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Mudar cor do sprite durante o jogo
3 participantes
Página 1 de 1
Mudar cor do sprite durante o jogo
Como fazer?
Exemplo: Tenho um sprite branco.. ou vermelho.
Quero mudar a cor dele para azul, mas tudo isso no meio do jogo, sem ter um sprite azul já criada!
Desde já agradeço!
Exemplo: Tenho um sprite branco.. ou vermelho.
Quero mudar a cor dele para azul, mas tudo isso no meio do jogo, sem ter um sprite azul já criada!
Desde já agradeço!
Última edição por gabrielsch em Qui 01 Set 2011, 17:53, editado 1 vez(es)
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Re: Mudar cor do sprite durante o jogo
Seja qual for a opção escolhida, irá requerer a versão pro.
A solução-padrão é:
Comece com o sprite em tons de cinza, desenhe ele usando draw_sprite_ext e defina a cor que você que misturar nele.
Mas existem opções mais sofisticadas, usando surfaces pra criar um sprite com várias cores diferentes ou até blend modes pra permitir usar um sprite que era colorido originalmente.
A solução-padrão é:
Comece com o sprite em tons de cinza, desenhe ele usando draw_sprite_ext e defina a cor que você que misturar nele.
Mas existem opções mais sofisticadas, usando surfaces pra criar um sprite com várias cores diferentes ou até blend modes pra permitir usar um sprite que era colorido originalmente.
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Re: Mudar cor do sprite durante o jogo
draw_sprite_ext(sprite,subimg,x,y,xscale,yscale,rot,color,alpha)
sprite = nome da sprite;
subimg = sub imagem da gif (0 a primeira 1, 2, ... para mudar a imagem)(use a variável image_index para movimentação normal da sprite);
x,y = coordenadas;
xscale, yscale para escala da imagem 0 para 0%, 1 para 100%;
rot = rotação da imagem, passe o angulo desejado de 0 a 360;
color = mistura a cor do sprite com a cor que você configurar, voce pode usar:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
cores pre definidas ou usar o comando make_color_rgb:
make_color_rgb(vermho,verde,azul)
vermho,verde,azul = o gral que a cor vai ser inserida (de 0 a 255);
alpha = transparência do sprite 0 para invisível a 1 para 100% visível.
sprite = nome da sprite;
subimg = sub imagem da gif (0 a primeira 1, 2, ... para mudar a imagem)(use a variável image_index para movimentação normal da sprite);
x,y = coordenadas;
xscale, yscale para escala da imagem 0 para 0%, 1 para 100%;
rot = rotação da imagem, passe o angulo desejado de 0 a 360;
color = mistura a cor do sprite com a cor que você configurar, voce pode usar:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow
cores pre definidas ou usar o comando make_color_rgb:
make_color_rgb(vermho,verde,azul)
vermho,verde,azul = o gral que a cor vai ser inserida (de 0 a 255);
alpha = transparência do sprite 0 para invisível a 1 para 100% visível.
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Re: Mudar cor do sprite durante o jogo
saim escreveu:Seja qual for a opção escolhida, irá requerer a versão pro.
A solução-padrão é:
Comece com o sprite em tons de cinza, desenhe ele usando draw_sprite_ext e defina a cor que você que misturar nele.
Mas existem opções mais sofisticadas, usando surfaces pra criar um sprite com várias cores diferentes ou até blend modes pra permitir usar um sprite que era colorido originalmente.
No caso do "draw_sprite_ext" é possivel definir uma cor RGB ao invés de uma das cores padrões do Game Maker como: c_red, c_white...?
EDIT:
ASUHSAHUSUHASAUHUSAUH'
Reddragon deve ser vidente! Respondeu minha pergunta sem nem eu postar...
Mas ok, RESOLVIDO!
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Re: Mudar cor do sprite durante o jogo
Além das cores RGB, você pode usar uma HSV ou hexadecimal.
Tem um tutorial sobre cores em minha assinatura, pode ser que valha a pena dar uma olhada.
Tem um tutorial sobre cores em minha assinatura, pode ser que valha a pena dar uma olhada.
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