GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

+4
bill gates Zona sul
guilhermemig17
Lauro
Joton
8 participantes

Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Joton Sex 24 Jun 2011, 17:53

Terça passada estava vendo alguns sites de noticias gamers e entrei uma que achei fantástica, a históra de como foi o inicio dos pineiros do estilo tiro em primeira pessoa, mostra claramente que inteligente e criatividade pode fazer coisas mirabolantes, como rodar o Mario bros no PC feito impossível no começo dos anos 90, a matéria distaca também alguns jogos criados que são o ponta pé de generos tão usados até hoje.

A interpretação do texto vai de cada um, mas para mim, pioneirismo não tem época se destaca quem cria algo inovador ou melhor do que está disponível, todo mundo fala que o game maker tem seus limites, acho que o limitado é o material humano e não as ferramentas usadas, até eu me acho limitado em programação o grande foco do fórum, em muitos não estão atrás não, até os que poderia fazer algo de fantástico, deixam seus egos mais inflamados do que suas próprias capacidades, é compreensivel que ninguém pode se dedicar 100% ao GM, mas caramba cadê o foco quando se trabalha com o programa, acho que o prazer de se admirar ou controlar todos, é maior do que fazer um bom jogo que todo mundo elogie, adoro o fórum, mas algumas coisas que está acontecendo aqui me preocupa muito, e podem levar num futuro não muito distante, o GMBR ser esquecido pelas pessoas que querem realmente fazer o que é a proposta que é "Criar jogos e ajuda mutua".

Não estou disparando contra todos, mas sim para aqueles que se doerem com o que escrevi, ainda existe alguns menbros que admiro muito e se um dia eles deixarem o fórum, eu também com certeza sairei.

Segue o Link da matéria:

http://www.kotaku.com.br/conteudo/id-software-e-a-revolucao-que-comecou-com-um-port-de-super-mario-3/
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Lauro Sex 24 Jun 2011, 18:24

concordo, já quis fazer muitos projetos em grupo na gmbr, mas vc já viu como são os grupos da gmbr?
Normalmente são feitos por novatos, não "rolam" e nunca saem do papel.
Lauro
Lauro

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : C+D
Data de inscrição : 09/11/2010
Reputação : 11
Número de Mensagens : 855
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por guilhermemig17 Sex 24 Jun 2011, 18:30

Bem interressante este artigo.
Mas coincidamente, sei tudo sobre John camarck.
Esse cara é um dos caras que ue mais admiro.
Eu acho que você devia saber que ele é um dos mais respeitados do mundo, e ao contrário que você pensa, ele disse que criar jogos é mais dificil que fazer foguetes. Sim, ele criava foguetes e jogos. Camarck é um cara brilhante, mas ao contrário que muita gente aqui do forum fas, as pessoas elas fazem jogos como se fosse coisa facil, acha que é so fazer um jogo, que ta bom. Elas so fazem jogos simples muitas vezes, e outras so substimam os jogos. Eu acho que o maior erro de várias pessoas é exatamente o que você falou:
Dedicar 100% ao Game maker
As pessoas precisam mudar de ferramenta para se aprimorar. E querendo ou não game maker tem seus limites. A capacidade humana é o principal limite sim, mas a dificuldade faz as pessoas apelarem por desistir dos jogos. E elas so ficam no GM (Porque é mais fácil).
O que podemos aprender com Camarck é:
Não subestime um jogo
Acho que ele mostra muito bem como era dificil criar tudo. Sua principal frase é:
Um jogo ta pronto quando estiver pronto.
Isso mostra como ele gostava de estudar bem os jogos antes de fazer o resto.
Obrigado pela lição de moral^^
Nota:
Equipes online não funcionam
Se você quer fazer um JOGO faça pessoalmente!
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Joton Dom 26 Jun 2011, 23:31

obrigado guilhermemig17 por escrever mais coisas sobre o John camarck, agora sou mais um dos milhões de fãs dele, ultimamente tô meio entusiasta de algumas coisas que estou fazendo, e exemplos como o john, que só me dão mais forças pra ter resultados que me agradem e automaticamente serão transmitidos nos meus trabalhos.

Por isso acho que crio expectativas grandes em relação ao fórum, pois mesmo não sabendo quase nada de gml, já tô tendo resultados maravilhosos, não tô dando lição de moral em ninguém apenas quero mostrar que inteligência e criatividade, pode levar a pessoa à lugares fantásticos, um bom exemplo é o próprio John camarck

valewww
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por guilhermemig17 Dom 26 Jun 2011, 23:35

Obrigado VOCÊ, por compartilhar sua sabedoria conosco!
Sempre será bem vinda!
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por bill gates Zona sul Seg 27 Jun 2011, 00:58

o game maker nao é limitado eu é q sou ! obs: pra nao generaliza, hehe
bill gates Zona sul
bill gates Zona sul

Data de inscrição : 02/02/2010
Reputação : -2
Número de Mensagens : 144
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://www.tiagoguitarra.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por guilhermemig17 Seg 27 Jun 2011, 01:31

Desculpe, mas isso eu acho que é flood.
Além de não ter necessidade.
Game maker tem sim limites, como:
*É um maker
*Seu suporte a engine física e gráfica
*Não faz jogos 3D
*Falta de interação profissional
*Etc.

Mas o que mais importa é o criador e não a ferramenta!
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Fuzenrad Seg 27 Jun 2011, 06:10

*É um maker
Isso não é uma limitação válida já que o Game Maker tem suporte multi-linguagem através de DLLs;

*Seu suporte a engine física e gráfica
Isso é só você saber programar, procure por uma extensão chamada 'Extreme Physics' que você vai entender;

*Não faz jogos 3D
O GM faz jogos 3D, ele só não tem muitos recursos (se comparado a programas específicos de dev 3D);

*Falta de interação profissional
Não entendi. A Yoyo Games permite que você comercialize seus jogos, desde que, obviamente, você tenha uma versão registrada;

Não estou dizendo que o GM é um 'maker perfeito', mas suas limitações são bem mais específicas:

Modelos externos
O Game Maker não tem suporte para importar modelos (como Maya, 3D Studio, C4D etc) e não tem nenhum sistema interno, o que dificulta muito o desenvolvimento de jogos 3D.

Segurança
A possibilidade de decompilar um jogo do GM é também uma grande limitação, já que qualquer um pode roubar a 'propriedade intelectual' de qualquer programador, isso limita também que jogos sejam comercializado em grande escala (facilidade extrema de hackings).

Uma pena que estou sem tempo agora, tem mais limitações..

Ótima matéria Joton. Razz
Fuzenrad
Fuzenrad

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por rafasgb Seg 27 Jun 2011, 07:35

O game maker é perfeitamente usavel para grandes jogos. Não se precisa de 3D avançado com shaders e motionblur para se ter um bom jogo. Suporte a fisica? Nenhuma "linguagem" tem suporte a fisica nativo, todas precisam de libs ._.
O game maker é realmente o UNICO maker preparado para o mercado de jogos.
A maior parte dos problemas do maker são solucionadas por DLL. E as limitações dele não te impedem de fazer um bom jogo Happy
rafasgb
rafasgb

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 19/05/2008
Reputação : -32
Número de Mensagens : 581
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por guilhermemig17 Seg 27 Jun 2011, 12:47

Nenhuma linguagem tem suporta a física nativa como você disse.
Eu estava falando de Engines.
Varias Delas tem suporte alto como voce pode perceber
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Markituh Seg 27 Jun 2011, 13:25

Ótima matéria que você trouxe Joton! Realmente, muita gente pensa que fazer um jogo é só fazer e pronto, onde está o mérito? O prazer? Meus colegas de sala são essa "muita gente", eis um exemplo:
Fulano: Tu passa um ano para fazer um jogo cara! Se eu fosse você e soubesse fazer, eu faria esses jogos num instante!
OMG! Quem faria um jogo tão rapido? Só se fosse um jogo com gráficos muito pobres de chegar no objetivo. Um bom jogo precisa de um planejamento, um Game Design Document, para ser mais exato, onde vamos tratar como serão os gráficos, a programação e o produto final. E até porque, os jogos comerciais são feitos por várias pessoas com cada função separada, sou um programador independente, não faço parte de uma equipe de 100 integrantes. Essas equipes grandes também não fazem um bom jogo em 1 mês, pensa que Halo foi feito em uma semana? Está enganado. Sobre o GM:
Fiuz'en Had escreveu:Segurança
A possibilidade de decompilar um jogo do GM é também uma grande limitação, já que qualquer um pode roubar a 'propriedade intelectual' de qualquer programador, isso limita também que jogos sejam comercializado em grande escala (facilidade extrema de hackings).
Alguns programadores mais espertos disponibilizam o source code do projeto depois que eles se tornam bastante famosos. Um exemplo é Daniel Remar, o criador de IJI, que ao que me lembre ele disponibilizou o source de todos os jogos dele num .rar este ano. Não sei se poderia funcionar ou até existir como fazer isso, mas se um jogo feito no Game Maker fosse compilado novamente em uma melhor criptografação, a segurança provavelmente aumentaria. Outra solução seria refazer o projeto em C, C++ ou C#, e é claro para não ficarem perguntando "Ué, você refez o projeto do mesmo jeito? Para que refazer então?", seria bom adicionar umas novidades. Mas é claro que só disponibilizam o source porque estamos falando do Game Maker, pois se fosse C, C++ ou C# seria difícil ver algum desenvolvedor disponibilizar o source do projeto.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por guilhermemig17 Seg 27 Jun 2011, 18:07

*Seu suporte a engine física e gráfica
Isso é só você saber programar, procure por uma extensão chamada 'Extreme Physics' que você vai entender;

*Não faz jogos 3D
O GM faz jogos 3D, ele só não tem muitos recursos (se comparado a programas específicos de dev 3D);

*Falta de interação profissional
Não entendi. A Yoyo Games permite que você comercialize seus jogos, desde que, obviamente, você tenha uma versão registrada;

Não estou dizendo que o GM é um 'maker perfeito', mas suas limitações são bem mais específicas:

Modelos externos
O Game Maker não tem suporte para importar modelos (como Maya, 3D Studio, C4D etc) e não tem nenhum sistema interno, o que dificulta muito o desenvolvimento de jogos 3D.

Segurança
A possibilidade de decompilar um jogo do GM é também uma grande limitação, já que qualquer um pode roubar a 'propriedade intelectual' de qualquer programador, isso limita também que jogos sejam comercializado em grande escala (facilidade extrema de hackings).

Uma pena que estou sem tempo agora, tem mais limitações..

Ótima matéria Joton. Razz

Como você mesmo citou as faltas do Game maker.
Mas o que torna o game maker menos profissional sinceramente é por causa de 2 coisas:
1º Nenhuma empresa faz jogos avançados com GM, ou senão eu nunca vi
2º Se voce for profissional, eles nao vai aceitar que voce so saiba Game maker. Eles = empresa.
Obrigado, e até mais.
guilhermemig17
guilhermemig17

Data de inscrição : 03/06/2010
Reputação : 4
Número de Mensagens : 252
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Joton Sáb 02 Jul 2011, 08:06

Concordo que o GM não é capaz de fazer bons jogos 3D, essa semana testei alguns jogos do sakis25 um dos melhores membros do yoyogames. Mas o GM é voltado para jogos 2D, encontrei com uma pesquisa ótimos jogos feitos nele, não significa que sendo 3D o jogo vai ser bom, é preciso mais ingredientes nesse bolo, são formulas unica que se cria títulos inesquecíveis.

Estamos no mesmo barco por ser o mais fácil, não é indo para outro programa que vamos fazer tudo que o GM não faz, pois se exige mais que conhecimento para se fazer algo, o que vejo acontecer muito nesse fórum é sempre alguém iniciando um jogo é nunca terminado. Um produtor de jogos não pode agir assim, porque não vai envolver só o tempo gasto no pc, mas pode ser dinheiro vivo. Aos poucos tento ver "o criar jogos" como algo mais profissional, e nós mesmo sabemos que não é fácil desenvolver um jogo, imagina então demorar 4 anos para ter um que rode em consoles e pc's, existirá uma equipe gigantesca por trás da produção!!!!!!!!

Sei que muitos membros não conseguem entender isso devido não saber os caminhos para se torna um profissional, ficam presos em suas idéias fechadas, sem mudanças, saibam que os grandes gênios da humanidade eram pessoas extremamente sensíveis a coisas que realmente faz a diferença e pode ser bom para as outras pessoas, tendo uma visão de resultados futuros.

Eu aos poucos estou entendendo isso, só o tempo faz o sábio, ninguém conhece nem um com 15 anos de idade, quero apenas incentivar os mais novos a se informa mais sobre o assunto, espero ter passado minha mensagem yes quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria 31640 quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria 414722
Joton
Joton

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : A+B+C
Data de inscrição : 25/07/2010
Reputação : 5
Número de Mensagens : 867
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Unity
  • Javascript


http://jotonsn.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Machow8 Sáb 02 Jul 2011, 09:01

Legal a matéria, é bom saber mais ainda sobre jogos.
Se puder, poste mais sobre jogos! Happy
Machow8
Machow8

Data de inscrição : 21/05/2011
Reputação : 16
Número de Mensagens : 625
Prêmios : quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria Empty Re: quer ser produtor de jogos? Leia essa matéria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos