o quadrado.Eu usarei o vermelho, mas vocês estão livres para escolher uma cor.Após ter pintando, clique na janela de edição para fazer uma reta e de tamnho pequeno ou de 1 pixel de altura e após fazer isto, dê um zoom de 800 vezes, conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

3º Passo: Agora que estamos vendo nossa imagem de perto, utilizando a reta, nós vamos fazer uma espécie de borda. para ela.Como é fundamental que está borda apareça, precisa-se ir na edição de cor e escurecer um pouco a sua cor escolhida para que apareça na sprite.Faça conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

4º Passo: Agora precisamos causar o efeito de perspectiva cavaleira.Para isso, faça uma reta com a mesma cor selecionada para fazer as "bordas".Esta reta ou linha será para definirmos a parte do "chão" e o resto será, digamos, o "bagaço" para deixar a sprite causando o efeito.Observe a imagem para um melhor entendimento:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

5º Passo: Observe que o efeito não está presente ainda.Para que isso ocorra, é necessário fazermos mais uma reta que servirá com uma espécie de divisão e causará o ele.É importante lembrarmos que a linha deve ser alinhada de forma corretamente.Após isso, delete uma parte da borda esquerda e direita e pinte com a primeira cor selecionada, conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

6º Passo: Parece que não, mas ao você diminuir o zoom e deixá-lo normal, a sprite parecerá um chão ou perto disso, não é?Existem alguns truques para deixá-la mais real, mas vamos fazer a segunda parte dela.Para fazermos a segunda parte, primeiramente salva sua atual sprite, basta apenas pintar de branco a parte que sobrou depois da linha e deletar a parte que sobrou da borda, conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

7º Passo: Temos a segunda parte e salve-a com outro nome.Agora precisamo fazer a terceira.Para isso, refaça o cubo que nem antes para que possamos aumentar a imagem e dessa vez ficará irregular.Em seguida, faça algumas linhas para formar a parte lateral dele, conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Screen

8º Passo: Salve esta imagem com outro nome.Você já pode carregá-las no Game Maker e começá-las a usar.Lembrando que cada parte deve ser adicionada individualmente no Game Maker.Para vermos o resultado final, junte-as e com a adição de alguns truques, elas podem ficar mais ou menos conforme a imagem:

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Tile2

Gostaram?Descobrimos a técnica!Em breve postarei dicas de como trabalhar nessas sprites e torná-las muito bem trabalhadas, mas para uma primeira sprite está ótimo.Com o tempo, vocês descobrem como trabalhar melhor nelas.Verei se consigo trabalhar em uma vídeo aula, mas acho que deu para um entendimento.

Até mais! farao


Última edição por Ritton em Dom 04 Mar 2012, 17:55, editado 2 vez(es)
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Re: Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Tiger Qui 27 Out 2011, 18:58

Bom tutorial, e bem basico mas bem explicado, vendo esse tuto me deu vontade de fazer sprite isometrico xD
Tiger
Tiger

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D+C+A
Data de inscrição : 26/09/2009
Reputação : 12
Número de Mensagens : 859
Prêmios : Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Re: Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Klior Qui 27 Out 2011, 19:10

Na realidade isso não é uma figura isométrica, isso é uma perspectiva cavaleira, no mais é um bom tutorial.
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Re: Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Ritton Qui 27 Out 2011, 21:05

Desculpem pelo erro!Tinham me dito que eram isométrico, mas eu tinha estranhado também.Qual seria o nome correto para isso?Obrigado pelos comentários e espero que tenham gostado do tutorial, ok?Demorei 1 hora tentando achar as palavras certas para um melhor entendimento e montando toda a estrutura dele, então espero que saibam valorizar meu esforço também.

Um abração para todos vocês! investigador
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Re: Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Klior Qui 27 Out 2011, 22:28

Um desenho isométrico é baseado num sistema de três semi-retas que têm o mesmo ponto de origem e formam entre si três ângulos de 120º.

Ritton escreveu:Desculpem pelo erro!Tinham me dito que eram isométrico, mas eu tinha estranhado também.Qual seria o nome correto para isso?Obrigado pelos comentários e espero que tenham gostado do tutorial, ok?
Não conheço muito sobre perspectiva cavaleira, não sei qual seria o nome correto, mais isso é uma figura desenhada em perspectiva cavaleira. E obrigado pela dedicação em trazer conteúdo para o fórum.
Perspectivas:
Klior
Klior

Data de inscrição : 07/03/2010
Reputação : 13
Número de Mensagens : 426
Prêmios : Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • C#
  • Javascript


Ir para o topo Ir para baixo

Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira Empty Re: Pixel Art: Sprites em Perspectiva Cavaleira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos