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Enxergando um projeto além da superfície
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SIGILOSO
Grotle
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Mr.Brum
CRP-Max
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Carlos Mahnke
11 participantes
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Re: Enxergando um projeto além da superfície
Ao menos uma coisa eu aprendi aqui, que a comunidade não é madura ainda o suficiente pra poder ter debates sérios e produtivos.
Enfim, o sistema de avaliação no forum dá um incentivo muito maior aos usuários para que criem jogos de qualidade cada vez maior. Porém, como são muitos usuários e muitos, mas MUITOS projetos e "jogos" sendo feitos MESMO, fica evidente a trabalheira e o porre que é os avaliar. E como ninguém da staff é obrigado realmente a avaliar os jogos, as avaliações artificiais serão uma realidade. Imagine um cara atolado pra avaliar 10 jogos, sendo que ele não tem a menor obrigação para tal. E, é claro, o avaliador precisa de competência e bom senso na hora de avaliar, mas não vejo muito exemplos que diga que eles não tem.
O sistema de avaliações é falho de certa forma, na minha opinião, pelo simples fato de que chegará um momento em que a exaustão vai bater forte pro avaliador, e se este, além da falta de preparo, já não tiver saco pra dar nota, é óbvio que o resultado sai torto.
Na minha humilde opinião eu acredito que avaliadores, como é visto aqui no forum, para este forum, não é uma boa ideia. A maioria dos usuários não tem tanto tempo disponível para avaliar, e quando tem, são muitos projetos, o que levará a avaliações falhas. E os que tem tempo livre, são na maioria a criançada que usa o GM e joga pokémon a tarde inteira no PC, ou seja, o pessoal despreparado.
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Re: Enxergando um projeto além da superfície
Voltando ao assunto do tópico(se é que é possivel)
As vezes eu me sinto desmotivado com a criação de jogos, pois sei que não posso dar o que a maioria dos jogadores quer: gráficos fodões.
É verdade. Os gamers não dão valor para os mínimos detalhes, que podem não ser tão mínimos quanto pensam como o simples fato do Mario descer pelo cano.
Mas é claro que nós, desenvolvedores de jogos temos um outro olhar para os jogos, por exemplo, você está jogando o FIFA e pensa "Que jogabilidade incrível, realismo inacreditável" aí vem outro e diz "Prefiro o PES porque os boneco são melhor"
As vezes eu me sinto desmotivado com a criação de jogos, pois sei que não posso dar o que a maioria dos jogadores quer: gráficos fodões.
É verdade. Os gamers não dão valor para os mínimos detalhes, que podem não ser tão mínimos quanto pensam como o simples fato do Mario descer pelo cano.
Mas é claro que nós, desenvolvedores de jogos temos um outro olhar para os jogos, por exemplo, você está jogando o FIFA e pensa "Que jogabilidade incrível, realismo inacreditável" aí vem outro e diz "Prefiro o PES porque os boneco são melhor"
mrHarris- Data de inscrição : 22/12/2009
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Re: Enxergando um projeto além da superfície
@mrbrum22: Não era outro tema mas sim o objetivo do tópico que se perdeu completamente. Se houvesse postado o que postou agora desde o início teria sido bem mais proveitoso, pra vc mesmo.
@SIGILOSO: Se vc e pelo visto muitos outros tem essa nítida impressão sobre o sistema, porque não o criticam (no bom sentido)? Pra que esperar até que o assunto faça uma ponta num tópico aleatório se pode ser conversado de forma organizada?
Uma coisa é certa, a "criançada" que joga Pokémon definitivamente não irá buscar melhorias, isso cabe à quem realmente se importa com o forum e não está ai só figurando nicks coloridos ou estrelinhas, palitinhos e pedrinhas como disse o Unknown.
@Henrique Berto: Parabéns cara, vc é o 1° a comentar o tópico dentro do que foi proposto!
Mas essa questão "do que os jogadores querem" é consequencia o público alvo pretendido. Se vc faz um jogo voltado pra geração MMO RPG 3D é esperado que só irão se importar com a versão do pixel shader que o mesmo utiliza, mas não existe só esse tipo de jogador.
O meu jogo Rebound é totalmente oposto a essa tendência, e como é de se esperar é bem pouco recebido nas comunidades/etc onde posto, mas nem por isso eu irei fazer uma nova versão em 4D pra rodar no PS3. É algo que eu já sabia desde que concebi a ideia, mas não me importo, eu fiz o jogo pra quem gosta de arcade clássico, e ainda que sejam minoria eles dão um feedback 1000x melhor que esses comentários de má vontade que por vezes se recebe.
@SIGILOSO: Se vc e pelo visto muitos outros tem essa nítida impressão sobre o sistema, porque não o criticam (no bom sentido)? Pra que esperar até que o assunto faça uma ponta num tópico aleatório se pode ser conversado de forma organizada?
Uma coisa é certa, a "criançada" que joga Pokémon definitivamente não irá buscar melhorias, isso cabe à quem realmente se importa com o forum e não está ai só figurando nicks coloridos ou estrelinhas, palitinhos e pedrinhas como disse o Unknown.
@Henrique Berto: Parabéns cara, vc é o 1° a comentar o tópico dentro do que foi proposto!
Mas essa questão "do que os jogadores querem" é consequencia o público alvo pretendido. Se vc faz um jogo voltado pra geração MMO RPG 3D é esperado que só irão se importar com a versão do pixel shader que o mesmo utiliza, mas não existe só esse tipo de jogador.
O meu jogo Rebound é totalmente oposto a essa tendência, e como é de se esperar é bem pouco recebido nas comunidades/etc onde posto, mas nem por isso eu irei fazer uma nova versão em 4D pra rodar no PS3. É algo que eu já sabia desde que concebi a ideia, mas não me importo, eu fiz o jogo pra quem gosta de arcade clássico, e ainda que sejam minoria eles dão um feedback 1000x melhor que esses comentários de má vontade que por vezes se recebe.
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Re: Enxergando um projeto além da superfície
Incrivel como pessoal se concentra mais esforços em guerrinhas do que fazer jogos.
O estranho é alguém reclamar das regras que ele mesmo ajudou a elaborar. Como eu havia falado no tópico do X versus O. Essas são as regras de avaliação:
Não poderia reclamar da nota. Mas sim da forma como a avaliação é feita. Como estão fazendo agora (Meio tarde por sinal). Como é um fórum de desenvolvimento e aprendizagem, o quesito Originalidade não é nem um pouco conviniente, até porque a maioria começa tentando fazer o que já existe, obviamente. Ou simplesmente faz um Remake ao seu jeito. Logo o jogo perde nota nesse quesito de originalidade, mesmo com sistemas fodões por trás do jogo.
Carlos, realmente era preciso reavaliar o que vale mais em um jogo: O resultado visivel ou os sistemas por trás dele. Como estamos em um ambiente de aprendizado, a resposta é obvia.
Agora cabe à Administração resolver se edita as regras ou não.
São muita opiniões diferentes. Vamos ficar meses discutindo quem tá certo ou errado e isso só vai atrasar o fórum.
FLWS!
O estranho é alguém reclamar das regras que ele mesmo ajudou a elaborar. Como eu havia falado no tópico do X versus O. Essas são as regras de avaliação:
https://gmbr.forumeiros.com/t13856-avaliacao-obrigatoria-de-projetosOs quesitos de avaliação são:
• Originalidade: Variabilidade de recursos, temática aplicada, desenvolvimento, personagens e história.
• Jogabilidade: Dificuldade do jogo, criação das fases, planejamento, organização, facilidade no entendimento do(s) objetivo(s) do jogo.
• Acabamento: Resultado final, recursos gráficos, menus, opções, hud.
Não poderia reclamar da nota. Mas sim da forma como a avaliação é feita. Como estão fazendo agora (Meio tarde por sinal). Como é um fórum de desenvolvimento e aprendizagem, o quesito Originalidade não é nem um pouco conviniente, até porque a maioria começa tentando fazer o que já existe, obviamente. Ou simplesmente faz um Remake ao seu jeito. Logo o jogo perde nota nesse quesito de originalidade, mesmo com sistemas fodões por trás do jogo.
Carlos, realmente era preciso reavaliar o que vale mais em um jogo: O resultado visivel ou os sistemas por trás dele. Como estamos em um ambiente de aprendizado, a resposta é obvia.
Agora cabe à Administração resolver se edita as regras ou não.
São muita opiniões diferentes. Vamos ficar meses discutindo quem tá certo ou errado e isso só vai atrasar o fórum.
FLWS!
Re: Enxergando um projeto além da superfície
Bom deixando a minha humilde opinião.
Acredito que o pessoal desse fórum (a maioria) ainda não entende a verdadeira lógica do sistema de avaliação e de troféus. Tudo isso feito pela staff é (creio eu) para criar um sentimento de rivalidade construtiva, onde você se sinta motivado a cada vez melhorar mais seus trabalhos.
Agora, o maior erro do pessoal é não correr atrás do conhecimento.
a) Eu não sei desenhar:
Muitas vezes o carinha não sabe desenhar nem criar gráficos originais e não corre atrás de programas que já foram mostrados mil vezes como Flash e Paint too sai. Milhares de vídeos tutoriais existem na net sobre isso. O que existe é preguiça.
b) Remakes:
O pessoal já está cansado de remakes, mesmo que tenham um ar próprio do criador. Quando você se esforça e cria um jogo original (como o Acton Robo por exemplo), mesmo que seja uma tradicional plataforma com coleção de itens o jogo chama a atenção e se destaca. Se queres se destacar não perca seu tempo com Sonic e Mario, pois esses são somente pra quem está começando e aprendendo a criar pulos, gravidade etc. Crie algo novo, um personagem novo, um mundo novo etc.
Tempo de produção:
O pessoal na ânsia de querer ser reconhecido sempre inicia projetos e os lança inacabados. Muitas vezes os jogos completos tem bugs, fases repetidas por falta de vontade do criador parar uma semana só pensando como será a fase ou mundo. A pressa é inimiga da perfeição e o reconhecimento só vem com trabalho duro (lembrem do Rock Lee).
O erro:
Por fim, a salada de erros que comprometem a maioria dos lançamentos aqui no fórum são: jogos não originais, preguiça do criador em aprender novas técnicas de designer, jogos feitos em duas semanas sem ter feito um roteiro antecipadamente. Essa é a fórmula perfeita do fracasso.
Espero que o pessoal leve isso á sério.
Acredito que o pessoal desse fórum (a maioria) ainda não entende a verdadeira lógica do sistema de avaliação e de troféus. Tudo isso feito pela staff é (creio eu) para criar um sentimento de rivalidade construtiva, onde você se sinta motivado a cada vez melhorar mais seus trabalhos.
Agora, o maior erro do pessoal é não correr atrás do conhecimento.
a) Eu não sei desenhar:
Muitas vezes o carinha não sabe desenhar nem criar gráficos originais e não corre atrás de programas que já foram mostrados mil vezes como Flash e Paint too sai. Milhares de vídeos tutoriais existem na net sobre isso. O que existe é preguiça.
b) Remakes:
O pessoal já está cansado de remakes, mesmo que tenham um ar próprio do criador. Quando você se esforça e cria um jogo original (como o Acton Robo por exemplo), mesmo que seja uma tradicional plataforma com coleção de itens o jogo chama a atenção e se destaca. Se queres se destacar não perca seu tempo com Sonic e Mario, pois esses são somente pra quem está começando e aprendendo a criar pulos, gravidade etc. Crie algo novo, um personagem novo, um mundo novo etc.
Tempo de produção:
O pessoal na ânsia de querer ser reconhecido sempre inicia projetos e os lança inacabados. Muitas vezes os jogos completos tem bugs, fases repetidas por falta de vontade do criador parar uma semana só pensando como será a fase ou mundo. A pressa é inimiga da perfeição e o reconhecimento só vem com trabalho duro (lembrem do Rock Lee).
O erro:
Por fim, a salada de erros que comprometem a maioria dos lançamentos aqui no fórum são: jogos não originais, preguiça do criador em aprender novas técnicas de designer, jogos feitos em duas semanas sem ter feito um roteiro antecipadamente. Essa é a fórmula perfeita do fracasso.
Espero que o pessoal leve isso á sério.
Re: Enxergando um projeto além da superfície
O problema é que estão avaliando jogos simples como se fossem uns (Mirfos) da vida. Oras, o jogo pode ser simples, mas pode ser inovador, como o X vs O do Unk, ou o Dango Daiakozu do JV, ou mesmo o O Desenho, o jogo do Rincewind que ficou em 2º lugar no CQ #006, se não me engano.
O jogo pode não ser aquele jogaço com muita adrenalina, mas certas particularidades contam muito na hora da avaliação.
O jogo pode não ser aquele jogaço com muita adrenalina, mas certas particularidades contam muito na hora da avaliação.
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Re: Enxergando um projeto além da superfície
Atrasar? Afinal o que é um forum senão um espaço para debate de ideias e opiniões???Alex FC escreveu:São muita opiniões diferentes. Vamos ficar meses discutindo quem tá certo ou errado e isso só vai atrasar o fórum.
O problema é que pelo visto muita gente não sabe a diferença entre defender ideias pra formar opiniões e trocar ofensas e grosserias. Essa discussão a que se referem não é uma briga, é uma conversa onde todos podem dar seu parecer e com isso evoluir sua forma de pensar e/ou enxergar algo, o senso crítico.
Bom, pelo menos essa era a premissa aqui, antes de se tornar um log de questionamentos desorganizados e casuais sobre o sistema de avaliação dos jogos. Já pedi antes e volto a pedir que excluam o tópico, não há mais como retomar o assunto que realmente interessava.
Carlos Mahnke- Games Ranking :
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