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[Tutorial]Criando instaler para seus jogos.

5 participantes

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instaler - [Tutorial]Criando instaler para seus jogos.  Empty [Tutorial]Criando instaler para seus jogos.

Mensagem por Mr.Brum Ter 27 Set 2011, 11:44

CRIANDO UM INSTALER COM O GM

Autor: MrBrum22
Nível: Fácil
Versão: Qualquer GM mais recente...

OBS*: esse tuto foi feito seguindo o GM 8.


INTRO
Bom, lendo o help do game maker, eu resolvi estudar um pouco sobre a função included files, que acompanha o GM...
Com ela, vc pode embutir arquivos no seu jogo, quando ele é executado, os arquivos podem ser descompactados, e então você tem acesso a eles...

Nesse Tuto, vc irá aprender a criar um instalador para seu próprio jogo com o próprio GM.

PASSO 1:
*Abra o gm, crie um novo projeto(Ctrl+N),Abra a guia Resources,e vá na última opção: Included Files ou apenas use:(Shift+Ctrl+L).

PASSO 2:
*Uma janela será aberta, com as opções de importação de arquivos para seu projeto:

*Clique em Add ,outra janela será aberta, nessa selecione a opção Load.

*Agora escolha o arquivo que pretende incluir para o seu instaler...

*Deixe as opções marcadas:(Free memory aft export,Remove at game end.Export to the folder containing the game.)

*Pressione ok.
OBS:Isso fará: a memória do pc ser liberada após a execução do programa,os arquivos serem removidos após o fechamento do programa, e os arquivos serão exportados para a pasta onde o instaler está atualmente...
OBS2: (aceita qualquer formato!).


*Repita o processo até incluir todos os arquivos desejados...(vc deve incluir o exe do seu jogo e todos os arquivos que o acompanham...)

PASSO 3:
*Crie um objeto,coloque o seguinte código no create dele:
//Abrimos uma janela para se escolher onde será instalado o programa e salvamos o caminho na variavel F:
F=get_save_filename("Escolha o local para instalar o programa:","")
//criamos uma pasta com o nome da nossa "Empresa" no local escolhido acima (F):
directory_create(F+"\NOME DA MINHA CIA\")
//Copiamos os arquivos que estavam no included,para a pasta que criamos antes:
file_copy("ARQUIVO NO INCLUDE",F+"\NOME DA MINHA CIA\ARQUIVO NO INCLUDE")

OBS: essa última linha do código deve ser feita para cada arquivo que foi colocado no included e se deseja extrair.

*Crie uma room e coloque o objeto nela. What a Face agora teste... nervoso


CONCLUSÃO:
Nós compactamos o nosso jogo e alguns arquivos, quando o instalador for executado, o usuário irá escolher o local onde deseja instalar nosso programa, inclusive ele poderá criar um nome para a pasta, a nossa pasta com o nome da nossa "EMPRESA" será criada dentro da pasta que ele criou antes, e os arquivos que escolhemos irão se autocopiar para dentro desta pasta.
Pode ser muito útil pra quem faz jogos com arquivos externos,pois os usuários podem perder alguns arquivos externos ao baixar o seu jogo, e depois terão problemas quando tentarem executar o jogo... A função included files tem outras utilidades, é bom que vc a estude e a explore, pois poderá fazer muitas coisas boas com ela... inclusive em seus jogos, compactando arquivos auxiliares e descompactando no início do jogo para uma pasta temporária.

PS: Desculpem a falta de screens e da engine, é que a net aqui tá muito lenta, mas depois eu irei colocar.

DOWNLOAD: pra vcs verem o funcionamento da engine, vou estar disponibilizando um instaler pra ela feito com ela,aí vc já baixa a engine e vê como será o seu funcionamento:
http://www.4shared.com/file/HTRnPxrU/instaler.html

Pra quem quiser baixar a engine diretamente:
http://www.4shared.com/file/_AsG7a2c/inst.html


Última edição por mrbrum22 em Qua 28 Set 2011, 15:05, editado 3 vez(es)
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Mensagem por MatheusReis Ter 27 Set 2011, 11:50

Detalhes técinos: (code)(/code) Todo código de formatação dentro dele não é executado, então não há porque usar "color=green" (por exemplo) no meio, ainda por cima dificulta o entendimento do texto.
Tire o CapsLock do título e da descrição do tópico, faz parecer que você está gritando.(como diria meu amigo RGXSuperSonic: "IT WILL MAKEZ U LOOK STUPIDZ")

EDIT--- Tirou o (code)(/code) \o/ agora sim ;D
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Mensagem por Mr.Brum Ter 27 Set 2011, 12:41

MatheusReis escreveu:Detalhes técinos: (code)(/code) Todo código de formatação dentro dele não é executado, então não há porque usar "color=green" (por exemplo) no meio, ainda por cima dificulta o entendimento do texto.
Tire o CapsLock do título e da descrição do tópico, faz parecer que você está gritando.(como diria meu amigo RGXSuperSonic: "IT WILL MAKEZ U LOOK STUPIDZ")

EDIT--- Tirou o (code)(/code) \o/ agora sim ;D

Nuss... Quanto ao code, foi um erro meu aqui, queria dar um quote(já corrigido...),
Título em maiúsculo já corrigido também...

Desculpem se estão vendo isso como um grito (tabu da web...), mas minha intenção é destacar partes importantes de um texto, como nomes, títulos e afins...
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Mensagem por thundercats Ter 27 Set 2011, 12:57

mrbrum22

nossa nunca tinha pensado nisso , da pra fazer instaladores profissionais , muito legal sua ideia cara

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Mensagem por Pit Bull Ter 27 Set 2011, 13:47

Eu faço instaladores com o programa rubi, ele cria um registro do seu jogo no windows, o que dificulta a pirataria ou cracks, fora outras funções que são muito importantes.
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Mensagem por Mr.Brum Ter 27 Set 2011, 14:50

Pit Bull escreveu:Eu faço instaladores com o programa rubi, ele cria um registro do seu jogo no windows, o que dificulta a pirataria ou cracks, fora outras funções que são muito importantes.

O GM tb tem funções para mecher nos registros, e vai ainda mais longe, criando um número id para o programa...

Só que neste tutorial, eu só quis facilitar um pouco a vida de alguns makers, pq se vc usa muitos recursos externos no seu jogo, será agradável compactá-los e distribuí-los sob a forma de um instaler, fica mais profissional e evita do usuário se embananar com ses arquivos...
Spoiler:
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Mensagem por PedroX Qua 28 Set 2011, 14:34

O problema é que se você for incluir muitos arquivos para o instalador, durante a execução do jogo a memória será bastante usada, pois os arquivos ficam na memória enquanto o jogo é executado.
Mas o tutorial ficou bom e bem explicado, aprovado.


Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Mr.Brum Qua 28 Set 2011, 14:43

Pedro Henrique escreveu:O problema é que se você for incluir muitos arquivos para o instalador, durante a execução do jogo a memória será bastante usada, pois os arquivos ficam na memória enquanto o jogo é executado.
Mas o tutorial ficou bom e bem explicado, aprovado.


Até mais!

A idéia é usar o instalador separado...
Tipo, voce embuti seu jogo e todos os arquivos nescessários no instalador...

Aí vc upa só o instaler...
O cara baixa, instala seu jogo e pronto...

Depois disso ele só volta a usar o instaler se precisar instalar novamente...

Agora, se vc quis dizer em relação a usar a inclusão de arquivos no jogo, creio que eles não ocupem tanta memória, pois se vc marcar as opções que pedem no tuto, a memória é liberada no início do jogo, quando os arquivos são extraídos...

EDIT: DOWNLOAD DISPONIBILIZADO.
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