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Mensagem por mtcandeo Dom 18 Set 2011, 19:01

Igual alguns jogos online que quando eu clico no chão o perssonagem anda até a parte que eu cliquei
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Mensagem por Igor KinGamer Seg 19 Set 2011, 09:53

Você pode fazer assim: armazene em variáveis o último ponto em que o mouse clicou. Então, teste se o player já chegou nele (com collision_point(), por exemplo). Se não tiver chegado, use o move_towards_point() ou qualquer outro método para se mover em direção a esse ponto.
Dúvidas, consulte o Help do GM.
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Mensagem por Mr.Brum Seg 19 Set 2011, 10:42

OU VC PODE FAZER ASSIM:

coloque no evento click do mouse:
Código:
XX=mouse_x
YY=mouse_y

depois ponha no step:
Código:
if x>XX x-=2
if x<XX x+=2
if y>YY y-=2
if x<XX x+=2

acho que é isso!!




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Mensagem por Igor KinGamer Seg 19 Set 2011, 13:00

mrbrum22 escreveu:OU VC PODE FAZER ASSIM:

Sabe, sem ofensas, você não deu um "ou", uma outra opção, só desenvolveu o que eu disse ("armazene em variáveis o último ponto em que o mouse clicou", "use o move_towards_point() ou qualquer outro método para se mover em direção a esse ponto") e deu os códigos prontos. Minha opinião, dar códigos prontos não é o melhor jeito de ajudar alguém a evoluir. Mas tá, é isso aí mesmo.
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Mensagem por saim Seg 19 Set 2011, 13:11

Agora, se o que você quer é fazer um point'n'click, onde o personagem, por exemplo, está num quarto bagunçado e, ao clicar num ponto, ele caminhe até lá desviando de todos os objetos, a coisa é mais complicada. Existem funções nativas pra isso, procure por mp_linear-qualquer-coisa. A idéia é criar um path desviando-se dos objetos que você define como "proibidos".
Se, além diso, você quiser ter algum controle sobre a coisa, sobre o caminho a ser criado deixa eu fazer meu comercial... tem um tutorial sobre pathfinding na minha assinatura, o A*. É mais um dos meus tutoriais incompletos, que eu escrevo na empolgação de ter descoberto algo novo, mas já é suficiente pra fazer muita coisa bacana.
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Mensagem por Mr.Brum Seg 19 Set 2011, 14:44

@Igor KinGamer
eu não quis dar uma opção diferente...
eu quis dar um código diferente...
e se eu vou mostrar pro cara a função: move_towards_point()
eu posso muito bem colocar ela completa, vai adiantar bastante pra ele...
Pois quando estamos fazendo um jogo e surge um problema, primeiro o que queremos é resolver... e depois saber como funciona...
(sei que é errado, mas infelizmente é o algoritmo do maker iniciante.)

@saim
a função seria mp_step--qualquer coisa-- ,pra que ele possa desviar dos obstáculos... pq no linear, ele iria reto!!
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Mensagem por alexs2195 Seg 19 Set 2011, 20:11

Eu postei uma engine aqui no froum que e de um RPG MULTIPLAYER... Ela tem 2 coisas... A modo de caminha que você quer e e multiplayer:
https://gmbr.forumeiros.com/t18514-multiplayer-rpg-sprite-engine
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