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Movimento em Grid
2 participantes
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Movimento em Grid
Movimentação em Grid
Versão: GM 8.
Dificuldade: Iniciante.
Assunto: Movimentação respeitando uma grid.
Aplicação: Muitos estilos de jogos necessitam de uma movimentação mais precisa tanto para tornar a jogabilidade melhor quanto para poder tornar certos sistemas possíveis.
Gráficos:
Decidi usar os gráficos do char básico do GM 8:
Para deixar o projeto um pouco mais apresentável, usei como background o gráfico:
Scripts
move
Primeiro vamos carregar em variáveis aquilo que é necessário para o funcionamento do script:
Agora fazemos uso das variáveis anteriormente definidas nas duas estruturas condicionais "if" principais:
A segunda condicional gera o movimento conforme a tecla pressionada conferindo o enquadramento, o que impede o aumento excessivo de velocidade de movimento ou quebra do enquadramento. Nas subcondiconais é executado o movimento por motion_set que torna o trabalho mais simples juntamente com a troca de gráfico do char que recebe vida com o else da primeira condicional principal.
Objetos
obj_char
Defina o gráfico dele como quiser e em seu evento step execute o script move.
Rooms
room0
Posicione o objeto obj_char de forma que ele fique enquadrado em 32x32 pixels, caso contrário o script não surgirá efeito.
Execute!
Agora o seu personagem se move de forma padrão numa grade 32x32 pixels. Futuramente criarei outros tutoriais que usarão esse tipo de movimento em pro de outras funções para mostrar melhor sua funcionalidade.
Engine
Para aqueles que quiserem, segue o link para download da engine desse tutorial:
http://www.4shared.com/file/5_O4mqF5/movimentao_em_grid.html
Espero que tenham gostado do tutorial. Qualquer dúvida, estamos aí.
Versão: GM 8.
Dificuldade: Iniciante.
Assunto: Movimentação respeitando uma grid.
Aplicação: Muitos estilos de jogos necessitam de uma movimentação mais precisa tanto para tornar a jogabilidade melhor quanto para poder tornar certos sistemas possíveis.
Gráficos:
Decidi usar os gráficos do char básico do GM 8:
Para deixar o projeto um pouco mais apresentável, usei como background o gráfico:
Scripts
move
Primeiro vamos carregar em variáveis aquilo que é necessário para o funcionamento do script:
- Código:
g_dir = c_dir;
g_esq = c_esq;
g_cima = c_cima;
g_baixo = c_baixo;
m_dir = keyboard_check(vk_right);
m_esq = keyboard_check(vk_left);
m_cima = keyboard_check(vk_up);
m_baixo = keyboard_check(vk_down);
vlc = 4;
pos = place_snapped(32,32);
Agora fazemos uso das variáveis anteriormente definidas nas duas estruturas condicionais "if" principais:
- Código:
if(pos and !(m_dir or m_cima or m_esq or m_baixo)){
vspeed = 0;
hspeed = 0;
image_speed = 0;
image_index = 0; } else { image_speed = vlc/10; }
if(pos){
if(m_dir ){ motion_set(000,vlc); sprite_index = g_dir ; }
if(m_cima ){ motion_set(090,vlc); sprite_index = g_cima ; }
if(m_esq ){ motion_set(180,vlc); sprite_index = g_esq ; }
if(m_baixo){ motion_set(270,vlc); sprite_index = g_baixo; }}
A segunda condicional gera o movimento conforme a tecla pressionada conferindo o enquadramento, o que impede o aumento excessivo de velocidade de movimento ou quebra do enquadramento. Nas subcondiconais é executado o movimento por motion_set que torna o trabalho mais simples juntamente com a troca de gráfico do char que recebe vida com o else da primeira condicional principal.
Objetos
obj_char
Defina o gráfico dele como quiser e em seu evento step execute o script move.
Rooms
room0
Posicione o objeto obj_char de forma que ele fique enquadrado em 32x32 pixels, caso contrário o script não surgirá efeito.
Execute!
Agora o seu personagem se move de forma padrão numa grade 32x32 pixels. Futuramente criarei outros tutoriais que usarão esse tipo de movimento em pro de outras funções para mostrar melhor sua funcionalidade.
Engine
Para aqueles que quiserem, segue o link para download da engine desse tutorial:
http://www.4shared.com/file/5_O4mqF5/movimentao_em_grid.html
Espero que tenham gostado do tutorial. Qualquer dúvida, estamos aí.
Chaos Theory- Data de inscrição : 24/06/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 9
Prêmios :
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Re: Movimento em Grid
Ficou perfeito esse tuto! muito bem explicado e formatado continue assim!
Obs: Tu podia botar pelo menos uma indicação de tutorial de como dividir a imagem o char, ja que o tuto e direcionado aos iniciante
Obs: Tu podia botar pelo menos uma indicação de tutorial de como dividir a imagem o char, ja que o tuto e direcionado aos iniciante
Ufrarion- Data de inscrição : 06/06/2010
Reputação : 3
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