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[Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
5 participantes
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Página 1 de 1
[Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
Nome: Contagem de Segundos, sem alarms!
Ferramenta: Game Maker 8 pro/Lite
Dificuldade: Iniciante
Descrição: Cansado de utilizar alarms!?, a solução é esse tutorial
A lógica do sistema é adicionar o valor 1 a uma variável no evento Step.
Como você já sabem o evento Step e executado a cada 1 Frame, e então a cada um
frame o computador irá adicionar + 1 em uma variavel.
Como 30 frames é igual a 1 segundo, se quizesemos que quando dar 5 segundos executasse uma função
usariamos o código que eu irei explicar agora.
Para começarmos a usar a contagem de tempo declare essa variável no evento create de qualquer objeto:
E no Step
Explicando o código acima:
Teste o código acima e você verá que ao dar 5 segundos o jogo termina.
Lembrando que você pode alterar o tempo substituindo o 5 pelo tempo desejado.
E também pode alterar a ação em que ele vai executar substituindo o game_end() pela outra função.
Um grande diferencial desse sistema é que você pode fazer uma contagem de tempo no evento Step e Draw, coisa que o Alarm não faz.
Se você quiser que quando apertar por exemplo a tecla Enter iniciar uma contagem de tempo e mudar a cor da background faça assim:
Declare mais uma variavel no create:
E no Step:
Explicando o código acima:
Gente por hoje é só, isso só foi um básico de um sistema que eu desenvolvi.
FLWS
Ferramenta: Game Maker 8 pro/Lite
Dificuldade: Iniciante
Descrição: Cansado de utilizar alarms!?, a solução é esse tutorial
A lógica
A lógica do sistema é adicionar o valor 1 a uma variável no evento Step.
Como você já sabem o evento Step e executado a cada 1 Frame, e então a cada um
frame o computador irá adicionar + 1 em uma variavel.
Como 30 frames é igual a 1 segundo, se quizesemos que quando dar 5 segundos executasse uma função
usariamos o código que eu irei explicar agora.
O Sistema
Para começarmos a usar a contagem de tempo declare essa variável no evento create de qualquer objeto:
- Código:
time=0
// Não altere essa variaveis
E no Step
- Código:
time+=1
if time=5*room_speed
{
game_end()
time=0
}
Explicando o código acima:
- Código:
// Adiciona +1 na variavel time
// Se a variavel time for igual a cinco * a variável room_speed (resumindo 5 segundos)
{
//termina o jogo
}
Teste o código acima e você verá que ao dar 5 segundos o jogo termina.
Lembrando que você pode alterar o tempo substituindo o 5 pelo tempo desejado.
E também pode alterar a ação em que ele vai executar substituindo o game_end() pela outra função.
Sistema Avançado
Um grande diferencial desse sistema é que você pode fazer uma contagem de tempo no evento Step e Draw, coisa que o Alarm não faz.
Se você quiser que quando apertar por exemplo a tecla Enter iniciar uma contagem de tempo e mudar a cor da background faça assim:
Declare mais uma variavel no create:
- Código:
time_add=0
E no Step:
- Código:
time+=time_add
if keyboard_check(vk_enter){
time_add=1
}
if time=5*room_speed
{
background_color=c_red
time=0
time_add=0
}
Explicando o código acima:
- Código:
// Adiciona a variável time o valor da variável time_add
// Se pressionar a tecla Enter
// A variável time_add vai ser igual a 1
//Se a variável time for igual a 5* a variável room_speed
{
// A cor da background é vermelha
// A variável time vai ser igual a 0
// A variável time_add vai ser igual a 0
}
Gente por hoje é só, isso só foi um básico de um sistema que eu desenvolvi.
FLWS
Última edição por tblima123 em Sáb 01 Out 2011, 08:57, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Coloquei chaves em um dos "If"s pra ficar mais bunitinho)
Re: [Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
Não é melhor você usar room_speed em vez de velo_contagem,por que vai que a pessoa muda a velocidade da room e o calculo saia completamente errado.
Bom , eu achei os codes muito extensos,esse sistema e muito simples de fazer com variáveis mas, você mostrou parte por parte de como usar.
Bom , eu achei os codes muito extensos,esse sistema e muito simples de fazer com variáveis mas, você mostrou parte por parte de como usar.
Re: [Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
Bem pensado carinha. Exelente modo mesmo. E ainda por cima dá pra fazer quantas contagens de tempo quiser, ao invés de ter que usar Time-Lines quando não sobrarem mais alarms.
Parabéns!
Parabéns!
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Re: [Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
Parabéns cara, eu ia postar um tutorial assim, mas tudo bem.
Apesar de já usar isso, sempre acho daora.
Finalmente saí do "Mensagens : 666"
Apesar de já usar isso, sempre acho daora.
Finalmente saí do "Mensagens : 666"
Re: [Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
Testei e Deu tudo Certo,Não vejo Problemas para não dar um 8 ou 9,5.
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Re: [Tutorial] Contagem de Tempo, sem Alarms!
A ideia é funcionar...Cabeçalho Onlin'E escreveu:Testei e Deu tudo Certo,Não vejo Problemas para não dar um 8 ou 9,5.
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