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ajuda com colisão
4 participantes
Página 1 de 1
ajuda com colisão
galera...
PRECISO DE AJUDA!
To fazendo um jogo de carro top view.
Criei um carro que deve me seguir, porém quando ele encosta em mim, ele fica virando a todo momento por cima do meu carro,quando ele deveria colidir comigo!!
pra seguir eu estou usando o código:
quero que o carro seguindo,bata e volte pra trás...
quem puder ajudar aew?? vlw
PRECISO DE AJUDA!
To fazendo um jogo de carro top view.
Criei um carro que deve me seguir, porém quando ele encosta em mim, ele fica virando a todo momento por cima do meu carro,quando ele deveria colidir comigo!!
pra seguir eu estou usando o código:
- Código:
{mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)}
quero que o carro seguindo,bata e volte pra trás...
quem puder ajudar aew?? vlw
Re: ajuda com colisão
Isso acontece porque o comando que está usando irá seguir o objeto eternamente. Quando bater nele, vai ser meio que inutil pois o código será ignorado, resultando em nada.
A saida é criar uma variavel para saber se colidiu ou não, algo como isso:
if bateu=false{
mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
}
Dessa forma, ele vai parar de seguir na colisão.
Depois é só ajustar o momento em que a variavel vai voltar a ser false.
A saida é criar uma variavel para saber se colidiu ou não, algo como isso:
if bateu=false{
mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
}
Dessa forma, ele vai parar de seguir na colisão.
Depois é só ajustar o momento em que a variavel vai voltar a ser false.
Espero ter ajudado!
Re: ajuda com colisão
Esse não é o lugar certo para postar dúvidas relacionadas ao Game Maker.
Tópico movido para a área de Perguntas e Respostas.
Flws!
Tópico movido para a área de Perguntas e Respostas.
Flws!
Re: ajuda com colisão
Isso acontece porque o comando que está usando irá seguir o objeto eternamente. Quando bater nele, vai ser meio que inutil pois o código será ignorado, resultando em nada.
A saida é criar uma variavel para saber se colidiu ou não, algo como isso:
view source
?1 if bateu=false{
2 mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
3 }
Dessa forma, ele vai parar de seguir na colisão.
Depois é só ajustar o momento em que a variavel vai voltar a ser false.
cara... até que tá certo tua tese...
mas eu já estou usando uma condição antes... só não postei ela...
o objetivo do carro que segue ele , é ficar colidindo várias vezes mesmo...
até destruir o player... só que dá um bug de colisão e ele acaba ficando em cima do player,o que impede ele de fugir!!!!
Re: ajuda com colisão
Tente modificar a mask ou mudar o alvo x,y do objeto que segue o jogador.
Use isso junto com o código que eu falei acima.
Use isso junto com o código que eu falei acima.
Re: ajuda com colisão
hummm...
eu até que consegui,(eu axo)... coloquei outra condição,onde há limite de ditancia para a peseguição, assim ele não continua se estiver próximo ao player... O problema agora,é o que ponho na colisão da polícia com as paredes!! eu to usando o move_bounce mas ele tá ficando preso, e as rebatidas estão fortes e surreais...
Tente modificar a mask ou mudar o alvo x,y do objeto que segue o jogador.
Use isso junto com o código que eu falei acima.
eu até que consegui,(eu axo)... coloquei outra condição,onde há limite de ditancia para a peseguição, assim ele não continua se estiver próximo ao player... O problema agora,é o que ponho na colisão da polícia com as paredes!! eu to usando o move_bounce mas ele tá ficando preso, e as rebatidas estão fortes e surreais...
Re: ajuda com colisão
Acredite, a colisão de carros vai ser o seu maior pesadelo.
Tente procurar por alguma engine de física na GMC, já procurei por isso uma vez e obtive vários resultados.
Tente procurar por alguma engine de física na GMC, já procurei por isso uma vez e obtive vários resultados.
Re: ajuda com colisão
Daquele jeito que o Willy disse ta certo é só fazer assim.
No evento create você coloca:
No evento de colisão coloca:
E no step:
Ve se ficou do seu gosto.
No evento create você coloca:
- Código:
bateu = false;
No evento de colisão coloca:
- Código:
bateu = true;
if bateu = true{
move_bounce_solid(obj_player);
} else {
bateu = false;
}
E no step:
- Código:
if bateu = false{
mp_potential_step(oplayer.x,oplayer.y,speed,0)
}
Ve se ficou do seu gosto.
Shadow10- Games Ranking :
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Data de inscrição : 07/11/2010
Reputação : 19
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Re: ajuda com colisão
vlw pela ajuda...
vou dar uma olhada...
o problema todo,é que não se pode usar coordenadas,já que o carro não é quadrado!!! não tem como prevê a colisão!!!
TÁ AQUI O LINK PRA VCS DAREM UMA OLHADA:
vou dar uma olhada...
o problema todo,é que não se pode usar coordenadas,já que o carro não é quadrado!!! não tem como prevê a colisão!!!
TÁ AQUI O LINK PRA VCS DAREM UMA OLHADA:
- Spoiler:
- http://www.mandamais.com.br/download/vmlo215201118204
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