Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Tutorial]Criando instaler para seus jogos.
5 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial]Criando instaler para seus jogos.
CRIANDO UM INSTALER COM O GM
Autor: MrBrum22
Nível: Fácil
Versão: Qualquer GM mais recente...
OBS*: esse tuto foi feito seguindo o GM 8.
INTRO
Bom, lendo o help do game maker, eu resolvi estudar um pouco sobre a função included files, que acompanha o GM...
Com ela, vc pode embutir arquivos no seu jogo, quando ele é executado, os arquivos podem ser descompactados, e então você tem acesso a eles...
Nesse Tuto, vc irá aprender a criar um instalador para seu próprio jogo com o próprio GM.
PASSO 1:
*Abra o gm, crie um novo projeto(Ctrl+N),Abra a guia Resources,e vá na última opção: Included Files ou apenas use:(Shift+Ctrl+L).
PASSO 2:
*Uma janela será aberta, com as opções de importação de arquivos para seu projeto:
*Clique em Add ,outra janela será aberta, nessa selecione a opção Load.
*Agora escolha o arquivo que pretende incluir para o seu instaler...
*Deixe as opções marcadas:(Free memory aft export,Remove at game end.Export to the folder containing the game.)
*Pressione ok.
OBS:Isso fará: a memória do pc ser liberada após a execução do programa,os arquivos serem removidos após o fechamento do programa, e os arquivos serão exportados para a pasta onde o instaler está atualmente...
OBS2: (aceita qualquer formato!).
*Repita o processo até incluir todos os arquivos desejados...(vc deve incluir o exe do seu jogo e todos os arquivos que o acompanham...)
PASSO 3:
*Crie um objeto,coloque o seguinte código no create dele:
//Abrimos uma janela para se escolher onde será instalado o programa e salvamos o caminho na variavel F:
F=get_save_filename("Escolha o local para instalar o programa:","")
//criamos uma pasta com o nome da nossa "Empresa" no local escolhido acima (F):
directory_create(F+"\NOME DA MINHA CIA\")
//Copiamos os arquivos que estavam no included,para a pasta que criamos antes:
file_copy("ARQUIVO NO INCLUDE",F+"\NOME DA MINHA CIA\ARQUIVO NO INCLUDE")
OBS: essa última linha do código deve ser feita para cada arquivo que foi colocado no included e se deseja extrair.
*Crie uma room e coloque o objeto nela. agora teste...
CONCLUSÃO:
Nós compactamos o nosso jogo e alguns arquivos, quando o instalador for executado, o usuário irá escolher o local onde deseja instalar nosso programa, inclusive ele poderá criar um nome para a pasta, a nossa pasta com o nome da nossa "EMPRESA" será criada dentro da pasta que ele criou antes, e os arquivos que escolhemos irão se autocopiar para dentro desta pasta.
Pode ser muito útil pra quem faz jogos com arquivos externos,pois os usuários podem perder alguns arquivos externos ao baixar o seu jogo, e depois terão problemas quando tentarem executar o jogo... A função included files tem outras utilidades, é bom que vc a estude e a explore, pois poderá fazer muitas coisas boas com ela... inclusive em seus jogos, compactando arquivos auxiliares e descompactando no início do jogo para uma pasta temporária.
PS: Desculpem a falta de screens e da engine, é que a net aqui tá muito lenta, mas depois eu irei colocar.
DOWNLOAD: pra vcs verem o funcionamento da engine, vou estar disponibilizando um instaler pra ela feito com ela,aí vc já baixa a engine e vê como será o seu funcionamento:
http://www.4shared.com/file/HTRnPxrU/instaler.html
Pra quem quiser baixar a engine diretamente:
http://www.4shared.com/file/_AsG7a2c/inst.html
Última edição por mrbrum22 em Qua 28 Set 2011, 15:05, editado 3 vez(es)
Re: [Tutorial]Criando instaler para seus jogos.
Detalhes técinos: (code)(/code) Todo código de formatação dentro dele não é executado, então não há porque usar "color=green" (por exemplo) no meio, ainda por cima dificulta o entendimento do texto.
Tire o CapsLock do título e da descrição do tópico, faz parecer que você está gritando.(como diria meu amigo RGXSuperSonic: "IT WILL MAKEZ U LOOK STUPIDZ")
EDIT--- Tirou o (code)(/code) \o/ agora sim ;D
Tire o CapsLock do título e da descrição do tópico, faz parecer que você está gritando.(como diria meu amigo RGXSuperSonic: "IT WILL MAKEZ U LOOK STUPIDZ")
MatheusReis escreveu:Detalhes técinos: (code)(/code) Todo código de formatação dentro dele não é executado, então não há porque usar "color=green" (por exemplo) no meio, ainda por cima dificulta o entendimento do texto.
Nuss... Quanto ao code, foi um erro meu aqui, queria dar um quote(já corrigido...),
Título em maiúsculo já corrigido também...
Desculpem se estão vendo isso como um grito (tabu da web...), mas minha intenção é destacar partes importantes de um texto, como nomes, títulos e afins...
mrbrum22
nossa nunca tinha pensado nisso , da pra fazer instaladores profissionais , muito legal sua ideia cara
vlw
nossa nunca tinha pensado nisso , da pra fazer instaladores profissionais , muito legal sua ideia cara
vlw
Eu faço instaladores com o programa rubi, ele cria um registro do seu jogo no windows, o que dificulta a pirataria ou cracks, fora outras funções que são muito importantes.
Pit Bull escreveu:Eu faço instaladores com o programa rubi, ele cria um registro do seu jogo no windows, o que dificulta a pirataria ou cracks, fora outras funções que são muito importantes.
O GM tb tem funções para mecher nos registros, e vai ainda mais longe, criando um número id para o programa...
Só que neste tutorial, eu só quis facilitar um pouco a vida de alguns makers, pq se vc usa muitos recursos externos no seu jogo, será agradável compactá-los e distribuí-los sob a forma de um instaler, fica mais profissional e evita do usuário se embananar com ses arquivos...
- Spoiler:
- Ás vezes me dá vontade de apagar alguns jogos que eu baixo, pela falta de organização, vc baixaa e instala em qualquer lugar, depois seu PC vira uma bagunça, e na arrumação vc acaba deletando eles...
O problema é que se você for incluir muitos arquivos para o instalador, durante a execução do jogo a memória será bastante usada, pois os arquivos ficam na memória enquanto o jogo é executado.
Mas o tutorial ficou bom e bem explicado, aprovado.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Pedro Henrique escreveu:O problema é que se você for incluir muitos arquivos para o instalador, durante a execução do jogo a memória será bastante usada, pois os arquivos ficam na memória enquanto o jogo é executado.
Até mais!
A idéia é usar o instalador separado...
Tipo, voce embuti seu jogo e todos os arquivos nescessários no instalador...
Aí vc upa só o instaler...
O cara baixa, instala seu jogo e pronto...
Depois disso ele só volta a usar o instaler se precisar instalar novamente...
Agora, se vc quis dizer em relação a usar a inclusão de arquivos no jogo, creio que eles não ocupem tanta memória, pois se vc marcar as opções que pedem no tuto, a memória é liberada no início do jogo, quando os arquivos são extraídos...
EDIT: DOWNLOAD DISPONIBILIZADO.