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[RESOLVIDO] Introdução again
4 participantes
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[RESOLVIDO] Introdução again
Eu fiz a introduçao com os sprites, cada sprite com um texto e criei os objetos.. até ai td ok, mas quando fui dar a programaçao ai é que deu o problema... eu coloquei pra que ao precionar a tecla ENTER mudar a instancia para o proximo obj e assim por diante.. mas o que acontece é que todos os objetos depois do primeiro sao pulados, e ele vai direto pro ultimo, ou seja, só aparece o primeiro e quando preciono a tecla ENTER ele pula lá para o ultimo e nem aparecem os outros entres eles...o que faço para corrigir isso ???
Última edição por taninhabaixinha em Sáb 15 Out 2011, 14:48, editado 1 vez(es)
taninhabaixinha- Data de inscrição : 02/09/2011
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
Usa keyboard_check_pressed em vez de keyboard_check porque ele checa se o botão está ativo, já o outro checa se o botão está pressionado, então para passar para o próximo objeto a pessoa tem que tirar o dedo do botão e pressiona-lo novamente.
xD
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
nao funcionou :S
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
Nao funcionou tbm :SS
alguem pode me ajudar com isso ???????
alguem pode me ajudar com isso ???????
taninhabaixinha- Data de inscrição : 02/09/2011
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
eu nao fiz por código, coloquei com as açoes mesmo...
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
pode mandar print screen mostrando o que tem dentro do primeiro quadrado,segundo,...
Re: [RESOLVIDO] Introdução again
nao consegui, mas só coloquei a funçao da tecla, testei tds, a press, check, release, e quando apertada a tecla mudar pra outro obj.. só isso mas nao ta funcionando oq pode ser ??
taninhabaixinha- Data de inscrição : 02/09/2011
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
ixi ai é só por msn para te ajudar
Última edição por Pit Bull em Sáb 15 Out 2011, 00:46, editado 1 vez(es)
Re: [RESOLVIDO] Introdução again
bah, nao tem como me dizer algo por aqui mesmo ??? :S:S:S
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
Bom, eu só uso código,o problema deve estar na ação de apertar o enter, você falou que colocou para mudar a instancia, tente usar os comandos
instance_create(x,y,nome_do_objeto)
instance_destroy()
instance_create(x,y,nome_do_objeto)
instance_destroy()
Re: [RESOLVIDO] Introdução again
como ele está executando muito rápido,
vc precisaria colocar um BREAK no bloco após a troca de Instância,
não seria isso?
se for em código seria algo como:
if (keyboard_check(vk_enter))
{
"alterar instancia"
break;
}
se é em Drag n Drop...
no Evento Keyboard Enter vc pode tentar :
iniciar um bloco;
mudar instancia;
exit event; *
fechar bloco;
esse 'exit event' fica na Aba Control, é um icone com uma bola vermelha com um X.
testa e vê se ele dáh um Break.
vc precisaria colocar um BREAK no bloco após a troca de Instância,
não seria isso?
se for em código seria algo como:
if (keyboard_check(vk_enter))
{
"alterar instancia"
break;
}
se é em Drag n Drop...
no Evento Keyboard Enter vc pode tentar :
iniciar um bloco;
mudar instancia;
exit event; *
fechar bloco;
esse 'exit event' fica na Aba Control, é um icone com uma bola vermelha com um X.
testa e vê se ele dáh um Break.
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
Corrija-me se estiver errado, imagino que foi assim que você fez:
Você tem diversos objetos, cada um com um sprite. Todos possuem o evento press Enter, e nesse evento, um Change Instance. Certo?
Se for isso, esse é o seu problema:
Ao apertar enter, a verificação "Enter foi apertado?" será verdadeira durante todo o step.
Você aperta enter. O primeiro objeto pergunta "Enter foi apertado?", e como a reposta é "sim", ele vira o segundo. O step ainda não acabou, assim, o segundo, que acabou de ser criado, pergunta "Enter foi apertado?", e a resposta continua sendo "sim", então ele vira o terceiro. Ainda no mesmo step, o terceira faz a mesma pergunta, e sendo a resposta "sim", ele vira o quarto. E assim vai, até o último.
Agora que espero que você já tenha entendido porque isso acontece (entender o porquê dos erros é uma parte essencial do aprendizado e resolução de problemas), vamos à solução.
Você pode criar uma variável global para saber se já ocorreu uma transformação, pois apenas uma deve acontecer a cada vez que você aperta enter.
No create do primeiro objeto (apenas do primeiro), crie uma variável global (global.mudar, por exemplo), e dê o valor true.
Então, no evento de apertar enter de todos os objetos, teste essa variável. Se ela for true, transforme na próxima instância e dê o valor false à variável. Senão (se for false), dê o valor true à variável. A sequência ficará assim:
Se global.mudar for igual a true
{
Transforma-se na próxima instância
global.mudar = false
}
senão
global.mudar = true
Parecem códigos (são pseudo-códigos), mas é só fazer em D&D.
Você pode interpretar o que acontecerá desse jeito: ao apertar enter, a instância testará se pode se transformar. Se sim (pode se transformar), ela se transformará e dirá que a próxima instância não pode se transformar ainda, nesse step. Se não (não pode se transformar), ela dirá que na próxima vez que apertar enter, ela mesma poderá se transformar. O mesmo acontecerá com a próxima instância, e assim em diante.
Só uma observação, seria melhor se, em vez de transformar as instâncias, você apenas mudasse o sprite de uma só (com menos objetos o jogo fica mais leve). Mas imagino que o desempenho do jogo não deva ser problema para você, então, só explicarei como fazer se você quiser.
Você tem diversos objetos, cada um com um sprite. Todos possuem o evento press Enter, e nesse evento, um Change Instance. Certo?
Se for isso, esse é o seu problema:
Ao apertar enter, a verificação "Enter foi apertado?" será verdadeira durante todo o step.
Você aperta enter. O primeiro objeto pergunta "Enter foi apertado?", e como a reposta é "sim", ele vira o segundo. O step ainda não acabou, assim, o segundo, que acabou de ser criado, pergunta "Enter foi apertado?", e a resposta continua sendo "sim", então ele vira o terceiro. Ainda no mesmo step, o terceira faz a mesma pergunta, e sendo a resposta "sim", ele vira o quarto. E assim vai, até o último.
Agora que espero que você já tenha entendido porque isso acontece (entender o porquê dos erros é uma parte essencial do aprendizado e resolução de problemas), vamos à solução.
Você pode criar uma variável global para saber se já ocorreu uma transformação, pois apenas uma deve acontecer a cada vez que você aperta enter.
No create do primeiro objeto (apenas do primeiro), crie uma variável global (global.mudar, por exemplo), e dê o valor true.
Então, no evento de apertar enter de todos os objetos, teste essa variável. Se ela for true, transforme na próxima instância e dê o valor false à variável. Senão (se for false), dê o valor true à variável. A sequência ficará assim:
Se global.mudar for igual a true
{
Transforma-se na próxima instância
global.mudar = false
}
senão
global.mudar = true
Parecem códigos (são pseudo-códigos), mas é só fazer em D&D.
Você pode interpretar o que acontecerá desse jeito: ao apertar enter, a instância testará se pode se transformar. Se sim (pode se transformar), ela se transformará e dirá que a próxima instância não pode se transformar ainda, nesse step. Se não (não pode se transformar), ela dirá que na próxima vez que apertar enter, ela mesma poderá se transformar. O mesmo acontecerá com a próxima instância, e assim em diante.
Só uma observação, seria melhor se, em vez de transformar as instâncias, você apenas mudasse o sprite de uma só (com menos objetos o jogo fica mais leve). Mas imagino que o desempenho do jogo não deva ser problema para você, então, só explicarei como fazer se você quiser.
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [RESOLVIDO] Introdução again
Muito obrigado, consegui fazer aqui... *----*
taninhabaixinha- Data de inscrição : 02/09/2011
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