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Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
3 participantes
Página 1 de 1
Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
Eu quero simplesmente saber como faço para o meu inimigo andar de um lado para o outro (assim como nos jogos do Mario) e também q ele mude de sprite de acordo com o lado q ele esta virado.
ja pesquisei mas não achei nada q funcionasse
alguém pode me ajudar?
ja pesquisei mas não achei nada q funcionasse
alguém pode me ajudar?
Ryder- Data de inscrição : 27/07/2011
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
Simples é só colocar no step do inimigo:
Pronto! esse sistema é o que o inimigo ficará andando aleatoriamente e só andará se não tiver um objeto solido na direção que ele andar.
Edit: não vi o outro pedido, já arrumei o code.
- Código:
//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}
Pronto! esse sistema é o que o inimigo ficará andando aleatoriamente e só andará se não tiver um objeto solido na direção que ele andar.
Edit: não vi o outro pedido, já arrumei o code.
Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
Coloque o seguinte código no Step do player / inimigo.
Coloque gravidade nele coloque-o para andar para Direita. Crie um objeto e coloque ele como obstaculo ( Se for o inimigo ). Depois crie uma colisão entre Inimigo e Obstaculo e faça com que o inimigo simplesmente inverta na horizontal. O código fará todo o resto.
Qualquer duvida me avise.
- Código:
if hspeed > 0{ // Se Hspeed for maior que zero, a sprite irá virar para direita
image_xscale=1
}
if hspeed < 0{ // Se Hspeed for menor que zero, a sprite irá virar para esquerda
image_xscale=-1
}
Coloque gravidade nele coloque-o para andar para Direita. Crie um objeto e coloque ele como obstaculo ( Se for o inimigo ). Depois crie uma colisão entre Inimigo e Obstaculo e faça com que o inimigo simplesmente inverta na horizontal. O código fará todo o resto.
Qualquer duvida me avise.
WillianAssis- Games Ranking :
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
vlw pit bull, mas o inimigo só anda em uma direção
Ryder- Data de inscrição : 27/07/2011
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Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro
foi mal amigo esqueci disso:
ta aqui o certo:
talvez o random tenha que ser 4 , veja ai se tive errado coloca 4 e arruma os outros codes(if chance=0{...)
ta aqui o certo:
- Código:
//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
chance=floor(random(3))
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if chance=0{
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=1{
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if chance=2{
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=3{
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}
talvez o random tenha que ser 4 , veja ai se tive errado coloca 4 e arruma os outros codes(if chance=0{...)
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