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por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como criar um pause menu diferente via GML?
3 participantes
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Como criar um pause menu diferente via GML?
Bom gente, a um tempo fiz uma imagem para ser o pause menu no meu jogo.
Fiz duas versões:
- 1 com uma das telinhas da imagem brilhando.
- 1 com a outra telinha da mesma imagem brilhando (porém com a outra sem brilhar e vice-versa).
Agora eu gostaria de saber, como (e se tem como) eu poderia fazer isso aqui, via GML:
O jogador aperta a tecla Enter. O jogo congela (como pause mesmo) e na mesma tela (sem mudar de Room) aparecer essa imagem que eu fiz. Porém, quando ele estiver com o cursor (cujo eu mesmo fiz um personalizado) sobre uma das telinhas do "pause menu", essa telinha brilhar (as imagens são GIF's). E quando ele estiver com o cursor sobre a outra, essa outra também brilhasse.
Não sei se ficou compreendível o que eu quis dizer, caso não fique, tento explicar melhor.
Obrigado.
Fiz duas versões:
- 1 com uma das telinhas da imagem brilhando.
- 1 com a outra telinha da mesma imagem brilhando (porém com a outra sem brilhar e vice-versa).
Agora eu gostaria de saber, como (e se tem como) eu poderia fazer isso aqui, via GML:
O jogador aperta a tecla Enter. O jogo congela (como pause mesmo) e na mesma tela (sem mudar de Room) aparecer essa imagem que eu fiz. Porém, quando ele estiver com o cursor (cujo eu mesmo fiz um personalizado) sobre uma das telinhas do "pause menu", essa telinha brilhar (as imagens são GIF's). E quando ele estiver com o cursor sobre a outra, essa outra também brilhasse.
Não sei se ficou compreendível o que eu quis dizer, caso não fique, tento explicar melhor.
Obrigado.
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Como criar um pause menu diferente via GML?
Crie um objeto, pra ser o pause game do jogo, chame-o de obj_pause, por exemplo, e coloque-o em todas as rooms que deseja fazer o pause.
Vamos chamar o sprite sem o brilho de spr_normal e o sprite com o brilho de spr_brilho, e supondo que ambos os sprites tenham as dimensões 100x100 e serão desenhados no centro da tela, criaremos um script:
Chame esse script de mouse_pos.
No evento Draw do objeto obj_pause escreva o código:
Eu não testei. Se der algum erro eu te faço uma engine.
Vamos chamar o sprite sem o brilho de spr_normal e o sprite com o brilho de spr_brilho, e supondo que ambos os sprites tenham as dimensões 100x100 e serão desenhados no centro da tela, criaremos um script:
Chame esse script de mouse_pos.
- Código:
var largura, altura;
largura := sprite_get_width(spr_normal);
altura := sprite_get_height(spr_normal);
if mouse_x > (room_width/2)-(largura/2) and mouse_x < (room_width/2)+(largura/2) then
begin
if mouse_y > (room_height/2)-(altura/2) and mouse_y < (room_height/2)+(altura/2) then
begin
return(true);
end;
end;
return(false);
No evento Draw do objeto obj_pause escreva o código:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
begin
keyboard_clear(vk_enter);
sleep(100);
while not keyboard_check_pressed(vk_enter)
begin
with (all) sleep(20);
if mouse_pos() = false then
begin
draw_sprite(sp_normal,0,room_width/2,room_height/2);
end
else
begin
draw_sprite(sp_brilho,0,room_width/2,room_height/2);
end;
screen_refresh();
end;
keyboard_clear(vk_enter);
end;
Eu não testei. Se der algum erro eu te faço uma engine.
Convidad- Convidado
Re: Como criar um pause menu diferente via GML?
Olá, testei o que você passou e funcionou perfeitamente! Porém, quando eu não estou com o mouse sobre a tela do jogo, aparece a imagem do pause por cima da outra, e quando retorno com o cursor sobre a tela do jogo, essa mesma desaparece, mantendo somente a primeira imagem.
Acho que o que eu quero fazer é muito confuso, então simplifiquei de uma forma que dê certo no meu jogo. Já fiz todos os comandos, funcionando perfeitamente, mas agora estou com dúvida:
- O personagem aperta a tecla Enter e tudo congela, surgindo então, o menu de pause, porém, quando ele apertar novamente a tecla Enter ou ir com o mouse e clicar no botão "Resumir", o jogo descongela e volta ao normal, da onde o personagem parou.
Os botões eu fiz via Photoshop (GIF), então quando o cursor for sobre um dos botões, ele irá brilhar, e quando sair, irá voltar ao normal (essa parte eu já fiz).
O menu de pause também é uma GIF (antes eram 2 imagens, mas simplifiquei e fiz 1), indo pelo mesmo parâmetro dos botões (na questão de brilhar).
PS: Os botões são separados da Imagem de pause!
Como eu poderia fazer isso via GML?
Obrigado.
Acho que o que eu quero fazer é muito confuso, então simplifiquei de uma forma que dê certo no meu jogo. Já fiz todos os comandos, funcionando perfeitamente, mas agora estou com dúvida:
- O personagem aperta a tecla Enter e tudo congela, surgindo então, o menu de pause, porém, quando ele apertar novamente a tecla Enter ou ir com o mouse e clicar no botão "Resumir", o jogo descongela e volta ao normal, da onde o personagem parou.
Os botões eu fiz via Photoshop (GIF), então quando o cursor for sobre um dos botões, ele irá brilhar, e quando sair, irá voltar ao normal (essa parte eu já fiz).
O menu de pause também é uma GIF (antes eram 2 imagens, mas simplifiquei e fiz 1), indo pelo mesmo parâmetro dos botões (na questão de brilhar).
PS: Os botões são separados da Imagem de pause!
Como eu poderia fazer isso via GML?
Obrigado.
lol xD- Data de inscrição : 07/08/2008
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Re: Como criar um pause menu diferente via GML?
Vai ser mais fácil eu postar uma engine, porque não sei como está montado o seu jogo. Aguarde. ;)
Convidad- Convidado
Re: Como criar um pause menu diferente via GML?
Que legal!
Não sabia como criar um menu, vou usar como base esse pause =D
Não sabia como criar um menu, vou usar como base esse pause =D
ricaun- Data de inscrição : 23/09/2008
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Re: Como criar um pause menu diferente via GML?
ricaun escreveu:Que legal!
Não sabia como criar um menu, vou usar como base esse pause =D
pf nao reviva to topicos a ultima postagem foi dia 16 de dezembro de 2008 flws
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