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(Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
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thiago arraial do cabo rj
6 participantes
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(Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
como faço para que quando clicar em uma peça (um cavalo por exemplo) mude de cor o lugar que ele pode cair no caso do cavalo ele anda em 'L' o bispo em diagonais a Rainha em vertical, diagonal e horizontal no bispo, rainha e torre muda a cor de todos os quadros em q ele pode cair quando clicar nesse quadrado que esta de cor diferente(pode ser verde claro) a peça que ele clicou vá para esse lugar. e quando o rei ficar em ameaça a casa em que ele está ficar vermelha e quando o rei estiver sem saída(Cheque-Mate) aparecer uma tela dizendo se o branco ou o preto ganhou se a rei preto tiver sem saída a branca ganhou)
entenderam?dá para fazer isso? se vcs conseguirem me ajudar coloco seu nome nos créditos!
desde já agradeço!
Thiago Henrique
entenderam?dá para fazer isso? se vcs conseguirem me ajudar coloco seu nome nos créditos!
desde já agradeço!
Thiago Henrique
thiago arraial do cabo rj- Data de inscrição : 24/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Isso é realmente muito dificil, você teria pelo menos ter pensando em algo, mais ao invés disso você perguntou aki na GMBR e esperou que alguem desse algo de mão beijada p/ você, vou tentar achar uma engine na GMC para você !!
Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
obrigado tenho que estudar mais o GM a não liga se for pro pois eu tenho a versão pro
thiago arraial do cabo rj- Data de inscrição : 24/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Não digo que deva estudar o game maker para conseguir isso.
Você deve estudar lógica de programação avançada e algoritmos, além de inteligência artificial, probabilidade, entre outros.
É bem dificil mesmo. Procure exemplos para estudá-los.
Até mais!
Você deve estudar lógica de programação avançada e algoritmos, além de inteligência artificial, probabilidade, entre outros.
É bem dificil mesmo. Procure exemplos para estudá-los.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
será q ninguem sabe naum é só me da uma explicação +/- de que eu tenho q fazer só isso (só isso nada isso é muito difícil isso sim)
thiago arraial do cabo rj- Data de inscrição : 24/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Meu filho, foi o que falaram, deixa eu só te mostrar tudo o que tu terá que fazer:
Primeiro, você vai ter que criar um sistema (cavalo) que localiza os "L's" possíveis para movimento se nenhuma peça estiver obstruindo o caminho, detectar pela posição da peça quantos "L's" pode formar, no caso de se estiver muito perto do fim do tabuleiro, não criar o L, é pancada cara, e é só pro cavalo... e ainda o movimento da peça....
Tenta fazer um jogo mais simples.
Primeiro, você vai ter que criar um sistema (cavalo) que localiza os "L's" possíveis para movimento se nenhuma peça estiver obstruindo o caminho, detectar pela posição da peça quantos "L's" pode formar, no caso de se estiver muito perto do fim do tabuleiro, não criar o L, é pancada cara, e é só pro cavalo... e ainda o movimento da peça....
Tenta fazer um jogo mais simples.
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Não, peraí, isso não é complicado mesmo não. Pra achar os L's, basta verificar se as casas à distância e direção pré-determinadas são realmente casas.
No create, você cria uma array com essas distâncias:
xx[0]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[1]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[2]=uma casa pra direita ; yy[2]=duas casas pra cima
e por aí vai.
Depois, for(i=0; i<8;i+=1) //são 8 opções
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_casa)
//tem um lugar pra colorir
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_rei)
//colorir de vermelho
Agora, determinar se o rei está em cheque-mate, meu amigo... aí sim você tem um mega problema em mãos. Se conseguir, eu gostaria muito de ver a solução.
No create, você cria uma array com essas distâncias:
xx[0]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[1]=duas casas pra direita; yy[0]=uma casa pra cima
xx[2]=uma casa pra direita ; yy[2]=duas casas pra cima
e por aí vai.
Depois, for(i=0; i<8;i+=1) //são 8 opções
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_casa)
//tem um lugar pra colorir
if instance_position(x+xx[i], y+yy[i], obj_rei)
//colorir de vermelho
Agora, determinar se o rei está em cheque-mate, meu amigo... aí sim você tem um mega problema em mãos. Se conseguir, eu gostaria muito de ver a solução.
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
acho q vou desistir disso vou criar outro mas mesmo assim valeu pessoal!
thiago arraial do cabo rj- Data de inscrição : 24/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Xadrez é um ótimo exercício pra treinar programação, desde que você não queira criar uma IA adversária. Nesse caso, é um desfio supremo, coisa pra mostrar pro mundo todo o quanto você é bom. Porque requer, além de muito conhecimento em programação, muito conhecimento em xadrez - e não estou falando só das regras.
Agora, pra determinar se o rei está em cheque-mate, é preciso verificar cada uma das possibilidades de movimentação pras próximas... sei lá quantas rodadas. Na verdade, nem sei se existe um número certo de rodadas.
Por isso estamos tão pé-atrás com esse seu intento. É que é algo grande demais pra qualquer um que não seja MUITO bom. Talvez até pra quem seja.
Não conheço suas capacidades, então não duvido delas. Mas o default, realmente, é achar que um mero ser humano como outro qualquer é incapaz de fazer um jogo de xadrez. Espero que não leve pro lado pessoal.
Agora, pra determinar se o rei está em cheque-mate, é preciso verificar cada uma das possibilidades de movimentação pras próximas... sei lá quantas rodadas. Na verdade, nem sei se existe um número certo de rodadas.
Por isso estamos tão pé-atrás com esse seu intento. É que é algo grande demais pra qualquer um que não seja MUITO bom. Talvez até pra quem seja.
Não conheço suas capacidades, então não duvido delas. Mas o default, realmente, é achar que um mero ser humano como outro qualquer é incapaz de fazer um jogo de xadrez. Espero que não leve pro lado pessoal.
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
Ola amigo, eu sou jogador de xadrez médio (estudava xadrez 3 horas por dia antigamente, eu realmente acho um jogo incrivel) e posso lhe falar umas coisas.
Esses programas de xadrez são intituladas Enigines, e são comuns como a fritz, entre outras. Vale a pena destacar que todas usam o calculo.
O xadrez é um esporte perfeito jogado por pessoas nada perfeitas, e caso você queria fazer um programa não só terá que estudar programação como matematica e xadrez.
Eu estudo xadrez, e posso dizer que o "adversário" computador ele não é uma simples AI. Ele faz calculos e mais calculos para definir sua opção.
Chamado de Calculos de variantes. Pro computador o xadrez não se passa de calculos.
No caso desse seu sistema seria necessário criar as peças e a sua programação que dizesse quais casas ele pode ir, segundo sua localização e distancia.
Por exemplo:
Rei na casa A1
Como ele pode mover em todas as direções uma casa, o computador identifica que ele pode mover as casas:
a2, b1, e b2.
Logo o usuário podera selecionar uma dessas casas.
E o programa coloca nessa casa a peça movida.
Inteirressante que você faça com sistema algebrico na programação, porque poderá facilitar muitos nos calculos do programa e enfim na AI.
Outro exemplo com um bispo:
Bispo em a1, ele poderá se mover para:
b2, c3, d4, e5, f6, g7, h8.
Se alguma pessa estiver no caminho o computador barra isso.
Ex:
Peça em d4 da mesma cor do bispo.
Ele poderá mover para:
b2,c3.
Se for do adversário:
b2,c3, Bxd4.
Enfim...
Vale a pena lembrar que se fala Xeque e não cheque.
Em ingles se fala check.
Xeque:
O rei está na casa a1.
Um bispo adv. está na açãp do raio do rei:
em b2.
O rei ou outra peça será obrigada a mover...
E assim vai!!
Não desista desse programa!
So estude mais!
Vlw
Esses programas de xadrez são intituladas Enigines, e são comuns como a fritz, entre outras. Vale a pena destacar que todas usam o calculo.
O xadrez é um esporte perfeito jogado por pessoas nada perfeitas, e caso você queria fazer um programa não só terá que estudar programação como matematica e xadrez.
Eu estudo xadrez, e posso dizer que o "adversário" computador ele não é uma simples AI. Ele faz calculos e mais calculos para definir sua opção.
Chamado de Calculos de variantes. Pro computador o xadrez não se passa de calculos.
No caso desse seu sistema seria necessário criar as peças e a sua programação que dizesse quais casas ele pode ir, segundo sua localização e distancia.
Por exemplo:
Rei na casa A1
Como ele pode mover em todas as direções uma casa, o computador identifica que ele pode mover as casas:
a2, b1, e b2.
Logo o usuário podera selecionar uma dessas casas.
E o programa coloca nessa casa a peça movida.
Inteirressante que você faça com sistema algebrico na programação, porque poderá facilitar muitos nos calculos do programa e enfim na AI.
Outro exemplo com um bispo:
Bispo em a1, ele poderá se mover para:
b2, c3, d4, e5, f6, g7, h8.
Se alguma pessa estiver no caminho o computador barra isso.
Ex:
Peça em d4 da mesma cor do bispo.
Ele poderá mover para:
b2,c3.
Se for do adversário:
b2,c3, Bxd4.
Enfim...
Vale a pena lembrar que se fala Xeque e não cheque.
Em ingles se fala check.
Xeque:
O rei está na casa a1.
Um bispo adv. está na açãp do raio do rei:
em b2.
O rei ou outra peça será obrigada a mover...
E assim vai!!
Não desista desse programa!
So estude mais!
Vlw
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
mais tenho q me profissionalizar no Game Maker pois ainda sou muito novo para criar um jogo dificil desse até hoje só criei um jogo que foi o Table ball a propósito estou construinho a continuação dele:
"Table Ball 2 The World's"
"Table Ball 2 The World's"
thiago arraial do cabo rj- Data de inscrição : 24/06/2010
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Re: (Dúvida) Movimentos de peças e cheque mate no rei (XADREZ)
thiago arraial do cabo rj escreveu:mais tenho q me profissionalizar no Game Maker pois ainda sou muito novo para criar um jogo dificil desse até hoje só criei um jogo que foi o Table ball a propósito estou construinho a continuação dele:
"Table Ball 2 The World's"
Otimo, e bom que pense assim.
Faça jogos pequenos depois, voce se arrisca a fazer jogos mais desenvolvidos.
Parabens!
guilhermemig17- Data de inscrição : 03/06/2010
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