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Engine de seleção automática de imagem
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
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Engine de seleção automática de imagem
Engine: Seleção Automática de Imagem Aprimorada (SAIA)
Versão do Game Maker: 6.1 (deve funcionar também no 7 e 8 Lite)
Nível de dificuldade: Iniciante
Descrição: Esta engine possui um script que escolhe automaticamente a imagem dos blocos baseando-se nos blocos à sua volta. Eu já havia feito uma engine assim, esta (link), mas enquanto criava o meu jogo para o CF #002, percebi que havia um jeito melhor de fazer isso, por isso o "Aprimorada" no final do nome. Essa nova versão tem pouco mais da metade do tamanho da anterior*.
Imagem: O que a engine faz (na room/no jogo):
Informações adicionais:
O botão esquerdo do mouse cria blocos e o direito deleta. Pode-se posicionar os blocos na room ou criá-los em tempo real (quando o jogo já está rodando).
Nesta nova versão, cada bloco é dividido em quatro partes (cima-esquerda/cima-direita/baixo-esquerda/baixo-direita - ce/cd/be/bd, respectivamente), e a imagem de cada uma dessas partes é escolhida com base na existência de blocos nos três espaços com que tem contato. Há um sprite cujas subimages são todas as imagens possíveis para cada uma das quatro partes.
Download: Seleção automática de imagem.gm6 (10,5 kb)
Versão do Game Maker: 6.1 (deve funcionar também no 7 e 8 Lite)
Nível de dificuldade: Iniciante
Descrição: Esta engine possui um script que escolhe automaticamente a imagem dos blocos baseando-se nos blocos à sua volta. Eu já havia feito uma engine assim, esta (link), mas enquanto criava o meu jogo para o CF #002, percebi que havia um jeito melhor de fazer isso, por isso o "Aprimorada" no final do nome. Essa nova versão tem pouco mais da metade do tamanho da anterior*.
Imagem: O que a engine faz (na room/no jogo):
Informações adicionais:
O botão esquerdo do mouse cria blocos e o direito deleta. Pode-se posicionar os blocos na room ou criá-los em tempo real (quando o jogo já está rodando).
Nesta nova versão, cada bloco é dividido em quatro partes (cima-esquerda/cima-direita/baixo-esquerda/baixo-direita - ce/cd/be/bd, respectivamente), e a imagem de cada uma dessas partes é escolhida com base na existência de blocos nos três espaços com que tem contato. Há um sprite cujas subimages são todas as imagens possíveis para cada uma das quatro partes.
Download: Seleção automática de imagem.gm6 (10,5 kb)
- * - pouco mais da metade do tamanho da anterior:
- Se alguém ficou curioso (duvido), {pouco mais da metade do tamanho da anterior} = ~56,380301087524338699719808139811%
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: Engine de seleção automática de imagem
É bem útil. Facilita muito.
Assim não é necessário se dar ao trabalho de colocar as tiles.
Como eu tenho a versão antiga e não costumo usar muito, não vou baixar agora. Só que como já vi a anterior, tenho uma noção de como deve ser.
Tenho uma sugestão:
Faça com tiles. Use as funções de procurar tiles de acordo com o depth.
Elas pesam bem menos no jogo do que os sprites.
Até mais!
Assim não é necessário se dar ao trabalho de colocar as tiles.
Como eu tenho a versão antiga e não costumo usar muito, não vou baixar agora. Só que como já vi a anterior, tenho uma noção de como deve ser.
Tenho uma sugestão:
Faça com tiles. Use as funções de procurar tiles de acordo com o depth.
Elas pesam bem menos no jogo do que os sprites.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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