GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

3 participantes

Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Ryder Sáb 03 Set 2011, 21:38

Eu quero simplesmente saber como faço para o meu inimigo andar de um lado para o outro (assim como nos jogos do Mario) e também q ele mude de sprite de acordo com o lado q ele esta virado.
ja pesquisei mas não achei nada q funcionasse

alguém pode me ajudar?
Ryder
Ryder

Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Pit Bull Sáb 03 Set 2011, 22:09

Simples é só colocar no step do inimigo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}else
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}

Pronto! esse sistema é o que o inimigo ficará andando aleatoriamente e só andará se não tiver um objeto solido na direção que ele andar.

blz

Edit: não vi o outro pedido, já arrumei o code.
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por WillianAssis Sáb 03 Set 2011, 22:21

Coloque o seguinte código no Step do player / inimigo.

Código:
if hspeed > 0{ // Se Hspeed for maior que zero, a sprite irá virar para direita
image_xscale=1
}
if hspeed < 0{ // Se Hspeed for menor que zero, a sprite irá virar para esquerda
image_xscale=-1
}

Coloque gravidade nele coloque-o para andar para Direita. Crie um objeto e coloque ele como obstaculo ( Se for o inimigo ). Depois crie uma colisão entre Inimigo e Obstaculo e faça com que o inimigo simplesmente inverta na horizontal. O código fará todo o resto.
Qualquer duvida me avise.
WillianAssis
WillianAssis

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C - D
Data de inscrição : 23/06/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 43
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Ryder Sáb 03 Set 2011, 22:39

vlw pit bull, mas o inimigo só anda em uma direção
Ryder
Ryder

Data de inscrição : 27/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Pit Bull Sáb 03 Set 2011, 22:43

foi mal amigo esqueci disso:
ta aqui o certo:
Código:

//coloque antes dos codes para que funcionem em todos
image_speed=0.25
chance=floor(random(3))
//variavel do movimento já que eu não sei o tanto que você quer que ele ande
distancia=3
if chance=0{
if place_free(-distancia,y){//esquerda
x-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=1{
if place_free(distancia,y){//direita
x+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}
//essa parte aqui você coloca se seu jogo não for de plataforma \/
else
if chance=2{
if place_free(x,distancia){//se eu não me engano e para baixo
y+=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}else
if chance=3{
if place_free(x,-distancia){//se eu não me engano e para cima
y-=distancia
sprite_index=nome da sprite
}}

talvez o random tenha que ser 4 , veja ai se tive errado coloca 4 e arruma os outros codes(if chance=0{...)
Pit Bull
Pit Bull

Data de inscrição : 31/08/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 646
Prêmios : Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Unity
  • C#
  • Outros


https://discord.gg/ZPM2d6q

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer o inimigo andar de um lado para o outro Empty Re: Fazer o inimigo andar de um lado para o outro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos