GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Draw - Explicando algumas funções

+4
Need_90
PedroX
Dancity
JV Justino
8 participantes

Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino Qui 23 Jun 2011, 21:34

Nome: Draw - Explicando algumas funções
Descrição: Como usar algumas funções do Draw
Ní­vel: Intermediário
Requerimentos: GM8 Lite/Pro

Oá a todos!
Neste tutorial, irei explicar algumas funções do Draw.

Vamos Começar!

1- Desenhando Formas:

draw_clear(col)
Preenche a room toda com a cor determinada em col.

draw_clear_alpha(col,alpha)
Faz o mesmo que a anterior, mas com o alpha determinado em alpha.

draw_point(x,y)
Desenha um ponto em (x,y).

draw_line(x1,y1,x2,y2)
Desenha uma linha, partindo de (x1,y1) até (x2,y2).

draw_line_width(x1,y1,x2,y2,w)
Faz o mesmo que a anterior, com a largura w.

draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo. O parâmetro outline define se o retângulo será
preenchido(0) ou apenas contorno(1).

draw_roundrect(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um retângulo arredondado.

draw_triangle(x1,y1,x2,y2,x3,y3,outline)
Desenha um triângulo.

draw_circle(x,y,r,outline)
Desenha um circulo com um raio definido em r

draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Desenha um elipse.

draw_arrow(x1,y1,x2,y2,size)
Desenha uma linha com uma seta de tamanho size

draw_button(x1,y1,x2,y2,up)
Desenha um botão. Up indica se o botão está pressionado (0), ou não (1). Resultado:
Draw - Explicando algumas funções Button2af Draw - Explicando algumas funções Button1b

2- Usando Cor e Alpha:

draw_set_color(col)
Define a cor a ser usada nas formas desenhadas pelas funções seguintes.

draw_get_color
Retorna a cor definida por draw_set_color

draw_set_alpha(alpha)
Define o alpha, ou seja, a transparência das formas desenhadas pelas funções seguintes.

draw_get_alpha()
Retorna o alpha definido por draw_set_alpha

draw_getpixel(x,y)
Retorna a cor do ponto (x,y) da room.

Para definir as cores, você pode usar algumas constantes. São elas:
c_aqua
c_black
c_blue
c_dkgray
c_fuchsia
c_gray
c_green
c_lime
c_ltgray
c_maroon
c_navy
c_olive
c_orange
c_purple
c_red
c_silver
c_teal
c_white
c_yellow


Você também pode fazer suas próprias cores usando os sistemas RGB e HSV

make_color_rgb(red,green,blue)
Retorna a cor feita da mistura de vermelho, verde e azul. Cada um deve estar entre 0 e 255.

make_color_hsv(hue,saturation,value)
Retorna a cor feita da mistura de matiz, saturação e valor. Cada um entre 0 e 255.

color_get_red(col)
Retorna o vermelho da cor escolhida.

color_get_green(col)
Retorna o verde da cor escolhida.

color_get_blue(col)
Retorna o azul da cor escolhida.

color_get_hue(col)
Retorna o matiz da cor escolhida.

color_get_saturation(col)
Retorna a saturação da cor escolhida.

color_get_value(col)
Retorna o valor da cor escolhida.

merge_color(col1,col2,amount)
Faz uma mistura entre as cores col1 e col2. Em amount, você deve colocar valores entre 0 e 1.

Essa foi uma explicação sobre algumas funções simples do draw. Espero que tenham gostado e, qualquer dúvida, é só perguntar!


Última edição por JV Justino em Dom 26 Fev 2012, 15:21, editado 8 vez(es)
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Dancity Qui 23 Jun 2011, 21:52

Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.

Parabéns, nota: 10

Ah, só uma coisa, Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
Dancity
Dancity

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino Qui 23 Jun 2011, 21:55

Dancity escreveu:Cara, estou impressionado com esse tutorial deu até uma vontade de programar agora.
Muito bom mesmo, a formatação está impecável, as explicações estão ótimas! Gostei muito do seu tutorial, gosto de ver tutoriais assim como o seu, objetivos mas muito bem feitos.

Parabéns, nota: 10

Ah, só uma coisa? Funciona para o lite mesmo? Pra mim draw era só para versão pro.
lol! Eu estava achando que a formatação estava confusa!

Quanto a ser do lite, eu acho que é mesmo, pois no Help do GM não havia nada falando.
Vou dar mais uma olhada aqui para ver se acho alguma coisa.

Muito obrigado por comentar!

flw

-Edit-
Testei todos os códigos no GM8 Lite, e todos funcionaram.


Última edição por joao vitor jv em Qui 23 Jun 2011, 23:17, editado 1 vez(es)
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por PedroX Qui 23 Jun 2011, 22:14

O tutorial está bom.
Recebeu o selo de aprovado.
Ficou simples e objetivo.

Obs: Acho que funções de alpha não funcionam no lite.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Need_90 Qui 23 Jun 2011, 22:21

nossa muito bom mesmo,lol

Off : pq a fonte ta assim?
Need_90
Need_90

Data de inscrição : 30/04/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 309
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino Qui 23 Jun 2011, 23:23

Provavelmente foi o post do Pedro, como ele mesmo disse.
Acho que qualquer acento ou cedilha nos posts virarão esses símbolos.

AFF

-Edit-
Já arrumei o tópico, e acho que não irá trocar os caracteres novamente Happy
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Super Games Sex 24 Jun 2011, 08:32

Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.

Off:O Curso GMLs está a caminho!
Super Games
Super Games

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2800
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Java
  • Godot
  • Javascript
  • C ou C++


Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino Sex 24 Jun 2011, 11:37

Fiuz'en Had escreveu:Corrigi o tópico e a mensagem do Pedro Henrique. Ambos com caracteres estranhos..

Enfim, ótimo tutorial.
Muito obrigado Fiuz'en Had!

Super Games escreveu:Realmente, ótimo tutorial João Vitor, bem organizado e a explicação estão fáceis de entender, realmente mereceu o selo de aprovação.

Off:O Curso GMLs está a caminho!
Eu achei que minhas explicações estavam muito vagas, e a formatação era confusa...
Agradeço a todos pelos comentários! Feliz
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por PedroX Sex 24 Jun 2011, 12:22

Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por JV Justino Sex 24 Jun 2011, 12:30

Pedro Henrique escreveu:Quero pedir desculpas para o João Vitor.
Acho que o problema foi provocado quando coloquei o selo de qualidade 100% na sua mensagem.
Parece que agora está corrigido. Era a minha codificação.
Agora eu coloquei UTF-8 e parece que está certo.

Até mais!
Sem problemas Pedro! O importante é que o problema já foi resolvido e o tutorial consertado.

flw
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Adriano Heartless Ter 26 Jul 2011, 13:39

Aproveitando o tutorial do joao tenho uma dúvida que com certeza já foi explicada aqui no fórum mas não consigo achar de jeito nenhum >.<

Por exemplo quando temos um objeto com evento draw nele e marcamos uma sprite para ele siplismente não aparece e o objeto fica invisivel. Gostaria de saber como usar umobjeto com evento draw e ao mesmo tempo definir um sprite para le sem que ele suma?
Adriano Heartless
Adriano Heartless

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 95
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ganelse.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Igor KinGamer Ter 26 Jul 2011, 13:44

É só você colocar no evento Draw:
draw_sprite(sprite_index, image_index, x, y);
Só que, se você estiver usando image_angle, image_alpha e/ou image_blend, você tem que usar o draw_spr_ext().

@Topic:

O tópico está muito bem formatado e bem explicado. É o básico, mas pra quem não sabe, muito útil.
(Eu nem sabia que existia a função draw_clear oO)


Última edição por Igor KinGamer em Ter 26 Jul 2011, 13:48, editado 2 vez(es)
Igor KinGamer
Igor KinGamer

Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Adriano Heartless Ter 26 Jul 2011, 13:46

Pow Igor vlw mesmo cara, tava procurando isso aqui faz um tempo pois estava meio chato ficar craido um objeto separado para draw e outro para colocar nas room dava um trabalho danado mas, agora não vai dar mais trabalho LOL
Adriano Heartless
Adriano Heartless

Data de inscrição : 12/02/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 95
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://ganelse.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por GameMakerPortugal Qua 27 Jul 2011, 16:42

Octimo tutorial. Espero que faça muitos mais. ;D
GameMakerPortugal
GameMakerPortugal

Data de inscrição : 02/07/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 21
Prêmios : Draw - Explicando algumas funções Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Draw - Explicando algumas funções Empty Re: Draw - Explicando algumas funções

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos