GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21


Como usar o .INI?

3 participantes

Ir para baixo

Como usar o .INI? Empty Como usar o .INI?

Mensagem por Limalokão Ter 24 maio 2011, 23:53

Quero realmente saber como faço para usar o .ini em meus jogos, exemplo, armazenar uma sequencia de botões e se eu apertar uma tecla apagar essa sequencia! Obrigado! =D no caso essa sequencia é feita por um outro objeto, e eu não tenho esse objeto, alguém sabe como criar um objeto que crie a sequencia aleatória e grave-a em .ini? Obrigado²
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Como usar o .INI? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar o .INI? Empty Re: Como usar o .INI?

Mensagem por Markituh Qua 25 maio 2011, 09:08

Hmmm... Rapaz, usar .Inis não é um método muito seguro, pois qualquer um pode abrir o arquivo e alterá-lo. Um método um mais seguro é você colocar a seção como o nome "o" (sem aspas) e a chave como "o1" sem aspas e assim por diante. Assim, fica difícil, pois ninguém sabe exatamente para onde aquele valor vai.

( Por que será que não acho nenhum tutorial sobre Ini aqui na busca? >.< )

Enfim, para escrever uma Ini, basta primeiro abrir ela, o processo é feito seja ler ou escrever:
Código:
ini_open("nome_da_ini.ini"); // ini_open(arquivo ini - precisa estar no diretório do executável
ini_write_*("o","o1",**); // ini_write_*(seção, chave, valor)
ini_close()
* = real ou string. Respectivamente, se você vai escrever um número real ou uma string(você também pode escrever reais numa string, mas é óbvio que você não pode escrever strings num real). "Então, esse "real" não tem nenhuma utilizade?" - Certamente, mas o que tem é o read_real, pois ele somente lê os valores reais da chave, caso você tenha misturado reais e strings numa mesma chave.
** = Valor da chave. Se for real, coloque um número. Se for uma string, coloque entre aspas.

"As função não tem argumento para especificar qual a ini que estamos trabalhando? Você não devia colocar uma variável no ini_open?" - O ini_open é exatamente para isso, para declarar com qual ini estamos trabalhando. Para ler um valor, o processo é semelhante. E é claro, sei que você vai armazenar esses valores:
Código:
ini_open("nome_da_ini.ini")
sequencia_do_hadouken = ini_read_*("o","o1",0) // ini_read_*(seção, chave, valor padrão) - esse valor padrão é, se a chave não contem um valor, será retornado um valor padrão, como "NADA", por exemplo.~
ini_close()
* = Ídem ao de lá de cima, porém trocamos o verbo "escrever" pelo "ler".

Nunca se esqueça de, quando terminar de realizar operações com a .ini, dar ini_close(), senão o arquivo ficará carregado na memória, podendo deixar o jogo lento. Bom, não precisei explicar exatamente como você iria fazer o que você quer, mas você é muito inteligente para usar as funções ao seu favor. Abraços!
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : Como usar o .INI? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar o .INI? Empty Re: Como usar o .INI?

Mensagem por Mr.Brum Qua 25 maio 2011, 09:24

concordo com o markituh(chará!), é muito paia,o uso de arquivos .ini locais,pois o jogador pode abri-los e facilmente descobrir a sequencia...

o ideal é vc colocar essa sequencia em variáveis globais,no step de algum objeto! além do mais,vc pode atribuir as variáveis as teclas pressionadas,e nos eu caso,onde vc deseja criar sequencias aleatórias,vc pode usar a tag:
Código:
choose(opção1,opção2,opção3...)
e colocar as teclas que podem ser usadas...
daí será criada aleatoriamente... para usar no drag´n drop , vc pode usar chances:
Código:
EX: 2chances de estar a tecla "A",5chances de ser a tecla"B"...


vlw espero ter ajudado!(+rep)


Última edição por mrbrum22 em Qua 25 maio 2011, 14:10, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : me enganei na tag radom(era choose))
Mr.Brum
Mr.Brum

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : D + D + C + C + D + B
Data de inscrição : 28/04/2011
Reputação : 41
Número de Mensagens : 915
Prêmios : Como usar o .INI? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://mrbrumgames.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar o .INI? Empty Re: Como usar o .INI?

Mensagem por Limalokão Qua 25 maio 2011, 12:31

A ta entendi, mas primeiro quero saber quem tirou minha rep desse tópico e por que? Obrigado! Se essa pessoa não quiser causar um conflito aki no fórum me manda uma MP! É proibido fazer pergunta aqui agora?
Limalokão
Limalokão

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 24/11/2009
Reputação : 10
Número de Mensagens : 805
Prêmios : Como usar o .INI? Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


https://llgd.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como usar o .INI? Empty Re: Como usar o .INI?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos