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[Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
3 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Simples caros desenvolvedores, tentei criar um pulo com animação pro meu jogo usando este tutorial aqui: [Link]
Só que agora minha engine está zuada D:
Tenho dois problemas:
1- O personagem "afunda" quando cai no chão por causa do sprite utilizado para o pular/cair;
2- Uma vez que pula o personagem fica quicando a não ser que eu force outra animação nele (neste caso, a animação de ataque)
A seguir o código para pulo que eu fiz:
Onde: jumpDetection é a variável que mostra se o personagem principal está pulando ou não, jumpState mostra o estado do pulo (-1 = Descendo; 0 = Neutro; 1 = Subindo), dir_R(L) mostra em que direção se encontra o personagem principal e key_detection[4] é uma variável que é verdadeira (true) quando o botão de pulo é acionado.
Agradeço já qualquer ajuda o/
Só que agora minha engine está zuada D:
Tenho dois problemas:
1- O personagem "afunda" quando cai no chão por causa do sprite utilizado para o pular/cair;
2- Uma vez que pula o personagem fica quicando a não ser que eu force outra animação nele (neste caso, a animação de ataque)
A seguir o código para pulo que eu fiz:
- Código:
// ================= Code for jumping and stuff ==================
// Gravity for the hero
if place_free(x,y+1){
gravity=1;
}
else {
gravity = 0;
}
// Jump for the hero
if key_detection[4] == true && jumpDetection == false{
if jumpState == 0 && place_meeting(x,y+1,Collision_Block){
sprite_index = Jump_Begin;
if dir_R == true{ image_xscale = 1; }
if dir_L == true{ image_xscale = -1; }
image_speed = 1/2;
alarm[0] = 2;
}
jumpDetection = true;
}
if jumpState != 0 && !place_free(x,y+1){
jumpState = 0;
vspeed = -12.5;
sprite_index = Air;
if dir_R == true{ image_xscale = 1; }
if dir_L == true{ image_xscale = -1; }
image_speed = 1/2;
}
if vspeed > 0 {
jumpState = -1;
if dir_R == true{
sprite_index = Air;
image_xscale = 1;
}
if dir_L == true{
sprite_index = Air;
image_xscale = -1;
}
}
if !place_free(x,y+1) and jumpState < 0{
sprite_index = Jump_End;
if dir_R == true{ image_xscale = 1; }
if dir_L == true{ image_xscale = -1; }
image_speed = 1/2;
jumpState = 0;
}
}
Onde: jumpDetection é a variável que mostra se o personagem principal está pulando ou não, jumpState mostra o estado do pulo (-1 = Descendo; 0 = Neutro; 1 = Subindo), dir_R(L) mostra em que direção se encontra o personagem principal e key_detection[4] é uma variável que é verdadeira (true) quando o botão de pulo é acionado.
Agradeço já qualquer ajuda o/
Última edição por Mathaeuz em Dom 21 Ago 2011, 01:13, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ativação da marcação "Avisar-me quando uma resposta for postada.")
FishyHatGuy- Data de inscrição : 30/04/2011
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Bom...não entendi direito, você quer dizer que o movimento está bastante zuado?
Off:Como eu adiciono um FriendCode?Tenho um 3DS e queria lhe adicionar a minha lista.
Off:Como eu adiciono um FriendCode?Tenho um 3DS e queria lhe adicionar a minha lista.
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Como eu já falei, tem esse problema de colisão que faz o personagem afundar no chão quando somente cai, e o de ficar quicando quando ele pula.
Off:Tem que ir na lista de amigos, aí ambos temos que adicionar o FC um do outro :]
Off:Tem que ir na lista de amigos, aí ambos temos que adicionar o FC um do outro :]
FishyHatGuy- Data de inscrição : 30/04/2011
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
vc errou no gravity=0
não é o gravity mais sim o vspeed=0
não é o gravity mais sim o vspeed=0
Spadan_RTicou- Data de inscrição : 13/11/2010
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Pior que não é, isso não mudou nada, aliás, na colisão com o chão eu forço vspeed = 0.
Alguém aí poderia ceder uma engine mais elaborada pra eu ter uma idéia de como resolver meu problema?
Alguém aí poderia ceder uma engine mais elaborada pra eu ter uma idéia de como resolver meu problema?
FishyHatGuy- Data de inscrição : 30/04/2011
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
porque vc ão tenta tirar o gravity e nem vspeed e só usar y e x
Spadan_RTicou- Data de inscrição : 13/11/2010
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Mexer apenas com x e y pode zuar com a colisão, mesmo se ela estiver certinha. Por exemplo, o personagem pode ser "empurrado" bruscamente ao colidir com um objeto sólido, ou não chegar a encostar na parede dependendo de como a colisão é checada. Com o hspeed, vspeed e gravity eu não preciso me preocupar com isso.
FishyHatGuy- Data de inscrição : 30/04/2011
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
isto resolve
create
create
- Código:
vvel=0
mov_dir=false
mov_esq=false
no_ar=false
- Código:
if keyboard_check(vk_right){mov_dir=true mov_esq=false}
if keyboard_check(vk_left){mov_dir=false mov_esq=true}
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}}else{if no_ar{if keyboard_check(vk_right){mov_dir=true mov_esq=false}
if keyboard_check(vk_left){mov_dir=false mov_esq=true}
if keyboard_check(vk_left) and keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}
if !keyboard_check(vk_left) and !keyboard_check(vk_right){mov_dir=false mov_esq=false}}
- Código:
vel=argument0//aqui temos uma variavel q servira como um tipo de velocidade
//é basicamente quantos pixels serão avaçados ou recuados em cada step
//movimento para a direita
if mov_dir{ //essa variavel se ativada, movimentara o objeto que estiver executando o script
if place_free(x+vel,y){x+=vel}//aqui o movimento é normal, sem obstrução
else
if place_free(x+vel,y-1){x+=vel-1 y-=1} //se estiver obstruido checa em um pixel a cima
else
if place_free(x+vel,y-2){x+=vel-1 y-=2}//dois pixels
else
if place_free(x+vel,y-3){x+=vel-1 y-=3}//três
else
if place_free(x+vel,y-4){x+=vel-1 y-=4}//quatro
else
if place_free(x+vel,y-5){x+=vel-1 y-=5}//dois pixels
else
if place_free(x+vel,y-6){x+=vel-1 y-=6}//três
else
if place_free(x+vel,y-7){x+=vel-1 y-=7}//quatro
else
if place_free(x+vel,y-8){x+=vel-1 y-=8} //se estiver obstruido checa em um pixel a cima
else
if place_free(x+vel,y-9){x+=vel-1 y-=9}//dois pixels
else
if place_free(x+vel,y-10){x+=vel-1 y-=10} //se estiver obstruido checa em um pixel a cima
else
if place_free(x+vel,y-11){x+=vel-1 y-=11}//dois pixels
else
if place_free(x+vel,y-12){x+=vel-1 y-=12}//três
}
//movimento para a esquerda
//aqui temos basicamente a mesma coisa que para a direita, só que como quermos ir para a esquerda
//os valores em X tem de ser negativos.
if mov_esq{
if place_free(x-vel,y){x-=vel}
else
if place_free(x-vel,y-1){x-=vel-1 y-=1} //vai adicionando um pixel
else
if place_free(x-vel,y-2){x-=vel-1 y-=2}
else
if place_free(x-vel,y-3){x-=vel-1 y-=3}
else
if place_free(x-vel,y-4){x-=vel-1 y-=4}
else
if place_free(x-vel,y-5){x-=vel-1 y-=5}
else
if place_free(x-vel,y-6){x-=vel-1 y-=6}
else
if place_free(x-vel,y-7){x-=vel-1 y-=7}
else
if place_free(x-vel,y-8){x-=vel-1 y-=8}
else
if place_free(x-vel,y-9){x-=vel-1 y-=9}
else
if place_free(x-vel,y-10){x-=vel-1 y-=10} //vai adicionando um pixel
else
if place_free(x-vel,y-11){x-=vel-1 y-=11}
else
if place_free(x-vel,y-12){x-=vel-1 y-=12}
}
//encaixando no chão
//aquele negocio de setar a variavel "no_ar" para false é somente uma precaução para que não "desgrude"
//do chão enquanto estiver descendo uma rampa.
if vvel>=0{
if place_free(x,y+1) and !place_free(x,y+2){y+=1 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+2) and !place_free(x,y+3){y+=2 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+3) and !place_free(x,y+4){y+=3 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+4) and !place_free(x,y+5){y+=4 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+5) and !place_free(x,y+6){y+=5 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+6) and !place_free(x,y+7){y+=6 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+7) and !place_free(x,y+8){y+=7 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+8) and !place_free(x,y+9){y+=8 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+9) and !place_free(x,y+10){y+=9 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+10) and !place_free(x,y+11){y+=10 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+11) and !place_free(x,y+12){y+=11 no_ar=false vel=vel+1}
if place_free(x,y+12) and !place_free(x,y+13){y+=12 no_ar=false vel=vel+1}
//checando se está no chão
//ele encaixa no chão no maximo em três pixels, se estiver livre, então esta no ar.
if place_free(x,y+3){no_ar=true}
if !place_free(x,y+3){if vvel>0{no_ar=false}}}
//aqui fica o controle da velocidade vertical que é uma variavel que depois é adicionada a Y
if no_ar{
if vvel<8 {vvel+=0.4}else{vvel=8}}//aqui limitamos a variavel "vvel" a 5, se estiver menor que isso
//será adicionado 0.2 a cada step, para chegar a 5
if !no_ar{vvel=0}//se não estiver no ar, a velocidade vertical e setada a zero.
//colisão em cima
//se houver um solido em y-4 e a velocidade vertical for menor que zero, ou seja, se estiver subindo
//a velocidade sera setada pra zero.
if vvel<0 and !place_free(x,y-4){vvel=0}
//adicionando a vvelocidade vertical a .X
y+=vvel
- Código:
if keyboard_check_pressed(ord("S")){
if !no_ar{vvel-=7 no_ar=true}
}
if keyboard_check_released(ord("S")){
if vvel<0{vvel/=2}
}
Spadan_RTicou- Data de inscrição : 13/11/2010
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Re: [Resolvido]Problema com engine de pulo com animação
Bem...consegui consertar o problema de um jeito mais simples (mas tive que refazer a engine do zero @_@), ainda sim agradeço a ajuda, podem trancar o tópico o/
FishyHatGuy- Data de inscrição : 30/04/2011
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