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Ajuda na animação do personagem parado.

5 participantes

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Ajuda na animação do personagem parado. Empty Ajuda na animação do personagem parado.

Mensagem por RamalhOliveira Ter 19 Jul 2011, 12:25

Estou com dificuldades para criar a animação do meu personagem parado, são sete imagens ao todo, e cada uma precisa ter um tempo de exibição diferente, mas sempre ficam com o tempo de exibição igual, já tentei no "edit" das sprites e um monte de outras coisas, alguém aí pode me ajudar ??!
Obs.: dê preferencia as explicações usando o "events" do Game Maker, estou criando meu primeiro jogo ainda e não sei como usar script, caso seja necessário, basta explicar como aplicar o script, muito obrigado pela atenção!
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Mensagem por Pickler Ter 19 Jul 2011, 12:59

Acho que entendi...Faça o seguinte a que tem que demorar mais você usa esse comando que acho que é image_index...(não sei se é esse)

Dai você poderia usa-lo, por exemplo.
Código:
if image_index=4//Se estiver na animação numero 4
{
image_speed=0.3//A velocidade da animação é 0.3
}
if image_index=6//se estiver na animação 6
{
image_speed=0.9//a velocidade da animação é 0.9
}
Daí você adapta ele do jeito que você quer.Happy
Só um exemplo mas, acredito que funcionaria...Vlw abraço Flw.
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Mensagem por Utakata Ter 19 Jul 2011, 13:00

Yo amigo isso é simples dá pra fazer com alarms

Vá no evento Create do seu objeto e coloque:

Código:

///Aqui definimos tenpo do alarme
alarm[0]=30*3

E no evento Alarm[0]:
Código:

///Aqui colocamos o que vai aconter quando o alarm for "disparado"
sprite index=seu póximo_sprite_aqui

Espero ter ajudado Happy

Té+flw
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Mensagem por RamalhOliveira Ter 19 Jul 2011, 13:27

Pickler, não funcionou, não acontece nada.
Utakata, tmb não funcionou, da erro.

O que eu quero é muito simples, pra quem não entendeu, um exemplo de animação do personagem parado : Ajuda na animação do personagem parado. Narutogifk

Editado por Dancity:
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Mensagem por Carlos L. Ter 19 Jul 2011, 14:02

Crie uma variável no create event para determinar se ele está parado ou não depois se a velocidade vertical for 0 coloque que essa variável será verdadeira então ele mostrará a sprite do seu personagem parado, ficando o código mais ou menos assim.
Código:

// Create Event
parado = true; // variável que controla-rá se ele está parado ou não.
// Step Event
if (hspeed == 0)
    parado = true;

if (parado == true)
{
    sprite_index = sPlayerParado; // Sprite a ser mostrada.
    image_index = 0.2; // Velocidade com que será mostrado os frames da imagem.
}
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Mensagem por RamalhOliveira Ter 19 Jul 2011, 14:40

Carlos L., o que vc me disse da pra fazer sem código nenhum, o que eu quero é fazer com que cada frame tenha um tempo de exibição diferente, por exemplo, são sete frames ao todo, o primeiro tem tempo 10, o segundo 20, o terceiro 30, etc.
Já tentei fazer um GIF no fotoshop mas não adianta, as imagens precisam estar separadas.
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Mensagem por Carlos L. Ter 19 Jul 2011, 14:58

Pelo que entendi você deseja que cada frame de seu sprite fique um certo tempo.
caso for isso faça uma checagem usando um alarm, ficaria algo mais ou menos assim.
Código:

if (parado == true)
{
    if (alarm[0] < 30*10) { image_index = 0; }
    else if (alarm[0] > 30*10) { image_index = 1; }
    else if (alarm[0] > 30*20) { image_index = 2; }
    else if (alarm[0] > 30*30) { image_index = 3; }
    else if (alarm[0] > 30*40) { image_index = 4; }
    else if (alarm[0] > 30*50) { image_index = 5; }
    else { image_index = 6; }
}

OBS: não esqueça de zerar a velocidade da imagem.
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Mensagem por RamalhOliveira Ter 19 Jul 2011, 15:15

Carlos L., é exatamente isso que eu quero, porém infelizmente o code não fez nenhuma alteração no jogo, eu puis igual ta aí, depois coloquei o nome das sprites (q são iguais quando faço os objetos), enfim, fui mudando algumas coisa do code, mais nada, não sei como algo tão simples está me dando tanta dor de cabeça!!! Bom, não posso desistir, até...
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Mensagem por Roger Jr Ter 19 Jul 2011, 15:17

Fácil, cria um evento no Keyboard > No Key
Ai coloca o mudar sprite para ele parado...
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Mensagem por RamalhOliveira Ter 19 Jul 2011, 15:57

roger028, vc não leu toda a pergunta, fazer isso é fácil, o problema é q eu quero q cada frame tenha um tempo de exibição diferente, isso é q tá dando dor de cabeça.
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Mensagem por Roger Jr Ter 19 Jul 2011, 15:58

Talvez funcione: Mude a velocidade da Room para 0 e aumente a velocidade ao trocar o Sprite!
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Mensagem por Pickler Ter 19 Jul 2011, 16:24

Olha o jogo vai ficar mais pesado mas, não custa tentar...Faça o seguinte a imagem tem 7 Frames certo? É só repetir o frame que você quer que demore mais... Por exemplo:

animação1>animação2>animação2>animação3>animação4>animação4 e assim vai...

É meio ridículo mas, garanto que funciona shhushus

Outra pergunta, a sua animação parada está em apenas uma sprite ou é separada em 7 sprites?
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Mensagem por RamalhOliveira Qui 21 Jul 2011, 10:16

Pickler, decidi fazer isso mesmo, repetir os frames foi o único jeito :|
Está em apenas uma sprite, não consegui deixar do jeito q queria com elas separadas, valeu pelas respostas, podem fechar o tópico.
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