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Mensagem por rick_brito Qui 18 Ago 2011, 21:28

Blz galera. eu juntei meu objeto em um só, e depois dividi ele em 40 partes para q seja carregado freme por freme no load. mas eu ñ fasso a minima ideia de qual é o codigo q usa para carregar esses arquivos. alguem pode me ajudar?


Última edição por rick_brito em Qui 18 Ago 2011, 21:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por MatheusReis Qui 18 Ago 2011, 21:41

Primeiro crie uma sprite vazia no game maker, nela juntaremos todos os frames externos. ex: spr_todososframes

Se as imagens externas estiverem no formato png,bmp,jpg ou gif, faça assim:
Código:

novo_frame=sprite_add('imagem.formato',numero_de_imagens,remover_background,suavizar_bordas,x,y);
//esse código adiciona a imagem do arquivo e divide a mesma em numero_de_imagem partes. Se quizer que ela remova a cor de fundo(cor da parte mais inferior e mais à esquerda) coloque 1 ou true no lugar de remover_background ou entao 0 ou false caso não queira. O mesmo vale para suavizar_bordas. O x e o y indicam o centro da sprite(equivalente à cruz no editor de sprites do game maker)
Se estiver no formato gmspr, use:
Código:
novo_frame=sprite_add_sprite('imagem.gmspr');
Agora que temos o novo frame carregado, vamos adicionalo à spr_todososframes:
Código:
sprite_merge(spr_todososframes,novo_frame);
//adiciona a sprite 'novo_frame' no fim da sprite 'spr_todososframes'
sprite_delete(novo_frame);
//deleta a sprite já adicionada(não é mais util)
Agora repita o processo de carregar frame (novo_frame) e adicionar à spr_todososframes até que todos os frames estejam carregados.
Tem como simplificar caso estejam numerados de 00 a 40:
Código:

for(i=0;i<40,i+=1){
//cria um loop de 40 ciclos
if i<10 {nome_arquivo="0"+string(i)};
else {nome_arquivo=string(i)};
//alinha o nome do objeto preenchendo a casa vazia
sprite_add(nome_arquivo+'.formato',numero_de_imagens,remover_background,suavizar_bordas,x,y);
sprite_merge(spr_todososframes,novo_frame);
sprite_delete(novo_frame);
//cria, adiciona e exclui os frames
};
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Mensagem por rick_brito Qui 18 Ago 2011, 21:49

Mathaeuz escreveu:Primeiro crie uma sprite vazia no game maker, nela juntaremos todos os frames externos. ex: spr_todososframes

Se as imagens externas estiverem no formato png,bmp,jpg ou gif, faça assim:
Código:

novo_frame=sprite_add('imagem.formato',numero_de_imagens,remover_background,suavizar_bordas,x,y);
//esse código adiciona a imagem do arquivo e divide a mesma em numero_de_imagem partes. Se quizer que ela remova a cor de fundo(cor da parte mais inferior e mais à esquerda) coloque 1 ou true no lugar de remover_background ou entao 0 ou false caso não queira. O mesmo vale para suavizar_bordas. O x e o y indicam o centro da sprite(equivalente à cruz no editor de sprites do game maker)
Se estiver no formato gmspr, use:
Código:
novo_frame=sprite_add_sprite('imagem.gmspr');
Agora que temos o novo frame carregado, vamos adicionalo à spr_todososframes:
Código:
sprite_merge(spr_todososframes,novo_frame);
//adiciona a sprite 'novo_frame' no fim da sprite 'spr_todososframes'
sprite_delete(novo_frame);
//deleta a sprite já adicionada(não é mais util)
Agora repita o processo de carregar frame (novo_frame) e adicionar à spr_todososframes até que todos os frames estejam carregados.
Tem como simplificar caso estejam numerados de 00 a 40:
Código:

for(i=0;i<40,i+=1){
//cria um loop de 40 ciclos
if i<10 {nome_arquivo="0"+string(i)};
else {nome_arquivo=string(i)};
//alinha o nome do objeto preenchendo a casa vazia
sprite_add(nome_arquivo+'.formato',numero_de_imagens,remover_background,suavizar_bordas,x,y);
sprite_merge(spr_todososframes,novo_frame);
sprite_delete(novo_frame);
//cria, adiciona e exclui os frames
};

vlw cara, testei aki e deu tudo certinho. belo tutorial. lfws
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