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Movimentos diagonais, sprite parado e andando
3 participantes
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Movimentos diagonais, sprite parado e andando
Estou fazendo um jogo top down , ja fiz os movimentos horizontais e verticais com este codigo:
//movimentos basicos
//direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=sprite_direita
if place_free(x+4,y){x+=4}
}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=sprite_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//cima
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_cima
if place_free(x,y-4){y-=4}
}
//baixo
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_baixo
if place_free(x,y+4){y+=4}
}
com isto o player ja se move na diagonal, mas eu gostaria de saber como eu faço para ele mudar para o sprite de andando na diagonal e quando parado mudar para o sprite parado na diagonal
//movimentos basicos
//direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=sprite_direita
if place_free(x+4,y){x+=4}
}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=sprite_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
}
//cima
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_cima
if place_free(x,y-4){y-=4}
}
//baixo
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_baixo
if place_free(x,y+4){y+=4}
}
com isto o player ja se move na diagonal, mas eu gostaria de saber como eu faço para ele mudar para o sprite de andando na diagonal e quando parado mudar para o sprite parado na diagonal
Ryder- Data de inscrição : 27/07/2011
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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando
Somente adicione o seguinte código:
Espero ter ajudado!
- Código:
if(keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_up)) sprite_index=spr_esquerda_cima
else if(keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_up)) sprite_index=spr_direita_cima
else if(keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_down)) sprite_index=spr_esquerda_baixo
else if(keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_down)) sprite_index=spr_direita_baixo
Espero ter ajudado!
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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando
Use variáveis para as 8 direções, tipo:
Agora para mudar para diagonal:
- Código:
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
Agora para mudar para diagonal:
- Código:
//movimentos basicos
//direita
if keyboard_check(vk_right)
{
sprite_index=sprite_direita
if place_free(x+4,y){x+=4}
dir=1 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda
if keyboard_check(vk_left)
{
sprite_index=sprite_esquerda
if place_free(x-4,y){x-=4}
dir=0 //direita
esq=1 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//cima
if keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_cima
if place_free(x,y-4){y-=4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=1 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//baixo
if keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_baixo
if place_free(x,y+4){y+=4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=1 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//diagonal
//direita e cima
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_direita_cima
if place_free(x+4,y-4){x+=4;y=-4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=1 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//direita e baixo
if keyboard_check(vk_right) and keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_direita_baixo
if place_free(x+4,y+4){x+=4;y=+4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=1 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda e cima
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_up)
{
sprite_index=sprite_esquerda_cima
if place_free(x-4,y-4){x-=4;y=-4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=1 //esquerda e cima
esqbaixo=0 //esquerda e baixo
}
//esquerda e baixo
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_down)
{
sprite_index=sprite_esquerda_baixo
if place_free(x-4,y+4){x-=4;y=+4}
dir=0 //direita
esq=0 //esquerda
cima=0 //cima
baixo=0 //baixo
dircima=0 //direita e cima
dirbaixo=0 //direita e baixo
esqcima=0 //esquerda e cima
esqbaixo=1 //esquerda e baixo
}
Fireheaddew- Data de inscrição : 04/11/2010
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Re: Movimentos diagonais, sprite parado e andando
vlw, usei o codigo do JV Justino e ele troca de sprite normalmente, mas o meu problema real quando o sprite para de se movimentar, ele mudar para o sprite_parado_diagonal.
Ryder- Data de inscrição : 27/07/2011
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