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DÚVIDAS SOBRE RANDON

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Mensagem por polosam Seg 20 Jun 2011, 15:12

Por favor,como eu uso test chance em GML?Eu sei usar normal,de drag'n drop,mas desorganiza muito.Eu queria fazer via código.
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DÚVIDAS SOBRE RANDON Empty Re: DÚVIDAS SOBRE RANDON

Mensagem por Mr.Brum Seg 20 Jun 2011, 16:08

OLHA CARA...
EU NÃO SEI SE É O CÓDIGO EQUIVALENTE...
mas normalmente eu uso:
Código:
choose(opção1,opção2,opção3,etc...)
Eu axo que se tu quiser que uma tenha mais chance,basta repetir a opção dela lá nos parênteses...

isso aew, testa lá vlw...
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Mensagem por Kevin Seg 20 Jun 2011, 16:16

o TESTE CHANGE por ser feito dessa forma:

Código:
var rand;
rand=ceil(random(8))
if rand=8 {
//ação
}

porque o teste change ele verifica do número 1 ao número posto... e ele executa quando o random ficar igual ao número posto...

este script faz a mesma função...

você pode trocar todos os 8 desses código pelo número de sua preferência.. mais se mudar... tem que mudar TODOS para o mesmo valor para ter sucesso no script e ficar com uma ação igual ao TESTE CHANGE



FLWs abraço
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Mensagem por saim Seg 20 Jun 2011, 16:27

Eu prefiro usar floor e comparar com zero.
Código:
if floor(random(chance))==0{
//executa ação
}
Além do resultado ser o mesmo, basta alterar o valor de "chance" pra alterar a probabilidade da ação ocorrer.

edit: antes que comece a discussão que sempre acontece nesses tópicos, algumas informações:

    - "random" te retorna um valor não inteiro qualquer entre zero e o número usado na função, não incluindo o número usado na função (random(5) jamais retornará 5)
    - "ceil" arredonda pra cima, seja qual for o valor dos decimais (ceil(5.0)=5, ceil(1.1)=2, ceil(2.9)=3)
    - "floor" arredonda pra baixo, seja qual for o valor dos decimais (floor(5.0)=5, floor(1.1)=1, floor(2.9)=2)
    - "round" arredonda pro valor mais próximo, ou seja, depende do valor dos decimais (round(5.0)=5, round(1.1)=1, round(2.9)=3, alguém teste por favor quanto dá round(2.5))


Última edição por saim em Seg 20 Jun 2011, 16:37, editado 1 vez(es)
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DÚVIDAS SOBRE RANDON Empty Re: DÚVIDAS SOBRE RANDON

Mensagem por Kevin Seg 20 Jun 2011, 16:31

da pra fazer com o ceil tbm

Código:
if ceil(random(2))==2{
//executa ação
}

o uso do ceil é pela questão da igualdade ao código... que verifica do 1 até o número posto...

coloquei anteriormente a variavel pela questão da facilidade para ele compreender o código... (e naum sei por qual outro motivo oO)]

FLWs té+

EDIT:~

lembrei o outro motivo da var... pra que se ele quiser ele pode verificar no mesom RANDOM se deu outro valor... EX:.

Código:
if rand=2{
//outra ação
}
if rand=3{
//outra ação
}

mas... esse mesmo no D&D naum tem essa possibilidade
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DÚVIDAS SOBRE RANDON Empty Re: DÚVIDAS SOBRE RANDON

Mensagem por polosam Seg 20 Jun 2011, 16:37

Cara,vocês foram direto no ponto!com a dica do mrbrum22 eu coloco uma variável e ponho pra selecionar randomicamente,e dependendo do resultado dessa variável,uma nova possibilidade.Valeu,cara!Me ajudou bastante!E você,kevin,que código,hein,cara!?Funcionou como um relógio!A variável rand define os "lados do dado",brilhante!Esse código é seu?Pra min que sou um iniciante/intermediário é impressionante!
Não sei como atribuo pontos,senão eu os condecoraria devidamente.O meu problema foi 100% resolvido!
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DÚVIDAS SOBRE RANDON Empty Re: DÚVIDAS SOBRE RANDON

Mensagem por saim Seg 20 Jun 2011, 16:46

Kevin escreveu:da pra fazer com o ceil tbm
Que dá, dá. Mas pra alterar a probabilidade, são duas linhas pra mexer, no código. Desde que ele esteja usando números e não variáveis, claro. Como eu disse, o resultado é o mesmo, é só uma questão de facilidade pra trabalhar.
Kevin escreveu:lembrei o outro motivo da var... pra que se ele quiser ele pode verificar no mesom RANDOM se deu outro valor... EX:.

Código:
if rand=2{
//outra ação
}
if rand=3{
//outra ação
}

mas... esse mesmo no D&D naum tem essa possibilidade
Nesses casos (escolher uma entre várias possibilidades) a função ideal é a "choose". Mais uma vez, o seu método funciona perfeitamente, só não é o mais... auto-explicativo? Didático? Subjetivo? Não sei qual termo que estou procurando, mas é alguma coisa entre esses três.
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Mensagem por Kevin Seg 20 Jun 2011, 16:52

polosam escreveu:Cara,vocês foram direto no ponto!com a dica do mrbrum22 eu coloco uma variável e ponho pra selecionar randomicamente,e dependendo do resultado dessa variável,uma nova possibilidade.Valeu,cara!Me ajudou bastante!E você,kevin,que código,hein,cara!?Funcionou como um relógio!A variável rand define os "lados do dado",brilhante!Esse código é seu?Pra min que sou um iniciante/intermediário é impressionante!
Não sei como atribuo pontos,senão eu os condecoraria devidamente.O meu problema foi 100% resolvido!

Bem.. Obrigado...

para dar pontuação... creio que exista um botão chamado Merci ao lado da minha foto... só clicar...
e para aumentar a reputação... do lado de minha foto de um + .. bem pequeno... se clicar no + aparecerá uma barrinha verde...

obrigado... e bom uso do cod..

esse cod qualquer um poderia ter feito amigo Happy... mais é uma forma legal que achei para fazer isso... abraço

saim escreveu:
Kevin escreveu:da pra fazer com o ceil tbm
Que dá, dá. Mas pra alterar a probabilidade, são duas linhas pra mexer, no código. Desde que ele esteja usando números e não variáveis, claro. Como eu disse, o resultado é o mesmo, é só uma questão de facilidade pra trabalhar.
Kevin escreveu:lembrei o outro motivo da var... pra que se ele quiser ele pode verificar no mesom RANDOM se deu outro valor... EX:.

Código:
if rand=2{
//outra ação
}
if rand=3{
//outra ação
}

mas... esse mesmo no D&D naum tem essa possibilidade
Nesses casos (escolher uma entre várias possibilidades) a função ideal é a "choose". Mais uma vez, o seu método funciona perfeitamente, só não é o mais... auto-explicativo? Didático? Subjetivo? Não sei qual termo que estou procurando, mas é alguma coisa entre esses três.

BEM... naum sei pq vc comentou desse jeito meu código... mas se vc quer ser o melhor, naum vou ficar contra vc naum Happy
meus parabéns pela facil explicação e facil interpretação do nosso amigo... com tbm... a preguiça de dar uma ajuda melhor aos outros (y)

Abraço cara... té+
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Mensagem por Mr. Kaleb Seg 20 Jun 2011, 16:54

Você pode usar tambem essa função: irandom(x)
Ela retorna o "integer", que é o número inteiro entre 1 e o numero que você colocar; ou ainda:
random_range(x1,x2)
Essa retorna o numero entre os que você colocar, exemplo:
Código:
random_range(2,5) //retorna um numero entre 2 e 5.
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DÚVIDAS SOBRE RANDON Empty Re: DÚVIDAS SOBRE RANDON

Mensagem por Dancity Seg 20 Jun 2011, 17:01

Tópico resolvido - As outras mensagens são opções alternativas.
Caso ache necessário o autor pode enviar uma MP para a staff pedindo para destrancar seu tópico.
Trancado
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