Entrar
Últimos assuntos
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentropor Rukasu777 Ontem à(s) 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
jogo de empurrar caixas
4 participantes
Página 1 de 1
jogo de empurrar caixas
como faz para que o obj_caixa fique em cima do obj_lugar?
e como fazer que quando todos os obj_lugar estiver em baixo do obj_caixa passe de nivel?
e como fazer que quando todos os obj_lugar estiver em baixo do obj_caixa passe de nivel?
Última edição por Hatus14 em Sex 15 Jul 2011, 15:51, editado 1 vez(es)
Hatus14- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 28/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 89
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: jogo de empurrar caixas
esse e para o caixa ficar sob o chao
cara caso lugar seja o chao acho que é assim
se vai la no obj_caixa e coloca assim
na colizao da caixa com o chao coloque"vertical speed" ''o inco e uma seta pra baixo''
e deixa do jeito que apareçer tenta ae e me fala se deu certo
cara so prinipiante so mexo com gm8 faz 3 dias que começei
cara caso lugar seja o chao acho que é assim
se vai la no obj_caixa e coloca assim
na colizao da caixa com o chao coloque"vertical speed" ''o inco e uma seta pra baixo''
e deixa do jeito que apareçer tenta ae e me fala se deu certo
cara so prinipiante so mexo com gm8 faz 3 dias que começei
Re: jogo de empurrar caixas
Depende de como é seu jogo. Se for top-down (visto de cima, como sokoban ou a imensa maioria dos jogos de tabuleiro), basta checar se há colisão entre o obj_caixa e o obj_lugar.
É possível saber se a colisão é perfeita, mas como você disse (em outro tópico) que é iniciante, provavelmente as opções são apenas "colidir totalmente" ou "não colidir". Me avise se não for o caso.
É bem possível checar se todas as caixas estão colidindo com algum obj_lugar, mas isso requer um pouco de conhecimento de GML (código).
Pra iniciantes, eu sugiro fazer o seguinte: no evento de colisão da caixa com obj_lugar, troque a instância da caixa por um outro objeto com o mesmo sprite (se bem que usar outra cor pode ser didático, pra você VER o que está acontecendo). Chame esse outro objeto de, sei lá, obj_caixa_colisão. Na movimentação desse outro objeto, verifique se ele segue colidindo com obj_lugar. Se deixar de colidir, volte a transformar a instância numa instância de obj_caixa.
Agora, num objeto controle, coloque no step event uma verificação do número de instâncias do obj_caixa. Se for igual a zero, então todas as caixas colidiram.
É possível saber se a colisão é perfeita, mas como você disse (em outro tópico) que é iniciante, provavelmente as opções são apenas "colidir totalmente" ou "não colidir". Me avise se não for o caso.
É bem possível checar se todas as caixas estão colidindo com algum obj_lugar, mas isso requer um pouco de conhecimento de GML (código).
Pra iniciantes, eu sugiro fazer o seguinte: no evento de colisão da caixa com obj_lugar, troque a instância da caixa por um outro objeto com o mesmo sprite (se bem que usar outra cor pode ser didático, pra você VER o que está acontecendo). Chame esse outro objeto de, sei lá, obj_caixa_colisão. Na movimentação desse outro objeto, verifique se ele segue colidindo com obj_lugar. Se deixar de colidir, volte a transformar a instância numa instância de obj_caixa.
Agora, num objeto controle, coloque no step event uma verificação do número de instâncias do obj_caixa. Se for igual a zero, então todas as caixas colidiram.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: jogo de empurrar caixas
falo grego. kkkk...
Hatus14- Games Ranking :
Notas recebidas : E
Data de inscrição : 28/10/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 89
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: jogo de empurrar caixas
Tópico trancado.
Se precisar que ele seja destrancado, mande uma mensagem privada para um dos moderadores (ou administradores).
Se precisar que ele seja destrancado, mande uma mensagem privada para um dos moderadores (ou administradores).
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|